Jump to content

Foto

Real VNC : Instalando e Configurando.

Existem 38 respostas neste tópico

#1 Henrique_Melo    

Henrique_Melo
  • Participante
  • 146 mensagens

Publicado 21 February 2005 - 02:50 AM

INSTALAÇÃO
════════════════════════════════════════════════

Primeiramente o software VNC (Virtual Network Computing, Rede Virtual de Computadores). Ele apresenta uma diversidade de uso, pois pode ser usado tanto para Helpdesk, aulas interativas entre outras aplicações. RealVNC é uma companhia BRITÂNICA fundada em 2002. Pronto Agora que foram apresentados, vamos para o que realmente interessa.
Aconselho a baixarem a versão Gratuita, como mostra a figura abaixo:

Em seguida abrirá a seguinte página, esse Tutorial tem por base o Sistema Operacional Windows, mas o que difere e apenas o arquivo para download nesta pagina. Então siga os passos da figura.

Na próxima página, você escolherá qual o seu objetivo com esse programa:

1º Caso: A versão completa está disponibilizada o download de forma executável ou zipada. Aconselho a baixarem o arquivo executável. Este é o Programa Servidor, mas que também vem o Programa Cliente.

2º Caso: Esta é a versão cliente, mas como foi visto em cima, o outro download disponibiliza as duas formas, por tanto esqueçam isso.

Caso vocês queiram pular tudo isso, aqui vai o link do arquivo servidor e cliente para download. Real VNC 4.0 Para Windows
Daqui em diante o de praxe.

Next.

Next.

Next.

Esta é a tela mais importante, pois aqui você irá escolher se usará o VNC como Servidor ou Cliente. Ai depende de você, caso escolha Cliente, ele servirá apenas como tela de conexão, isso quer dizer que você poderá apenas se conectar em outros computadores, é o caso de Helpdesk onde você ajudará uma pessoa de longe. Caso escolha Servidor, você servirá a sua tela outras pessoas poderam conectar-se ao seu computador excelente quando você dar aula de informática, quando as pessoas observam o que você esta fazendo.
Eu realmente aconselho a instalarem os dois, pois nunca se sabe quando precisará ser um cliente ou um servidor, principalmente se você administra uma rede ou tem computadores em rede.

Next.

Next. E finalmente

Install.

Ele pedirá para informar uma senha, sera a senha de conexão remota, muito importante dependendo da forma que você configurar o VNC.

Configuração

Bem, essa parte é a mais interessante, aqui você limitara as do servidor.

Após a Instalação o Ícone do VNC aparecerá na no lado direito na barra de tarefas, como mostra a figura:

(Caso não apareça reinicie o computador ou clique em Iniciar Programas RealVNC VNC Server 4 (Service-Mode) Start VNC Service)

De dois cliques neste ícone ou vá em Iniciar Programas RealVNC VNC Server 4 (Service-Mode) Configure VNC Service. Aparecerá a seguinte tela:

Na guia(aba) Autentication:
No Autentication or Encryption: Sem Autenticação ou Ecriptação. O o Cliente não precisará informar senha.
VNC 3.3 Athentication, no Encryption: Será necessário informar a senha do Servidor, está senha é criada no momento de instalação do VNC e pode ser alterada a no botão ao lado "Set Password".
Prompt Local usuário to accept incoming connections: Independente de se ter que informar senha ou não, se está opção estiver marcada o usuário deverá clicar em accept ou reject em uma pequena tela que aparecerá. Como mostra a figura.

Pessoalmente não marco essa opção pois haverá necessidade de uma pessoa na frente do micro quando eu quiser acessa-lo.
A proxima Guia é a de Inputs:

Accept pointer events from clients: aceitar eventos de ponteiros do cliente. Grosseiramente falando, deixar que o cliente mova o seu mouse, no caso de Helpdesk opção indispensavel, já no caso de aulas-interativas desmarque.
Accept Keyboard events from clients: aceitar eventos de teclado do cliente. Sem explicação não é
As outras opções crieu que sejam dispensáveis.

A ultima guia que nos interessa é a de Desktop:

While Connected ( Quando Conectado)
Remove Wallpaper: Remover Papel de Parede.
Remove Background Pattern: Remover Plano de Fundo
Disable User Interface Effects: Desabilitar efeito de Interface do Usuário.

Essa gui serve para otimizar caso a vizualização esteja lenta.

Utilizando

Para Conectar-se a um Servidor vá em Iniciar Programas RealVNC VNC Viewer 4 Run VNC Viewer. Aparecerá a seguinte tela:

Aqui você informa o IP do Servidor. Ex: 200.208.50.123

Uma dica. O VNC serve tanto para redes quanto para conexões via internet, porem caso queira acessar um computador via Internet que esteja em uma rede, informe primeiramente o IP da máquina host e separado por dois pontos .
Ex: IP do host 200.208.50.123
ip do outro PC na mesma rede 120.0.0.2;
Ficaria assim: 200.208.50.123:120.0.0.2

Se você é o Servidor e estiver alguém conectado a você o Ícone ficará assim:

Para desconectar alguém clique com o botão direito no ícone do VNC e clique em Disconnect Clients.
Acho que é só, Até a próxima.

#2 keystone    

keystone
  • Participante
  • 392 mensagens

Publicado 21 February 2005 - 06:07 PM

Oi Henrique!
Ótimo tutorial sobre o VNC e como nunca usei e não entendo nada sobre ele, queria saber se para conectar num outro PC via net o suposto PC precisa também ter o vnc instalado?? Se eu deixar meu PC ligado e conectado, o PC servidor podera se conectar a hora que quiser ou é preciso dar uma permissão?

Obrigado!'http://www.babooforum.com.br/idealbb/images/smilies/4.gif

#3 Henrique_Melo    

Henrique_Melo
  • Participante
  • 146 mensagens

Publicado 22 February 2005 - 10:37 AM

keystone

Funcionara Sim.
1º em casa tenho uma pequena rede com 3 as vezes 4 computadores, e sempre com sistemas operacionais diferentes, e para esclarece antes que me perguntem Ele funciona também entre Windows e linux, pois ele cria uma camada de abstraçao entre os sistemas operacionais pois é desenvolvido em java.

#4 Henrique_Melo    

Henrique_Melo
  • Participante
  • 146 mensagens

Publicado 23 February 2005 - 03:05 PM

mais de 100 visitas e um post so que tristeza.

#5 Henrique_Melo    

Henrique_Melo
  • Participante
  • 146 mensagens

Publicado 24 February 2005 - 01:50 PM

up 'http://www.babooforum.com.br/idealbb/images/smilies/3.gif

#6 Henrique_Melo    

Henrique_Melo
  • Participante
  • 146 mensagens

Publicado 27 February 2005 - 01:47 PM

Depende:
1º Se você deixar a opção Prompt Local User...(na guia de autenticação) desmarcada, você necesitara apenas da senha que você cadastrou.

#7 Henrique_Melo    

Henrique_Melo
  • Participante
  • 146 mensagens

Publicado 01 March 2005 - 11:32 AM

up

#8 Henrique_Melo    

Henrique_Melo
  • Participante
  • 146 mensagens

Publicado 09 March 2005 - 01:52 PM

up

#9 kewell    

kewell
  • Participante
  • 43 mensagens

Publicado 09 March 2005 - 03:27 PM

ei cara como eu faço para o ícone que fica do lado do relogio não mudar de cor quando eu estou acessando alguma maquina??

#10 coliseu    

coliseu
  • Participante
  • 90 mensagens

Publicado 08 April 2005 - 12:07 PM

estou com uma duvida!

Eu tenho que instalar o VNC na máquina que esta a Internet e na outra que eu quero acessar ou somente na máquina que quero acessar.

EX.: quero acessar uma máquina que esta na rede e acessa a Internet atraves de outra máquina por gateway. como tenho que proceder?

Grato. Parabens pelo tutorial!