Jump to content

Foto
TUTORIAL

Rede Ponto a Ponto

TUTORIAL



Existem 415 respostas neste tópico

#1 Kael Arthas    

Kael Arthas
  • Participante
  • 4938 mensagens

Publicado 13 June 2004 - 03:52 AM

 


Posted Image 


Posted Image


Como se trata de uma rede ponto a ponto a maneira mais barata de se ligar dois micros em rede é através de um cabo par trancado (UTP) montado no esquema cross-over. Este cabo pode ser comprado pronto em lojas de informática, ou feito sob medida (várias lojas confeccionam cabos de rede sob medida), ou ainda produzido pelo próprio usuário. Como a intenção é apenas formar uma rede ponto-a-ponto, não é aconselhável que seja “criada a infra-estrutura” para construir cabos, que consiste no custo do alicate, do cabo, dos conectores e dos diversos conectores inutilizados durante o processo de aprendizado da confecção de cabos. De toda a forma, mostrarei como confeccionar o cabo mais adiante. Com esse tipo de cabo você pode ligar os dois micros diretamente, dispensando o uso de um hub.



Como Fazer o Cabo

Uma das pontas do cabo cross-over tem a mesma pinagem da de um cabo de rede comum, apenas a segunda tem dois dos pares invertidos, daí o nome "cross-over", invertido na ponta.A posição dos cabos dentro do conector, para um cabo cross-over, é a seguinte (segurando o conector com o pino virado para baixo, olhando para os contatos):



Posted Image





 http://www.babooforum.com.br/idealbb/images/smilies/alerta.gif  Neste tutorial não será comentado sobre o cabo coaxial (10Base2) e em ligações de rede através deles, pois sua tecnologia esta defasada e raramente é usada.

Antes de instalar o cabeamento, você devera estudar por onde os cabos passarão. Lembrando que você não pode (pelo menos não deveria) passar cabos de rede em tubulações por onde passam fios elétricos. O ideal é você instalar um sistema de conduites especifico para o cabeamento da rede.




Posted Image

Posted Image



Consideremos as duas maquinas (Servidor e Cliente) com o Windows 98 - Configuração feita para as duas maquinas com Windows 98 -  Consideraremos que a placa de rede esta instalada e configurada corretamente, o próximo passo é configurar o sistema operacional para usá-la. Para isso, vá para o painel de controle:








Posted Image


No Painel de controle clique em redes, o Windows já instala automaticamente o cliente para redes Microsoft e o protocolo TCP/IP, veja figura abaix


Posted Image


O protocolo do Windows é o NetBEUI, que não necessita de qualquer tipo de configuração adicional. Entretanto, como possívelmente você pensara em instalar e configurar um compartilhamento para acesso a Internet nas maquinas, você precisara apenas configurar o protocolo TCP/IP. Para isso, selecione o protocolo TCP/IP e clique na caixa Propriedades. Na guia Endereço IP você devera selecionar Especificar um Endereço IP e configurar manualmente o endereço IP que será usado na máquina que você esta configurando.


Posted Image


Acontece que você não pode sair simplesmente usando qualquer endereço IP em sua rede, você deve usar endereços que não existam na Internet para não gerar qualquer tipo de conflito quando sua rede estiver conectada a Internet. Caso contrario, sua rede não funcionara quando ela estiver conectada a Internet.

Na ocasião existem alguns endereços chamados “mágicos”, isto é, que você pode usar sem problemas, pois os roteadores da Internet não propagam pacotes que tenha esses endereços como destinos, evitando o conflito. Entre esses endereços esta a serie 192.168.0.0, que é o recomendável.

Dessa forma, a primeira máquina da sua rede devera ser configurada, por exemplo, com o endereço 192.168.0.1, a segunda máquina com o endereço 192.168.0.2. Lembrando que o endereço 192.168.0.0 não pode ser usado (ele define a rede) nem o endereço 192.168.0.255 (que é usado para broadcast). A mascara de sub-rede deve ser configurada como 255.255.255.0.



Se você quiser que o outro micro da rede tenha acesso a arquivos existentes em seu micro (em qualquer unidade de disco, como no disco rígido, CD-ROM, Zip Driver, etc.) ou tenha acesso à impressora que porventura esteja instalada em seu micro, então você devera instalar o serviço de compartilhamento de arquivos e impressora. Para isso clique em serviço e depois em adicionar:


Posted Image


Na janela seguinte escolha a opção “Compartilhamento de arquivos e Impressoras para redes Microsoft”e clique em OK.


Posted Image


Outra forma seria apenas selecionar a opção “compartilhamento de arquivos e impressoras” abaixo da barra de rolagem “Logon primário da rede”, marque as opções conforme mostra a figura abaix


Posted Image


Depois de termos configurado protocolo TCP/IP e os serviços deve-se configurar a identificação da maquina, isto é, como ela será conhecida pelos demais micros da rede. Para isso selecione a guia Identificação, como mostra a figura a baix


Posted Image


Você deve configurar:


http://www.babooforum.com.br/idealbb/images/smilies/blue.gif O Nome do Computador – Será o nome pelo qual todos os demais micros da rede conhecerão a máquina que você esta configurando. Configure com um nome simples e que faça sentido.
http://www.babooforum.com.br/idealbb/images/smilies/blue.gif Grupo de Trabalho – Este campo permite agrupar maquinas por grupos. Todos os micros de uma mesma sessão deverão fazer parte do mesmo grupo de trabalho, isto facilitará o acesso aos recursos, pois fará com que todos aparecam na mesma janela, quando você localizar um micro na rede, e dentro na mesma pasta, quando abrir o ícone “ambiente de redes”.
http://www.babooforu...ilies/blue.gif Descrição do Computador – Serve para você configurar uma pequena descrição da função do micro, de forma que os demais micros da rede possam ter acesso a essa informação e poderem saber facilmente a finalidade da maquina.


Posted Image



Posted Image

Uma das vantagens de se montar uma rede ponto-a-ponto é o compartilhamento da Impressora. Com os micros ligados na rede, um micro poderá usar qualquer impressora conectada ao outro.



Habilitando o Compartilhamento

Após a instalação do serviço de compartilhamento acima demonstrado, apenas precisaremos habilitar o compartilhamento para que se possa utilizar a impressora do outro micro. Para isso basta você clicar com o botão direito do mouse sobre a impressora que você deseja compartilhar (ícone Impressoras do Meu Computador) e, em seguida, escolher a opção Compartilhamento do menu que aparecerá, conforme mostrado na figura abaix


Posted Image


Na tela seguinte clique na guia Compartilhamento, em seguida em “Compartilhar Como”, Na caixa Nome do Compartilhamento você devera usar um nome pelo qual a impressora será conhecida na rede. É recomendável que você escolha um nome curto e fácil, como, por exemplo, a marca e/ou modelo da Impressora. Na caixa “Comentários” você deve colocar um comentário rápido sobre a impressora, que aparecera sempre que o outro micro pedir mais informações sobre ela.


Posted Image


Já a caixa “Senha” deve ser usada se você quiser restringir acesso à impressora. Nesta caixa você define uma senha, que deverá ser digitada sempre que alguém tentar imprimir algo nela. Caso o usuário não saiba a senha, ele não conseguirá usar a impressora. Como normalmente queremos que todos os usuários tenham acesso à impressora, você deve deixar essa caixa em branco.


Clique em Ok e pronto! A impressora estará sendo compartilhada. O próximo passo é instalá-la no outro micro da rede.



Instalando a Impressora

Em todos os micros em que você desejar utilizar a impressora compartilhada você terá de instalar os seus drivers. Ate o Windows 95 esse era um processo chato, já que você tinha de instalar os drivers a partir do CD-ROM ou disquetes que acompanham a impressora. Entretanto, a partir do Windows 98 o sistema operacional copia os drivers da máquina onde a impressora esta fisicamente instalada, através da própria rede, facilitando enormemente o nosso trabalho.

Para instalar a impressora, você deve usar o Assistente para Adicionar Impressora (dando um duplo clique no ícone Adicionar Impressora do ícone Impressoras do Meu Computador). Responda “Impressora de rede” à pergunta “Como esta impressora esta conectada ao seu computador?” Como mostra na figura abaix


Posted Image


Na janela seguinte, você devera informar o caminho de rede da impressora. Você pode fazer isso manualmente, entrando o caminho no formato
nome_do_computadornome_da_impressora, ou então clicando na caixa Procurar, o que achamos mais pratico.


Posted Image


Ao clicar na caixa Procurar, você deve indicar o micro onde a impressora esta instalada e selecionar a impressora, Clicando em OK, o sistema operacional ira preencher automaticamente o caminho de rede da impressora. Se você quiser usar essa impressora para imprimir a partir de programas DOS, você deverá responder com “Sim” à pergunta “Você imprime programas do MS-DOS”. Recomendamos que você selecione “Sim”, já que o usuário poderá necessitar de imprimir a partir de programas DOS usando a impressora da rede.

Na próxima tela será apresentada à opção de captura de porta, essa captura permite que programas DOS imprimam usando a impressora da rede. Como os programas DOS não possuem suporte a rede, o sistema operacional permite “tapear” o programa, fazendo com que todos os dados enviados para uma determinada porta de impressora (LPT1, LPT2, etc.) sejam enviados para a impressora da rede, em vez de serem enviados para a porta de impressora do micro.


Posted Image


Assim, se habilitarmos a captura da porta LPT1, por exemplo, todos os dados enviados para a porta LPT1 serão enviados para a impressora da rede, que esta fisicamente instalada em outro micro, e não para a porta LPT1 (porta de impressora) existente no micro.

Em seguida, o sistema operacional informa o nome da impressora (é aconselhável manter o nome dado) e pergunta se essa impressora deve ser configurada como padrão.


Posted Image


Clicando em Avançar, o sistema operacional perguntará se você deseja imprimir uma página de teste após a instalação dos drivers da impressora. È recomendável que você faça isso de forma a testar se toda a instalação deu certa.


Posted Image


Clique na caixa concluir para terminar a instalação da impressora. O sistema operacional ira instalar os drivers da impressora, carregando-os do micro onde a impressora esta fisicamente instalada. Ao terminar a instalação, a página de testes será impressa, em seguida mostra a ultima tela perguntado se foi impressa corretamente.


Posted Image



Usando a Impressora

Após ter instalado e configurado a impressora, ela é acessada como se fosse uma impressora que estivesse fisicamente conectada ao micro. Na figura abaixo vemos o exemplo da janela de detalhes da impressora, que não há qualquer diferença no procedimento para a impressão em uma impressora de rede em relação a uma conectada localmente.


Posted Image



Posted Image

O Compartilhamento de arquivos é um recurso essencial para o aumento da produtividade em seu local de trabalho. Em vez de ter de ficar levando disquetes para lá e para cá contendo os arquivos de trabalho tais como textos, planilhas, gráficos, etc. Você poderá rapidamente carregá-los através da rede.

Um detalhe muito interessante é que no compartilhamento de arquivos você pode compartilhar qualquer unidade de disco do micro, Isso inclui não só o HD, mas também a unidade de CD-ROM, o Zip driver e qualquer outra unidade que possa conter arquivos, mesmo que a mídia seja removível (como é o caso do Zip Driver).


http://www.babooforum.com.br/idealbb/images/smilies/blue.gif Arquivos de dados não podem ser editados por mais de um usuário ao mesmo tempo. Por exemplo, você não poderá editar um documento de texto ao mesmo tempo em que esse arquivo estiver aberto por outro usuário.



Habilitando o Compartilhamento

Para compartilhar arquivos do micro, você terá de habilitar o serviço de compartilhamento de arquivos, conforme foi explicado passo-a-passo anteriormente.

Com esse serviço habilitado, basta você clicar com o botão direito do mouse sobre o diretório que você deseja compartilhar, escolhendo a opção Compartilhamento do menu que aparecerá (veja figura abaixo). Você pode selecionar o disco ou então algum subdiretório do disco (através do Windows Explorer ou navegando através do Meu Computador).


Posted Image


Aparecera a janela de configuração de compartilhamento, como na figura abaixo. Selecione o botão “Compartilhar como” para habilitar o compartilhamento.


Posted Image


Você poderá preencher a caixa “Nome do compartilhamento” com o nome que você pretenda que esse diretório ou unidade seja conhecido pelos demais micros da rede. Na caixa “Comentário”, preencha com um comentário sobre o compartilhamento, que será apresentado sempre que algum usuário da rede pedir mais informações sobre o compartilhamento.

O campo “Tipo de acesso” permite que você configure como os usuários acessarão o compartilhament se poderão somente ler arquivos, se poderão ler e gravar arquivos ou se o acesso depende de uma senha. Se você optar por uma senha, ela devera ser configurada no campo “Senhas”. Nesse caso, sempre que algum usuário tentar acessar esse compartilhamento, o sistema ira pedir uma senha.

Após clicar em OK, o compartilhamento estará habilitado. Você verá que o diretório compartilhado será mostrado com uma mão, indicando que ele esta compartilhado.


Posted Image 



Acessando os diretórios Compartilhados

A maneira mais simples de se acessar diretórios compartilhados é através do ícone Ambiente de Rede presente na área de trabalho. Esse ícone também esta presente na caixa de dialogo Abrir Arquivo de todos os programas escritos para o Windows 9x/ME. Através desse ícone você pode navegar por todos os diretórios que estão sendo compartilhados na rede.


 Posted Image


Pode acabar ficando cansativo acessar arquivos compartilhados dessa forma. A maneira ideal de se acessar diretórios compartilhados é mapeando uma unidade de disco para compartilhamentos mais usados, isto é, criar uma letra de unidade para os diretórios mais acessados.

Isso pode ser feito facilmente, clicando com o botão direito do mouse sobre o diretório que você deseja mapear no Ambiente de Rede e, em seguida, escolhendo a opção Mapear Unidade da janela que aparecerá, veja figura abaix


Posted Image


Em seguida, escolha a letra de unidade pela qual você deseja acessar a unidade, (veja figura abaixo). Marque a caixa “Reconectar ao fazer logon” caso você queira que esse mapeamento continue existindo na próxima vez em que você ligar o micro.


Posted Image 


Após clicar em OK, o mapeamento estará concluído, isto é, diretório compartilhado poderá ser acessado usando a letra de unidade que você definiu.

Uma informação que pode ser útil: se você remover um compartilhamento de diretório e criar um novo compartilhamento com o mesmo nome, os mapeamentos de unidade dos micros da rede não precisarão ser refeitos.



Posted Image

Configuração feita apenas onde possui o modem Instalado - O Compartilhamento do modem permite que, com apenas um modem instalado, sua rede inteira tenha acesso a Internet ao mesmo tempo. Isso significa uma grande economia financeira, pois em vez de ter um modem instalado em cada máquina, apenas um micro da rede necessitará desse periférico. Alem disso, você pode compartilhar a conexão de qualquer tipo de modem, tanto modems para linhas telefônicas convencionais (modems de 56kbps) quanto modems que usam linhas dedicadas, como modems ISDN, ADSL e cable modem.

Com o compartilhamento do modem ativado, todos os micros da rede podem acessar a Internet ao mesmo tempo, podendo navegar na rede, baixar e-mails e tudo mais, exatamente como se cada micro tivesse o seu próprio modem instalado.

Se algum micro da rede tentar acessar a Internet ou qualquer um outro serviço que seja da rede e o modem não estiver conectado ao provedor, o micro onde o modem esta instalado automaticamente se conecta ao provedor de forma a poder atender ao pedido. Da mesma forma, após um determinado tempo de ociosidade, isto é, após um determinado tempo sem nenhum computador da rede acessar a Internet, o modem é desconectado do provedor, economizando na conta telefônica.

Acontece que tradicionalmente o sistema operacional Windows 9x não possui suporte ao compartilhamento de modem. Somente o Windows 98_SE (Segunda Edição) e o Windows ME (Millenium Edition) trazem um utilitário chamado Compartilhamento de Conexão Internet (ICS, Internet Connection Sharing) que permite o uso desse recurso.

Dessa forma, o micro que possui o modem devera obrigatoriamente utilizar o sistema operacional Windows 98_SE, Windows ME ou outro mais recente. Caso você use o Windows 95 ou a primeira versão do Windows 98, a solução é o uso de um programa que permita o compartilhamento do modem. Um dos programas mais conhecidos para essa finalidade e cujo tutorial esta na minha assinatura é o WinGate. Esse programa oferece mais recurso do que o Compartilhamento de Conexão Internet e pode ser instalado em qualquer versão do Windows 9x, até mesmo no Windows 98_SE e no Windows ME, caso você prefira.

http://www.babooforum.com.br/idealbb/images/smilies/alerta.gif Consideraremos que o micro possui modem instalado corretamente  e com uma conexão com um provedor de acesso configurada e funcionando, ou seja, você devera ser capaz de conectar e usar a Internet através desse micro normalmente.



Posted Image
Antes de continuarmos darei uma explicação rápida e básica sobre o protocolo DHCP, ele é um protocolo que permite que você não precise configurar o endereço IP de cada máquina na rede. Uma das maquinas fica responsável por ser o servidor DHCP e distribuir automaticamente um endereço IP para cada máquina nova que se conecta a rede. Isso parece ser interessante em redes grandes, mas trás uma grande desvantagem para redes ponto-a-ponto. Uma das grandes vantagens da rede ponto a ponto é que ela pode operar sem a necessidade de um servidor. Assim, se a rede é composta por cinco micros, mas só dois estão ligados, esses dois micros poderão se comunicar sem a necessidade de os outros micros estarem ligados. Se você configurar o micro que possui o modem como um servidor DHCP, esse micro precisara estar sempre ligado para que você use a rede. E não só isso, você precisara ligar esse micro antes dos demais, já que ele será o responsável por dar um endereço IP para cada máquina da rede.Por esse motivo que anteriormente foi mostrado como fazer a configuração manual de cada endereço IP da rede. È recomendável que você mantenha essa configuração e desabilite o DHCP caso você tenha inadvertidamente habilitado.



Instalando o Compartilhamento da Conexão

Para instalar o compartilhamento de conexão Internet, você deve clicar no ícone adicionar ou remover programas do painel de controle, veja figura abaix


Posted Image


Escolha a opção Instalação do Windows. Selecione Ferramentas para a Internet e marque a opção Internet Connection Sharing.


Posted Image


Após a copia dos arquivos, iniciara a instalação do Compartilhamento, veja figura:


Posted Image


Em seguida você devera escolher a opção de conexão com a Internet:


Posted Image


Depois de selecionada a opção de conexão, você terá a escolha de criar um disco que configura o outro micro da sua rede para pode utilizar o compartilhamento da Internet (você se preferir pode fazer o disco e instalá-lo na outra máquina ou seguir os passos do tutorial onde toda a configuração esta e será feita manualmente). Após isso o assistente concluirá a instalação.


Posted Image 


Posted Image


 
Aparecera um ícone do compartilhamento da Internet ao lado do relógio.




http://www.babooforum.com.br/idealbb/images/smilies/alerta.gif O Assistente da rede domestica configura o endereço IP do micro como sendo 192.168.0.1. Se a máquina estava antes configurada com um outro IP, você devera alterar manualmente o endereço IP para o seu valor antigo conforme demonstrado anteriormente. Caso você não faca isso, a máquina não conseguira se comunicar com a rede, já que possívelmente haverá um outro micro usando o endereço 192.168.0.1. Se isso ocorrer, ao reiniciar o micro uma mensagem de erro informara que há um conflito de endereço IP.



Posted Image



Alterando a configuração do Compartilhamento da Internet

Se você precisar alterar as configurações, basta ir ao Painel de Controle em Opções da Internet, depois em Conexões, veja a figura mostrando a diferença de quando esta instalado o compartilhamento e quando não esta instalad


Posted Image


 

Posted Image


Você pode configurar o modem a se desconectar caso fique ocioso, isto é, configurar com quantos minutos sem que um micro acesse a Internet você quer que ele se desconecte. Caso você não configure nenhum valor, o modem ficara permanentemente conectado à Internet (claro que salvo o caso de você utilizar uma linha dedica e não Dial), aumentando desnecessariamente o valor de sua conta telefônica.

Isso deve ser feito entrando nas propriedades do modem instalado na sua maquina, na parte Conexões existira a opção de Desconectar por tempo Ocioso, veja:


Posted Image


Marque a opção “Desconectar chamada se Ociosa por mais de” na nossa figura esta configurada por 5 minutos que foi um valor que é consideravelmente adequado para a rede em questão.

Antes de configurar o micro cliente que acessara a Internet através da máquina onde possui o modem instalado devemos saber o endereço IP do servidor de DNS do seu provedor de acesso. A maneira mais rápida de descobrir isso é conectando ao seu provedor e, após a conexão estar estabelecida, executar o utilitário Winipcfg através do comando Executar do menu Iniciar. Será apresentada a janela abaix


Posted Image


Selecione na barra de rolagem “PPP Adapter” e clique na caixa “Mais inf”.


Posted Image


Onde você obterá o endereço IP do servidor de DNS conforme mostrado na figura acima. Anote esse número ele será necessário na configuração dos outros micros da rede. 

http://www.babooforum.com.br/idealbb/images/smilies/alerta.gif Caso você queira que o outro micro acesse sempre que precisar, é importante que você deixe habilitado a caixa “Salvar senha” do seu acesso Dial up, de forma que não seja necessária entrar manualmente uma senha toda a vez que o acesso for requerido.



Configurando o Micro Cliente

Depois de ter instalado e configurado o compartilhamento de Conexão Internet no micro que tem o modem instalado, você terá de configurar o outro micro da rede de forma a usar o modem compartilhado para acessar a Internet.

Para isso, clique no ícone Rede do Painel de Controle do micro a ser configurado. Em seguida, selecione o protocolo TCP/IP e clique na caixa Propriedades (se houver mais de um protocolo TCP/IP instalado, selecione o que aponta para a placa de rede que conecta o micro à rede onde esta o modem compartilhado).

Selecione a guia Configuração DNS. Selecione o botão “Ativar DNS” e, na caixa Host, entre o nome da maquina. Entre, na caixa “Ordem de pesquisa do servidor DNS”, o endereço IP do servidor de DNS do provedor de acesso, que você descobrir anteriormente. Clique em adicionar.


Posted Image


Em seguida, clique na guia Gateway. Na caixa “Novo gateway” entre o endereço IP do micro que possui o modem instalado. Em seguida, clique na caixa adicionar. Veja figura abaix


Posted Image


Clique em Ok e reinicie o micro. Você poderá agora acessar a Internet através do modem compartilhado. Ao entrar o endereço de um site em seu browser, ao mandar o seu programa de e-mail baixar mensagens, enfim, ao tentar usar a Internet, o modem da rede ira automaticamente se conectar ao provedor, de forma que você possa usar a Internet.

Nenhuma configuração extra é necessária em seus programas. O modem se desconectara automaticamente do provedor de acordo com a ociosidade configurada como vimos anteriormente.






Posted Image

Consideremos a Maquina Servidora com Windows ME e a Maquina cliente com Windows 98 - Toda à parte da configuração de rede (Clientes, Protocolos, Serviços, Endereços IP’s, Identificação, Compartilhamento, Mapeamento) é bastante semelhante à feita no Windows 98 demonstrado anteriormente. Podendo assim servir como passo-a-passo também para o Windows ME. As poucas diferenças são visíveis na instalação do Compartilhamento de Conexão Internet.







Instalando o Compartilhamento da Conexão

Configuração feita apenas na máquina onde possui o modem instalado - Para instalar o Compartilhamento você deve clicar no Ícone adicionar ou remover programas do Painel de Controle, selecionando a guia instalação do Windows depois selecione “Comunicação” e clique na caixa Detalhes, em seguida marque a caixa “Compartilhamento Conexão C/ Internet” como mostra figura abaix


Posted Image


http://www.babooforum.com.br/idealbb/images/smilies/alerta.gif A principal diferença na configuração dos dois SO’s esta no passo anterior, pois, no Windows 98 esse componente esta localizado em Ferramentas para a Internet e não em Comunicação como no Windows ME, e é chamado de ICS e não Compartilhamento Conexão Internet, as outras pequenas diferenças estão no Design diferente entre os dois Sistemas Operacionais.


Posted Image Posted Image


Após Marcar a opção “Compartilhamento da Conexão c/ Internet” o Assistente de rede Domestica ira iniciar para a configuração do compartilhamento do modem. Clique em Avançar na tela de apresentação do assistente, 


Posted Image


Na tela seguinte, você deve selecionar os botões “Sim, este computador usa o seguinte” e “Uma conexão direta com meu provedor usando o seguinte Dispositivo”. Na caixa de opções existente, você devera selecionar a conexão Dial Up que será usada para a conexão com seu provedor de acesso (no computador da figura a conexão era chamada “Minha Conexão”), que devera estar previamente configurada como foi avisado anteriormente.


Posted Image


Clique na caixa Avançar e, na tela seguinte, selecione o botão “Sim” e, na caixa de opções selecione a placa de rede que conecta o micro com os demais micros da rede, como mostra figura abaix


Posted Image


Clicando na caixa Avançar, o assistente ira continuar a configurar a rede local. Como você já executou esses passos anteriormente, você pode simplesmente ir clicando em Avançar até chegar ao final do Assistente.


Posted Image


Clicando em Concluir o Assistente terminará, Reiniciando o micro você notara o mesmo ícone do compartilhamento do modem que aparece no Windows 98, indicando que o compartilhamento do Modem esta ativado.


Posted Image


Observe o Endereço IP da máquina com o modem após a Instalação do Compartilhamento, pois, de mesma forma como o Windows 98 ele passara a usar o endereço 192.168.0.1 e se a outra máquina estiver usando esse IP sua rede não funcionara e apresenta um conflito de endereços, o restante da configuração a ser feita pode ser baseada na configuração do Windows 98.




#2 Kael Arthas    

Kael Arthas
  • Participante
  • 4938 mensagens

Publicado 13 June 2004 - 03:53 AM

Posted Image


Consideramos a Maquina Servidora com Windows XP e a Maquina Cliente com o Windows 98 - Configuração feita na máquina servidora com XP
- Veremos agora como Criar, Configurar e Utilizar uma Rede ponto a ponto com o Windows XP, sendo mais conhecida nesse S.O. como Rede Domestica, consideramos que a placa de rede esta corretamente instalada, o cabo Cross funcionando e instalado entre as duas maquinas.






Rede Domestica

Com a rede domestica você pode contar com recursos que vão lhe ajudar em varias tarefas e facilitar ainda mais sua vida, veja porque:


Compartilhar uma única conexão com a Internet. O Windows XP tem um recurso chamado compartilhamento de conexão com a Internet (ICS). Com o ICS, um computador, chamado host ICS, compartilha sua conexão com a Internet com os demais computadores na rede. Compartilhando uma conexão com a Internet, você pode navegar simultaneamente na Web no seu computador enquanto outro micro verifica o e-mail ou utiliza a Internet de alguma outra forma.
http://www.baboo.com.br/images/smilies/seta_azul_mini.gif Compartilhar uma impressora, um scanner e outro hardware. Você pode ter uma impressora que está conectada a um computador em outra sala. Com a rede doméstica, você pode imprimir nessa impressora estando no seu computador. Não é mais preciso copiar o arquivo para um disco flexível e levá-lo ao computador que tem a impressora.
http://www.baboo.com.br/images/smilies/seta_azul_mini.gif Compartilhar arquivos e pastas. Quando os computadores estão em rede, você pode, por exemplo, abrir o arquivo do outro computador, fazer alterações e salvar o arquivo no seu micro.
http://www.baboo.com.br/images/smilies/seta_azul_mini.gif Jogar com vários computadores. Com a rede e o compartilhamento de uma conexão com a Internet, pode-se jogar em computadores separados entre si ou na Internet. Posted ImagePosted Image


No painel de controle clique em “Conexões de Rede”, veja figura:


Posted Image


Ao entrar em “Conexões de Rede” você verá a conexão da Rede Local, clique com o botão direito sobre a ela, e vá a propriedades:


Posted Image


Nas Propriedades da Conexão de rede local você verá que o Windows instalada automaticamente o Cliente, Compartilhamento, Agendador de QoS e TCP/IP. Clique em TCP/IP e depois em propriedades, veja figura:


Posted Image


Nas Propriedades do TCP/IP configure o endereço IP com o valor “mágico”, e Máscara de Sub-rede de acordo com a figura:


Posted Image


Para concluir a instalação da rede o Nome de Maquina e se ela pertence a um grupo de trabalho ou a um domínio, para isso existe duas formas:

http://www.baboo.com.br/images/smilies/seta_azul_mini.gif Através do Ícone “Sistema” do Painel de controle:


Posted Image


http://www.baboo.com.br/images/smilies/seta_azul_mini.gif Clicando com o botão direito em “Meu Computador” na Área de trabalho e depois em propriedades:

  Posted Image


Ao aparecer às propriedades do sistema você deve clicar em “Nome do Computador” e depois em “Alterar”, Coloque o Nome do Computador pelo qual sua máquina será conhecida na rede e o nome do Grupo de trabalho a qual os dois micros estão ligados, (como no exemplo abaixo o nome do Grupo de trabalho fica a seu critério escolher mais o Windows recomenda utilizar o nome “MSHOME”) veja figura abaix


Posted Image


Após esses passos será necessário reiniciar a máquina. Após reiniciar, ela devera esta sendo vista pela rede corretamente. Se você configurou os dois micros na rede, então você poderá testar se a rede esta funcionando através do ícone Ambiente de Rede presente na área de trabalho. Através desse ícone você devera “enxergar” as demais maquinas da rede, como mostra a figura abaix


Posted Image



Posted Image

Supondo que a impressora esta instalada na máquina com Windows XP, veremos como habilitar o compartilhamento. Como já foi demonstrado anteriormente a instalação da Impressora pela rede para o micro com Windows 98 e usá-la através da rede não será mais necessário repetir tal processo, servindo o anterior como passo a passo.



Habilitando o Compartilhamento

Para a impressora poder ser usada na rede, deve-se habilitar o compartilhamento para qual impressora se quer que o outro micro tenha acesso, para isso vá em “Impressoras e Aparelhos de Fax”:


Posted Image


Ao abrir selecione a impressora a qual deseja compartilhar e clique com o botão direito do mouse e vá em “Compartilhamento”, veja figura:


Posted Image


Ao Abrir o compartilhamento da Impressora, especifique um nome pelo qual ela será conhecida na rede, e clique em OK e pronto a impressora já esta compartilhada na rede, o próximo passo é instalá-la no outro micro da rede:


Posted Image



Posted Image

Será demonstrado agora um melhores e mais usados recursos de uma rede ponto a ponto, o Compartilhamento de Arquivos, Pastas, Disco e Unidades Removíveis.


http://www.baboo.com.br/images/smilies/seta_azul_mini.gif Arquivos de dados não podem ser editados por mais de um usuário ao mesmo tempo. Por exemplo, você não poderá editar um documento de texto ao mesmo tempo em que esse arquivo estiver aberto por outro usuário.



Habilitando o Compartilhamento

Para que o compartilhamento funcione, você terá de habilitar o serviço de compartilhamento de arquivos, conforme foi visto anteriormente o Windows XP instala esse serviço automaticamente.

Com esse serviço habilitado, você deve clicar com o botão direito do mouse sobre o diretório ou disco que você deseja compartilhar, escolhendo a opção Compartilhamento do menu que aparecerá veja figura abaix


Posted Image


Aparecera a janela de configuração de compartilhament

http://www.baboo.com.br/images/smilies/seta_azul_mini.gif Você pode copiar o arquivo ou pasta para os Documentos Compartilhados.


Posted Image


http://www.baboo.com.br/images/smilies/seta_azul_mini.gif Para compartilhar a pasta você deve marcar a opção abaixo e dar um nome ao compartilhamento.


Posted Image


Após clicar em OK, o compartilhamento estará habilitado. Você verá que o diretório compartilhado será mostrado com uma mão, indicando que ele esta compartilhado.


Posted Image



Acessando os Diretorios Compartilhados

A maneira mais simples de se acessar diretórios compartilhados é através do ícone Meus locais de Rede presente na área de trabalho. Esse ícone também esta presente no Meu Computador. Através desse ícone você pode navegar por todos os diretórios que estão sendo compartilhados na rede.


Posted Image



Posted Image

Configuração feita apenas na máquina que possui o modem
- Para configurar o compartilhamento, vá em “Meus Locais de Rede” e depois clique em “Configurar uma Rede Domestica ou de pequena empresa”, veja figura:


Posted Image


Ao abrir o Assistente clique em Avançar na tela de “Bem Vindo”, na tela de verificação clique em avançar novamente, na tela abaixo selecione a primeira opção e clique em avançar, veja figura:


Posted Image


Na tela selecione a conexão local que será compartilhada:


Posted Image


No próximo passo você devera dar a descrição do computador, veja figura abaix


Posted Image


Na tela seguinte de um nome do grupo de trabalho anteriormente configurad


Posted Image


O Assistente testara e configurara a conexão no passo seguinte, veja tela:


Posted Image


Na tela seguinte ele dará uma opção de criação de um disco para que seja executado, mais como toda a nossa configuração foi e esta sendo feita manualmente selecione a ultima opção “Apenas concluir o assistente; não preciso executá-lo em outros computadores”.

Pronto estará concluído o assistente e a configuração para o compartilhamento do modem.


Posted Image



Configurando o Micro Cliente

Como o outro micro no caso esta com Windows 98 e já foi demonstrado não será necessário repetir a explicação, servindo a já demonstrada como passo a passo para a atual.








Posted Image

Consideremos a Maquina Servidora com Windows 98 e a máquina Cliente com Windows XP - Configuração feita na Maquina servidora com Windows 98 - O ponto de partida que seria o meio físico não será demonstrado, pois já foi feito anteriormente, de mesma forma o modo como configurar o compartilhamento de arquivos e impressoras, deixando este tutorial mais especifico sobre como fazer o compartilhamento da Internet. Este tutorial na será tão detalhado como o anterior, pois muitas das configurações já demonstradas servirão para o processo atual.




O primeiro passo é fazer a configuração da rede, para isso vá ao ícone "Rede" no painel de controle, depois selecione o protocolo TCP/IP e clique em propriedades, veja figura:


Posted Image 


Como podemos ver na figura, atribua um endereço IP especifico como 192.168.0.1 e mascara de sub-rede 255.255.255.0, em seguida clique em OK, voltara para a tela "Rede", clique na aba identificação e especifique nomes para os itens demonstrados na figura abaix


Posted Image 


Apos feita a configuração da rede, o Windows pedira para reiniciar a estação, em seguida você deverá instalar o compartilhamento da Internet, o "ICS".



Posted Image

Para instalar o ICS, abra o "painel de controle", clique em "adicionar ou remover programas" e depois clique na aba "instalação do Windows" em seguida em "ferramentas para Internet", marque a opção "Internet Connection Sharing" e clique em OK, veja figura:


Posted Image


Logo em seguida o assistente para instalação do ICS deverá iniciar, na tela inicial do assistente clique em avançar, na tela seguinte o assistente solicitara qual é o tipo de conexão de acesso a Internet que é usada (Dial ou Dedicada), selecione o seu tipo de conexão e clique em avançar, veja figura:


Posted Image 


Se sua conexão com a Internet é feita através de um modem ADSL ou cable modem você devera selecionar a segunda opção, em seguida o assistente perguntara através de qual adaptador você se conecta a Internet, veja figura:


Posted Image 


Selecione o adaptador e clique em avançar, após este passo, será disponibilizada através do assistente a criação de um disco que servira para instalar o compartilhamento nas outras maquinas da rede, detalhe: este disco criado a partir do ICS do Windows 98 SE só poderá ser utilizado em PC’s com Windows 9x/ME. Veja figura:


Posted Image 


Para não criar o disco clique em Cancelar como demonstrado, logo após este passo o assistente terminara a instalação do ICS. Se sua conexão for através de modem Dial ligado a linha telefônica ou através de modem ISDN, você devera selecionar a primeira opção e clicar em avançar, o passo seguinte será para a criação do disco que não é para ser feito, com isso você deve clicar em cancelar, chegando ao fim do assistente do ICS.



Informações Importantes

http://www.baboo.com.br/images/smilies/seta_azul_mini.gif O assistente do ICS instalará um adaptador que não deve ser modificado nem removido se não o compartilhamento não funcionará:


Posted Image


http://www.baboo.com.br/images/smilies/seta_azul_mini.gif Com a instalação de um novo adaptador, o Windows cria vários protocolos na sua configuração da rede, detalhe: as alterações feitas para mudar endereço IP da máquina devem ser feitas no protocolo TCP/IP referente ao adaptador da placa de rede utilizada para a conexão com o outro micro, em resumo, no TCP/IP da placa de rede onde esta ligado o cabo cross que vai para o outro micro, veja figura:


Posted Image 


http://www.baboo.com.br/images/smilies/seta_azul_mini.gif Para fazer algum tipo de alteração ou até mesmo verificar as configurações do ICS, um ícone é criado ao lado do relógio, e ao clicar nele abrira a configuração do mesmo, veja figuras:


Posted Image

Posted Image


Terminando aqui a configuracao do PC com Windows 98 SE, a seguir veremos os passos a serem feitos no PC com Windows XP.



Configurando o Micro Cliente

Normalmente o PC com Windows XP é utilizado como "servidor de acesso", devido a este ser mais fácil de configurar uma rede domestica, mais como isso não é regra e é importante lembrar que o compartilhamento como esta sendo demonstrado neste tutorial também funciona perfeitamente, como anteriormente começaremos a configuração pela rede.



Configurando a Rede

Para iniciar a configuração entre no painel de controle e clique duas vezes em "Conexões de Rede", serão mostradas todas as suas conexões, inclusive a sua conexão local (conexão da rede ponto a ponto com o cabo cross-over) a qual você deve clicar com o botão direito e entrar na opção "propriedades", veja figura:


Posted Image 


A configuração que deve ser utiliza é demonstrada na figura acima, entenda que o Endereço IP não pode ser o mesmo da máquina servidora, sendo configurado então como 192.168.0.2, a mascara de sub-rede deve ser igual a do PC01 com valor 255.255.255.0 devido à utilização do IP 192.168.0.X, o gateway padrão é justamente o IP da máquina que fornecerá o acesso, o valor do servidor de DNS já foi demonstrado anteriormente e não é necessário explicar.


Depois de feitas a configuração clique em OK, o Windows precisara reiniciar o PC para que as alterações entrem em vigor, e após o restart volte novamente ao painel de controle e abra a opção "Sistema", clique na aba "Nome do Computador", depois em "Alterar", aparecerá a janela abaix


Posted Image 


Após a identificação do Nome do Computador, você já poderá ver que ele esta no mesmo grupo de trabalho "MSHOME" que a máquina servidora, veja figura:


Posted Image


Com isso chegamos ao fim da configuração da rede desta maquina, faltando apenas a configuração da "Rede Doméstica" para que os dois PC’s possam navegar na Internet.



Configurando o Assistente da Rede Domestica

Para configurar a forma de acesso, vá em "Meus Locais de Rede" na área de trabalho e depois clique em "Configurar uma Rede Domestica ou de pequena empresa", veja figura:


Posted Image


O assistente para configuração da rede será iniciado, clique em avançar nas duas primeiras telas, em seguida será solicitado qual será o método de conexão que o PC com Windows XP utilizará, marque a segunda opção, "Este computador se conecta à Internet por meio de outro computador na rede ou por gateway residencial", que é justamente como o PC com XP se conectará, veja figura:


Posted Image


Basicamente em termos de representação, poderíamos assim mostrar a estrutura da nossa rede ponto a pont


Posted Image


Na tela seguinte o assistente ira confirmar alguns dados referentes a descrição do computador, como a "Descrição e Nome do computador" (Veja Figura Abaixo) e na tela seguinte o grupo de trabalh


Posted Image


Após inserir o nome do grupo de trabalho, o assistente da uma segunda chance para correção de algum erro referente à rede, demonstrando as configurações para confirmação e aplicação das mesmas, após a confirmação o assistente ira configurar o computador para a rede domestica, veja figura:


Posted Image


Para praticamente terminal a configuração, selecione a ultima opção quando o assistente disponibilizara a criação de um disco para ser executado em outras estações, ocasião que não se aplica a este tutorial, e em seguida conclua o assistente.


Posted Image



Informações Importantes

http://www.baboo.com.br/images/smilies/seta_azul_mini.gif Para toda a configuração acima demonstrada é recomendável que todo o nível físico da rede (placas e cabos de rede) estejam instalados e testados, veja:


Posted Image


http://www.baboo.com.br/images/smilies/seta_azul_mini.gif Durante todo o assistente para configuração da rede domestica, o Windows XP disponibiliza uma ferramenta para pesquisa e solução de possíveis problemas, o "Centro de Ajuda e Suporte", para acessar basta clicar nos locais indicados:


Posted Image


Agora é so aproveitar os beneficios da sua rede domestica.



#3 Kael Arthas    

Kael Arthas
  • Participante
  • 4938 mensagens

Publicado 13 June 2004 - 03:54 AM

  Posted Image



Consideramos as duas Maquinas (Servidora e Cliente) com Windows XP
- Este é a ultima parte (por enquanto, pois novas atualizações viram futuramente) Será demonstrado como criar a sua Rede Domestica configurando a rede nas duas maquinas, o compartilhamento de arquivos, impressoras e o Compartilhamento de uma Conexão Banda Larga para a máquina cliente.







Configurando a Rede na Maquina Servidora

Considerando que o cabo cross-over já crimpado corretamnte esta conectado entre as maquinas, o primeiro passo para a criação da Rede Domestica é realizar a configuração de rede das estações, começaremos pela máquina servidora, vá para as propriedades da sua conexão local (Inicar > Painel de Controle > Conexões de Rede > Clique com o botao direito sobre a sua conexão local e em seguida em propriedades > sera demonstrada a seguinte tela):


Posted Image


Selecione o Protocolo TCP/IP e clique em propriedades, sera aberta a configuração do TCP/IP para que você possa especificar um endereço IP fixo para a máquina na rede, configure esta máquina (servidora) como é demonstrado na figura, veja:


Posted Image


Em seguida você devera ativar o NetBIOS sobre TCP/IP para que futuramente quanto tudo estiver conectado e configurado você não tenha problemas de resolução de nomes, para ativa-lo vá em Avançado > WINS > ativar NetBIOS sobre TCP/IP, veja:


Posted Image


Sempre confirmando as alterações com o OK apos as mudanças, agora você devera configurar o grupo de trabalho ao qual as maquinas faram parte, para isso va para área de trabalho e clique com o botao direito sobre "Meu Computador" >  propriedades > Nome do Computador > Alterar. Especifique um nome simples para o Grupo de Trabalho e para o Nome NetBIOS da sua maquina, veja:


Posted Image


Clique em OK e sera solicitado que a estação seja reiniciada. Apos a reinicialização voce podera compartilhar arquivos e/ou pastas e/ou unidades de disco rigido, mais isto sera demonstrado no proximo passo.



Posted Image

Para compartilhar alguma pasta ou o proprio disco rigido basta você clicar com o botão direito sobre a pasta a ser compartilhada e ir em compartilhamento, dentro da opção compartilhamento basta configurar um nome para o compartilhamento e selecionar as opcoes conforme demonstrado na figura:


Posted Image


Apos a pasta ser compartilhada, ela sera vista com uma pequena mão sobre ela, veja:


Posted Image


Segue este mesmo procedimento para a máquina cliente caso voce queira compartilha alguma pasta ou unidade de disco, as pastas compartilhadas podem ser acessar pelo Icone "Meus Locais de Rede".


Posted Image

Para compartlhar impressoras o procedimento também é bastante simples e de certa forma similar ao feito para compartilhar pastas, bastando que você clique sobre a impressora e ir em compartilhamento > definir um nome para que a impressora seja identificada na rede conforme figura:


Posted Image


Mais uma vez para evitar problemas futuros clique em "Drivers Adcionais" e marque oPosted Image


Esta demonstração também serve para ser feita o compartilhamento de impressoras na maquinas cliente. Com os aquivos e impressoras compartilhada basta agora compartilhar a conexão banda larga atraves do Assitente da rede domestica, mais isso sera demonstrado no proximo passo.



Posted Image

Para configurarmos a conexão banda larga para que a mesma seja compartilhada basta ir no Assistente da rede domestica situado em "Meus Locais de Rede" veja figura:


Posted Image


Clique sobre o assistente, avançe até a figura abaixo, onde você devera selecionar que este micro se conectara diretamente (servidor) a Internet, veja:


Posted Image


Em seguida sera solicitada a sua conexao com a Internet que você utilizar para navegar pois a partir deste momento ela sera compartilhada, clique sobre ela e avançe. Na tela seguinte ser solicitado uma descriçao para a sua máquina na rede e o nome do Computador que foi anteriormente configurado quando você também definiu o nome do grupo de trabalho, veja:


Posted Image

Na tela seguinte voce devera por o nome do grupo de trabalho anteriormente definido (No caso deste tutorial foi BABOOFORUM como pode ser visto nas configuracoes da rede). Na outra tela sera demonstrado toda a configuracao feita no Assistente, você devera confirmar avançando. Na penúltima tela o assistente ira configurar a sua rede domestica conforme as configuracoes postas por voce, solicitando por fim a criação de um disco para configurar a outra maquinas, sendo que no nosso caso isso não precisa ser feito visto que a configuração da máquina cliente sera feita manualmente como na servidora. Veja:


Posted Image


Como ja falado, selecione a ultima opção e conclua a configuracao do assistente da rede domestica e com isso também da máquina servidora, veremos agora como configurar a rede na máquina cliente e o Assistente da rede domestica (especificando que a máquina se conectara por meio de outra), sendo assim não sera visto como configurar o compartilhamento de arquivos e impressoras na máquina cliente visto que o procedimento demonstrado de como fazer na máquina servidora serve para a máquina cliente.


Configurando a Rede na maquina Cliente

De mesma forma que na máquina servidora, você devera configurar um endereco IP fixo para a máquina cliente, para isso va até as propriedades do protocolo TCP/IP da sua conexão local e configure conforme mostrado abaix


Posted Image


Como podemos ver temos de novidade a configuração do gateway que deve ser definido como o IP da máquina servidora e o DNS (ATENÇÃO: ESTE DNS É APENAS UM EXEMPLO, ESTE VALOR MUDA CONFORME PROVEDOR DE LINK UTILIZADO) que é configurado com o proprio DNS do seu provedor de link (Speddy, Velox,...) para descobri-lo você deve ir no prompt de comando da máquina servidora (inicar > executar > cmd) e digitar ipconfig/all, sera demonstrado o DNS do seu provedor no adaptador de rede referente a sua conexão de banda larga, para um melhor entendimento veja:


Posted Image


Não esquecendo de ativar o NetBIOS sobre TCP/IP na maquina máquina conforme mostrado na máquina servidora, o proximo passo é configurar o nome NetBIOS da máquina e o grupo de trabalho ao qual a máquina servidora ja faz parte, configure conforme figura:


Posted Image


Com isso a configuracao de rede da máquina cliente esta pronta, provavelmente você já podera utilizar a rede para compartilhar arquivos entre as maquinas, para que a máquina cliente tenha acesso a internet voce devera agora rodar o assistente da rede domestica, mais isso sera demonstrado no proximo passo.



Posted Image

Para que a máquina cliente possa acessar a Internet por meio da máquina servidora você tera que rodar o assistente da rede domestica na maquina, nao detalharei como anteriormente pois presumo que como foi feito na máquina servidora você sabera onde encontrar o assistente e se caso tenha duvida basta ver mais acima, mais voltando a configuracao do assistente a unica diferença alem de utilizar outra descricao para a máquina quando solicitado sera a opção que fara com que a máquina cliente navegue, neste ponto do assistente você devera selecionar a seguinte opca


Posted Image


Concluido!!! Todo o processo de configuração das maquinas esta pronto, basta aproveitar os beneficios da rede domestica no seu trabalho ou escritorio.


http://www.babooforum.com.br/idealbb/images/smilies/55.gif Identificando problemas em uma Rede Doméstica
http://www.babooforum.com.br/idealbb/images/smilies/55.gif Configurando uma rede doméstica no Windows XP
http://www.babooforum.com.br/idealbb/images/smilies/55.gif Compartilhando a sua conexão de Internet no WinXP
http://www.babooforu.../smilies/55.gif Identificando problemas em conexões por linha discada






Posted Image

Qualquer duvida, sugestão, critica é so postar que sempre estarei atualizando este tópico.

 

 

 

[]'s

Kael Arthas


#4 Kael Arthas    

Kael Arthas
  • Participante
  • 4938 mensagens

Publicado 13 June 2004 - 04:32 AM

http://img246.imageshack.us/img246/6880/redeppvistaxpxg8.gif

Nesta parte do tutorial mostrarei como configurar uma Rede Ponto a Ponto com o Win Vista X Windows XP, considerando que a conexão de banda larga esta conectada na máquina com Vista. Antes de iniciar a configuração das máquinas vamos considerar que elas estão conectadas fisicamente por um cabo UTP Cat. 5e cross-over (a forma como crimpar o cabo cross é demonstrada mais acima na outra parte deste tutorial) e que o mesmo está em perfeito estado de funcionamento.


Configurando o Windows Vista
Vamos começar a configuração pelo endereço IP da maquina com Windows Vista, abra o menu iniciar > painel de controle > Centro de Rede e Compartilhamento > Gerenciar conexões de rede:

http://babooforum.co...-1188611662.gif

Clique com o botão direito do mouse sobre a sua conexão local e entre em propriedades; selecione o “Protocolo TCP/IP versão 4 (TCP/Ipv4)” e em seguida em propriedades novamente configure conforme figura:

http://babooforum.co...-1188611673.gif

Agora vamos configurar o nome do Grupo de trabalho e nome do computador na rede, para isso: iniciar > executar > SystemPropertiesComputerName > alterar:

http://babooforum.co...-1188611685.gif

Será necessário reiniciar a máquina, após o boot você irá configurar os parâmetros de compartilhamento de pastas, arquivos e impressoras, para isso abra o Centro de Rede e compartilhamento, uma ótima ferramenta que reúne vários assistentes que facilitam a sua vida, para abri-lo: iniciar > painel de controle > Centro de Rede e Compartilhamento:

http://babooforum.co...-1188611701.gif

(1)- Nosso primeiro passo será configurar que tipo de rede estamos trabalhando, isso define automaticamente as configurações de firewall adequadas para o tipo de rede a que se conecta. Para isso clique sobre o link “Personalizar”:

http://babooforum.co...-1188611737.gif

Ao abrir a janela “Definir Local de Rede” podemos ver as possíveis configurações para o tipo de rede:
  • Público: Escolha este local para redes em locais públicos (como lanchonetes ou aeroportos). Esse local foi criado para impedir que o computador fique visível para outros computadores próximos a você e para ajudar a proteger o computador de qualquer software mal-intencionado da Internet. A descoberta de rede é desativada para este local.
  • Particular: Escolha essa opção para redes domésticas ou de pequena empresa quando você conhece e confia nas pessoas e nos dispositivos na rede. A Descoberta de rede, que permite que você veja outros computadores e dispositivos em uma rede e permite que outros usuários da rede vejam seu computador, é ativada por padrão.
Se houver apenas um computador na sua rede e você souber que não precisará compartilhar arquivos ou impressoras, a opção mais segura é “Local público”. Para nossa situação iremos configurar como particular, sendo assim marque-a e clique em avançar:

http://babooforum.co...-1188611718.gif

(2)- Para nossa rede a descoberta de rede deve estar ativada, ela é uma configuração de rede que faz o seguinte:
  • Determina se outros computadores e dispositivos na rede estarão "visíveis" a partir do seu computador e se outros computadores na rede poderão "ver" o seu computador.
  • Determina se você poderá acessar os arquivos e os dispositivos compartilhados de outros computadores na rede e se as pessoas que usam outros computadores na rede poderão acessar os arquivos e os dispositivos compartilhados no seu computador.
  • Ajuda a fornecer o nível certo de segurança e acesso ao seu computador, com base no local das redes com as quais você estabelece conexão.
Há dois estados de descoberta de rede:
  • Ativado: Este estado permite que você veja outros computadores e dispositivos da rede a partir do seu computador e permite que as pessoas em outros computadores da rede vejam o seu computador. Você também poderá acessar os dispositivos e os arquivos compartilhados em outros computadores e outras pessoas poderão acessar os dispositivos e os arquivos compartilhados no seu computador.
  • Desativado: Este estado impede que você veja outros computadores e dispositivos da rede a partir do seu computador e impede que as pessoas em outros computadores da rede vejam o seu computador. Você não poderá acessar os dispositivos e os arquivos compartilhados em outros computadores nem outras pessoas poderão acessar os dispositivos e os arquivos compartilhados no seu computador.
(3)-É possível compartilhar arquivos e pastas de várias maneiras diferentes. A maneira mais comum de compartilhar arquivos do Windows é compartilhá-los diretamente do seu computador. O Windows oferece dois métodos para compartilhar arquivos de qualquer pasta do computador, ou da pasta Pública. O método escolhido depende de onde você deseja armazenar os arquivos e as pastas compartilhados, com quem deseja compartilhá-los e o nível de controle desejado.
Agora vamos compartilhar uma pasta, para isso: iniciar > executar > shrpubw, o assistente será iniciado:

http://babooforum.co...-1188611753.gif

O primeiro passo será selecionar qual pasta será compartilhada, para isso navegue pela opção “procurar” na segunda tela do assistente, em seguida dê um nome para o compartilhamento e a descrição do mesmo:

http://babooforum.co...-1188611763.gif

Na seqüência da configuração selecione o tipo de permissão que deseja dar para a pasta que esta sendo compartilhada, feito isso conclua o assistente e observe a pasta compartilhada:

http://babooforum.co...-1188611781.gif

(4)- A pasta Pública é uma maneira conveniente de compartilhar arquivos armazenados no seu computador. Você pode compartilhar os arquivos desta pasta com outras pessoas que usam o mesmo computador, ou que usam outros computadores da mesma rede. Qualquer arquivo ou pasta colocado na pasta Pública é compartilhado automaticamente com as pessoas que têm acesso. Para acessar a pasta Pública basta entrar em Computador no menu iniciar.

(5)- Se você tiver uma impressora acoplada ao computador, pode compartilhá-la com qualquer pessoa da mesma rede. Não importa o tipo de impressora, desde que esteja instalada no computador e diretamente conectada a um cabo de barramento serial universal (USB) ou outro tipo de cabo de impressora. A pessoa escolhida para compartilhar a impressora com você poderá usá-la para imprimir, desde que possa localizar o seu computador na rede. A forma como compartilhar a impressora é semelhante ao compartilhamento do Windows XP já demonstrado.

(6.)- Infelizmente não é o que você está pensando... Com o compartilhamento por senha é possível limitar o acesso da rede à pasta Pública desativando ou ativando o compartilhamento protegido por senha. Ele permite que apenas as pessoas com conta de usuário e senha no seu computador acessem a pasta Pública pela rede. Sendo assim o Windows não permite configurar senhas que limitem o acesso às pastas compartilhadas. Você pode limitar o acesso às demais pastas decidindo compartilhar apenas com pessoas específicas e concedendo a elas permissões de compartilhamento. Essas permissões podem ser concedidas a um indivíduo ou grupo de usuários da mesma rede, permitindo o acesso às pastas compartilhadas. É você quem define o nível de acesso, permitindo que a pessoa apenas abra os arquivos compartilhados, ou também que possa: alterar, criar ou excluir.

(7)- Com o Compartilhamento de mídia você pode usar o Windows Media Player para compartilhar a mídia de sua biblioteca com outros usuários, computadores e dispositivos em sua casa. Por exemplo, caso possua um tocador de mídia digital interligado em rede, tal como um Xbox 360, você pode usar o Windows Media Player para transmitir música, imagens e vídeos do seu computador para esse dispositivo.

Concluído essa parte da configuração nosso ultimo passo será ativar o compartilhamento de conexão com a Internet (ICS), para isso: iniciar > painel de controle > Centro de Rede e Compartilhamento > Gerenciar conexões de rede > entre nas propriedades da sua conexão DSL e selecione “Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador à internet”:

http://babooforum.co...-1188611794.gif

Após habilitar o compartilhamento o Windows Vista cria um gateway para simbolizar o compartilhamento criado, no Windows Vista ele possui nome de dispositivo de gateway da Internet:

http://babooforum.co...-1188611805.gif

Concluída a configuração do Windows Vista vamos agora para a máquina com Windows XP que será o cliente para acesso a internet.


Configurando o Windows XP
Para iniciar a configuração entre no painel de controle e abra “Conexões de Rede”, serão mostradas todas as suas conexões, inclusive a sua conexão local a qual você deve clicar com o botão direito do mouse e entrar na opção “propriedades”, e configurar desta forma (as configurações de DNS utilizadas são apenas para demonstração e não deve ser copiada, a correta configuração deve ser o DNS do seu ISP):

http://babooforum.co...-1188613066.gif

Depois de feitas a configuração clique em OK, o Windows precisara reiniciar o sistema para que as alterações entrem em vigor, e após o restart volte novamente ao painel de controle e abra a opção “Sistema”, clique na aba “Nome do Computador”, depois em “Alterar”, atribua um nome ao computador e o Grupo de trabalho, lembrando que deve utilizar o mesmo nome do grupo de trabalho utilizado no Windows Vista:

http://babooforum.co...-1188613099.gif

Nosso próximo passo será configurar uma pasta compartilhada, para isso: iniciar > executar > shrpubw > defina a pasta a ser compartilhada, o nome do compartilhamento e a descrição do compartilhamento, como mostrado na figura:

http://babooforum.co...-1188613152.gif

Por fim iremos configurar a rede domestica para que a máquina com WinXP possa navegar na internet, para isso dentro dos “Meus locais de Rede” clique sobre “Configurar uma rede domestica ou de pequena empresa” e selecione a opção demonstrada na figura:

http://babooforum.co...-1188613189.gif

Com a conclusão do assistente será criada uma conexão com o gateway da maquina servidora:

http://babooforum.co...-1188613239.gif

Concluída a configuração das maquinas é só aproveitar os benefícios da rede criada e configurada.

Windows Vista
http://babooforum.co...-1188611837.gif

Windows XP
http://babooforum.co...-1188611826.gif


Troubleshoot
Se mesmo após toda a configuração tiver sido realizada com êxito as maquinas não possuem conectividade, veja os problemas mais comuns e suas soluções:

Problema: As maquinas não se enxergam; você consegue pingá-las pelo IP mais não pelo nome NetBIOS.
Motivo: O problema de conectividade acontece devido a má resolução de nomes entre as maquinas.
Solução: instale o protocolo NetBEUI: Instalando o protocolo NetBEUI no Windows XP

Problema: As maquinas se enxergam mais você não consegue acessa-las é apresentado erro de acesso negado.
Motivo: Geralmente acontece devido a problema em credenciais de usuários.
Solução: faça o procedimento descrito no tutorial: Compartilhando e definindo acessos à diretórios no Windows XP em um Work Group

Problema: As maquinas não se enxergam, é apresentado um erro de cabo desconectado no Windows mesmo com o cabo cross-over e o adaptador de rede funcionando corretamente.
Motivo: A conectividade das maquinas pode ser barrada pelo Firewall do Windows ou de terceiros.
Solução: libere o compartilhamento de arquivos na guia “Exceções” dentro das configurações do Firewall do Windows ou crie uma regra e libere as portas UDP e TCP.

Problema: As maquinas se enxergam, é possível compartilhar e acessar pastas mais o compartilhamento de impressoras não funciona.
Motivo: Não foram instalados os drivers das impressoras referente ao SO do cliente
Solução: Adicione os drivers na opção de “Drivers adicionais” para os clientes que executam diferentes versões do Windows.

Problema: As maquinas se enxergam, o compartilhamento de arquivos e impressoras também, mais não é possível navegar na internet através da maquina cliente.
Motivo: Provavelmente o DNS não foi corretamente inserido na maquina cliente.
Solução: O valor do DNS a ser utilizado deve ser o DNS do seu ISP.

Problema: As maquinas se enxergam, mais não é possivel ver as máquinas através do mapa da rede completo.
Motivo: Ocorre se o Dispositivo de Resposta de Detecção de Topologia de Camada de Ligação (LLTD, Link-Layer Topology Discovery Responder) não estiver instalado no computador baseado no Windows XP. Artigo: KB922120
Solução: Instalar o protocolo através de uma atulização para Windows XP: Descoberta de Topologia da Camada de Link

Fonte: Help Windows


Posted ImageAutor e Direitos autorais: § Kael Arthas §
Posted ImageNenhuma parte deste tutorial poderá ser reproduzida sem a previa autorizarão do Autor
Posted ImageAtualizado em: 01/09/2007


Posted Image


Editado por § Kael Arthas § 17 February 2008 - 12:57 AM


#5 Terminal Server    

Terminal Server
  • Participante
  • 37 mensagens

Publicado 14 June 2004 - 07:42 PM

Parabens Kael ficou demais.

#6 Gilcachaca    

Gilcachaca
  • Participante
  • 1177 mensagens

Publicado 16 June 2004 - 11:48 AM

Meus parabens ... Ótimo tutorial ...


#7 Kael Arthas    

Kael Arthas
  • Participante
  • 4938 mensagens

Publicado 16 June 2004 - 09:17 PM

Obrigado Pessoal, postem o que acharam, algum erro, alguma outra dica, algo que ficaram com duvida, postem que farei o possível para ajuda-los.


#8 Jrhacker    

Jrhacker
  • Participante
  • 1347 mensagens

Publicado 22 June 2004 - 03:03 PM

Muito Bom.........

 

 

Gostei d+.....


#9 josimarcandido    

josimarcandido
  • Participante
  • 92 mensagens

Publicado 02 July 2004 - 07:32 AM

e como eu compartilho Internet com banda larga e dois micro só que o meu speedy é o home e os dois micro com o Windows XP e um micro com duas placas de rede

O seu Tutorial foi muito bom ajudou muito o meu coloque também

#10 Kael Arthas    

Kael Arthas
  • Participante
  • 4938 mensagens

Publicado 02 July 2004 - 09:31 PM

josimarcandido, blz?

Voce já viu o tutorial do e0x que existe nesta área do fórum? lá ele demonstra justamente isso, Banda Larga com dois micros com XP, da uma olha la, qualquer duvida e so postar la, aqui ou em um novo tópico você que sabe.

Qualquer duvida e so postar.










 




Tópicos com palavra-chave: TUTORIAL