Jump to content

Foto

Fotos de malha Telefonica AKI!

Existem 83 respostas neste tópico

#31 alessandro_ufms    

alessandro_ufms
  • Participante
  • 303 mensagens

Publicado 11 September 2004 - 06:47 PM

Pow... eu pensava que só eu que tinha esse problema: não ter disponibilidade adsl para a minha região. já estou de saco cheio dessa conexão discada, e quando a gente liga lá para brasiltelecom eles fala que vai ver com o técnico responsável e eu acho que eles nem fazem nada. Acho uma falta de respeito com nós consumidores... Tenho vários amigos que tem adsl e moram no máximo a 1KM da qui. Porque será que só eu que não tenho.

PUBLICIDADE  

#32 Aether    

Aether
  • Participante
  • 1780 mensagens

Publicado 11 September 2004 - 06:59 PM

Isso é mais comum que você pensa. Em não culpo 100% a Brasil Telecom ou outra operadora por não ter o acesso disponivel, mas o modo que as linhas fora instaladas desde antes da privatização, o sistema Telebras, mas também nem tanto isso também, mas por não pensarem antigamente que a Internet iria existir. Eu falo do tipo e distancia dos cabeamentos utilizados. Isso não acontece só no Brasil.

Primeiro sobre a distância. As tecnologias xDSL têm um limite de alcance, não pela tecnologia em si, mas por questões físicas, bitola do cabeamento x frequencia x várias outras questões. Se a bitola é muito fina, o sinal ADSL, dependendo da frequencia utilizada, não passa de 3km porque atenua muito. Quanto maior a frequencia do sinal (Hz) e menor a bitola, maior a atenuação (existe mais resistencia no enlace). No geral  um sistema ADSL típico permite até 1,5mbps até 5,5km da Central. O problema é que muitos locais está a mais de 5,5km da Central. Repetição não seria viável porque envolve o sistema de voz, o mesmo par, e instalar repetidores por linha custa muito. Teria que ser feito um serviço só para todas linhas, pra não ficar mexendo nos fios subterraneos toda vez que alguém assina ou cancela do serviço, mas não são todos que assinarão ADSL e tem ainda a questao do serviço normal de voz.

A solução nesse caso são Centrais remotas, que como no meu caso, já existe uma instalada a 1,5km daqui, mas sem ADSL. Ou então de acordo com o crescimento do local, construir uma nova Central e remanejar todos pares para essa Central mais proxima.

#33 Aether    

Aether
  • Participante
  • 1780 mensagens

Publicado 11 September 2004 - 08:19 PM

Instalação de IFITL (Integrated Fiber Into The Loop) - um serviço que leva fibra optica até um conjunto de residencias oferecendo conexões de até 10mbps up/down. A fibra vai até 100 metros das casas e do pequeno armário parte um cabo de rede cat-5 para cada residencia. Mais detalhes sobre cada imagem: http://www.rayvaughan.com/bellsout.htm 

Cabeamento entrando na casa. O de rede está dentro dos dutos branco:

Posted Image

Técnico trabalhando no ONU  - Optical Network Unit

Posted Image

ONU:

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Cabeamento e emendas subterraneas:

Posted Image 

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

#34 fmenah    

fmenah
  • Participante
  • 1188 mensagens

Publicado 11 September 2004 - 08:34 PM

Como engenheiro civil uma pequena colocação, mas que dó deve ter dado de estourar esse asfalto novinho, será que não pensaram em fazer sangrias dos cabos antes da colocação do pavimento final. Isso deve ser uma vila a beira-mar, jamais construiriam casas sobre uma jazida de areia tão pura que não esteja salinizada.

#35 Aether    

Aether
  • Participante
  • 1780 mensagens

Publicado 11 September 2004 - 09:35 PM

Aí já não sei dizer nada! Hehehe.

Depois vem muito mais fotos...

#36 GrIgOr    

GrIgOr
  • Participante
  • 180 mensagens

Publicado 13 September 2004 - 07:21 AM

Data: 11/9/2004 2:56:38 PM
Autor: Aether

Data: 9/9/2004 8:25:05 AM
Autor: GrIgOr

Essa foto aí achei interessante, o pessoal poderia fazer o mesmo aqui, e resolveria o problema.

To com umas duvidas ainda:

Para a central remota funcinar é ligado um cabo optico direto da central até ela? e ela é ligada ao armario de distribuição da região , seria mais ou menos isso?

Sim, é levado um cabo óptico até ao armário de distribuição. Esse cabo óptico é ligado no ''DSLAMZÃO''. É como um DSLAM ''mãe'' e um ''filho''. Esse cabo óptico pode se estender por 15 ou 20km sem repetição. Infelizmente nem todos armários de distribuição têm condições de instalar um mini DSLAM dentro, especialmente os daqui do Brasil. Observem que to falando de armário de distribuição e não um armário óptico que pode ser uma mini Central mesmo, como equipamentos de comutação e tudo. O armário de distribuição na maioria dos casos contém mesmo só os pares metalicos das linhas telefonicas, para serem distribuidos pelos potes nas ruas.

Editado: Não necessariamente usa-se um cabo óptico, mas pode-ser usar pares metalicos certificados para serviços E1 com repetição para funcionar como link até a Central mãe. São cabos selecionados, em ótimo estado, geralmente de bitola maior para montar um link de até 32mbits/s (16xE1 - E1 = 2mbits/s)

Se eles puxarem um cabo direto da central até o meu armario de distribuição da certo também? ou tem que ser em uma central remota? o armario de dist. suporta fibra optica?

#37 Aether    

Aether
  • Participante
  • 1780 mensagens

Publicado 13 September 2004 - 09:03 AM

Eles não fazem isso aqui. E lendo melhor uma parte do FAQ, não é bem aquilo que eu falei, do DSLAM dentro do armário de distribuição, sei que tem algo extra instalado lá, mas não é bem isso, mas não é impossível de realizar o que falei e com certeza já li em algum local.

Ali o que aconteceu foi uma pessoa alugar pares, de acordo com a lei nos EUA, para fornecer seu proprio ADSL para sua comunidade, já que a empresa local não fornecia. Lá eles podem fazer isso. Aqui também pode, mas é muito caro e eles criam um monte de limitação. Depois posto mais detalhes.

#38 Aether    

Aether
  • Participante
  • 1780 mensagens

Publicado 18 September 2004 - 07:04 PM

Fiquei com preguiça de redimensionar as fotos, como vinha fazendo, então de agora para frente vou postar no tamanho original. Me desculpe se o layout vai ficar quebrado ou se seu monitor é pequeno, mas está dando muito trabalho redimensionar foto, por foto. 

Baterias dentro da Central Telefonica:

Posted Image

Cabeamentos de telefone, TV a cabo, cabeamento optico... Que bagunça organizada, não?:

Posted Image

Um tipo de Central Remota:

Posted Image

Posted Image

Um "nó" do sistema de TV a cabo.

Posted Image

Provavelmente equipamento de repetição de TV a cabo:

Posted Image

Cabeamento e equipamento d e TV a cabo:

Posted Image

Posted Image

Fibra Optica aérea. (Esse "circulo" em amarelo não foi eu que fiz, não sei o que queriam mostrar):

Posted Image

Cabeamento óptico. Pode parecer falta de organização ou desperdício, mas esse tanto de cabo é sempre deixando em certos pontos do cabeamento optico, perto de pontos de emenda geralmente para caso dê algum problema, já tenha fibra sobrando para esticar e cortar a parte dafinicada e emendar. É mais barato e evita ter que fazer duas emendas caso não tenha cabo suficiente, o que degradaria a a transmissão. Com cabo sobrando, é só puxar uma ponta.

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Outro equipamento de transmissão de TV a cabo:

Posted Image

Central remota:

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Estou procurando um série de fotos de uma Central remota aberta que tinha aqui, mas perdi as fotos que estava num CD-RW que estragou. São fotos grandes também, bem legal, mas não to achando. Assim que eu achar, posto.

#39 Aether    

Aether
  • Participante
  • 1780 mensagens

Publicado 18 September 2004 - 07:42 PM

Da hora a pintura que fizeram nesses armarios de distribuição:

Posted Image

#40 Aether    

Aether
  • Participante
  • 1780 mensagens

Publicado 18 September 2004 - 08:27 PM