Jump to content

Foto

Rede dominio x grupo trabalho

Existem 12 respostas neste tópico

#1 francisko    

francisko
  • Participante
  • 89 mensagens

Publicado 15 October 2004 - 02:26 PM

Gostaria de saber qual é a diferença entre rede com domínio e rede com grupo trabalho?

obrigado

#2 Kael Arthas    

Kael Arthas
  • Participante
  • 4938 mensagens

Publicado 16 October 2004 - 07:06 AM

Data: 15/10/2004 2:26:16 PM
Autor: francisko
Gostaria de saber qual é a diferença entre rede com domínio e rede com grupo trabalho?
obrigado

Dominio

É um agrupamento lógico de computadores em rede que compartilham recursos em um banco de dados de segurança comum onde a administração e autenticação são centralizadas. Existe um diretório onde todas as contas de usuário são armazenadas, este banco é chamado de Active Directory e um usuário precisa somente de uma conta para ter acesso ao mesmo e obter recursos compartilhados no domínio. Os domínios apresentam grande facilidade de administração e controle, e são expansíveis (escaláveis), podendo suportar desde pequenos grupos até milhares de estações.

Grupo de Trabalho

É um pequeno grupo de computadores em rede que trabalham juntos sem a necessidade de administração centralizada e possuí as características de recursos, administração e autenticação de usuário focados e executados em cada computador pertencente ao grupo. Cada micro tem seu próprio banco de dados SAM (Security Accounts Manager) que é o banco responsável pela segurança local das contas de usuário. A administração de rede por grupos de trabalho não é recomendada para grandes números de usuários devido ao fato de não apresentar grande escalabilidade.

[]'s
Kael Arthas

#3 francisko    

francisko
  • Participante
  • 89 mensagens

Publicado 17 October 2004 - 02:21 PM

Kael, valeu mesmo muito obrigado pela infomação. Será que você poderia me ajudar estou montando uma rede com 10 estaçoes e um servidor, todos Windows XP Pro e gostaria de montar esta rede como dominio, quais os passos que devo tomar?

obrigado mais uma vez

#4 Kael Arthas    

Kael Arthas
  • Participante
  • 4938 mensagens

Publicado 17 October 2004 - 04:42 PM

Data: 17/10/2004 2:21:35 PM
Kael, valeu mesmo muito obrigado pela infomação. Será que você poderia me ajudar estou montando uma rede com 10 estaçoes e um servidor, todos Windows XP Pro e gostaria de montar esta rede como dominio, quais os passos que devo tomar?
obrigado mais uma vez

Francisco, a instalação de um Controlador de Dominio implica na utilização do serviço de resolução de nomes (DNS) e no Windows XP não há possibilidades de realizar a instalação do Active Directory... esta opção só é válida para as versões Server do Windows 2000/2003. Para configurar o seu Windows XP para logon em um domínio é preciso seguir os seguintes passos:

Clicar com o botão direito do mouse no ícone 'Meu Computador' --> Identificação de Rede --> Propriedades --> e no item 'Membro de' você define de qual maneira acessará a rede (Dominio ou Grupo).

A partir da versão do Windows XP a Microsoft solicita a o registro dos seus sistemas para ativação e suporte dos mesmos, então para o perfeito funcionamento e usabilidade do Windows 2000/2003 Server você deve fazer o registro junto a Microsoft. Esse registro pode ser feito pelo telefone ou pela Internet.

Neste endereço você encontra informações e tutoriais oficiais da Microsoft (em português) para a configuração de domínios e criação de contas de usuários no Windows 2000 Server.

http://support.Microsoft.com

[]'s

Kael Arthas

#5 francisko    

francisko
  • Participante
  • 89 mensagens

Publicado 18 October 2004 - 10:31 AM

Kael, então quer dizer que não consigo administrar uma rede com o Windows XP pro?

#6 Kael Arthas    

Kael Arthas
  • Participante
  • 4938 mensagens

Publicado 19 October 2004 - 04:56 AM

Data: 18/10/2004 10:31:45 AM
Kael, então quer dizer que não consigo administrar uma rede com o Windows XP pro?

Correto Francisco, para executar tal funcao é necessário a utilização de um SO para tal, como o antigo Windows NT 4.0 Server, e os mais recentes Windows 2000 e 2003 Server.

[]'s
Kael Arthas

#7 francisko    

francisko
  • Participante
  • 89 mensagens

Publicado 19 October 2004 - 01:18 PM

Obrigado mais uma vez,então se colocar uma máquina com Win2000server terei como administrar.
por acaso você poderia me dar uma dica, para bloquear que façam instalações de programas sem autorização.tem como?

valeu...'http://www.babooforum.com.br/idealbb/images/smilies/4.gif'http://www.babooforum.com.br/idealbb/images/smilies/4.gif'http://www.babooforum.com.br/idealbb/images/smilies/4.gif

#8 metal_forever    

metal_forever
  • Participante
  • 13 mensagens

Publicado 19 October 2004 - 01:28 PM

Uma maneira para você fazer isso é criar grupos com permissões (Administradores, Usuários Avançados, Usuários..etc) globais e definir os usuários que farão parte desses grupos e depois adicionar no perfil dos usuários/máquinas.

#9 Kael Arthas    

Kael Arthas
  • Participante
  • 4938 mensagens

Publicado 20 October 2004 - 04:32 AM

Data: 19/10/2004 1:18:58 PM
Obrigado mais uma vez,então se colocar uma máquina com Win2000server terei como administrar.
por acaso você poderia me dar uma dica, para bloquear que façam instalações de programas sem autorização.tem como?
valeu...

Francisco, você pode esquematizar planos de segurança, liberando ou restringindo acesso a recursos em estações de trabalho Windows 2000 e XP Professional participantes de um domínio com Active Directory com o Objeto de Política de Grupo, veja link: Group Policy Object (Objeto de Política de Grupo) ,outra forma seria utilizando o Perfil Obrigatório, veja link: Mandatory Profile (Perfil Obrigatório)

[]'s
Kael Arthas

#10 francisko    

francisko
  • Participante
  • 89 mensagens

Publicado 20 October 2004 - 02:29 PM

Kael, muito obrigado pelas informações que me serão muitos uteis,obrigado mesmo, que Deus te abençoe.