Jump to content

Foto

Tutorial: Como criar uma Rádio OnLine pelo Winamp

Existem 126 respostas neste tópico

#1 Zum0    

Zum0
  • Participante
  • 307 mensagens

Publicado 18 October 2003 - 04:29 PM

Montando uma Rádio Online

Há algum tempo atrás, para você montar uma rádio era necessário softwares caríssimos, um bom computador e uma conexão com a Internet super rápida. Hoje em dia isto está muito mais fácil. Com um programa freeware você cria uma rádio que pode transmitir para até 10 pessoas com uma conexão de 256k. Este tutorial explica como você deve criar esta rádio.

Primeiramente você deve fazer o download dos programas. Um deles é o mundialmente conhecido Winamp. Vou fazer este tutorial na versão 2.91. Outro programa necessário é o ShoutCast, que é composto de um servidor, e um plugin para o Winamp. Você deve baixar os seguintes arquivos:

Posted Image
ShoutCast DSP Plug-In (225k)
Posted Image
SountCast Win32 Server (263k)

Instale os dois programas. Após feito, você deve abrir o winamp, digitar CTRL+P > Plug-Ins > DSP/Effect, e selecionar 'Nullsoft SHOUTcast Source DSP...'. Feito isto irá abrir a janela de controle da transmissão. É nesta janela que você vai controlar a transmissão das músicas, a qualidade, a fonte, etc. Vamos deixá-la de lado por enquanto. Vamos configurar o servidor.

Se seu Windows é em português, o Shoutcast provavelmente criou o atalho no menu 'Programs', que vai ficar em cima do programas no menu Iniciar. Clique no 'Edit SHOUTcast DNAS Configuration'. É um arquivo de texto, o que confunde um pouco este processo. Você deverá editá-lo da seguinte forma:

Posted Image Mude o MaxUsers para 10 se a conexão for de 256kbps. A conta deve ser a seguinte: Velocidade da conexão / 24 => nº máximo de conexões arredondado para o menor.
Posted Image Mude o Password. Você irá usá-lo para controlar o servidor pelo Winamp.

Estas são as duas coisas mais importantes de se ajustar. As outras são opcionais, como alterar o título da rádio e linkar a sua rádio em outra. Para iniciar o servidor, abra o 'SHOUTcast DNA (GUI)' no mesmo menu das configurações. A janela que irá se abrir deve ser parecida com esta:

Posted Image

Nesta janela, você pode ver quantas conexões estão ativas no seu servidor e o máximo de usuários (0/10) na parte inferior direita. Pronto. Se apareceu a janela deste jeito seu servidor está funcionando. Agora você precisa disponibilizar dados neste servidor, no nosso caso, músicas do Winamp. Arraste esta janela para um canto e abra o Winamp.

Posted Image

Você deverá configurar os dados da sua página clicando em 'Yellowpages'. Coloque o nome da rádio em Description, e os outros dados em seus respectivos lugares. Obs: não deixe nenhum em branco. Coloque pelo menos N/A. Volte na aba 'Connection' e mude o campo 'Password' para a senha que você cadastrou no arquivo de configuração.

Vá em 'Encoder' e certifique-se que esteja selecionado 'Mp3 Encoder' e '24kbps, 22.050kHz, Mono'.

Pronto. Sua rádio está configurada. Basta você selecionar 'Output' novamente e clicar em 'Connect'. Se na caixa 'Status' começar a aparecer a quantidade de bytes enviados está pronto. Sua rádio já está online. Basta você divulgar seu endereço (http://seuip:8000/listen.pls).

Posted Image Se você quiser dar uma de locutor, falando alguma coisa ao vivo, na orelha 'Input' da janela do plug-ing do shoutcast, troque 'Winamp (recommended)' por 'Soundcard Input'. Aí é só você apertar 'Push to Talk' para falar. Se você gostar muito de falar e tiver com o dedo doendo, clique em 'Lock' e o botão ficará travado até você aperta-lo novamente. Posted Image Espero ter sido útil! Se alguém tiver alguma dúvida, é só postar aqui!

#2 CaiO®    

CaiO®
  • Participante
  • 5297 mensagens

Publicado 18 October 2003 - 04:55 PM

Legal.. vou tentar aqui!!!

#3 charmosao    

charmosao
  • Participante
  • 1289 mensagens

Publicado 19 October 2003 - 03:06 AM

Ja fz tudo isso mas o pessoal diz que não sai o som.

Eles conseguem conectar mas não sai o som.

#4 Zum0    

Zum0
  • Participante
  • 307 mensagens

Publicado 19 October 2003 - 02:51 PM

----------------
charmosao escreveu:

Ja fz tudo isso mas o pessoal diz que não sai o som.

Eles conseguem conectar mas não sai o som.

----------------

O problema deve estar na sua placa de som... Ou no winamp. Qual versão você está usando?

#5 charmosao    

charmosao
  • Participante
  • 1289 mensagens

Publicado 19 October 2003 - 03:12 PM

Entao eu pensei que fosse problema com minha conexao que tenho ip invalido mas percebi que não é pois eles conseguem conectar em mim.

E ontem fiz um teste mudando o Input Device para o "Winamp (Recommended)" e percebi que o Input Levels mexia muito mais do que o "Sound card input" pois ele fica meio que parado -33db e o do lado fica -32db ou -33db, mesmo sem tocar musica ele fica nisso.

E fiz um teste, e disseram que tocou legal a musica sem picote sem nada. Mas dia usando o input device "Winamp" eu não consigu falar no microfone e tudo mais.

Dai não sei o que fazer.

Se você tiver alguma dica que possa me ajudar posta ae.

Grato

Charmoso

#6 Zum0    

Zum0
  • Participante
  • 307 mensagens

Publicado 20 October 2003 - 10:58 AM

Olha, só dá para você falar com o Input selecionado no 'Sound Card', só que como não está funcionando, acho que você não vai poder falar... Tente atualizar os drivers da sua placa de som... Talvez funcione..

#7 [A]mazo[N]    

[A]mazo[N]
  • Participante
  • 2007 mensagens

Publicado 20 October 2003 - 11:25 AM

como abro o arquivo pls que ele baixa?

#8 PH34R-M3    

PH34R-M3
  • Participante
  • 1581 mensagens

Publicado 20 October 2003 - 02:25 PM

Tem outra forma de criar uma rádio para o seu site/forum, veja esse tut feito por mim (SlAiD): http://www.phpbb.com...opic.php?t=5971

#9 [A]mazo[N]    

[A]mazo[N]
  • Participante
  • 2007 mensagens

Publicado 20 October 2003 - 03:51 PM

----------------
PH34R-M3 escreveu:

Tem outra forma de criar uma rádio para o seu site/forum, veja esse tut feito por mim (SlAiD): http://www.phpbb.com...opic.php?t=5971

----------------

lembra do amazon do phpbbBr?

dei uma olhada lá, mas não me interessa

eu queria poder administrar do meu prórpio computador

#10 Zum0    

Zum0
  • Participante
  • 307 mensagens

Publicado 20 October 2003 - 04:37 PM

----------------
[A]mazo[N] escreveu:

como abro o arquivo pls que ele baixa?

----------------

Pelo winamp. Você clica em 'Open > URL' e adiciona o endereço. http://<seuip>:8000/listen.pls 

Administrar a rádio pela playlist do seu winamp r0x! hueuheuhe