Jump to content



Foto
DICA

Passo a passo: Configurando o Microsoft Windows XP !!

dica



Existem 23 respostas neste tópico

#1 Gilcachaca    

Gilcachaca
  • Participante
  • 1177 mensagens

Publicado 23 December 2004 - 12:45 PM


Passo a passo: Configurando o Microsoft Windows XP



Dica: se possível, imprima este documento antes de iniciar a Instalação. Como algumas etapas podem requerer que você encerre o computador, será útil ter uma cópia impressa destas informações.


Este documento ajudará você a instalar o Microsoft Windows XP Professional ou o Windows XP Home Edition, além de fornecer respostas para outras dúvidas relativas à instalação.



Visão geral da instalação


Esta versão do Windows XP inclui o Service Pack 2 (SP2) do Windows XP. Se você desinstalá-la, o SP2 também será desinstalado automaticamente. Seu computador passará a executar o sistema operacional que já executava antes da instalação do Windows XP ou ficará sem sistema operacional. Não é possível desinstalar somente o SP2.


Importante



  • Você pode instalar o Windows XP Home Edition com Service Pack 2 ou o Windows XP Professional com Service Pack 2 em computadores que executem os seguintes sistemas operacionais:

    • Microsoft Windows 98
    • Windows 98 Second Edition
    • Windows NT 4.0 Workstation
    • Windows Millennium Edition
    • Windows 2000 Professional
    • Windows XP Home Edition
    • Windows XP Professional

  • Para atualizar o Microsoft Windows 95 para o Windows XP Home Edition ou o Windows XP Professional, primeiro é necessário desinstalar o Windows 95 para depois executar uma nova instalação.
  • Se você estiver instalando o Windows XP em um computador mais antigo, convém verificar antes com o fabricante do computador se há alguma atualização de BIOS disponível.

Preparar para instalação


Quatro etapas importantes devem ser executadas antes do início da Instalação:



  1. Executar um relatório de atualização – são necessários apenas alguns minutos para se verificar a compatibilidade do sistema.
  2. Desabilitar o software de proteção contra vírus – se você não fizer isso, poderá ocorrer falha na instalação.
  3. Fazer backup dos arquivos usando o Assistente de backup interno do Windows ou outro programa de backup.
  4. Decidir qual é o tipo de Instalação desejado – uma atualização ou uma nova instalação.

A execução dessas quatro etapas antes do início da Instalação pode economizar tempo posteriormente.


Executar um relatório de atualização


O relatório de atualização informa como o hardware e o software funcionarão com o Windows–XP. Esse relatório é um programa rápido e fácil que pode ser executado com o CD do Windows XP. Veja como:



  1. Insira o CD do Windows XP na unidade de CD-ROM.
  2. Quando o menu Bem-vindo aparecer, clique em Verificar a compatibilidade do sistema.
  3. Em seguida, clique em Verificar o sistema automaticamente.

Informações sobre os dispositivos do computador (impressoras, scanners etc.) também podem ser encontradas no site do fabricante do dispositivo, no Catálogo do Windows e na HCL (Lista de Compatibilidade de Hardware) da Microsoft:


Versão de texto da HCL (para todos os sistemas operacionais)
(https://winqual.microsoft.com/download/default.asp)


Versão de texto da HCL (somente para Windows XP)
(https://winqual.microsoft.com/download/display.asp?FileName=hcl/WinXPHCLx86.txt)


Catálogo do Windows
(http://www.microsoft.com/windows/catalog/)


Todos os itens mencionados acima podem ser obtidos na Central de hardware e driver (http://www.microsoft.com/whdc/hcl/default.mspx)


O que fazer se algum item for incompatível com o Windows XP? É possível atualizar o hardware ou o software em questão, localizar um programa ou dispositivo semelhante mas compatível, ou remover o programa ou dispositivo e deixar de usá-lo. Para atualizar, contate o fabricante. Para localizar programas e dispositivos compatíveis, verifique o Catálogo do Windows (http://www.microsoft.com/windows/catalog/). Para remover um programa, vá para o Painel de controle e abra Adicionar ou remover programas.


Desabilitar o software de proteção contra vírus (antivírus) - Nescessário quando fizer uma ATUALIZAÇÃO do sistema operacional. ( ex: Atualizar o WIN98 para WINXP )


O software de proteção contra vírus pode interferir na instalação; por isso, desabilite-o antes de começar a instalar o Windows XP. Para obter instruções sobre como fazer isso, consulte a documentação do software.


Depois de configurar o Windows XP, lembre-se de habilitar novamente o programa de proteção contra vírus. Em alguns casos, será necessária uma versão atualizada do software, que pode ser obtida por download no site do fabricante do software.


Fazer backup dos arquivos


Faça backup de todos os arquivos a serem preservados, para o caso de algo sair errado. Dependendo da quantidade de arquivos, você pode copiá-los para um disquete, uma unidade removível, um CD ou uma pasta de rede, se houver uma rede. Os arquivos podem ser copiados diretamente ou você pode usar o Assistente de backup incluído na maioria das versões do Windows. Esse assistente fica na pasta AcessóriosFerramentas do sistema, no menu Iniciar.


Observação: não é possível restaurar no Windows XP um backup que foi criado com a ferramenta Msbackup no Windows 95, no Windows 98 ou no Windows Millennium Edition. Para obter mais informações sobre esse assunto, consulte o artigo 305381 da Base de Dados da Microsoft: "Não é Possível Restaurar Backups Criados no Windows 95, no Windows  ou no Windows Me usando a ferramenta Ntbackup do Windows XP".


Decidir qual é o tipo de Instalação desejado


Há basicamente três tipos diferentes de Instalação: a atualização, uma nova instalação (também conhecida como instalação limpa ou instalação completa) e a instalação multi-inicializadora. Dica: a primeira é altamente recomendável!


Atualização. Este é o método mais fácil de instalar o Windows  XP. É recomendável usar este método se uma versão anterior do Windows estiver sendo executada. Ao atualizar, você substitui o sistema operacional existente pelo Windows XP; porém os seus dados e a maioria das configurações de usuário não devem ser afetados (para garantir, convém sempre fazer backup dos arquivos antes de começar).


Podem ser atualizados: Windows 98, Windows 98 Second Edition, Windows Millennium Edition, Windows NT Workstation 4 (Service Pack 6) ou Windows 2000 Professional.


Observação: o Windows 2000 só pode ser atualizado para o Windows XP Professional. Consulte o artigo 292607 da Base de Dados da Microsoft para obter os caminhos de atualização com suporte. Consulte também o artigo 316941 da mesma Base de Dados para obter uma visão geral do processo de instalação do Windows XP.


Dica: para localizar um artigo da Base de Dados da Microsoft (ou Knowledge Base, no caso de artigos em inglês), vá para Suporte Online da Microsoft (http://support.microsoft.com), digite o número do artigo da base de dados de conhecimento no campo de pesquisa e pressione ENTER.


Nova instalação. Também conhecida como instalação completa ou instalação limpa, este método requer um pouco mais de trabalho do que a atualização. A nova instalação pode instalar o Windows XP em outra unidade ou partição sem afetar a instalação existente. Você também pode optar por limpar tudo da unidade de disco rígido e começar do zero. É importante que você faça backup dos arquivos antes de fazer uma nova instalação! Como parte da nova instalação, também é possível particionar e formatar a unidade de disco rígido. É melhor que isso seja feito como parte da Instalação e não antecipadamente (como você pode ter feito em versões anteriores do Windows). Chegaremos lá.


Instalação multi-inicializadora. A mais difícil das três, este método é uma variação do processo de nova instalação, que permite executar mais de um sistema operacional no computador. Por exemplo, é possível ter o Windows XP e o Windows 98 instalados. Para alternar de um para outro, você reinicia o computador e escolhe um sistema operacional em um menu que aparece quanto o computador é iniciado. Parece interessante, mas não tente fazer isso, a não ser que você seja um usuário avançado de computador.


Atualizar para o Windows XP


Observação: antes de instalar o Windows XP, você deve desabilitar o software de proteção contra vírus (antivírus) e pode executar a Ferramenta de Diagnóstico de Memória do Windows para testar a RAM (memória de acesso aleatório) do computador. Para usar essa ferramenta, siga as instruções do site Diagnóstico de memória do Windows (http://oca.microsoft.com/en/windiag.asp). Lembre-se de habilitar o software para proteção contra vírus novamente após a instalação do Windows XP.


Ao atualizar para o Windows XP, você instala o Windows na mesma pasta onde a versão atual do Windows está localizada, atualizando a versão mais antiga. Veja como:



  1. Inicie o computador. Tenha à mão a chave do produto (Product Key).
  2. Insira o CD do Windows XP na unidade de CD-ROM ou DVD do computador.
  3. No menu que será exibido, clique em Instalar Windows XP.
  4. Na página Bem-vindo à instalação do Windows, clique em Atualização (recomendável) (se ainda não estiver selecionado) e clique em Avançar. (Clique em Avançar em cada tela a partir daqui.)
  5. Na página Contrato de Licença, leia o contrato e siga as instruções para aceitá-lo ou rejeitá-lo.
  6. Na página Chave do produto (Product Key), digite a chave do produto, com 25 caracteres, nas caixas apropriadas.
  7. Na página Obter arquivos de instalação atualizados, selecione a opção desejada. Dica: convém selecionar Sim e obter os arquivos atualizados, porém você só poderá fazer isso se tiver uma conexão com a Internet.

    Observação: alguns dos problemas abordados na seção de solução de problemas deste documento podem ser evitados com a obtenção dos arquivos de instalação atualizados.


  8. Durante essa fase da Instalação, o computador será reiniciado várias vezes e você verá telas informando sobre os novos recursos do Windows XP. Essa parte da Instalação é demorada. Convém tomar um café ou fazer um intervalo.
  9. Finalmente, o computador é reiniciado pela última vez e o Windows XP é iniciado.

Não se esqueça de habilitar novamente o software de proteção contra vírus após concluir a Instalação.


Executar uma nova instalação do Windows XP


Se não houver um sistema operacional instalado no computador ou se você tiver decidido instalar o Windows a partir do zero, você poderá executar o processo conhecido como nova instalação (também chamada de instalação limpa ou instalação completa). Esse processo é mais complicado e demorado do que a atualização (cerca de 20 etapas contra 9 da atualização). Para executar uma atualização, consulte a seção "Atualizar para o Windows XP".


Observação: antes de instalar o Windows XP, você deve desabilitar o software de proteção contra vírus (antivírus) e pode executar a Ferramenta de Diagnóstico de Memória do Windows para testar a RAM (memória de acesso aleatório) do computador. Para usar essa ferramenta, siga as instruções do site Diagnóstico de memória do Windows (http://oca.microsoft.com/en/windiag.asp). Lembre-se de habilitar o software para proteção contra vírus novamente após a instalação do Windows XP.


CUIDADO: durante a nova instalação, você pode optar por excluir tudo que existe atualmente na unidade de disco rígido. Portanto, antes de iniciar, faça backup dos dados que você deseja manter (verifique se os dados do backup não estão armazenados na unidade que você vai excluir).


Veja como executar uma nova instalação do Windows XP:



  1. Insira o CD do Windows XP na unidade de CD-ROM.

    Observação: verifique se o computador pode ser inicializado a partir de um CD. Se isso for possível, siga os procedimentos da seção "Configurar um computador para inicializar a partir do CD" ou consulte a seção "Como instalar o Windows a partir do prompt de comando?" em "Executar outras tarefas relacionadas à instalação".


  2. Reinicie o computador.
  3. Quando a mensagem Pressione qualquer tecla para inicializar a partir do CD… for exibida, pressione rapidamente qualquer tecla (por exemplo, a BARRA DE ESPAÇOS). A instalação é iniciada.

    Observação:  preste muita atenção aqui, pois é muito fácil não ver essa mensagem. Caso o sistema operacional atual seja iniciado, você saberá que perdeu a oportunidade de inicializar a partir do CD. Reinicie o computador e tente novamente.


  4. Quando a Instalação é iniciada, várias mensagens piscam na parte inferior da tela. Essas mensagens são importantes apenas em circunstâncias especiais, como a instalação de uma determinada HAL (camada de acesso a hardware) ou o carregamento de uma unidade de SCSI (interface de sistema de computadores pequenos). A maior parte das pessoas pode ignorá-las. Para obter mais informações sobre este assunto, consulte o artigo 295116 do Microsoft Knowledge Base e o artigo 220845 da Base de Dados da Microsoft.
  5. Em seguida, é exibida uma tela que oferece estas três opções: Instalar o Windows XP, Reparar uma instalação do Windows XP ou Sair da Instalação. Pressione ENTER para selecionar a primeira opção.
  6. Em seguida, aparece o Contrato de Licença de Usuário Final. Leia o contrato e siga as instruções para aceitá-lo ou rejeitá-lo. Se o CD do Windows for de atualização, após a aceitação do contrato, será solicitado que você insira o CD do sistema operacional anterior para que seja verificado se a versão anterior pode ser atualizada para o Windows XP.

    Importante! Se você usar um CD de recuperação de um fabricante original do equipamento (também chamado de OEM), é possível que o CD não seja aceito. Se você excluir as informações sobre a partição ou formatar a unidade, e o CD de recuperação do OEM não for aceito como mídia válida, será necessário usar o CD de recuperação do OEM para restaurar a versão anterior do Windows. Para obter detalhes sobre como restaurar o sistema usando a mídia de recuperação do OEM, contate o fabricante do computador.


  7. Se aparecer uma tela mostrando uma instalação existente do Windows XP, pressione ESC para continuar a instalação de uma cópia recente do Windows XP.
  8. Na tela seguinte, você terá a opção de reparticionar a unidade. Convém reparticionar caso você queira mesclar várias partições menores para formar uma maior, ou se desejar criar várias partições menores para poder definir uma configuração multi-inicializadora. Para reparticionar, siga as instruções para excluir as partições existentes, se necessário. Em seguida, selecione o espaço não particionado e pressione ENTER para continuar.

    CUIDADO: a exclusão de uma partição removerá todos os dados armazenados nela. Antes de continuar, verifique se você fez backup de tudo que deseja manter.


  9. Selecione o método de formatação a ser usado e pressione ENTER. O NTFS (sistema de arquivos do Windows NT) oferece recursos de formatação e tecnologias de segurança avançados. Se for necessário acessar unidades ou arquivos do DOS (como de um disco de inicialização baseado no DOS) usando o Windows Millennium Edition ou versões anteriores do Windows, talvez seja necessário selecionar FAT32 em vez de NTFS. Selecione um dos métodos de formatação (rápido ou lento).
  10. A instalação formatará a unidade, copiará os arquivos de Instalação iniciais e reiniciará o computador.

    Observação: após o computador ser reiniciado, a mensagem Pressione qualquer tecla para inicializar a partir do CD... será exibida novamente, mas você deve ignorá-la para não interromper o processo de instalação atual.


  11. Após outra reinicialização, a próxima parte da Instalação será iniciada.
  12. Na página Opções regionais e de idiomas, siga as instruções para adicionar o suporte ao idioma ou alterar as configurações de idioma, se desejar.
  13. Na página Personalizar o software, digite o seu nome e o nome da sua empresa ou organização (se aplicável).
  14. Na página Chave do produto (Product Key), digite a chave do produto com 25 caracteres, fornecida com a sua cópia do Windows XP.
  15. Na página Nome do computador e senha do administrador, crie um nome de computador (se o administrador da rede tiver fornecido um nome, digite esse nome). Em seguida, crie uma senha para a conta Administrador no seu computador. Digite-a uma vez e depois a confirme digitando-a novamente.

    Importante:  lembre-se da senha do Administrador. Ela será necessária quando você quiser fazer alterações no sistema futuramente.


  16. Na página Configurações de data e hora, faça as alterações necessárias.
  17. Na página Configurações de rede, se aparecer, selecione Configurações típicas (a não ser que você pretenda configurar manualmente os componentes de rede).
  18. Na página Domínio do computador ou grupo de trabalho, clique em Avançar. Se desejar adicionar o computador a um domínio, selecione a segunda opção e preencha o nome do domínio (se isso for feito, serão solicitados um nome de usuário e uma senha).

    Observação: a conexão com um domínio é possível no Windows XP Professional, mas não no Windows XP Home Edition.


  19. Em seguida, enquanto a Instalação copia os arquivos para o computador e conclui outras tarefas, você verá várias telas com informações sobre os novos recursos do Windows XP.
  20. Finalmente, o computador será reiniciado. Ignore novamente a mensagem para pressionar qualquer tecla. Após a conclusão da Instalação, ejete o CD da unidade de CD-ROM.

Não se esqueça de habilitar novamente o software de proteção contra vírus após concluir a Instalação.


Transferir arquivos e configurações de outro computador


Você alguma vez já desejou poder transferir facilmente os seus arquivos e as suas configurações de um computador antigo para um novo? O Assistente para transferência de arquivos e configurações, disponível no Windows XP, pode ajudá-lo a fazer isso. Esse assistente facilita a atualização para um novo computador.


Veja como usar esse assistente:


No novo computador:



  1. Clique em Iniciar e em Assistente para transferência de arquivos e configurações.
  2. Na página Bem-vindo do assistente, clique em Avançar.
  3. Na página Que computador é este?, selecione Computador novo.
  4. Na página Você tem um CD do Windows XP?, selecione Usarei o assistente do CD do Windows XP, a não ser que você não tenha um CD do Windows XP. Nesse caso, será necessário criar um Disco do assistente para poder executá-lo no computador antigo. Selecione a primeira opção e siga as instruções para criar o Disco do assistente.
  5. Agora vá para o computador antigo (ou o computador a partir do qual você está transferindo os arquivos e as configurações).

No computador antigo:



  1. Se você não tiver um CD do Windows XP, insira na unidade de disquete o Disco do assistente que você criou. Clique em Iniciar, clique em Executar e clique em Procurar. Navegue até a unidade de disquete e clique duas vezes no arquivo MigWiz.exe. Na caixa de diálogo Executar, clique em OK.

    Se você tiver um CD do Windows XP, insira-o na unidade de CD-ROM do computador a partir da qual você deseja copiar arquivos e configurações e aguarde até que o menu de inicialização seja exibido. Se o menu não aparecer automaticamente, clique em Iniciar, clique em Executar e clique em Procurar. Navegue até a unidade de CD-ROM e clique duas vezes no arquivo Setup.exe. Na caixa de diálogo Executar, clique em OK. Clique em Executar tarefas adicionais e clique em Transferir arquivos e configurações.


  2. Na página Bem-vindo do Assistente para transferência de arquivos e configurações, clique em Avançar.
  3. Na página Que computador é este?, selecione Computador antigo.
  4. Na página Selecione um método de transferência, escolha um método que funcione em ambos os computadores. Por exemplo, é possível colocar os arquivos e as configurações em uma unidade de rede à qual ambos os computadores tenham acesso ou usar uma unidade removível. Seja qual for o método escolhido, ambos os computadores devem poder usá-lo.
  5. Na página O que você deseja transferir?, selecione uma das três opções. Dependendo do tipo do método de transferência escolhido, algumas opções são melhores do que outras aqui. Por exemplo, se você planeja transferir mais do que apenas alguns arquivos e algumas configurações, escolha um método diferente de disquetes (pois a capacidade de armazenamento deles é a menor). Se decidir alterar o método de transferência, você sempre poderá clicar em Voltar.

    Nessa página também é possível marcar uma caixa de seleção que permite escolher uma lista personalizada de arquivos e configurações a serem transferidos. Essa opção é para usuários avançados.


  6. Neste ponto, você poderá ver uma mensagem solicitando que você instale certos programas no novo computador antes de continuar. Essa etapa não é necessária, porém esses programas podem não funcionar corretamente se isso não for feito.
  7. O assistente então coleta os arquivos e as configurações que você solicitou e prepara-se para transferi-los para o novo computador. Insira um disco ou uma unidade removível quando for solicitado, se você estiver usando um desses métodos.
  8. Na página Concluindo a fase de coleta, clique em Concluir. Em seguida, vá para o novo computador levando os discos ou CDs que você usou.

No novo computador:



  1. Clique em Iniciar e em Assistente para transferência de arquivos e configurações.
  2. Na página Bem-vindo, clique em Avançar.
  3. Na página Que computador é este?, selecione Computador novo.
  4. Se você colocou os arquivos e as configurações em um disco ou CD, insira-o agora. Na página Onde estão os arquivos e configurações?, informe ao assistente onde encontrar os arquivos e as configurações. O assistente transfere os arquivos e as configurações para o novo computador.
  5. Na página Concluindo o 'Assistente para transferência de arquivos e configurações', leia as mensagens sobre o status da transferência e clique em Concluir.
  6. É possível que haja uma mensagem informando que você precisa fazer logoff antes que as novas configurações aparecam no novo computador. Basta fazer logoff e fazer logon novamente. Não há necessidade de reiniciar o computador.

É isso! Os arquivos e as configurações transferidos agora devem estar no novo computador.


Particionar e formatar uma unidade de disco rígido


Se não houver partições na unidade de disco rígido, será necessário criar uma partição e formatá-la. Como alternativa, convém reparticionar a unidade de disco rígido caso você queira mesclar várias partições menores para formar uma maior, ou se desejar criar várias partições menores para poder definir uma configuração multi-inicializadora.


Se você deseja particionar ou formatar a unidade de disco rígido, é recomendável usar as ferramentas de particionamento e formatação de disco internas da Instalação do Windows XP. Essas ferramentas permitem excluir as partições existentes e criar uma ou mais partições novas.


IMPORTANTE: se essas etapas forem seguidas em uma unidade de disco rígido que não esteja vazia, todos os dados armazenados nesse disco rígido serão excluídos permanentemente.


Para usar as ferramentas de particionamento e formatação da Instalação do Windows XP:



  1. Insira o CD do Windows XP na unidade de CD/DVD (ou insira o primeiro disco de inicialização da Instalação do Windows XP na unidade de disquete) e reinicie o computador.

    Observação: para iniciar a partir do CD do Windows XP (ou do disco de inicialização da Instalação), o computador deve estar configurado para iniciar a partir da unidade de CD/DVD (ou unidade de disquete). Em alguns casos, pode ser necessário modificar as configurações da BIOS do computador para fazer isso. Para obter mais informações, consulte "Configurar um computador para inicializar a partir do CD".


  2. Se você estiver iniciando o computador a partir do CD do Windows XP, pressione uma tecla para inicializar a partir do CD quando solicitado. Se você estiver iniciando a partir dos discos de inicialização da Instalação do Windows XP, insira cada um dos discos adicionais quando solicitado e pressione ENTER para continuar após cada inserção.
  3. Na página Bem-vindo à instalação, pressione ENTER para continuar.
  4. Na página Contrato de Licença, leia o contrato e siga as instruções para aceitá-lo ou rejeitá-lo.
  5. Se for detectada uma instalação do Windows XP, será solicitado que você a repare. Pressione ESC (não reparar).
  6. Todas as partições e os espaços não particionados existentes são listados para cada disco rígido físico. Use as teclas de direção para selecionar a partição ou o espaço não particionado em que você deseja criar uma nova partição. Em seguida, pressione D para excluir uma partição existente ou pressione C para criar uma nova partição usando o espaço não particionado.

    Se você pressionar D para excluir uma partição existente, deverá pressionar L (ou pressionar ENTER e depois L se essa for a partição Sistema) para confirmar que você deseja excluir a partição. Repita esse processo para cada uma das partições existentes que você deseja usar para a nova partição. Quando todas elas tiverem sido excluídas, selecione o espaço não particionado resultante e pressione C para criar uma nova partição.


    Observação: para criar uma partição na qual já existe uma ou mais partições, é necessário primeiro excluir as partições existentes para depois criar a nova.


  7. Digite o tamanho (em megabytes ou MB) desejado para a nova partição e pressione ENTER, ou apenas pressione ENTER para criar a partição usando o tamanho máximo.
  8. Para criar partições adicionais, repita as etapas 6 e 7.
  9. Se você deseja instalar o Windows XP, use as teclas de direção para selecionar a partição na qual ele deve ser instalado e pressione ENTER. Se você não deseja formatar a partição e instalar o Windows XP, pressione F3 duas vezes para sair da Instalação e não continue com as etapas seguintes. Nesse caso, é necessário usar outro programa para formatar a partição.
  10. Selecione a opção de formatação a ser usada na partição e pressione ENTER. As opções são:

    • Formatar a partição usando o sistema de arquivos NTFS (Rápida)
    • Formatar a partição usando o sistema de arquivos FAT (Rápida)
    • Formatar a partição usando o sistema de arquivos NTFS
    • Formatar a partição usando o sistema de arquivos FAT
    • Deixar o sistema de arquivos atual intacto (sem alterações)

    Para a maioria das configurações, o NTFS é uma boa opção de segurança e flexibilidade. No entanto, se você planeja instalar uma configuração multi-inicializadora e acessar dados na unidade usando sistemas operacionais mais antigos, como Windows 95, Windows 98 ou Windows Millennium Edition, selecione FAT.


    Quando um volume é formatado, os arquivos são removidos desse volume e a unidade de disco rígido é examinada para verificar a existência de setores defeituosos. A maior parte do tempo necessário para formatar um volume é usada no exame do disco. Se você escolher a opção de formatação Rápida, os arquivos serão removidos da partição, porém o disco não será examinado para verificar a existência de setores defeituosos. Essa opção só deve ser usada se o disco rígido tiver sido formatado anteriormente e você tiver certeza de que ele não está danificado.


    Observação: durante a Instalação do Windows XP, a opção de deixar o sistema de arquivos atual intacto não estará disponível se a partição selecionada for nova. Para partições de até 2 gigabytes (GB), a Instalação usa o sistema de arquivos FAT (também conhecido como FAT16). Para partições com mais de 2 GB e menos de 32 GB, a Instalação usa o sistema de arquivos FAT32. Para partições com mais de 32 GB, a Instalação usa o NTFS.


    Observação: se você tiver excluído e criado uma nova partição do sistema mas estiver instalando o Windows XP em outra partição, neste ponto será solicitado que você selecione um sistema de arquivos para as partições do sistema e de inicialização.


  11. Depois que a Instalação formatar a partição, siga as instruções na tela para continuar a Instalação. Uma vez concluída a Instalação, você poderá usar as ferramentas de Gerenciamento de disco no Windows XP para criar ou formatar partições adicionais.

Executar outras tarefas relacionadas à instalação


Como instalar o Windows a partir do prompt de comando?


Se o computador não será inicializado a partir de um CD, você ainda poderá usar os disquetes de Instalação do Windows XP para iniciar a Instalação. Durante a Instalação, será solicitado que você insira o CD do Windows XP. Para obter mais informações, consulte "Criar discos de inicialização".


Caso contrário, você poderá usar um disco de Inicialização do Windows 98 ou do Windows Millennium Edition para iniciar o computador e depois executar Winnt.exe na pasta i386 do CD do Windows XP.



  1. A ferramenta Smartdrv.exe agilizará o processo de cópia dos arquivos do CD para a unidade de disco rígido. Para usá-la, verifique se o arquivo Smartdrv.exe está presente no disco de inicialização.

    Se esse arquivo não estiver presente, o processo de cópia de arquivos será mais demorado mas ainda poderá ser feito com êxito. Verifique no disco de inicialização se as entradas a seguir existem nos arquivos mencionados e, se ainda não existirem, adicione-as:


    No Autoexec.bat, adicione esta linha:


    smartdrv.exe


    No Config.sys, adicione esta linha:


    device=himem.sys


    Observação: para obter informações sobre como modificar os arquivos Config.sys e Autoexec.bat, consulte o artigo 232558 do Microsoft Knowledge Base.


  2. Insira o disco de inicialização na unidade de disquete do computador e reinicie-o.
  3. Quando o prompt do DOS aparecer (ele se parece com isto:  C:>, digite as linhas a seguir, pressionando ENTER após cada uma. Substitua a letra D pela letra da unidade de CD-ROM, se a sua for diferente.

    D:


    cd i386


    winnt


    Quando a Instalação começar, siga os prompts na tela.


Como definir o sistema operacional padrão (quando vários sistemas estão instalados)?


Se houver mais de um sistema operacional instalado, você poderá selecionar aquele que deseja usar como padrão:



  1. No Windows XP, clique com o botão direito do mouse em Meu computador e, em seguida, clique em Propriedades.
  2. Na guia Avançado, em Inicialização e recuperação, clique em Configurações.
  3. Em Inicialização do sistema, na lista Sistema operacional padrão, clique no sistema operacional que deve ser iniciado quando você ligar ou reiniciar o computador.
  4. Marque a caixa de seleção Tempo para exibir lista de sistemas operacionais e selecione o número de segundos durante os quais você deseja que a lista seja exibida antes que o sistema operacional padrão seja iniciado.

Aviso: o arquivo de opções de inicialização (Boot.ini) controla o número e a ordem dos sistemas operacionais no computador. Para editar manualmente esse arquivo, clique em Editar na guia Inicialização e recuperação. Tenha cuidado ao modificar o arquivo de opções de inicialização. Se isso for feito de maneira incorreta, o computador poderá ficar inutilizado. Para obter mais informações, consulte o artigo 289022 da Base de Dados da Microsoft.


Como desinstalar o Windows XP?


Se for necessário desinstalar o Windows XP e retornar ao sistema operacional a partir do qual você fez originalmente a atualização, siga estas instruções.


Observação: se você executou uma nova instalação em vez de atualizar, não poderá desinstalar o Windows XP. Nesse caso, é necessário executar uma nova instalação do sistema operacional anterior.


Observações importantes:



  • Se houver espaço suficiente, os arquivos de desinstalação do Windows XP serão salvos automaticamente durante o processo de atualização. Se não houver espaço, eles não serão salvos e você não poderá usar o processo de desinstalação descrito nesta seção.
  • Os programas que foram instalados antes da atualização do Windows XP serão preservados, mas os programas que foram instalados depois dessa atualização não estarão disponíveis após a desinstalação do Windows XP e será necessário reinstalá-los.
  • Para poder desinstalar com êxito o Windows XP SP2, você deve ter atualizado a partir do Windows 98, do Windows 98 Second Edition ou do Windows Millennium Edition. Se você atualizou a partir do Windows XP, do Windows 2000, do Windows NT 4.0 ou do Windows 95, não poderá desinstalar o Windows XP SP2.
  • Se você converteu a unidade de disco rígido em sistema de arquivos NTFS, não poderá reverter novamente para um sistema operacional que seja incompatível com NTFS (por exemplo, Windows 98 ou Windows Millennium Edition).

Para desinstalar o Windows XP:



  1. Reinicie o computador no Modo de segurança. Para isso, reinicie o computador e pressione F8 enquanto o Windows está sendo iniciado.
  2. Faça logon usando a conta Administrador.
  3. Clique em Iniciar, clique em Painel de controle e clique duas vezes em Adicionar ou remover programas.
  4. Na lista de programas instalados, clique duas vezes em Desinstalar Windows XP.

    Importante: se a opção Desinstalar Windows XP não estiver na lista de programas instalados, você deverá reinstalar manualmente o sistema operacional original. Nesse caso, faça backup de todos os seus dados críticos antes de continuar.


    Se você tiver atualizado para o Windows XP a partir do Windows 98 ou do Windows Millennium Edition, talvez seja possível desinstalar manualmente o Windows XP se a pasta Desfazer ainda estiver disponível. Para obter mais informações, consulte o artigo 312569 da Base de Dados da Microsoft.


  5. Quando aparecer a mensagem "Tem certeza de que deseja desinstalar o Windows XP e restaurar o sistema operacional anterior?", clique em Sim para iniciar o processo de desinstalação do Windows XP.
  6. Após a desinstalação, o computador será desligado e depois reiniciado com o sistema operacional instalado anteriormente.

Como remover o Windows XP de um computador e instalá-lo em outro?


Siga as instruções acima para desinstalar o Windows XP. Em seguida, use o CD do Windows XP para instalá-lo no novo computador.


Para obter mais informações, consulte o artigo 303661 da Base de Dados da Microsoft e leia o tópico sobre falhas de ativação ao mover o Windows XP para outro computador.


Como lidar com problemas de ativação?


Se for solicitado que você ative a instalação do Windows XP, adie a ativação até concluir as atualizações ou alterações planejadas no hardware e nos drivers de dispositivo fixos relacionados. Caso contrário, poderá ser necessário reativar após fazer essas alterações. Os hardwares/drivers fixos incluem a primeira instância de dispositivos como vídeo, rede (excluindo-se os modems), SCSI, unidades de disco rígido, CD-ROM/DVD e memória do sistema. O USB ou outros dispositivos removíveis (como câmeras e impressoras) não afetam a ativação.


Se você desinstalar o Windows XP de um computador (Computador A) e instalá-lo em um segundo computador (Computador B), poderá ocorrer o seguinte:



  • Decorridos menos de 120 dias desde a primeira instalação do Windows XP no Computador A, não será possível ativar o Windows no Computador B pela Internet. Em vez disso, quando for solicitado que você ative, será necessário ligar para o número listado no Assistente para ativação, explicar que você desinstalou e reinstalou em outro computador e receber uma chave de produto (Product Key) válida.
  • Decorridos mais de 120 dias desde a primeira instalação do Windows XP no Computador A, a ativação no Computador B deverá funcionar normalmente.

Para obter mais informações sobre a solução de problemas de ativação, consulte os artigos 293764, 312295, 314935 e 318702 do Microsoft Knowledge Base.


Solucionar problemas de instalação


Você teve problemas durante a Instalação? Infelizmente às vezes acontece. Alguns problemas podem ser resolvidos com as informações desta seção.


Importante: se você tiver algum software de proteção contra vírus instalado no computador, desabilite-o, pois ele pode causar problemas durante a Instalação. Lembre-se de habilitá-lo novamente após a instalação do Windows XP.


As etapas de solução de problemas a seguir podem ser usadas se você tiver problemas ao atualizar para o Windows XP a partir do Windows 98, do Windows 98 Second Edition ou do Windows Millennium Edition.


Solução de problemas gerais


Se você tiver problemas ao executar a Instalação, saia da Instalação e execute o Supervisor de atualização a partir do CD do Windows XP. Veja como:



  1. Insira o CD do Windows XP na unidade de CD-ROM.
  2. Quando o menu Bem-vindo aparecer, clique em Verificar a compatibilidade do sistema.
  3. Em seguida, clique em Verificar o sistema automaticamente.

O Supervisor de atualização verificará as incompatibilidades de hardware e software. Com freqüência essas são as causas dos problemas de Instalação. Remova ou desinstale o hardware ou software incompatível e execute a Instalação novamente.


Se o Supervisor de atualização não localizar o problema, você também poderá executar uma inicialização simples no computador e executar a Instalação novamente. A solução de problemas de inicialização simples é apenas uma maneira de remover variáveis que poderiam causar problemas.


Para executar a solução de problemas de inicialização simples no Windows Millennium Edition:



  1. Clique em Iniciar e clique em Executar. Na caixa Abrir, digite msconfig e clique em OK.
  2. Na guia Geral, clique em Inicialização seletiva.
  3. Desmarque todas as caixas de seleção em Inicialização seletiva.
  4. Na guia Inicialização, marque a caixa de seleção *StateMgr (somente Windows Millennium Edition) e clique em OK.
  5. Quando for solicitado que você reinicie o computador, clique em Sim.
  6. Após o computador ser reiniciado, clique em Iniciar e clique em Executar. Na caixa Abrir, digite msconfig e clique em OK.

    Importante: observe bem a guia Geral para verificar se as caixas de seleção em Inicialização seletiva estão desmarcadas. Continue com a próxima etapa se nenhuma das caixas de seleção estiver marcada. Se alguma delas estiver desabilitada ou cinza, o computador não teve uma inicialização simples e talvez seja necessária a assistência do fabricante do programa que está afetando o Msconfig.


  7. Depois de verificar se o computador teve uma inicialização simples, tente executar novamente a Instalação do Windows XP.

Para obter mais informações, consulte o artigo 267288 da Base de Dados da Microsoft.


Para retornar de um estado de inicialização simples



  1. Clique em Iniciar e clique em Executar. Na caixa Abrir, digite msconfig e clique em OK.
  2. Na guia Geral, clique em Inicialização normal e clique em OK.
  3. Quando for solicitado que você reinicie o computador, clique em Sim.

Para executar a solução de problemas de inicialização simples no Windows 98:


Para obter informações sobre como executar uma inicialização simples com o objetivo de solucionar problemas no Windows 98, consulte o artigo 192926 da Base de Dados da Microsoft.


Erro de cópia de arquivo durante a Instalação


Suponha que a Instalação seja interrompida durante a cópia de arquivos e você veja uma mensagem como esta:


A instalação não pode copiar o arquivo . Pressione X para tentar novamente, Y para anular.


Aqui estão algumas das possíveis causas e as respectivas soluções para esse problema:



  • O CD do Windows XP está riscado, manchado ou sujo. Limpe-o com um pano macio, insira-o na unidade de CD e clique em OK.
  • A unidade de CD não está funcionando adequadamente ou o CD pode estar vibrando demais e o laser não consegue ler os dados com precisão. Para obter mais informações sobre esse problema, consulte a documentação do hardware ou contate o fabricante da unidade de CD.
  • Se você estiver usando várias unidades de CD, o computador pode estar tentando localizar os arquivos na unidade errada. Se o hardware tiver um recurso para desabilitar as unidades de CD que não estão sendo usadas, desabilite essas unidades.

    Observação: para desabilitar um dispositivo no Windows 95, clique com o botão direito do mouse em Meu computador, clique em Propriedades, abra o Gerenciador de dispositivos e desmarque Configuração Original (Atual). No Windows 98 e no Windows Millennium Edition, marque a caixa de seleção Desativar neste perfil de hardware no Gerenciador de dispositivos.


    Se necessário, habilite novamente o dispositivo após atualizar para o Windows XP. Para obter mais informações, consulte o artigo 283658 da Base de Dados da Microsoft.


  • Há um vírus no computador. Execute um programa antivírus para verificar o sistema e identificar os reparos necessários.

Observação: se você tiver problemas durante a instalação, poderá usar a Ferramenta de Diagnóstico de Memória para testar a RAM (memória de acesso aleatório) do computador. Essa ferramenta ajuda a determinar se os problemas de instalação são causados por falha do hardware, como a RAM ou o sistema de memória da placa-mãe. Para usar essa ferramenta, siga as instruções do site Diagnóstico de memória do Windows (http://oca.microsoft.com/en/windiag.asp).


Para obter informações sobre vários problemas mais técnicos que podem estar causando o problema, consulte o artigo 310064 da Base de Dados da Microsoft: "Como Solucionar Problemas Durante a Instalação do Windows XP Quando São Feitas Atualizações a Partir do Windows 98 ou do Windows ME".


Se você puder descartar todas as causas listadas anteriormente e continuar recebendo a mensagem de erro, copie a pasta i386 da unidade de CD para a unidade de disco rígido local e tente executar a Instalação a partir do disco rígido. Veja como:



  1. A ferramenta Smartdrv.exe agilizará o processo de cópia dos arquivos do CD para a unidade de disco rígido. Para usá-la, verifique se o arquivo Smartdrv.exe está presente no disco de inicialização.

    Se esse arquivo não estiver presente, o processo de cópia de arquivos será mais demorado mas ainda poderá ser feito com êxito. Verifique no disco de inicialização se as entradas a seguir existem nos arquivos mencionados e, se ainda não existirem, adicione-as:


    No Autoexec.bat, adicione esta linha:


    smartdrv.exe


    No Config.sys, adicione esta linha:


    device=himem.sys


    Observação: para obter informações sobre como modificar os arquivos Config.sys e Autoexec.bat, consulte o artigo 232558 do Microsoft Knowledge Base.


  2. Insira o disco de inicialização na unidade de disquete do computador e reinicie-o.
  3. Quando o prompt do DOS aparecer (ele se parece com isto:  C:>, digite as linhas a seguir, pressionando ENTER após cada uma. Substitua a letra D pela letra da unidade de CD-ROM, se a sua for diferente.

    D:


    cd i386


    winnt


    Quando a Instalação começar, siga os prompts na tela.


Observação: no menu de inicialização do Windows Millennium Edition não há opção de inicialização para um prompt de comando. No entanto, é possível inicializar para um disquete de inicialização e, em seguida, digitar C: e pressionar ENTER para acessar a unidade de disco rígido, contanto que o disco de inicialização use o mesmo sistema de arquivos da unidade de disco rígido.


O computador fica pendurado ou pára de responder e exibe uma tela preta


Quando você tenta atualizar para o Windows XP, o computador pode parar de responder (fica pendurado) e uma tela preta é exibida. Isso geralmente é causado por hardware ou software incompatível com o Windows XP.


Observação: antes de iniciar a Instalação, você deve comparar o hardware do sistema com a lista de compatibilidade de hardware. Informações sobre os dispositivos do computador (impressoras, scanners etc.) também podem ser encontradas no site do fabricante do dispositivo, no Catálogo do Windows:


Versão de texto da HCL (para todos os sistemas operacionais)
(https://winqual.microsoft.com/download/default.asp)


Versão de texto da HCL (somente para Windows XP)
(https://winqual.microsoft.com/download/display.asp?FileName=hcl/WinXPHCLx86.txt)


Catálogo do Windows
(http://www.microsoft.com/windows/catalog/)


Todos os itens mencionados acima podem ser obtidos na Central de hardware e driver do Windows (http://www.microsoft.com/whdc/hcl/default.mspx)


Se o computador parar de responder e exibir uma tela preta durante a Instalação, siga estas etapas:



  1. Aguarde na tela preta por 10 minutos para ter certeza de que o computador não vai continuar o procedimento de Instalação. Observe o indicador da unidade de disco rígido para ver se há alguma atividade no disco. A própria Instalação pode resolver o problema.
  2. Reinicie o computador para ver se ele pára novamente no mesmo ponto da Instalação. Ocasionalmente, a Instalação irá mais longe do que na última vez que parou de responder. Se isso ocorrer, reinicie o computador várias vezes para que a Instalação seja concluída.
  3. Se as etapas 1 e 2 não funcionarem, reverta para o Windows 98 ou o Windows Millennium Edition, reinicie o computador e escolha a opção Cancelar a instalação do Windows XP. Se a opção de cancelar a Instalação do Windows XP não existir quando você reiniciar o computador, consulte a etapa 5.
  4. Depois de reverter para o Windows 98 ou o Windows Millennium Edition, desinstale os programas de proteção contra vírus, desinstale todos os programas gerenciadores de inicialização (como o GoBack) e execute uma inicialização simples no computador.
  5. Se a atualização falhar novamente, é possível que haja um problema de incompatibilidade de hardware. Você pode tentar desabilitar a funcionalidade ACPI. Para isso, quando o computador for reiniciado, aguarde a opção de pressionar F6 para instalar drivers SCSI. Nessa tela, pressione F7 (não F6).
  6. Se a Instalação continuar parando de responder, desabilite o hardware desnecessário. Remova os dispositivos USB, remova ou desabilite placas de rede, placas de som e placas seriais e reinicie a Instalação.
  7. Se você continuar recebendo essa mensagem de erro, talvez seja necessário fazer um flash na BIOS (atualizá-la) na placa-mãe. Consulte o fabricante do computador ou o site da placa-mãe para obter informações sobre como fazer um flash na BIOS.

    Aviso: não tente fazer um flash na BIOS se você não for um usuário avançado. Se isso for feito de maneira incorreta, o computador poderá ficar inutilizado.


  8. Se a atualização da BIOS não resolver o problema ou se você não conseguir obter uma versão atualizada da BIOS para o computador, talvez seja recomendável instalar o Windows XP com um HAL de PC padrão. Para isso, pressione F7 (não F6) quando for solicitado que você pressione F6 após a Instalação reiniciar o computador pela primeira vez. Para obter mais informações sobre como forçar o HAL de PC padrão, consulte o artigo 299340 da Base de Dados da Microsoft: "Como forçar um HAL (Hardware Abstraction Layer) durante uma atualização ou uma nova instalação do Windows XP".

Você recebe uma mensagem de erro ou de parada durante a Instalação


Se uma das mensagens a seguir for recebida durante a Instalação, consulte o artigo apropriado da Base de Dados da Microsoft:


311562: "Mensagem de Erro 'Ocorreu um Erro Inesperado (768) na Linha 5118@ind:XpClientBootSetupSetup.c' Durante a Instalação do Windows XP"


311564: "Mensagem de Erro 'STOP 0x0000000A Irql_Not_Less_or_Equal' Durante a Atualização Para o Windows XP"


311442: "Mensagem de erro: O Programa de Instalação Não Pode Continuar. Por Favor Entre em Contato Com o Suporte Técnico da Microsoft." (Erro: 3E6h)


Solução de problemas de outros erros:


Observação: se você tiver problemas durante a instalação, poderá usar a Ferramenta de Diagnóstico de Memória para testar a RAM (memória de acesso aleatório) do computador. Essa ferramenta ajuda a determinar se os problemas de instalação são causados por falha do hardware, como a RAM ou o sistema de memória da placa-mãe. Para usar essa ferramenta, siga as instruções do site Diagnóstico de memória do Windows (http://oca.microsoft.com/en/windiag.asp).


Criar discos de inicialização


O disco de inicialização é um disquete ou um conjunto de disquetes que permite iniciar o computador sem usar o Windows. Esse recurso pode ser útil para certos tipos de solução de problemas e quando uma nova instalação do Windows é executada.  


Você pode fazer o download de um programa para criar os seis disquetes de inicialização da Instalação do Windows XP que contêm os arquivos e drivers necessários para acessar a unidade de CD-ROM e iniciar o processo de Instalação. Para isso, vá para Obtendo Discos de Inicialização do Programa de Instalação do Windows XP (http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;pt-br;310994).


No entanto, em vez de criar discos de inicialização, é recomendável inicializar o computador a partir do CD do Windows XP para iniciar a Instalação. Se o computador ainda não for capaz de fazer isso (a maioria deles é), consulte a seção "Configurar um computador para inicializar a partir do CD" para obter mais informações. Caso o computador não dê suporte à inicialização a partir do CD, você poderá fazer download de um arquivo que o ajudará a criar discos de inicialização. Consulte a lista no final desta seção para obter os locais de download.


Criando os discos de inicialização da Instalação



  1. Quando você faz o download dos discos da Instalação, esse download contém somente um grande arquivo de programa. Quando é executado, esse arquivo extrai os arquivos para os disquetes individuais. Você recebe o seguinte prompt:

    Este programa cria os discos de inicialização da instalação do Microsoft Windows XP.


    Para criar esses discos, é necessário fornecer 6 discos de alta densidade, formatados e em branco.


    Especifique a unidade de disquete para a qual as imagens devem ser copiadas.


  2. Digite a letra da unidade de disquete (geralmente é a unidade A). Após digitar essa letra, você verá o seguinte prompt:

    Insira um dos discos na unidade :. Esse será o Disco de Inicialização da Instalação do Windows XP.


    Pressione qualquer tecla quando estiver pronto.


  3. Quando você pressionar a tecla, o arquivo descarregado começará a extrair e copiar os arquivos. Continue inserindo discos em branco quando solicitado, até que todos os seis discos tenham sido criados. Se o processo for interrompido, será necessário executar novamente o arquivo de programa descarregado para criar todos os seis discos.
  4. Identifique cada disco com o número especificado pelo programa, pois os discos devem ser usados na ordem correta durante o processo de Instalação.
  5. Após criar todos os seis discos, insira o primeiro na unidade de disquete e reinicie o computador. Observe que o computador deve ser configurado para ser inicializado a partir da unidade de disquete. A maioria dos computadores faz isso automaticamente, mas, em alguns casos, pode ser necessário modificar as configurações da BIOS do computador para fazer isso. Para obter informações sobre como modificar essas configurações, consulte a seção "Configurar um computador para inicializar a partir do CD".
  6. Quando você reiniciar o computador, o processo de Instalação será iniciado. Insira cada disquete quando for solicitado. Em seguida, será solicitado o CD do Windows XP para que a Instalação seja concluída.

Configurar um computador para inicializar a partir do CD


Alguns computadores podem oferecer automaticamente a opção de inicialização a partir do CD se eles detectarem um CD inicializável na unidade de CD-ROM. Dessa forma, quando você iniciar o computador com um CD inicializável na unidade de CD-ROM, verá a mensagem "Pressione qualquer tecla para inicializar a partir do CD...". Caso contrário, você poderá definir o computador para inicializar a partir do CD usando o programa de instalação para a BIOS (sistema básico de entrada/saída) do computador. Veja como:



  • Ao iniciar o computador pela primeira vez, procure uma mensagem curta informando qual tecla pressionar para configuração. Por exemplo, alguns computadores exibirão esta mensagem:  Press DELETE to enter setup (Pressione DELETE para iniciar a instalação).

    Se essa mensagem não aparecer, tente pressionar estas teclas geralmente usadas durante a configuração:



    • DELETE
    • F1
    • F2
    • F3 e, em seguida, F2
    • F10
    • CTRL+ALT+ESC
    • CTRL+ALT+S
    • ESC

    Se aparecerem elementos gráficos durante a configuração, em geral pressionando ESC eles desaparecem para que você possa ver a tecla correta para entrar na configuração da BIOS.


  • Ao ver a mensagem, pressione rapidamente a tecla indicada. Você entrará em um programa semelhante ao DOS, com uma ou mais telas. Provavelmente você não conseguirá usar o mouse nesse programa. Os programas BIOS variam muito, mas procure uma opção chamada "Boot order" (ordem de inicialização) ou similar.
  • Defina a ordem de inicialização a partir do CD antes da inicialização a partir da unidade de disco rígido.

Alguns computadores laptop mais novos têm um utilitário baseado no Windows para configurar a BIOS. Se o seu computador não inicializar a partir do CD, consulte a seção "Outras tarefas relacionadas à Instalação" para obter informações sobre como iniciar a Instalação a partir do prompt de comando.


Configurar um sistema multi-inicializador


Você pode instalar mais de um sistema operacional no computador e escolher qual deles deseja usar cada vez que iniciar o computador. Esse recurso é chamado de configuração de inicialização dupla ou multi-inicializadora. Esta seção explica como configurar o Windows XP como um sistema multi-inicializador com os seguintes sistemas operacionais:



  • Windows 2000, Windows NT 4.0 e Windows NT 3.51
  • Windows 95, Windows 98 e Windows Millennium Edition
  • MS-DOS ou Windows 3.x

Precauções


Antes de criar uma configuração multi-inicializadora com o Windows XP e outro sistema operacional, leia as seguintes precauções:



  • Faça backup do sistema atual e de todos os arquivos de dados.
  • Cada sistema operacional deve ser instalado em um volume separado. A Microsoft não oferece suporte à instalação de vários sistemas operacionais no mesmo volume.
  • Se você tiver somente um volume no computador, precisará reformatar e reparticionar o disco rígido para conter vários volumes, antes de começar a criar uma configuração multi-inicializadora, a não ser que você esteja apenas instalando outra cópia do Windows XP.
  • Não instale o Windows XP em uma unidade que não tenha sido compactada com o utilitário de compactação NTFS.
  • Antes de instalar o Windows XP, você deve desabilitar o software antivírus e pode executar a Ferramenta de Diagnóstico de Memória do Windows para testar a RAM (memória de acesso aleatório) do computador. Para usar essa ferramenta, siga as instruções do site Diagnóstico de memória do Windows (http://oca.microsoft.com/en/windiag.asp). Lembre-se de habilitá-lo novamente após a instalação do Windows XP.
  • Você deve usar um nome de computador diferente para cada sistema operacional, caso o computador esteja em um domínio do Windows 2000 ou do Windows XP.
  • Os sistema operacionais devem ser instalados do mais antigo para o mais novo e, se possível, instale-os na seguinte ordem:

    • MS-DOS
    • Windows 95, Windows 98 ou Windows Millennium Edition

      Observação: o Windows Millennium Edition não pode ser instalado sobre qualquer versão do Windows NT, mas eles podem coexistir em um único sistema. É recomendável instalar cada um em um disco rígido ou em uma partição separada. Se o Windows NT já estiver instalado, a Instalação do Windows Millennium Edition adicionará ela mesma ao menu de inicialização do Windows NT para permitir a multi-inicialização entre o Windows Millennium Edition e o Windows NT. Para obter mais informações, consulte o artigo 271240 do Microsoft Knowledge Base.


    • Windows NT
    • Windows 2000
    • Windows XP (Professional ou Home Edition)

Particionando o disco rígido e selecionando sistemas de arquivos


A partição é uma seção lógica de um disco rígido. Cada partição geralmente possui o seu próprio sistema de arquivos. Para obter mais informações sobre partições, consulte o artigo 313348 da Base de Dados da Microsoft.


Talvez seja necessário reformatar e reparticionar o disco rígido se:



  1. Houver somente um volume e você quiser definir uma configuração multi-inicializadora. É necessário instalar cada sistema operacional em um volume separado para que cada instalação possa reter suas próprias informações de arquivos e configuração.
  2. O volume de inicialização não estiver formatado com o sistema de arquivos correto:

    1. Se você deseja criar um sistema multi-inicializador usando o Windows 95, o Windows 98 ou o Windows Millennium Edition junto com o Microsoft Windows XP, deve formatar o volume de inicialização usando FAT, pois esses sistemas operacionais não oferecem suporte ao sistema de arquivos NTFS.
    2. Se você deseja instalar o Windows 95 (versão comercial 4.00.950), o volume de inicialização deve ser formatado como FAT. O Windows 95 (OSR2.1 e superior) pode ter um volume de inicialização FAT32 e inicialização dupla com o Windows 2000 e o Windows XP. Para obter mais informações, consulte o artigo 258662 do Microsoft Knowledge Base.
    3. Se você deseja criar um sistema multi-inicializador usando o Windows 95 OSR2, o Windows 98 ou Windows Millennium Edition com o Windows 2000 ou Windows XP, pode formatar o volume de inicialização usando FAT32.

Observação: se você formatar um volume do Windows NT 4.0, do Windows 2000 ou do Windows XP com qualquer sistema de arquivos diferente do NTFS, perderá todos os recursos específicos do NTFS. Isso inclui recursos do Windows XP como segurança do sistema de arquivos, configurações de EFS (sistema de arquivos com criptografia), cotas de disco e armazenamento remoto. Da mesma forma, o Windows 95, o Windows 98 e o Windows Millennium Edition não reconhecem uma partição NTFS e a identificarão como desconhecida. Portanto, se você formatar uma partição do Windows 98 ou do Windows Millennium Edition como FAT e uma partição do Windows XP como NTFS, os arquivos da partição NTFS não estarão disponíveis ou visíveis se você tentar acessá-los ao executar o Windows 98 ou o Windows Millennium Edition.


Sistemas de arquivos com suporte


A tabela a seguir lista os sistemas de arquivos com suporte para os sistemas operacionais da Microsoft:


Para criar um sistema multi-inicializador com o Windows XP e o MS-DOS, o Windows 95, o Windows 98 ou o Windows Millennium Edition:


Não é possível instalar dois ou mais destes sistemas em uma configuração multi-inicializadora: Windows 95, Windows 98 e Windows Millennium Edition.


Estas combinações funcionam:



  • MS-DOS, Windows 95 e Windows XP
  • MS-DOS, Windows 98 ou Windows Millennium Edition e Windows XP

Esta combinação não funciona:



  • Windows 95, Windows 98 e Windows Millennium Edition

Você deve instalar o Windows XP somente depois de instalar o MS-DOS, o Windows 95, o Windows 98 ou o Windows Millennium Edition. Isso evitará que esses sistemas operacionais substituam o setor de inicialização e os arquivos de inicialização do Windows XP.


Observação:  se você instalar os sistemas operacionais na ordem errada, será necessário usar o Console de recuperação ou executar novamente a Instalação do Windows XP para obter novamente o Windows XP. Para obter mais informações, consulte o artigo 307654 da Base de Dados da Microsoft.


Para criar um sistema multi-inicializador com o Windows XP e o MS-DOS, o Windows 95, o Windows 98 ou o Windows Millennium Edition:



  1. Verifique se há uma partição ou um disco rígido separado para cada sistema operacional que você planeja instalar e se cada partição ou disco rígido está formatado com o sistema de arquivos correto.
  2. Siga um destes procedimentos:

    • Se desejar um sistema multi-inicializador com o MS-DOS, o Windows 95, o Windows 98 ou o Windows Millennium Edition juntamente com o Windows XP, primeiro instale o MS-DOS; depois instale o Windows 95, o Windows 98 ou o Windows Millennium Edition; e, por último, instale o Windows XP.
    • Se desejar um sistema de inicialização dupla somente com o Windows 95, o Windows 98 ou o Windows Millennium Edition, instale esses sistemas operacionais e, em seguida, instale o Windows XP.

  3. Instale cada sistema operacional de acordo com o procedimento padrão de instalação.

Para criar um sistema multi-inicializador com o Windows NT 4.0 e o Windows XP


A utilização de um sistema multi-inicializador com o Windows NT 4.0 e o Windows XP não é recomendada como solução de longo prazo. A atualização do NTFS no Service Pack 5 (SP5) do Windows NT 4.0 é fornecida somente para ajudá-lo a avaliar e atualizar para o Windows XP.


Para criar um sistema multi-inicializador com o Windows NT 4.0 e o Windows XP:



  1. Verifique se o disco rígido está formatado com o sistema de arquivos correto: FAT32 ou NTFS.
  2. Instale o Windows NT 4.0, faça o download do Windows NT Service Pack 5 da Microsoft e instale o service pack. Em seguida, instale o Windows XP em um volume separado.
  3. Instale cada sistema operacional de acordo com o procedimento padrão de instalação.

Observação: se você pretende instalar mais de um sistema operacional consistindo em alguma combinação de Windows NT 4.0 com Windows 2000 ou Windows XP como os únicos sistemas operacionais instalados, verifique se você instalou o Service Pack 5 ou superior para o Windows NT 4.0. O download do Service Pack mais recente do Windows NT 4.0 pode ser feito aqui: Windows NT 4.0 Service Pack 6a (http://www.microsoft.com/ntserver/nts/downloads/recommended/SP6/allSP6.asp).


O Windows XP atualiza automaticamente as partições NTFS que ele encontra no sistema para a versão do NTFS usada no Windows 2000 e no Windows XP. No entanto, o Windows NT 4.0 requer o Service Pack 5 para ler e gravar arquivos em um volume formatado com a versão do NTFS usada no Windows 2000 e Windows XP.


Instalando programas em mais de um sistema operacional


Se você tiver mais de um sistema operacional e quiser que certos programas ou drivers funcionem em ambos os sistemas, deverá instalar esses itens em cada sistema separadamente. Por exemplo, para usar o Microsoft Word em um computador com o Windows 98 e o Windows XP instalados, você precisa instalar o Microsoft Word duas vezes (uma vez no Windows 98 e outra no Windows XP).


É possível instalar o programa no mesmo caminho para diferentes sistemas operacionais, contanto que o local de destino use um sistema de arquivos que ambos os sistemas operacionais possam ler.


Observação: o Windows 95 ou o Windows 98 podem redefinir as configurações de hardware na primeira vez que forem usados, o que pode causar problemas de configuração quando você iniciar o Windows XP.


Especificando o sistema operacional padrão para inicialização


Se houver mais de um sistema operacional instalado, você poderá definir aquele que deseja usar como padrão ao iniciar o computador:



  1. Clique em Iniciar, clique em Painel de controle e, em seguida, clique duas vezes em Sistema.
  2. Na guia Avançado, em Inicialização e recuperação, clique em Configurações.
  3. Em Inicialização do sistema, na lista Sistema operacional padrão, clique no sistema operacional que deve ser iniciado quando você ligar o computador.
  4. Marque a caixa de seleção Exibir lista de sistemas operacionais por e digite o número de segundos durante os quais você deseja que a lista seja exibida antes que o sistema operacional padrão seja iniciado.

Aviso: o arquivo de opções de inicialização (Boot.ini) controla o número e a ordem dos sistemas operacionais no computador. Para editar manualmente esse arquivo, clique em Editar na guia Inicialização e recuperação. Tenha cuidado ao modificar o arquivo de opções de inicialização. Se isso for feito de maneira incorreta, o computador poderá ficar inutilizado. Para obter mais informações, consulte o artigo 289022 da Base de Dados da Microsoft.


Solução de problemas com sistemas multi-inicializadores


Estas idéias adicionais para solução de problemas podem ajudá-lo a resolver o problema sem entrar em contato com o suporte técnico:


Erros com o Internet Explorer:



  • Quando você inicia o Microsoft Internet Explorer, o navegador pode ser encerrado e você pode receber uma mensagem de erro semelhante a esta:

    O iexplore causou uma Falha de Página Inválida no módulo kernel32.dll


    Esse erro poderá ocorrer se você instalar vários sistemas operacionais em um único volume. Para resolver o problema, instale cada sistema operacional em um volume separado.


Não é possível configurar o computador para iniciar o Windows 95 e o Windows 98 (ou o Windows Millennium Edition)



  • Você não pode configurar o computador para multi-inicialização do Windows 95 e do Windows 98 (ou Windows Millennium Edition) porque essas plataformas usam o mesmo arquivo de inicialização. Portanto, não há suporte para multi-inicialização do Windows 95, do Windows 98 e do Windows Millennium Edition ao mesmo tempo.

O menu de inicialização não aparece na inicialização



  • Quando você inicia o computador, o menu de inicialização não aparece e você não consegue iniciar o Windows XP. Esse problema pode ocorrer se você instalar o Windows 95, o Windows 98 ou o Windows Millennium Edition depois de instalar o Windows XP. Para resolver o problema, repare ou reinstale o Windows XP.

Para obter mais informações sobre multi-inicialização com o Windows 2000 e o Windows XP, consulte Multi-inicialização com Windows 2000 e Windows XP (http://www.microsoft.com/windows2000/techinfo/administration/management/mltiboot.asp).


Além disso, consulte o artigo 205287 do Microsoft Knowledge Base.


Reparar ou recuperar um sistema


Você pode reparar ou recuperar o sistema de várias maneiras. A seguir estão as instruções de cada método. Tente os métodos nesta ordem:



  1. Reverta para a última configuração válida.
  2. Inicie o computador no Modo de segurança e tente corrigir o problema.
  3. Use o Console de recuperação do Windows XP.
  4. Use a restauração do sistema.
  5. Use a Recuperação automatizada do sistema (funciona somente para o Windows XP Professional, e não para o Windows XP Home Edition).

Para usar a última configuração válida:


Se o Windows XP não for iniciado, você poderá restaurar o sistema para a última configuração válida, ou seja, as configurações mais recentes que funcionaram. Veja como:



  1. Inicie o computador e pressione a tecla F8 quando o Windows começar a ser iniciado. O Menu de opções avançadas do Windows aparece.
  2. Use as teclas de direção para selecionar Última configuração válida (as configurações mais recentes que funcionaram) e pressione ENTER.
  3. Se aparecer um menu de inicialização, use as teclas de direção para selecionar Microsoft Windows XP e pressione ENTER. O Windows XP restaura o computador para o ponto de restauração mais recente.

Para usar o Console de recuperação do Windows XP:


O Console de recuperação do Windows XP permite:



  • Usar, copiar, renomear ou substituir arquivos e pastas do sistema operacional.
  • Habilitar ou desabilitar a inicialização de serviço ou dispositivo na próxima vez que você iniciar o computador.
  • Reparar o setor de inicialização do sistema de arquivos ou o MBR (Master Boot Record).
  • Criar e formatar partições em unidades.

Veja como usar o Console de recuperação:



  • Insira o CD do Windows XP na unidade de CD-ROM e reinicie o computador.
  • No menu que será exibido, clique em Instalar Windows XP.
  • Pressione R para reparar a instalação do Windows selecionada.

Ao usar o Console de recuperação, será solicitado que você digite a senha da conta Administrador. Se a senha incorreta for digitada três vezes, o Console de recuperação será fechado. Se o banco de dados que contém informações da conta do usuário do seu computador estiver ausente ou danificado, você não conseguirá usar o console.


Após digitar a senha e iniciar o Console de recuperação, digite exit para reiniciar o computador. Esse console tem outras limitações. Para obter detalhes, consulte o artigo 314058 da Base de Dados da Microsoft: Descrição do Console de Recuperação do Windows XP.


Para usar a restauração do sistema


A seção a seguir descreve como usar a ferramenta Restauração do sistema para retornar o computador a um estado de funcionamento anterior. A Restauração do sistema tira um "instantâneo" dos arquivos críticos do sistema e de alguns arquivos de programas e armazena essas informações como pontos de restauração. É possível usar esses pontos de restauração para retornar o Windows XP a um estado anterior.


Para criar um ponto de restauração


A criação de um ponto de restauração é útil quando você pretende fazer alterações no computador que sejam arriscadas ou possam torná-lo instável.



  1. Para acessar o Assistente para restauração do sistema, clique em Iniciar e, em seguida, clique em Ajuda e suporte. Clique em Desempenho e manutenção, clique em Usando a restauração do sistema para desfazer alterações e, em seguida, clique em Executar o Assistente de restauração do sistema.
  2. Clique em Criar um ponto de restauração e clique em Avançar.
  3. Na caixa Ponto de restauração, digite um nome para identificar esse ponto. A Restauração do sistema adiciona automaticamente a esse nome a data e a hora da criação desse ponto de restauração.
  4. Para concluir a criação desse ponto, clique em Criar.

Usando a Restauração do sistema para restaurar o Windows XP


Se o Windows XP será iniciado, você pode usar a Restauração do sistema para definir o sistema em um ponto de funcionamento anterior. Veja como:



  1. Faça logon no Windows como Administrador.
  2. Clique em Iniciar, aponte para Todos os programas, para Acessórios, para Ferramentas do sistema e clique em Restauração do sistema. A Restauração do sistema é iniciada.
  3. Na página Bem-vindo à restauração do sistema, clique em Restaurar o computador mais cedo (se ainda não estiver selecionado) e clique em Avançar.
  4. Na página Selecionar um ponto de restauração, clique no ponto de verificação mais recente da lista Nesta lista, clique em um ponto de restauração e clique em Avançar. Talvez apareca uma mensagem com uma lista das alterações na configuração a serem feitas pela Restauração do sistema. Clique em OK.
  5. Na página Confirmar seleção de ponto de restauração, clique em Avançar. A Restauração do sistema restaura a configuração anterior do Windows XP e reinicia o computador.
  6. Faça logon no computador como Administrador. A página Restauração do sistema concluída é exibida. Clique em OK.

Para usar a recuperação automatizada do sistema:


É recomendável criar backups regularmente, como parte de um plano geral de recuperação do sistema.


Observação:  a restauração do backup deve ser o último recurso para recuperação do sistema. Use esse método somente após ter esgotado outras opções. Por exemplo, primeiro tente iniciar o computador no Modo de segurança e reverter para a última configuração válida. Essas etapas são descritas anteriormente nesta seção.


A ASR (Recuperação automatizada do sistema) é um sistema de duas partes que inclui backup e recuperação de ASR. O Assistente para recuperação automatizada do sistema, no menu Iniciar, em AccessóriosFerramentas do sistemaBackup, faz a parte do backup. Ele faz o backup do estado do sistema, dos serviços do sistema e de todos os discos associados aos componentes do sistema operacional. A ASR também cria um arquivo que contém informações sobre o backup, sobre as configurações de disco (inclusive volumes básicos e dinâmicos) e sobre como executar uma restauração.


É possível acessar a parte de restauração pressionando a tecla F2 quando solicitado, na parte do modo texto da Instalação. A ASR lê as configurações de disco no arquivo que ela cria. Ela restaura todas as assinaturas de disco, os volumes e as partições nos discos necessários para iniciar o computador. A ASR também tentará restaurar todas as configurações de disco, mas em alguns casos isso pode não ser possível. Em seguida, a ASR faz uma instalação simples do Windows e inicia automaticamente uma restauração, usando o backup criado pelo Assistente de recuperação automatizada do sistema.


Para obter mais informações sobre a recuperação e o reparo do sistema, consulte os seguintes artigos do Microsoft Knowledge Base e da Base de Dados da Microsoft:



  1. 818903: "Automated System Recovery Overview in Windows XP"
  2. 322756: "Como Fazer Backup, Editar e Restaurar o Registro no Windows XP"
  3. 306084: "Como restaurar um estado anterior do Windows XP"
  4. 304449: "Como Iniciar a Ferramenta de Restauração do Sistema a Partir de um Prompt de Comando no Windows XP"
  5. 302700: "Uma Mensagem de Erro é Exibida Quando Você Tenta Usar o Assistente de Recuperação do Sistema no Windows XP Home Edition"

Localizar um artigo da Base de Dados da Microsoft


Para localizar um artigo da Base de Dados da Microsoft, vá para Suporte Online da Microsoft (http://support.microsoft.com), digite o número do artigo da base de dados de conhecimento no campo de pesquisa e pressione ENTER.


Recursos adicionais


Visite estes sites para obter atualizações ou informações mais recentes sobre o Windows XP.



As informações contidas neste documento, inclusive URLs e outras referências a sites da Internet, estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. Salvo indicação em contrário, os exemplos de empresas, organizações, produtos, nomes de domínio, endereços de email, logotipos, pessoas, lugares e acontecimentos aqui mencionados são fictícios e de nenhuma forma pretendem representar qualquer empresa, organização, produto, nome de domínio, endereço de email, logotipo, pessoa, lugar ou acontecimento real. Obedecer a todas as leis de direitos autorais aplicáveis é responsabilidade do usuário. Sem limitar os direitos autorais, nenhuma parte deste documento pode ser reproduzida, armazenada ou introduzida em um sistema de recuperação, ou transmitida de qualquer forma por qualquer meio (eletrônico, mecânico, fotocópia, gravação ou qualquer outro), ou para qualquer propósito, sem a permissão expressa, por escrito, da Microsoft Corporation.


A Microsoft pode ter patentes ou requisições para obtenção de patente, marcas comerciais, direitos autorais ou outros direitos de propriedade Intelectual que abrangem o conteúdo deste documento. A posse deste documento não lhe confere nenhum direito sobre as citadas patentes, marcas comerciais, direitos autorais ou outros direitos de propriedade Intelectual, salvo aqueles expressamente mencionados em um contrato de licença, por escrito, da Microsoft.


Copyright 2004 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.


Microsoft, MS-DOS, Windows, Windows 98, Windows 98 Second Edition, Windows NT, Windows Server 2003, Windows Millennium Edition, Windows 2000 Professional, Windows XP Home Edition e Windows XP Professional são marcas registradas ou marcas comerciais da Microsoft Corporation nos E.U.A. e/ou em outros países.


Os nomes de empresas e produtos reais mencionados aqui podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.


Fonte: Setup.htm do CD de instalação do WINXP


Alguns Tópicos indicam documentos contidos no próprio HELP do WINXP.



#2 Coloradows    

Coloradows
  • Participante
  • 8003 mensagens

Publicado 23 December 2004 - 02:22 PM

Excelente matéria Gilcachaca

Vou imprimir e ler tudo.

 

Feliz Natal


#3 Gilcachaca    

Gilcachaca
  • Participante
  • 1177 mensagens

Publicado 23 December 2004 - 02:50 PM

hehehe rapaz ..  eu Abri o CD do XP com SP2 integrado e quando abri o setup.htm sem querer eu vi o texto e dei uma lida .. é uma MÃO NA MASSA. ...  tem tudo mastigado .. heheh muito bom ..  e tem gente que não sabia ..  e as vezes posta aqui sem mesmo procurar no HELP do Windows .. ou no CD de instalação. http://www.babooforu...s/smilies/2.gif

 

How How How Feliz Natal ...  ha ha ha !!!


#4 Coloradows    

Coloradows
  • Participante
  • 8003 mensagens

Publicado 23 December 2004 - 04:03 PM

É verdade, e tem muita dica boa no próprio Ajuda e Suporte do próprio XP. É só procurar.

 



#5 Fsgavino    

Fsgavino
  • Participante
  • 1344 mensagens

Publicado 23 December 2004 - 05:44 PM


 


 



#6 jan_neto    

jan_neto
  • Participante
  • 1 mensagens

Publicado 25 December 2004 - 12:26 PM

Na verdade, o que a maioria quer e tudo na mão, bem mastigado, ninguem tem paciência de investigar, pesquisar ir atras, e mais facil perguntar e receber a resposta na mão. Desde o ms-dos que tem arquivos de ajuda, mas como não se lê "ingreis" ou mesmo em português se tem pregüiça de pesquisar... Melhor mesmo e perguntar.





#7 Mr.Million    

Mr.Million

    Consumer Security MVP

  • Especialista
  • 65449 mensagens

Publicado 25 December 2004 - 02:31 PM

Excelente, vai ajudar muita gente. Parabéns pela iniciativa  http://www.babooforu...s/smilies/4.gif


#8 gmarluci    

gmarluci
  • Participante
  • 1083 mensagens

Publicado 25 December 2004 - 03:39 PM

Para ficar perfeito, só falta PINAR esse tópico... valeu http://www.babooforu...s/smilies/4.gif

PS.: só uma pergunta: porque os links explicativos não estao abrindo?


#9 SpyGamer    

SpyGamer
  • Participante
  • 1768 mensagens

Publicado 25 December 2004 - 03:55 PM

Um trabalho bom como esse DEVE SER PINADO.


#10 Gu1ggol    

Gu1ggol
  • Participante
  • 654 mensagens

Publicado 10 April 2005 - 11:53 AM

Muito bom!! Sem palavras... agora vou começar a "explorar" o CD do XP...'http://www.babooforum.com.br/idealbb/images/smilies/16.gif