Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Distephanos

Tutorial Virtual Dub

37 posts neste tópico

Essa é para todos que teem dúvidas sobre esse excelente programa não foi feito pro mim no final esta as referências

Tutorial - Virtual DUB

www.virtualdub.com

Requesitos:

-Virtual DUB 1.4 ou superior

-Ter lido o Tutorial básico de Video (ou saber o equivalente) Virtual DUB é um programa que cria Videos no Formato AVI. Ele também funciona como capturador de video. Normalmente usamos o Virtual DUB para finalizações de AMVs e pequenos acertos no video. Principalmente quando vídeo está pronto e queremos redimencioná-lo e converter o AUDIO.

O Premiere (principal ferremante de edição de vídeo para windows) contém uma imensa quantidade de Bugs e varias limitações. Quando redimencinamos

o tamanho original de um vídeo no premiere a qualidade do vídeo cai consideravelmente e o ideal é usar o Virtual DUB para redimencionar o vídeo final. O Premiere também não codifica mp3 (pelo menos o codec RADIUM hackeado do DIVX Alpha) e usamos o Virtual dub para isso.

Os Menus do Virtual DUB:

- File

- Video

- Audio

- As Funções do VDub

- Utilizando as Funções do Vdub

- Filtros

-File: Top ^

*Open Video File - Duh!

*Append... - Adiciona um avi ao vídeo aberto

*Preview - Faz um preview das alterações que você produziu no vídeo aberto

*Save as AVI - Salva o arquivo aberto

*save as Old AVI - Idem, porém com o Header antigo, só permite avi com menos de 1 giga e outras limitações

*Save segmmentd AVI - Salva pedaços de AVI

*Close.... - DUh!

*Info... - Da informação sobre o vídeo aberto

*Save stripped e avi master - Nem convém explicar aqui...

*Save imagem sequence - Salva as imagens do seu vídeo separadamente com um nome e formato desejado

*Save Wav - Salva o som do AVI em formato wav

*Load/Save processing settings - Salva e carrega configurações feitas no menu Audio/Video

*Start Frame server - Cria um arquivo AVI que pode ser puxado por diferentes pessoas na Internet. (puxa imagem por vez)

*Capture AVI - Captura vídeo pela dispositivo de captura

*Run Script - Executa ações de um determinado script

*Job Control - Semelhante aos scripts

*Quit - DUh!

OBS: TODO TIPO DE "SAVE" será influenciado pelos menus "AUDIO/VIDEO" e pela ferramente de corte de cena (últimos 2 botões da direita para esquerda)

-Video: Top ^

* Filtros - Servem para ajustar e fazer alterações na imagem (ver abaixo)

* Frame Rate - Controla os FPS do video, no VDUB você pode alterar por "Source Range" ou "decimate.." O Source range você poderá colocar qualquer valor desejado, porém o vídeo terá duração variada dependendo de qual valor for colocado (O tamanho do arquvio não será afetado e não há perdas de frames), o "Decimate" Divide a quantidade de frames por determinado número, a duração e sincronização do Audio se matém porém a perda

de frames e de tamanho final do filme. (As Opções de Pulldown servem para alterar FPS de Padrões NTSC e PAL)

* Compression - Seleciona os CODECs para comprimir o video

* Select Range - Serve para cortar começo e fim do filme.

* Direct, Fast, Normal e Full processing Modes - Essas são as maneiras que o vídeo será salvo, o Direct é usado apenas para separar cenas audicionar

ou remover Som ao filme e outras ações no qual não se usa ações que mexam no formato do vídeo (com excessao do FPS), Fast, Normal e Full

Podem usar compressão de vídeo porém somente o full pode usar os filtros.

-Audio: Top ^

* Conversion - Serve Para alterar A Frequenciado som do video

* Interleave - Arruma A sinronização com o video.. Ajusta no "preload" para criar um buffer de determinados Ms no video.

"Delay audi..." Caso o som esteja começando mais cedo ou mais tarde que o devido em relação ao filme você pode arrumar a sincronização por tempo

de atraso em ms.

* Compression - Seleciona os CODECs para comprimir o audio

* Volume - Duh!

* No Audio, AVI Audio e WAV Audio - Serve para ajustar qual será a fonte de audio do video, "No audio" NÃO terá som, AVI audio sera o som original do vídeo e WAV audio será um arquivo wav a parte.

* Direct Stream/Full Processing - Com o full processing o audio será alterado devido as configurações extras do menu, no "Direct" o audio será mantido original*

As Funções do virtual dub: Top ^

-Botões de busca

-Importa Arquivos MPEGs (porém ele é bem chatinho nessa operação, MPEGs cortados indevidamente ou com qualquer problema de compressao rapidamente empaca o VDUB).

-Junta Arquivos AVI separados. (É necessário que os Videos que serão juntos possuam as mesmas caracteristicas de video: resolução, compressão

(incluindo mesmo bitrate e compression metode) fps e compressão de audio. caso contrário você deve condificá-los igualmente)

-Importa AVIs incompletos ou Cortados (desde que possua o HEADER do avi)

-Possue Suporte total a Codecs de Audio e Video

-Possue dezenas de filtros

-Captura vídeo atraves de um dispositivo de captura

Utilizando as Funções do Virtual DUB: Top ^

-Os botões abaixo da barra de rolagem são (da esquerda para direita) "Parar", "tocar 1 vez", "tocar com loop", "ir para o comeco do video", "voltar 1 frame", "avancar 1 frame", "ir para o fim do video," "voltar 1 keyframe", "avancar 1 keyframe". Os próximos botões avançam o filme por cena.. ele detecta a mudança de frames até uma mudança brusca por semelhança de imagem e para neste frame. Os últimos dois botoes servem para selecionar um determinado trecho do vídeo inteiro. Se você deseja exportar um pedaço do filme selecione o pedaco com essas duas ferramentas, A Da esquerda selecione o frame inicial da cena que deseja cortar, e o da

direita o frame final. Essa é a ferrmenta mais útil de todas. Note que quando for exportar o filme se você quiser exportar um trecho muito grande e

não quiser recodificar lembre-se de botar o frame de início em um keyframe, pois o "direct stream mode" não recodifica porém precisa iniciar com um keyframe o vídeo exportado por esse metodo.

-Para importar um Arquivo MPEG, só precisa abrir o MPEG diretamente com o "OPEN". O VDUB importa VCDs também, Abra o seu VCD e abra o arquivo

"avsequxx.dat", O VDUB irá então converter o formato do MPEG (fara o mesmo com um MPEG padrão)

OBS: O VDUB NAO IMPORTA MPEG-2 (DVD)

-Para juntar AVIs separados você deve abrir o primeiro arquivo na ordem que você desejar juntar e em seguida ir em "file", "Append AVI Segment" então escolha o arquivo que deseja juntar ao filme original. (Se possuir muitos arquivos para serem juntos você pode juntá-los de uma vez renomeando-os com um nome padrão e um número: nomexx.avi e selecionar a opção: "Auto detect Aditional Segments". (Novamente aviso quer o VDUB apenas adiciona videos que sejam identicos em compressao e formato)

-Se você comecou a pegar um arquivo na Internet (no KaZaA por exemplo) e não terminou Você não conseguirá abrí-lo em um player comum, o

VDUB pode abrir o arquivo vê-lo e salvá-lo para poder ser lido como um arquivo comum.

-Para utilizar os CODECS tanto de audio ou de VIdeo você deve ir no menu "video" e selecionar "full processing mode" (o mesmo para audio). Quando

codificando o Som escolha o codec na lista a esquerda e o formato desejado. Caso nenhum formato apareca isso significa que o Som não é compativel com nenhuma frequência que o Codec pode codificar (MP3 aceita todos formatos) então você deve ver os formatos aceitáveis do determinado codec e selecionar antes "conversion" no menu "audio". Selecione então uma taxa com qual o CODEC trabalhe. Quando estiver utilizando codecs padrões do windows, Lembre-se de limitar a quantidade de Bytes que o vídeo terá (caso queria um arquivo reduzido) e determinar o intervalo de keyframe (recomendo 90 frames em todos os casos)

Filtros: Top ^

- os Filtros que o VDUB possui são: (apenas direi os mais úteis e usados)

* 2:1 - diminue pela metade a resolução do video...(usa o High quality para resultados melhores)Note que dependendo do code a resolução pode não ser compatível... A codecs que o a altura e comprimento devem ser multiplos de 4 8 ou até mesmo 16.

* Blur More, Blur e Box blur - Serve para embaçar a imagem. Útil para certos efeitos e redução de sujeira em videos de baixa qualidade

* brightness/contrast - Ajusta o brilho e contraste de um video. (útil para videos com imagem escura clara ou acinzentadas)

* Deinterlace - Torna um vídeo desinterlaçado, Alguns videos são interlaçados para diminuir o tamanho ou por determiado padrão, isso as vezes pode causar problemas ao editar no premiere além de produzir perdas de qualidade.

* emboss - Produz um efeito em que a imagem parece pular da tela (experimente para ter noção melhor)

* fill - Útil para cobrir legendas e produzir efeito de filmes wide em resoluções 4:3, Produz uma tira horizontal ou vertical nos cantos do vídeo com a cor desejada.

* flip Horizontally e vertically - Serve para virar a imagem deixando ela de lado ou de ponta cabeca. Alguns videos que usam codecs mais antigos ao

serem re-codificados fazem com que a imagem fique de ponta cabeca, Esses filtros são bons para concertar esse problema.

* grayscale - Deixa a imagem em proto em branco

* HSV adjust - Ajusta a quantidade de cor, atributos

de cor e HUE.

* Invert - Inverte as cores da imagem (efeito negativo)

* levels - Ajusta os níveis de brilho de cores

* logo - Coloca uma imagem sobre o vídeo Serve justamente para produção de logos. Seleciona a imagem que deseja colocar e a posição dela..

(lembre-se de redimencinar a imagem em relação a resolução do video)

* resize - Essencial na hora de finalizar um arquivo avi, Redimencionar um vídeo é muito importante para atingir a qualdiade e tamanho desejado. O

VDUB possue resizes de alta qualidades (algo que o premiere não possue) O melhor é o "Precise Bicubic 1.00"

* rotate - Gira o vídeo a determinado ângulo

* sharpen - Oposto do Blur

* Smoother - Similar ao Blur porém com controle preciso

Para utilizar um filtro deve-se selecionar a opção "full processing mode" no menu "video" caso contrário os filtros não serão usados.

- Captura de vídeo - Nao ensinarei nesse tutorial

Recomendo Usar o virtual dub após finalizar um vídeo no Premiere, Quando for exportar seu vídeo no premiere mantenha o som sem compressão e o vídeo na resolução original (não redimencine! por maior que seja o video!). Abra o Virtual dub e use o codec de som desejado do virtual dub ou se desejar extraia o Som e converta em um programa a parte (para extrair Use "save wav as") e depois abra novamente com o vdub (apenas wav files são aceitos) no menu "audio" "wav file...".

Para redimencionar basta usar o filtro "resize"

OBS. (Olha isso não e uma redação de vestibular eu so aluno razoável de português ma eu sei que deve tar cheio de erros e eu NÃO VOU REVER!!!!!!!!!!!!!! SE QUISER CORRIGIR E ME MANDAR A VONTADE :-) se vier me encher o saco eu vou MANDÁ-LO Mer#@$@$$#!!!

Tutorial Feito por:

Shinji&Misato

http://membres.lycos.fr/sminc/gui_vdub.php fonte

0

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, muito bom mesmo!4.gif

Explica tudo certo!

ricpm8_ass_02.jpg

0

Compartilhar este post

Link para o post

up

Por enquanto sem assinatura.

AMD Sempron 2400, 256MB DDR 333, MOBO Foxconn 400M01-G-6L, HD 40GB Maxtor Slim 7200, DVD-RW LG 4120B 12x Dual Layer, GeForce MX4000 64MB DDR, Monitor Proview 17" Flat, Gabinete Tsunami Gemini II.

0

Compartilhar este post

Link para o post

Simples ele explica tudo aquilo que muitas pessoas tem dúvidas ...muita gente só usa o Virtual Dub para dividir arquivos e não sabe que é uma poderosa ferramente de edição.

Eu mesmo me perguntava para que servia a Opção Frame Server,me deparava sempre com o problema de ter que recodificar o Divx para inserir as legendas e a qualidade caia muito,quando eu transcoficava para VCD,a criação do arquivo .avi.vdr é uma ótima opção e que não toma muito tempo ou um filme que você baixou da Internet e quando você vai passar para VCD o TmpeEnc,não encontra o arquivo de audioeu não sabia també que era possível extrair o audio por ele ...Espero que tenho esclarerico a importâcia desse tutorial..Valeu3.gif

0

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu fico satisfeito por estar contribuindo para com os associados desse excelente fórum.Valeu!!!!!!!!!16.gif

0

Compartilhar este post

Link para o post

----------------

Distephanos escreveu:

Valeu fico satisfeito por estar contribuindo para com os associados desse excelente fórum.Valeu!!!!!!!!!
16.gif

----------------

Nós é que agradecemos pelo seu ótimo achado! E também pela excelente contribuição com o conteúdo do fórum...4.gif

10.gif

0

Compartilhar este post

Link para o post
Estou preparando um Tutorial incluindo passo a passo como coverter DVD's para Divx .Sei que muitos no foram teem dúvidas assim como eu e espero estar contribuindo e ao mesmo tempo sanando as minhas dúvidas também valeu!!!!16.gif

0

Compartilhar este post

Link para o post

O chefia, parabéns pelo tutorial..

Mas ainda apanho em sincronizar as legendas, pois o vídeos que tenho baixado na Internet é de 352 x 240, 14.985 fps, sabes como faço para sincronizar legendas de fps: 23.976. obrigado..

Leandro 4.gif

0

Compartilhar este post

Link para o post

Ae leandro tudo relex? tipo brother vai nessa hp aqui e na parte de dicas tem um ótimo TUTORIAL de sincronização de legendas red.gifblue.gifgreen.gif

1banner002.gif

Email: [email protected] / ICQ: 205690843 /

0

Compartilhar este post

Link para o post

1banner002.gif

Email: [email protected] / ICQ: 205690843 /

0

Compartilhar este post

Link para o post

Caro colega, tem uma noção do Virtual dud como já vi. Vê se pode me ajudar. Estou com um grande problema. Quando vou no "Format" do Virtual Dub para colocar uma resolução maior que 320x240, para que eu possa capturar videos de uma filmadora digital sony, aparece um Erro dizendo " error 418: Não há suporte para formato de video" o que deve esta acontecendo, já tentei de tudo mas nada consegui.

As configurações do meu PC são: Athlon 2.4, dois hds, um de 40 gb sansung e o outro um seagete 80gb 7200rpm, 512 de memória RAM DDR, placa de vídeo Nvidia 32mb, placa de captura play tv mpeg2(pixelView). Então o grande problema e que não consigo configurar para capturar acima de 320x240, mas nessa resoluçõa de 320x240 da tudo certo, so que eu tenho que capturar em 720x480 para que possa ter mais qualidade nos meus DVDs.

Agradeço muito pela ajuda.

0

Compartilhar este post

Link para o post

EStá excelente ,mas é tanto item eu queria uma ajuda como faço para dividir (cortar) um vídeo pelo virtual dub. Li tudo no tutorial ,mas não deu para entender como divide.alguém pode simplificar essa parte.Agradeço lucrimar8.gif8.gif8.gif8.gif8.gif8.gif

lucrimar

0

Compartilhar este post

Link para o post
    • 1 Mensagens
    • 244 Visualizações
    • 12 Mensagens
    • 52250 Visualizações
    • 6 Mensagens
    • 298 Visualizações
    • 3 Mensagens