Jump to content

Foto

Limitar a banda da internet compartilhada

Existem 15 respostas neste tópico

#1 DoiDOdC    

DoiDOdC
  • Participante
  • 103 mensagens

Publicado 04 August 2004 - 02:16 PM

Olá!
Eu tenho uma rede ponto-a-ponto aqui com minha irmã e dois vizinhos. Um desses vizinhos tem VELOX na casa dele e estávamos querendo DIVIDIR a mensalidade do VELOX (e a utilização do serviço, é claro) para todos. O modem ADSL já está instalado junto ao HUB na casa do meu vizinho. Cada computador da rede consegue conectar normalmente ao velox como se fosse uma conexão normal de ADSL. Cada um tem a sua autenticação no provedor (estamos usando o fácil Internet).
O problema é: Quando um dos computadores faz um download, fica muito difícil acessar a Internet por outro (ou até fazer downloads). Parece que não há uma divisão "honesta" da utilização da Internet pelo hub ou modem ADSL. Sabemos que a utilização de um servidor com um software de gerenciamento de cotas resolveria o problema, mas não queremos utilizar esse recurso.
Estava pensando se, por alguma configuração no registro do windows, não teria como gerenciar um limite de download/Upload  para a conexão de Internet.
A minha idéia é de assinar VELOX 768 para a rede e configurar cada computador para utilizar no máximo 300Kbps da banda (downstream), por configração de registro. Assim criaríamos um arquivo .REG com as configurações "limitadoras" para cada computador rodar.
Creio que com a banda limitada, um computador poderia ficar fazendo DOWNLOADS tranquilamente, enquanto o outro navegaria pela Internet sem atrapalhar um ao outro.

Já pensei em fazer essas configurações de limitação de uso em cada programa, como por exemplo, getright e shareaza, mas seria muito melhor fazer um configuração GERAL!.

Alguém tem uma boa idéia de como solucionar isso???

#2 Kael Arthas    

Kael Arthas
  • Participante
  • 4938 mensagens

Publicado 05 August 2004 - 07:40 AM

DoiDOdC, td blz?

Existe o 'Bandwidth Controller' que é um excelente software indicado para pequenas ou médias redes, com ele você pode efetuar a monitoria dos dados trafegados através de filtros baseados em IP, portas, MAC Address, etc. Este software também pode trabalhar de forma integrada ao Batch BandWidth Monitor que faz a geração de gráficos sobre downloads, uploads, e velocidade de banda em tempo real.

Download do Badwidth Controller 1.0: Aqui
Download do  Batch BandWidth Monitor 1.0: Aqui

Porém se você precisa de um controle mais refinado sob a utililzação da sua banda de acesso a Web a ferramenta mais indicada é o Microsoft ISA Server, como ele você pode trabalhar através da integração com o Active Directory do Windows 2000/2003 e delimitar a utilização da banda de acesso para usuários, grupos, ou's e até dominios inteiros. Para maiores informações sobre as funcionalidades de controle de banda do Microsoft ISA Server acesse o link abaixo:

Microsoft ISA Server - Recursos

Vale lembrar que o ISA Server é uma solução um pouco mais complexa e ampla do que as outras ferramentas citadas e que o mesmo e direcionado a redes de médio a grande porte.

Você pode efetuar o gerenciamento de banda utilizando a ferramenta PacketShaper M13.

Para maiores informações sobre esta solução acesse os links abaixo: http://www.kstelecom.com.br/solu_packet.htm

Obs: o único problema é que esta ferramenta é um pouco cara... porém muito eficiente !

[]'s
kael Arthas

#3 DoiDOdC    

DoiDOdC
  • Participante
  • 103 mensagens

Publicado 05 August 2004 - 08:20 AM

Certo:
Mas então eu deverei instalar esse "Badwidth Controller" em cada PC e configurá - lo para utilizar determinada velocidade de transmissão? Ou será necessário configurar um servidor para gerenciar o uso de banda nos clientes?

#4 DMHardCore    

DMHardCore
  • Participante
  • 356 mensagens

Publicado 05 August 2004 - 08:54 AM

Editado pela Moderação

1.2. Não é permitido ofender, provocar, ameaçar ou ironizar nenhum participante e é proibido o uso de palavras de baixo calão nas mensagens e assinaturas, sob pena de expulsão imediata. O mesmo se aplica às mensagens privadas. Críticas e reclamações sobre o comportamento de outros participantes devem ser evitadas! Se desejar reclamar sobre o comportamento de um outro participante envie um e-mail para um dos Administradores do Fórum com as suas reclamações e links que as fundamentem.

#5 DMHardCore    

DMHardCore
  • Participante
  • 356 mensagens

Publicado 05 August 2004 - 08:56 AM

qqr coisa ou duvida manda uma MP

#6 DoiDOdC    

DoiDOdC
  • Participante
  • 103 mensagens

Publicado 05 August 2004 - 01:11 PM

eu tenho um switch aqui 10/100, mas não posso usá - lo na rede e acho que essa solução não dá muito certo, porque você estaria MILTIPLICANDO o link pelo número de mákinas, certo? não acho possível você fazer um LINK 512K virar um de 8Mbps (ligando 16 mákinas no switch.
Como já disse, minha rede é MISTA, pois envolve cabeamento BNC (cabo coaxial atravessando a rua) e RJ45 (em um dos agrupamentos de computadores)

A solução que me resta é configurar por software mesmo. aguardo mais esclarescimentos...

#7 DMHardCore    

DMHardCore
  • Participante
  • 356 mensagens

Publicado 05 August 2004 - 01:20 PM

cara é possível sim, eu trabalho na telefonica, e aqui no centro de desenvolvimento utilizamos hubs de 48 portas SWITCH em um link apenas, de 2MB/s, e dps é distribuido entre uns 50 pcs por andar(7 andares), e para não sobrecarregar o switch de cada andar, cada andar tem um link de 2MB/s com um switch da Cisco de 48 portas 10/100/1000. Ms se der certo por software, vai fundo!

valeu.

OBS: os downloads em cada makina não saum em menos de 900kb/s.

obrigado.

#8 DoiDOdC    

DoiDOdC
  • Participante
  • 103 mensagens

Publicado 07 August 2004 - 10:07 AM

Esse programa Badwidth Controller não vai dar certo para o que eu kero fazer. Ele precisa ser instalado em um computador que está compartilhando a Internet com o resto da rede. Isso exige um "servidor de Internet". Como eu já expliquei no meu texto, CADA computador da redee zutentica a Internet IDEPENDENTEMENTE. O modem do Velox está ligado no HUB... Não queremos depenência de um computador para conectar na WEB..

#9 Kael Arthas    

Kael Arthas
  • Participante
  • 4938 mensagens

Publicado 07 August 2004 - 10:34 AM

DoiDOdC,

Sem a figura do servidor para compartilhar eu acho que não existe outra alternativa, um detalhe o moderador que editou sua primeira postagem de seu tópico não falou e acho que você não conhece este regra, da uma lida na regra 3.3. Porfavor não me entenda mal, so estou te alertando pois acho que você não conhece esta regra.http://www.babooforum.com.br/idealbb/images/smilies/45.gif'>

[]Kael Arthas

#10 Coyote®    

Coyote®
  • Participante
  • 13304 mensagens

Publicado 07 August 2004 - 10:47 AM

Data: 7/8/2004 10:07:13 AM
Autor: DoiDOdC

Esse programa Badwidth Controller não vai dar certo para o que eu kero fazer. Ele precisa ser instalado em um computador que está compartilhando a Internet com o resto da rede. Isso exige um ''servidor de Internet''. Como eu já expliquei no meu texto, CADA computador da redee zutentica a Internet IDEPENDENTEMENTE. O modem do Velox está ligado no HUB... Não queremos depenência de um computador para conectar na WEB..

3.3. O uso de letras maiúsculas, em negrito ou com fonte maior do que 2 (dois) é proibida na postagem de mensagens inteiras: o seu uso só é permitido em trechos de mensagens visando chamar a atenção para a informação ali contida. Também é proibida a postagem de mensagens inteiras com cores berrantes (vermelho, rosa ...) ou qualquer outra maneira de chamar a atenção.

Respeite as regras.