Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Edrich

TUTORIAL TUTORIAL - WinAVI Video Converter

272 posts neste tópico

Conversão de Formatos de Vídeo

usando o WinAVI

WinAVI_01.jpg

Neste presente tutorial no estilo “receita de bolo” veremos como converter formatos de vídeo usando o WinAVI Vídeo Converter v.7.1.

54.gif Características do programa:

O software é Trial (expira em 30 dias) e a licença custa US$ 29,95

Site Oficial e download:

54.gif Facilidades:

O WinAVI suporta a maioria dos formatos utilizados atualmente: AVI (DivX/XviD), ASF, MOV, WMV, SWF, RM e RMVB. Ele também realiza conversões diretamente para o formato DVD (DVD-Vídeo) e não em arquivos MPEG2, ou seja, não é preciso preocupar-se em usar um outro programa para o autoring (autoração) do DVD: você economiza tempo, já que ele faz a conversão direta para arquivos DVD-Vídeo!

O WinAVi usa a tecnologia DirectAC3, assim, não é preciso preocupar-se com o áudio AC3 e nem como preservar a qualidade do áudio original no DVD final: o programa faz isso automaticamente para você!

Este programa é um dos mais rápidos conversores já vistos! Além disso, ao final da conversão, você pode usar o próprio WinAVI para gravar seu DVD, VCD ou SVCD em uma mídia de gravação.

54.gif Instalação:

Após instalar e executar o WinAVI, uma tela de registro, como mostra a imagem abaixo, deve surgir. Clique em Next Time (Próximo Passo) e aguarde alguns segundos:

WinAVI_02.jpg

 

Na tela seguinte clique em Close (Fechar):

WinAVI_03.jpg

Agora, na tela principal do programa, clique no botão Menu (no canto superior esquerdo) e selecione Option... (Opções):

WinAVI_04.jpg

Em seguida, em Language choice (Escolha de Linguagem), escolha Portuguese_BR. Pronto! Agora podemos usar o WinAVI no idioma dos brasileiros.

WinAVI_05.jpg

Os campos Additional Options (Opções Adicionais) ficam a critério do usuário:

Em Show the Codec Detecting Dialog (Mostrar Diálogo de Detecção de Codecs), podemos visualizar os CODECs intalados no sistema.

Em Preview Movie (Pré-visualização do Filme), podemos visualizar o filme durante o processo – a opção Refurbishing the preview in real time (Renovar pré-visualização em tempo real), só estará habilitada com a opção anterior marcada, e deve ser selecionada sabendo-se que If you enable this option, it will slow down the conversion speed (Se você habilitar esta opção, reduzirá a velocidade da conversão).

Se desejar, marque também estas opções: Use the built-in CD burner (Usar o gravador de CD embutido), para utilizar a ferramenta de gravação do próprio WinAVI, e Shut down computer after all work has been completed (Desligar o computador após todo trabalho ser concluído).

Faça suas escolhas e clique em OK.

 WinAVI_06.jpg

De volta a tela principal do WinAVI, temos algumas opções de conversão. Como podemos ver é possível converter vários formatos de arquivos de vídeo para DVD/VCD/MPEG... Além disso, é possível também fazer a conversão para os formatos .WMV, .AVI ou .RM, e optar pela Conversão em Grupo.

54.gif Conversão para DVD:

Nesta primeira parte do tutorial, veremos como converter um arquivo de vídeo para DVD. Para isso, clique no botão DVD. Apesar de anunciar apenas alguns formatos para a conversão, o WinAVI é capaz de converter qualquer formato de vídeo, desde que tenhamos seu respectivo CODEC instalado (e caso isso seja necessário).

WinAVI_07.jpg

Selecione o arquivo que deseja converter para o formato DVD-Vídeo e clique em Abrir. Como exemplo, iremos converter aqui um arquivo .AVI (DivX).

WinAVI_08.jpg

Nota: O arquivo .SRT que podemos ver na imagem acima, refere-se à um arquivo de legenda. Caso tenha o VobSub instalado, podemos usá-lo juntamente com o WinAVI para criar um DVD com legendas. Basta para isso, colocar o mesmo nome para ambos e deixá-los em um mesmo diretório, tal como mostrada na imagem acima.

Na tela seguinte, no campo Selecionar Pasta de Saída (Select Output Directory), indique o diretório onde deseja salvar o arquivo convertido. Tenha certeza de que o local escolhido, tenha no mínimo entre 4 e 5Gb de espaço livre. Observe também se o campo Selecionar Formato de Saída (Select Output Format) está com a opção DVD selecionada. Depois clique em Avançado (Advanced):

 WinAVI_09.jpg

Na aba DVD, podemos verificar algumas opções para o DVD que será criado:

 WinAVI_10.jpg

No campo Ajustes se Saída (Output Settings), podemos definir o tamanho do arquivo que desejamos ter no final da conversão: a primeira opção, Qualidade Constante de vídeo (Constant Vídeo Quality), criará o arquivo com ênfase na qualidade do vídeo, enquanto que a segunda opção, Tamanho Constante de vídeo (Constant Vídeo Size), criará o arquivo com ênfase no tamanho do DVD. Sugiro a segunda opção, pois nela podemos definir o número de discos e sua capacidade (ao qual se destinam para posteriormente ser gravado).

Marque o campo Confirma Capítulo Longo (Set Chapter Length) para escolher o tempo aproximado entre os capítulos do DVD que o WinAVI irá criar automaticamente. Algo em torno de 600 segundos (10 minutos) é uma boa opção.

No campo Formato Alvo e em Proporção LxA, escolha o formato e a proporção do arquivo final, respectivamente. Se não estiver certo da escolha a ser feita, prefira a opção AUTO para um ajuste automático.

No campo Preferências, podemos optar por “velocidade” ou “qualidade” na hora da conversão. A primeira opção (By speed) realiza o processo de encoder mais rápido, enquanto que a segunda opção (By quality), resulta numa melhor qualidade final.

No campo Audio bitrate (Taxa de Áudio), selecione a qualidade do áudio que o WinAVI irá criar, se a fonte original do arquivo de vídeo indicado for MP3, a opção 224000 será suficiente. Mas se o filme contém áudio AC3, selecione também o campo Permitir DirectAC3 (Enable DirectAC3) para que o áudio do filme original seja copiado para o seu futuro DVD.

Agora selecione a aba Codificar (Encode): Defina o aspecto do vídeo original em Proporção da Fonte (Source Aspect Ratio), se não souber, deixe em AUTO. No campo Suavizar quadro (Soften Picture), o WinAVI irá aplicar um filtro para reparar algumas imagens que estejam com problemas.

WinAVI_11.jpg

Podemos também definir a largura e altura dos quadros através do campo Ajustar a proporção do quadro (Adjust the aspect ratio of picture), regulando o aspecto visual conforme desejado usando a barra de rolagem. Clique em OK para continuar.

De volta à janela anterior, clique em OK e o processo de conversão será iniciado. Durante o processo de conversão, podemos abrir uma janela de pré-visualização para ver o que está sendo feito (mas isso faz com que o programa demore mais para converter o arquivo), e/ou optar para que o computador seja desligado após o término do processo. Lembre-se que estamos realizando o encoding e ao mesmo tempo o autoring do DVD, assim, o WinAVI irá criar arquivos no formato DVD-Vídeo (.VOB, .IFO e .BUP).

No mais, agora basta aguardar!

WinAVI_12.jpg

54.gif Conversão para AVI

Para converter um vídeo de qualquer formato para o formato .AVI (por exemplo), basta clicar no botão correspondente:

WinAVI_13.jpg

Selecione o arquivo de vídeo que deseja converter e clique em Abrir. Como exemplo, podemos usar um arquivo .MOV para ser convertido em .AVI.

A janela Encoder Options (Opções de Decodificação) que será carregada, indica os CODECs que serão usados na conversão. Deixe como está, ou se preferir, escolha outros de sua preferência:

WinAVI_14.jpg

O passo seguinte é muito importante: Em Tamanho do quadro (Picture Size), certifique-se de manter as mesmas dimensões do filme original. A razão disto é que cada filme tem uma dimensão diferente, por isso é importante deixar os valores proporcionais corretos, caso contrário o seu arquivo final vai ficar desconfigurado.

Em Ajustes de saída (Output Settings), selecione o campo Dividir arquivo de saída (Split the Output File), colocando um valor entre 650 ou 700Mb, dependendo da mídia que deseja gravar posteriormente. Essa opção faz com que o filme convertido não ultrapasse esse tamanho pré-definido. Nunca insira um valor muito baixo, pois a economia no tamanho poderá resultar em péssima qualidade.

Clique em OK em todas as janelas subseqüentes para que o programa comece a converter o seu filme. O resultado final é perfeito! Com boa qualidade de imagem e áudio, tal como o original.

54.gif Conversão para WMV

Para converter arquivos do tipo .WMV basta clicar botão correspondente e seguir os mesmo passos já conhecidos: indique o arquivo desejado e clique em Abrir. Siga as mesmas orientações quanto ao Tamanho do quadro e Ajustes de Saída e clique em OK para iniciar a conversão.

WinAVI_15.jpg

54.gif Conversão para RM

Para converter arquivos do tipo .RM é necessário a instalação do RealMedia plug-in. Se por acaso não tiver este plug-in, realize o download clicando AQUI. Após baixar o arquivo RMdll.rar extraia todo o conteúdo para a pasta onde foi instalado o WinAVI. (Exemplo: C:Arquivos de programasWinAVI VideoConverter). Neste caso, será necessária também a instalação do HelixSDK.exe (disponível para download quando tentar acessar este recurso do WinAVI versão 7.1).

WinAVI_17.jpg

Você também pode baixar o Real Alternative para que seus arquivos .RM sejam carregados sem problemas através de seu Player favorito. Para download do Real Alternative clique AQUI

WinAVI_18.jpg

54.gif Conversão com legenda embutida

Primeiramente é preciso instalar o VobSub, um plug-in do VirtualDub.

Depois de instalado, coloque o filme e a legenda em uma mesma pasta.

Verifique se a legenda tem o mesmo nome que o filme (ex: se o filme for Matrix.avi, a legenda tem que ser Matrix.srt, caso contrário não funcionará.

Pronto! É só iniciar o WinAVI Video Converter para que o VobSub comece automaticamente a embutir a legenda.

54.gif Conversão em Grupo

Vimos que para converter um arquivo de vídeo para outro formato qualquer, basta clicar no botão correspondente e que os passos seguintes são muito semelhantes ao processo já descrito. Entretanto, o WinAVI possui também a opção de Conversão em Grupo:

WinAVI_19.jpg

Para usar este recurso é muito simples: basta indicar o container final desejado e adicionar os arquivos que deseja converter. No exemplo, indiquei 2 arquivos diferentes: um no formato .MOV e o outro no formato .WMV. Depois de seguir as mesmas orientações quanto ao Tamanho do quadro e Ajustes de Saída, basta clicar no botão Iniciar conversão. O resultado final será cada um dos arquivos convertidos no formato pré-indicado.

Nota: Para selecionar formatos de saída diferentes, é necessária a instalação do HelixSDK.exe (disponível para download ao tentar acessar este recurso do WinAVI versão 7.1).

WinAVI_20.jpg

54.gif Gravação em Mídia

Depois de terminada nossa conversão, podemos finalmente gravar nossos arquivos de DVD, VCD ou SVCD resultantes... Para isso, selecione o botão Burn na tela principal do WinAVI.

WinAVI_21.jpg

Caso tenha o NERO instalado, o WinAVI irá abrí-lo como programa padrão de gravação, caso contrário, irá usar seu próprio engine de gravação. As opções de gravação, não se diferem dos outros programas: selecionamos os arquivos e clicamos em Burn. Simples e rápido! Contudo, só serve para gravações de arquivos de DVD, VCD ou SVCD.

WinAVI_22.jpg

Como podemos ver, o WinAVI é muito simples, rápido e poderoso. Podemos criar um DVD a partir de um arquivo .AVI com apenas alguns passos e usando somente um programa, ou converter um arquivo .RM para o formato .AVI em poucos minutos e com ótima qualidade. Mesmo assim, se tiver dúvidas podemos utilizar a AJUDA (em inglês) do próprio programa.

Bom... É isso aí galera! Espero que esse “Tuto” possa ajudar àqueles que tenham dúvidas quanto à utilização deste maravilhoso programa.

Os adendos que se fizerem necessários serão prontamente adicionados ao tópico.

 

75558-EDRICH.jpg
| Status:: 7917fd11-c1b4-4292-8768-58ec59bcf1cc.png|


0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns tuto muito rOxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx...

 4.gif55.gif

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Autor: HB

Parabéns tuto muito rOxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx...

 

Valeu pela força 4.gif

 

Espero que seja bem aproveitado pela galera!


75558-EDRICH.jpg
| Status:: 7917fd11-c1b4-4292-8768-58ec59bcf1cc.png|


0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o tópico está tão bem explicado que a galera nem tem dúvidas para postar 3.gif 

Mas se tiver é só mandar 4.gif

75558-EDRICH.jpg
| Status:: 7917fd11-c1b4-4292-8768-58ec59bcf1cc.png|


0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro colegas, uso esse programa com o utilitário para anexa legendas, quando convertos filmes pequenos, como séries, fica 100%, mas quando convertos arquivos avi maiores, +_ 600 - 700 mb, ele gera uma arquivo de vídeo que fica dando uns pulos na imagens com frequencia, o que não ocorre com arquivo menores... Penho um P2 3.2 1gb HD sata, placa de vídeo 128 Mb ... o que pode ser ... Abraços

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

com esse programa também posso personalizar o menu ? vlw

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Autor: chevrand

(...) quando converto filmes pequenos, como séries, fica 100%, mas quando converto arquivos avi maiores, +_ 600 - 700 mb, ele gera uma arquivo de vídeo que fica dando uns pulos na imagens com frequencia, o que não ocorre com arquivo menores...

Nunca tive este tipo de problema, qual é a versão do programa que está usando? E qual o tipo de conversão? Você tem os CODEC necessários para a tarefa escolhida?


75558-EDRICH.jpg
| Status:: 7917fd11-c1b4-4292-8768-58ec59bcf1cc.png|


0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Autor: InsaneJulio

com esse programa também posso personalizar o menu ?

NÃO! Para personalizar MENUS sugiro o uso do Magix Movie Edit Pro. Veja este tópico AQUI.

 

Você pode também criar MENUS personalizados usando o NEROVision Express. 

75558-EDRICH.jpg
| Status:: 7917fd11-c1b4-4292-8768-58ec59bcf1cc.png|


0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom o tutorial. 4.gif

Este programa realmente é um dos conversores mais rápidos.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Edrich , qual programa eu uso para mudar a resolução de meus animes , para rodar com o tamanho certo na tv sem cortar nda , seria esse msm?

Senão qual você me recomendaria e onde eu poderia encontrar um tutorial?

Desculpe , sou completamente leigo no assunto T__T

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, uso a versão 7.1, mando converter os avi em DVD, escolho o filme e deixo as outras opção inalteradas ... com episódios de séries fica bom, com filme maiores não ... acho que tenho os codec, pois os episódios de serie ficam bons ....

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

velho parabens pelo turto, mas to com uma dúvida na conversão com legenda porque tipo eu estava com o vobsub e o filme mesma pasta e com os mesmo nomes, só que daí converti para DVD e não saiu com legenda entende, será que tem alguma coisa a fazer sei la, c sabe como que faz? valeu e parabens novamente


corinthianstetra7oe2lc.jpg

lost5kw.gif

Status -> 864cc356-9299-4f28-8019-9d118c8bd22c.png

22lf.gif

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
    • 12 Mensagens
    • 52250 Visualizações
    • 3 Mensagens
    • 214 Visualizações
    • 6 Mensagens
    • 582 Visualizações
    • KRZ
    • KRZ
    • 5 Mensagens
    • 738 Visualizações
    • 6 Mensagens
    • 11035 Visualizações