Jump to content

Foto

Como sei se uso firewall??

Existem 12 respostas neste tópico

#1 Raffylsks    

Raffylsks
  • Participante
  • 206 mensagens

Publicado 01 February 2005 - 12:40 PM

Ola...

Eu em reelação a computrador sou um 0 a esquerda!!
Queria saber como saber se tenho um firewall instalado em meu PC!!

também quero saber o que é Firewall!! Pra que serve?
E se é necessário uma pessoa ter?

eu uso o Windows XP Professional!!

Agradeceria muito se podessem me ajudar!!

Obrigado!!'http://www.babooforum.com.br/idealbb/images/smilies/4.gif

#2 United    

United
  • Participante
  • 1462 mensagens

Publicado 01 February 2005 - 01:08 PM

Autor: Raffylsks

"...Queria saber como saber se tenho um firewall instalado no meu PC..."

O Windows XP possui um firewall embutido, mas ele não monitora as conexões de saída, apenas monitora as conexões de entrada. Por isso, recomendado é usar um firewall comercial, provavelmente você não tenha, a não ser que alguém instalou algum firewall no seu micro e não lhe avisou.

"...também quero saber o que é Firewall!! Pra que serve?..."

Um bom firewall pessoal é um aplicativo que intercepta as conexões de entrada e de saída de um computador, e decide quais destas conexões podem ser aceitas e quais devem ser recusadas, baseando-se em regras padrão ou definidas pelo usuário, além de uma análise do tráfego de pacotes é muito importante que o firewall detecte qualquer tentativa de intrusão, tenha um controle de privacidade e analise os scripts, plugins e demais arquivos que possam ser instalados em sua máquina durante a navegação na Internet, entre outras funcionalidades.

A finalidade de um bom firewall é evitar que hackers sejam capazes de penetrar ou mesmo visualizar o conteúdo de seu computador quando você estiver navegando na Internet, bem como, alertar para a presença e atividade de um programa cavalo-de-tróia (Trojan Horse) que possa ter se instalado furtivamente em seu computador, além de prevenir outros tipos de ataques que podem ser implantados dentro de aplicativos convencionais de Internet em função de brechas de segurança. Um cavalo-de-tróia é um programa que, uma vez instalado, se comunica com o computador do hacker e executa qualquer instrução indicada, incluindo atacar outros computadores (Ataque de Recusa de Serviço Distribuído), que ocorre quando um hacker introduz um programa cavalo-de-tróia em milhares de computadores e, em seguida, instrui esses computadores a se conectarem continuamente a uma rede de empresa ou Web site. Isso inunda o site com o tráfego de rede. O objetivo do ataque de recusa de serviço distribuído é inundar o alvo com mais tráfego do que ele possa gerenciar, evitando assim que ele seja capaz de atender a qualquer solicitação de um cliente real, além disso, roubam seus dados pessoais, nº de contas bancárias, senhas de bancos, cópia de declaração de imposto de renda, nº de cartões de crédito, chaves de registro, informações de negócios, etc.

As regras para determinar o que é e o que não é permitido através do firewall são determinadas pelas políticas estabelecidas no firewall. Firewalls diferentes têm recursos e políticas diferentes. Realizando apropriadamente a configuração de políticas corretas, você pode ativar uma segurança robusta para o firewall. Porém, configurar as políticas do firewall de forma inadequada poderá tornar seu firewall totalmente inútil.
Cada tipo de firewall inspeciona e gerencia o fluxo de pacotes utilizando uma tecnologia diferente e alguns combinam os recursos de mais de uma tecnologia. Então, devemos entender que não se trata de melhor ou pior firewall e sim de tecnologia e políticas de segurança diferentes, cabe a nós identificarmos qual o tipo que se enquadra melhor para a nossa necessidade.

Fonte: Fórum do Clube do Hardware.

http://forum.clubedohardware.com.br/

"...E se é necessário uma pessoa ter?..."

Sim, é essencial estar protegido contra ataques de todos os tipos, não só é importante ter um firewall bem configurado e atualizado, como ter um antivírus, anti-spywares, etc. Os programas essenciais para deixá-lo protegido você encontra neste tópico pinado:

Segurança by Mr. Million.

#3 Ar11y    

Ar11y
  • Participante
  • 17 mensagens

Publicado 01 February 2005 - 01:30 PM

Se você usa Windows XP então habilite o Firewall nativo dele:
1-Vá ao Painel de Controle e dê duplo clique em Conexões de Rede. Em seguida, dê clique direito sobre o ícone de sua conexão com a Internet e escolha Propriedades.
2-Na tela seguinte, clique na aba Avançado.
3-Ative o intem Proteger o computador e a rede limitando ou impedindo o acesso a este computador através da Internet.
Instale o Service Pack 2, a sua proteção irá aumentar, ou na minha opnião Instale o ZoneAlarm Free que é bem melhor se tratando disso, procure aqui no site Baboo tutoriais de instalação do Zone Alarm...

#4 Raffylsks    

Raffylsks
  • Participante
  • 206 mensagens

Publicado 01 February 2005 - 01:37 PM

Queria agradecer a respostas de vcs!
Bem porque não fui eu quem instalou os programas em meu PC!!

Eu uso conexão TCP/IP via a radio 300Kb/s

Eu ativando esse firewall vai prejudicar minha conexão??

Obrigado!'http://www.babooforum.com.br/idealbb/images/smilies/4.gif

#5 United    

United
  • Participante
  • 1462 mensagens

Publicado 01 February 2005 - 01:42 PM

"...Eu ativando esse firewall vai prejudicar minha conexão??..."

Não. Lembre-se de atualizar o Windows XP, instalando o Service Pack 2.http://www.babooforum.com.br/idealbb/images/smilies/4.gif

Autor: Ar11y

"...Se você usa Windows XP então habilite o Firewall nativo dele:..."

O Firewall do Windows é uma barreira protetora que monitora e restringe as informações passadas entre o seu computador e uma rede ou a Internet. Isso fornece uma defesa contra pessoas (conexões) que podem tentar acessar seu computador de fora do Firewall do Windows sem a sua permissão, portanto, o Firewall do Windows basicamente monitora as conexões externas, que devem funcionar como uma 1º linha de defesa, uma vez ultrapassada essa barreira fica evidente a sua fragilidade por não possuir outras funcionalidades de um bom firewall, como o controle das conexões de saída que devem funcionar como uma 2º linha de defesa, muito útil contra os trojans, spywares e outros malwares, evitando a saída de dados sem a autorização do usuário. É pensamento geral que o firewall do Windows não é tão eficiente como um firewall comercial, como o ZoneAlarm, Outpost Pro, Sygate Pro, entre outros, que podem ser encontrados em versões free e devem ser devidamente configurados para que os programas (P2P/Jogos) possam ser utilizados normalmente, se o firewall do SP2 supre ou não as suas necessidades, é muito subjetivo, acho que vai depender muito do entendimento que você tem de “segurança”.

#6 Raffylsks    

Raffylsks
  • Participante
  • 206 mensagens

Publicado 01 February 2005 - 01:59 PM

O servico de meu Windows é Pack 1 !!

Isso pejudicará alguma coisa caso eu ative o Firewall do windows!

e como faço para isntalar o serviço pack 2, tenho que ter o CD de instalaçaõ??

Mais uma vez obrigado pela atenção!!'http://www.babooforum.com.br/idealbb/images/smilies/4.gif

#7 Raffylsks    

Raffylsks
  • Participante
  • 206 mensagens

Publicado 01 February 2005 - 02:01 PM

Meu window é Microsoft Windows XP Professional versão 2002 Service pack 1

#8 United    

United
  • Participante
  • 1462 mensagens

Publicado 01 February 2005 - 02:10 PM

"...Isso prejudicará alguma coisa caso eu ative  o Firewall do windows!..."

Não. Mas é recomendado instalar o Service Pack 2.

"...e como faço para instalar o service pack 2, tenho que ter o CD de instalação??..."

Pode ser necessário ter o CD do Windows XP Professional.

O Service Pack 2 pode ser instalado via Windows Update (www.windowsupdate.com).

#9 Ar11y    

Ar11y
  • Participante
  • 17 mensagens

Publicado 01 February 2005 - 02:13 PM

Se você estivesse usando conexão discada você iria notar um desgaste na performance de sua conexão, já que o firewall ele examina todos os protocolos que entram e saem do seu computador, e nisso alguns protocolos podem ser perdidos, mas bom banda larga isso é inotável.

Clique aqui para baixar o Service Pack 2 em português

o Service Pack 2 tem 258 megas

'http://www.babooforum.com.br/idealbb/images/smilies/4.gif

#10 Raffylsks    

Raffylsks
  • Participante
  • 206 mensagens

Publicado 01 February 2005 - 02:28 PM

Muito obrigado pelo esclarecimentos!!

Vou baixar o serviço pack 2!

Mais isso prejudicara algo em meu PC?