Jump to content

Foto

Como formatar e reinstalar o Windows

win9x

Existem 223 respostas neste tópico

#1 _Lucas_    

_Lucas_
  • Participante
  • 7223 mensagens

Publicado 23 May 2004 - 04:49 PM

Muitas vezes, por algum motivo - como um problema de difícil solução, por exemplo - temos a necessidade de remover todos os arquivos e configurações do computador, reinstalar o Windows e assim começar um novo uso do computador.

Outro motivo para a formatação e reinstalação do Windows seria substituir a versão atual do Windows por uma mais recente - caso o usuário queira uma instalação "limpa" ao invés de uma atualização - ou até mesmo uma versão mais antiga.

Em ambos os casos, o procedimento para reinstalar o Windows é idêntico, bastando apenas fazer pequenas adaptações ao caso.

Aqui aprenderemos como fazer tudo isso, passo-a-passo. Apesar de ser um procedimento que leva um certo tempo para ser concluído, tudo é muito simples, como veremos de agora em diante.

Usaremos como base neste tutorial o Windows 98 embora os procedimentos também se apliquem ao Windows 95 e Me. Para outras versões do Windows, consulte os links que se encontram no fim deste tutorial.

1. O que é necessário

Antes de dar início ao procedimento, é necessário possuir os itens a seguir, caso contrário não será possível realizar a reinstalação do Windows: 2. Formatação do HD

Uma vez concluído do backup de todos os seus arquivos insira o Disco de inicialiação do Windows na unidade de disquete e reincie o computador. Ao invés de abrir o Windows, o computador será inicializado através do disquete, se estiver corretamente configurado para isso.

Você terá as seguintes opções:
  • Inicia o computador com suporte a CD-ROM
  • Inicia o computador sem suporte a CD-ROM
  • Exibe o arquivo de ajuda
Escolha a primeira, digitando o número corresponte e tecle ENTER. Aguarde até que a inicialização esteja concluída e atente para o momento em que a letra da unidade de CD-ROM for informada, pois você a usará mais adiante.

Para dar inicio à formatação do HD digite:

FORMAT C:

Tecle ENTER e um pedido de confirmação aparecerá. Confirme e o procedimento será iniciado. Nesse momento os dados do HD começam a ser excluídos. Aguarde até o final (pode demorar dependendo da capacidade do disco rígido). Assim que a formatação estiver concluída, será solicitado um nome para o HD recém-formatado. O nome é opcional e fica a seu critério.

3. Instalando o Windows

Insira o CD de instalação do Windows na unidade de CD e digite os comandos a seguir - substitua x: pela letra da sua unidade de CD, que foi informada durante a inicialização via disquete:

x: CD win98 INSTALAR

A instalação do Windows começará. O processo é autoexplicativo, portanto não será necessário detalhar aqui como proceder. Basta ler as informações exibidas na tela e fazer o que for pedido. Em determinado ponto da instalação será solicitado que você digite a Product Key do Windows. Além disso, durante a instalação o computador será reiniciado várias vezes.

Concluída a instalação a área de trabalho será exibida e o seu computador está quase pronto para o uso. Falta agora instalar os Drivers, que permitem que os períféricos de seu computador (vídeo, som, rede, modem etc) funcionem corretamente.

4. Drivers de dispositivo

Os drivers de dispositivo são arquivos responsáveis por informar ao Windows quais dispositivos de hardware (placas, unidades de disco e afins) você tem no seu computador e como eles devem funcionar. São essenciais para que você possa ouvir os sons, obter uma imagem com todas as cores possíveis e conectar-se à Internet.

Em computadores antigos, o Windows detecta todos os dispositivos (ou sua maioria) e instala os drivers automaticamente no momento da instalação do Windows. Já em computadores mais novos é necessário instalar os drivers manualmente.

A instalação dos drivers requer o CD-ROM fornecido junto com o computador pelo fabricante ou vendedor e caso você tenha algum dispositivo instalado separadamente (uma placa de vídeo, por exemplo), também precisará do CD ou disquete fornecido com esse dispositivo. Esses CDs possuem um aplicativo que instala os drivers automaticamente, bastando apenas o usuário executar esse aplicativo e seguir as instruções exibidas na tela.

Caso você não possua o CD ou disquete com os drivers, terá de localizá-los na internet e instalá-los manualmente, muitas vezes sem a ajuda de algum aplicativo que automatize a instalação. Os artigos a seguir explicam como proceder nesse caso: Após concluir essas etapas, basta restaurar o seu backup e o Windows estará pronto para ser usado novamente.

Tutorial criado por _Lucas_ exclusivamente para o Fórum do BABOO.

Veja também:

Editado por _Lucas_ 25 March 2008 - 01:51 AM
Revisão de conteúdo (25/03/2008 01:51)

#2 Heliariomap    

Heliariomap
  • Participante
  • 164 mensagens

Publicado 23 May 2004 - 08:16 PM

ola lucas,concordo com voce,só acho uma coisa de errada neste sua postagem.é que mesmo após a formatação feita pelo Windows se é capaz de se recuperar arquivos.isto mostra que é somente escondido do Windows os arquivos.eu tenho como habito para se fazer uma limpeza completa do hd,usar o zerofill,é meio demorado, mas se tem certeza de ter limpado completamente o HD e ao mesmo tempo que ele é otimizado para novas gravações.gostaria da opinião dos demais para essa questão.

#3 _Lucas_    

_Lucas_
  • Participante
  • 7223 mensagens

Publicado 23 May 2004 - 08:26 PM

Sim, eu sabia disso. Mas os arquivos do Windows dificilmente podem ser acessados após a formatação. Eu não quis me aprofundar muito nisso, pois o meu objetivo com esse tutorial é que os usuários consigam reinstalar sem ter muito trabalho, o que já resolve boa parte dos problemas ocorridos com o Windows.

#4 fabio0    

fabio0
  • Participante
  • 58 mensagens

Publicado 23 May 2004 - 10:37 PM

Uma duvida,
O meu computador não veio com cd de reinstalação do windows98, os arquivos de reinstalação estão no proprio disco rigido (unidade D, como devo proceder para reinstalar novamente o sistema!!!

duvida 2:
Existe a possibilidade de se fazer backup de drivers, eu posso por exemplo fazer backup do Internet Explorer 6.0 por exemplo????

#5 _Lucas_    

_Lucas_
  • Participante
  • 7223 mensagens

Publicado 29 May 2004 - 02:50 AM

O meu computador não veio com cd de reinstalação do windows98, os arquivos de reinstalação estão no proprio disco rigido (unidade D, como devo proceder para reinstalar novamente o sistema!!!
você vai ter que encontrar a pasta que abriga o arquivo instalar.exe na sua unidade D:. Feito isso, basta digitar no DOS o camiho completo do arquivo.

Existe a possibilidade de se fazer backup de drivers, eu posso por exemplo fazer backup do Internet Explorer 6.0 por exemplo????
você pode fazer backup do que desejar, desde que tenha onde abrigar os arquivos. Para backups de programas como o IE, eu recomendo que faça backup apenas do arquivo de instalação.

#6 joquinho    

joquinho
  • Participante
  • 142 mensagens

Publicado 04 June 2004 - 09:35 AM

.

#7 joquinho    

joquinho
  • Participante
  • 142 mensagens

Publicado 04 June 2004 - 09:37 AM

E o que você me diz de, em vez disso, apagar (c/deltree) no DOS, apenas as pastas Arquivos de Programas e Windows, todos os arquivos do sistema da raiz e então reinstalar o windows?
Depois reinstalar os programas preferidos.

#8 -Maloni-    

-Maloni-
  • Participante
  • 101 mensagens

Publicado 04 June 2004 - 06:17 PM

----------------
Heliariomap escreveu:

ola lucas,concordo com voce,só acho uma coisa de errada neste sua postagem.é que mesmo após a formatação feita pelo Windows se é capaz de se recuperar arquivos.isto mostra que é somente escondido do Windows os arquivos.eu tenho como habito para se fazer uma limpeza completa do hd,usar o zerofill,é meio demorado, mas se tem certeza de ter limpado completamente o HD e ao mesmo tempo que ele é otimizado para novas gravações.gostaria da opinião dos demais para essa questão.

----------------

Amigo, como fazer uma formatação completa no HD ? A formatação do Windows só esconde os arquivos ? E como seria uma limpeza zerofill ? Com algum programa específico ou água e sabão ? Só queria saber pois já vi programas que prometem recuperar arquivos destruídos por formatação.
E se tiver algum jeito de formatar tudo mesmo, como fazê-lo sem ter que comprar um HD novo ? Seria interessante, muita gente iria querer saber (inclusive eu).

#9 _Lucas_    

_Lucas_
  • Participante
  • 7223 mensagens

Publicado 05 June 2004 - 01:43 AM

----------------
joquinho escreveu:

Eo que você me diz de, em vez disso, apagar (c/deltree) no DOS, apenas as pastas Arquivos de Programas e Windows, todos os arquivos do sistema da raiz e então reinstalar o windows?

----------------

você pode fazer isso se quiser. Mas, com os passos desse tutorial, você elimina tudo o que há no seu HD. Dessa forma, caso tenha algum arquivo problemático ou inútil em outra pasta que não a pasta Windows ou Arquivos de Programas, ele será eliminado, o que irá liberar espaço em seu HD ou mesmo corrigir um problema.

#10 CaTat4u    

CaTat4u
  • Participante
  • 12 mensagens

Publicado 11 June 2004 - 08:21 PM

eu tenho duvida :

serve pro Windows XP ??

e otra

esse backup eu sei como que faiz mais nunka fiz como que é ??
fika onde os arquivos ???

o disco de inicialização do Windows é no disket neh ?? =)

eu sou burro mais faze o que niguem nasceu sabendo

me ajudem aí plz =)

Tópicos com palavra-chave: win9x