Jump to content

Foto

Dual Boot- Um HD sumiu. Que fazer p/ faze-lo voltar?

Existem 4 respostas neste tópico

#1 Felloni    

Felloni
  • Participante
  • 109 mensagens

Publicado 25 December 2004 - 10:06 PM

Meu PC esta (estava) com dual boot (Win98/XP pro), mas apos ficar com um amigo por varios dias para ele formatar o Windows XP para NTSF e reinstalar o Windows XP com o SP2 em um HD 80 G, deixando um outro HD com o W 98 (Fat32), e me disse ele que havia tudo ficado como antes, ou seja Dual Boot.
Porém agora o PC inicia direto no XP sem passar pela escolha de um dos dois SO e não há nem sinal do HD com W98 ( visto pelo WIN Explorer do XP).
Abrindo o SETUP na inicialização, o HD Master esta presente, mas o outro não, e quando se pede o reconhecimento automático, nada acontece, fica tudo como antes, sem detectar presença outro HD.
Como neste tenho algumas coisas que preciso recuperar, venho aos senhores para pedir uma ajuda para ver se é possível se reaver, ou melhor, fazer reaparecer o HD com WIN 98.
Acredito que este meu amigo desconectou os cabos de ligação dos HDs a placa, os cabos dos drivers de CD-ROM e gravadora etc. ,para experimentar a minha placa no PC dele que esta com um defeito dificil de sanar. Ou seja fez uma "mexida" geral.
Gostaria que alguém que possa me ensinar a verificar se os componentes (cabos, HD, etc. ) estão em ordem, ou o HD pifou, ou seja, o que uma pessoa que não entende muito (quase nada de hardware) pode fazer para tentar resolver o problema ou pelo menos saber o que esta errado.
Se puderem me ajudar, lhes sou muito grato.
Abaixo segue a configuraçao do meu PC:

Asus A7n8X-X
512 RAM
HD 20 Maxtor ( o que não aparece)
HD 80 Seagate
Geforce 4 MX 440
Pixel View Pro Ultra
Modem LG 56n
Grav. DVD e Leitor CD-ROM da LG
WIN 98 SE em Dual Boot com Windows XP pro SP2

#2 Shyryu    

Shyryu
  • Participante
  • 163 mensagens

Publicado 25 December 2004 - 11:40 PM

Primeiramente desligue o PC, espere um poko, abra o gabinete e veja se os cabos estao bem conectados. Caso quiser retirar memo,etc sempre pegar as peças pelas bordas, porque você pode queimar as peças(Eletricidade Estatica). Antes de fechar verifique se nada impede o bom funcionamento do cooler(Fios).

#3 james_007    

james_007
  • Participante
  • 31 mensagens

Publicado 26 December 2004 - 03:57 AM

ae, eu uso dual boot como voce, a diferença é que tenho um HD só com duas partições.

Pelo que entendi você mandou apenas o HD do XP para seu amigo né? se for isso, e ele formatou lá e instalou lá também, essa intalação do XP que seu amigo fez não faz nenhuma idéia de que existe um Windows 98 no seu PC.

No meu eu tenho uma partição primária C: (FAT32) Ativa com win98, e uma partição estendida D: (NTFS) com winxp

me parece que o HD que dá boot no seu PC é o do winxp...se for, procure um arquivo na raiz dele, chamado boot.ini e adicione uma linha no final, não tenho certeza se assim é para dois HD''s, mas tente ae:

multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)="Microsoft Windows 98 SE"

supondo eu que seja o do Windows 98 o slave, com apenas uma partição. Talvez tenha me enganado nesses numeros ae, isso porque eu uso tudo em um HD, não em dois.
aqui está o meu Boot.ini, o seu não deve ser diferente

[boot loader]
timeout=15
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect /NoExecute=OptIn
c:="Microsoft Windows 98 SE"

se não der certo o win98 daquela forma, tente mais parecido com o meu...
D:="Microsoft Windows 98 SE"

onde D: seria a letra do seu HD do 98, mude ela se necessário

outra coisa que você pode fazer é mandar dar boot pelo outro HD, isso vvoce muda no SETUP, se não conseguir desse modo, escreva aqui, que eu tento te ensinar esse outro modo.

OBS: o problema de tudo foi ter instalado o Windows XP se a presença do HD do win98, se tivesse instalado com o HD do win98 junto, o winxp reconheceria, e configuraria o Dual Boot bem certinho.

#4 james_007    

james_007
  • Participante
  • 31 mensagens

Publicado 26 December 2004 - 04:02 AM

Detalhe: não reinstale o Windows 98, porque ele tiraria o Windows XP da inicialização, visto que dual boot deve ser instalado partindo do sistema operacional mais antigo para o mais novo. Ou seja, nunca o 98 depois do XP, isso é até reparável, mas é complicado.

Outro detalhe, na minha assinatura constam 2 HD'se, e eu disse que só tinha 1, mas o SEAGATE está desligado no momento, os dois sistemas operacionais estão no mesmo HD.

Outro detalhe: você usa Windows 98 com 512 MB de RAM?
ouvi dizer alguma vez que o Windows 98 só gerenciava até 256 , acima disso ele mostra a quantidade que tem, mas na prática não aproveita, você pode me confirmar isso?

#5 james_007    

james_007
  • Participante
  • 31 mensagens

Publicado 26 December 2004 - 04:07 AM

to meio com sono, não reparei você dizendo que o outro HD não aparecia no SETUP.
se não aparece no setup, deixe o que já ensinei para apenas depois que ele aparecer no SETUP 'http://www.babooforum.com.br/idealbb/images/smilies/3.gif
Confirme o jumpeamento do slave, verifique cabos, inverta a ponta que liga os dois HD''s para testar.
No setup procure a opção IDE HDD Auto-Detection ou coisa parecida, a fim de detectar o HD slave, pois a depender da placa-mae ele não aparece espontaneamente, você tem que mandar ele detectar.
se sua placa não tiver opção semelhante no menu principal do SETUP, tente no local referente ao Pri Slave, colocar a opção Auto e apertar enter para que ele detecte, conheci uma placa-mae que auto-detectava assim, a minha tem uma opção logo no menu principal para auto-detectar, enfim procure algo do tipo.