#

Jump to content

  • Login via Facebook Login com Twitter
  • Cadastre-se no Fórum do BABOO!





 

Foto
TUTORIAL

TUTORIAL - WinAVI Video Converter

TUTORIAL

Minimizar/MaximizarImagens para Papel de Parede

  • Futebol - 39
  • Arte Digital - 30
  • Arte Digital - 21
  • Carros - 20
  • Mulheres lindas - 18
  • Paisagens e animais - 42
  • Natureza Morta - 34
  • Spa e relaxamento - 08
  • Jogos - 09
  • Paisagens e animais - 21

  • Faça login para responder
Existem 271 respostas neste tópico

#1
Link desta mensagem
Edrich

Edrich
  • Participante
  • 886 mensagens

Publicado 06/nov/05 05:44 h

Conversão de Formatos de Vídeo



usando o WinAVI


Posted Image


Neste presente tutorial no estilo “receita de bolo” veremos como converter formatos de vídeo usando o WinAVI Vídeo Converter v.7.1.




Posted Image Características do programa:



O software é Trial (expira em 30 dias) e a licença custa US$ 29,95


Site Oficial e download: http://www.winavi.com/




Posted Image Facilidades:



O WinAVI suporta a maioria dos formatos utilizados atualmente: AVI (DivX/XviD), ASF, MOV, WMV, SWF, RM e RMVB. Ele também realiza conversões diretamente para o formato DVD (DVD-Vídeo) e não em arquivos MPEG2, ou seja, não é preciso preocupar-se em usar um outro programa para o autoring (autoração) do DVD: você economiza tempo, já que ele faz a conversão direta para arquivos DVD-Vídeo!


O WinAVi usa a tecnologia DirectAC3, assim, não é preciso preocupar-se com o áudio AC3 e nem como preservar a qualidade do áudio original no DVD final: o programa faz isso automaticamente para você!


Este programa é um dos mais rápidos conversores já vistos! Além disso, ao final da conversão, você pode usar o próprio WinAVI para gravar seu DVD, VCD ou SVCD em uma mídia de gravação.





Posted Image Instalação:


Após instalar e executar o WinAVI, uma tela de registro, como mostra a imagem abaixo, deve surgir. Clique em Next Time (Próximo Passo) e aguarde alguns segundos:


Posted Image


 


Na tela seguinte clique em Close (Fechar):




Posted Image





Agora, na tela principal do programa, clique no botão Menu (no canto superior esquerdo) e selecione Option... (Opções):






Posted Image





Em seguida, em Language choice (Escolha de Linguagem), escolha Portuguese_BR. Pronto! Agora podemos usar o WinAVI no idioma dos brasileiros.




Posted Image





Os campos Additional Options (Opções Adicionais) ficam a critério do usuário:




Em Show the Codec Detecting Dialog (Mostrar Diálogo de Detecção de Codecs), podemos visualizar os CODECs intalados no sistema.




Em Preview Movie (Pré-visualização do Filme), podemos visualizar o filme durante o processo – a opção Refurbishing the preview in real time (Renovar pré-visualização em tempo real), só estará habilitada com a opção anterior marcada, e deve ser selecionada sabendo-se que If you enable this option, it will slow down the conversion speed (Se você habilitar esta opção, reduzirá a velocidade da conversão).




Se desejar, marque também estas opções: Use the built-in CD burner (Usar o gravador de CD embutido), para utilizar a ferramenta de gravação do próprio WinAVI, e Shut down computer after all work has been completed (Desligar o computador após todo trabalho ser concluído).




Faça suas escolhas e clique em OK.




 Posted Image





De volta a tela principal do WinAVI, temos algumas opções de conversão. Como podemos ver é possível converter vários formatos de arquivos de vídeo para DVD/VCD/MPEG... Além disso, é possível também fazer a conversão para os formatos .WMV, .AVI ou .RM, e optar pela Conversão em Grupo.







Posted Image Conversão para DVD:






Nesta primeira parte do tutorial, veremos como converter um arquivo de vídeo para DVD. Para isso, clique no botão DVD. Apesar de anunciar apenas alguns formatos para a conversão, o WinAVI é capaz de converter qualquer formato de vídeo, desde que tenhamos seu respectivo CODEC instalado (e caso isso seja necessário).




Posted Image






Selecione o arquivo que deseja converter para o formato DVD-Vídeo e clique em Abrir. Como exemplo, iremos converter aqui um arquivo .AVI (DivX).




Posted Image



Nota: O arquivo .SRT que podemos ver na imagem acima, refere-se à um arquivo de legenda. Caso tenha o VobSub instalado, podemos usá-lo juntamente com o WinAVI para criar um DVD com legendas. Basta para isso, colocar o mesmo nome para ambos e deixá-los em um mesmo diretório, tal como mostrada na imagem acima.





Na tela seguinte, no campo Selecionar Pasta de Saída (Select Output Directory), indique o diretório onde deseja salvar o arquivo convertido. Tenha certeza de que o local escolhido, tenha no mínimo entre 4 e 5Gb de espaço livre. Observe também se o campo Selecionar Formato de Saída (Select Output Format) está com a opção DVD selecionada. Depois clique em Avançado (Advanced):


 Posted Image






Na aba DVD, podemos verificar algumas opções para o DVD que será criado:




 Posted Image






No campo Ajustes se Saída (Output Settings), podemos definir o tamanho do arquivo que desejamos ter no final da conversão: a primeira opção, Qualidade Constante de vídeo (Constant Vídeo Quality), criará o arquivo com ênfase na qualidade do vídeo, enquanto que a segunda opção, Tamanho Constante de vídeo (Constant Vídeo Size), criará o arquivo com ênfase no tamanho do DVD. Sugiro a segunda opção, pois nela podemos definir o número de discos e sua capacidade (ao qual se destinam para posteriormente ser gravado).




Marque o campo Confirma Capítulo Longo (Set Chapter Length) para escolher o tempo aproximado entre os capítulos do DVD que o WinAVI irá criar automaticamente. Algo em torno de 600 segundos (10 minutos) é uma boa opção.




No campo Formato Alvo e em Proporção LxA, escolha o formato e a proporção do arquivo final, respectivamente. Se não estiver certo da escolha a ser feita, prefira a opção AUTO para um ajuste automático.




No campo Preferências, podemos optar por “velocidade” ou “qualidade” na hora da conversão. A primeira opção (By speed) realiza o processo de encoder mais rápido, enquanto que a segunda opção (By quality), resulta numa melhor qualidade final.




No campo Audio bitrate (Taxa de Áudio), selecione a qualidade do áudio que o WinAVI irá criar, se a fonte original do arquivo de vídeo indicado for MP3, a opção 224000 será suficiente. Mas se o filme contém áudio AC3, selecione também o campo Permitir DirectAC3 (Enable DirectAC3) para que o áudio do filme original seja copiado para o seu futuro DVD.






Agora selecione a aba Codificar (Encode): Defina o aspecto do vídeo original em Proporção da Fonte (Source Aspect Ratio), se não souber, deixe em AUTO. No campo Suavizar quadro (Soften Picture), o WinAVI irá aplicar um filtro para reparar algumas imagens que estejam com problemas.





Posted Image




Podemos também definir a largura e altura dos quadros através do campo Ajustar a proporção do quadro (Adjust the aspect ratio of picture), regulando o aspecto visual conforme desejado usando a barra de rolagem. Clique em OK para continuar.





De volta à janela anterior, clique em OK e o processo de conversão será iniciado. Durante o processo de conversão, podemos abrir uma janela de pré-visualização para ver o que está sendo feito (mas isso faz com que o programa demore mais para converter o arquivo), e/ou optar para que o computador seja desligado após o término do processo. Lembre-se que estamos realizando o encoding e ao mesmo tempo o autoring do DVD, assim, o WinAVI irá criar arquivos no formato DVD-Vídeo (.VOB, .IFO e .BUP).




No mais, agora basta aguardar!





Posted Image



Posted Image Conversão para AVI


Para converter um vídeo de qualquer formato para o formato .AVI (por exemplo), basta clicar no botão correspondente:


Posted Image

Selecione o arquivo de vídeo que deseja converter e clique em Abrir. Como exemplo, podemos usar um arquivo .MOV para ser convertido em .AVI.


A janela Encoder Options (Opções de Decodificação) que será carregada, indica os CODECs que serão usados na conversão. Deixe como está, ou se preferir, escolha outros de sua preferência:


Posted Image

O passo seguinte é muito importante: Em Tamanho do quadro (Picture Size), certifique-se de manter as mesmas dimensões do filme original. A razão disto é que cada filme tem uma dimensão diferente, por isso é importante deixar os valores proporcionais corretos, caso contrário o seu arquivo final vai ficar desconfigurado.


Em Ajustes de saída (Output Settings), selecione o campo Dividir arquivo de saída (Split the Output File), colocando um valor entre 650 ou 700Mb, dependendo da mídia que deseja gravar posteriormente. Essa opção faz com que o filme convertido não ultrapasse esse tamanho pré-definido. Nunca insira um valor muito baixo, pois a economia no tamanho poderá resultar em péssima qualidade.


Clique em OK em todas as janelas subseqüentes para que o programa comece a converter o seu filme. O resultado final é perfeito! Com boa qualidade de imagem e áudio, tal como o original.




Posted Image Conversão para WMV


Para converter arquivos do tipo .WMV basta clicar botão correspondente e seguir os mesmo passos já conhecidos: indique o arquivo desejado e clique em Abrir. Siga as mesmas orientações quanto ao Tamanho do quadro e Ajustes de Saída e clique em OK para iniciar a conversão.


Posted Image


Posted Image Conversão para RM


Para converter arquivos do tipo .RM é necessário a instalação do RealMedia plug-in. Se por acaso não tiver este plug-in, realize o download clicando AQUI. Após baixar o arquivo RMdll.rar extraia todo o conteúdo para a pasta onde foi instalado o WinAVI. (Exemplo: C:Arquivos de programasWinAVI VideoConverter). Neste caso, será necessária também a instalação do HelixSDK.exe (disponível para download quando tentar acessar este recurso do WinAVI versão 7.1).


Posted Image


Você também pode baixar o Real Alternative para que seus arquivos .RM sejam carregados sem problemas através de seu Player favorito. Para download do Real Alternative clique AQUI



Posted Image


Posted Image Conversão com legenda embutida


Primeiramente é preciso instalar o VobSub, um plug-in do VirtualDub.




Depois de instalado, coloque o filme e a legenda em uma mesma pasta.




Verifique se a legenda tem o mesmo nome que o filme (ex: se o filme for Matrix.avi, a legenda tem que ser Matrix.srt, caso contrário não funcionará.




Pronto! É só iniciar o WinAVI Video Converter para que o VobSub comece automaticamente a embutir a legenda.





Posted Image Conversão em Grupo


Vimos que para converter um arquivo de vídeo para outro formato qualquer, basta clicar no botão correspondente e que os passos seguintes são muito semelhantes ao processo já descrito. Entretanto, o WinAVI possui também a opção de Conversão em Grupo:


Posted Image

Para usar este recurso é muito simples: basta indicar o container final desejado e adicionar os arquivos que deseja converter. No exemplo, indiquei 2 arquivos diferentes: um no formato .MOV e o outro no formato .WMV. Depois de seguir as mesmas orientações quanto ao Tamanho do quadro e Ajustes de Saída, basta clicar no botão Iniciar conversão. O resultado final será cada um dos arquivos convertidos no formato pré-indicado.


Nota: Para selecionar formatos de saída diferentes, é necessária a instalação do HelixSDK.exe (disponível para download ao tentar acessar este recurso do WinAVI versão 7.1).



Posted Image






Posted Image Gravação em Mídia





Depois de terminada nossa conversão, podemos finalmente gravar nossos arquivos de DVD, VCD ou SVCD resultantes... Para isso, selecione o botão Burn na tela principal do WinAVI.





Posted Image




Caso tenha o NERO instalado, o WinAVI irá abrí-lo como programa padrão de gravação, caso contrário, irá usar seu próprio engine de gravação. As opções de gravação, não se diferem dos outros programas: selecionamos os arquivos e clicamos em Burn. Simples e rápido! Contudo, só serve para gravações de arquivos de DVD, VCD ou SVCD.





Posted Image




Como podemos ver, o WinAVI é muito simples, rápido e poderoso. Podemos criar um DVD a partir de um arquivo .AVI com apenas alguns passos e usando somente um programa, ou converter um arquivo .RM para o formato .AVI em poucos minutos e com ótima qualidade. Mesmo assim, se tiver dúvidas podemos utilizar a AJUDA (em inglês) do próprio programa.



Bom... É isso aí galera! Espero que esse “Tuto” possa ajudar àqueles que tenham dúvidas quanto à utilização deste maravilhoso programa.


Os adendos que se fizerem necessários serão prontamente adicionados ao tópico.



 


Publicidade
Publicidade

#2
Link desta mensagem
HB

HB
  • Participante
  • 2.277 mensagens

Publicado 06/nov/05 06:59 h

Parabéns tuto muito rOxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx...


 Posted Image Posted Image



#3
Link desta mensagem
Edrich

Edrich
  • Participante
  • 886 mensagens

Publicado 06/nov/05 11:07 h

Autor: HB


Parabéns tuto muito rOxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx...


 

Valeu pela força Posted Image

 

Espero que seja bem aproveitado pela galera!



#4
Link desta mensagem
Edrich

Edrich
  • Participante
  • 886 mensagens

Publicado 01/dez/05 09:43 h

Acho que o tópico está tão bem explicado que a galera nem tem dúvidas para postar Posted Image 


Mas se tiver é só mandar Posted Image


#5
Link desta mensagem
chevrand

chevrand
  • Participante
  • 4 mensagens

Publicado 02/dez/05 09:54 h

Caro colegas, uso esse programa com o utilitário para anexa legendas, quando convertos filmes pequenos, como séries, fica 100%, mas quando convertos arquivos avi maiores, +_ 600 - 700 mb, ele gera uma arquivo de vídeo que fica dando uns pulos na imagens com frequencia, o que não ocorre com arquivo menores... Penho um P2 3.2 1gb HD sata, placa de vídeo 128 Mb ... o que pode ser ... Abraços

#6
Link desta mensagem
InsaneJulio

InsaneJulio
  • Participante
  • 10 mensagens

Publicado 02/dez/05 10:54 h

com esse programa também posso personalizar o menu ? vlw

#7
Link desta mensagem
Edrich

Edrich
  • Participante
  • 886 mensagens

Publicado 03/dez/05 08:37 h

Autor: chevrand

(...) quando converto filmes pequenos, como séries, fica 100%, mas quando converto arquivos avi maiores, +_ 600 - 700 mb, ele gera uma arquivo de vídeo que fica dando uns pulos na imagens com frequencia, o que não ocorre com arquivo menores...


Nunca tive este tipo de problema, qual é a versão do programa que está usando? E qual o tipo de conversão? Você tem os CODEC necessários para a tarefa escolhida?



#8
Link desta mensagem
Edrich

Edrich
  • Participante
  • 886 mensagens

Publicado 03/dez/05 08:54 h

Autor: InsaneJulio

com esse programa também posso personalizar o menu ?




NÃO! Para personalizar MENUS sugiro o uso do Magix Movie Edit Pro. Veja este tópico AQUI.

 

Você pode também criar MENUS personalizados usando o NEROVision Express. 


#9
Link desta mensagem
NFSHP2

NFSHP2
  • Participante
  • 1.198 mensagens

Publicado 04/dez/05 12:24 h

Muito bom o tutorial. Posted Image
Este programa realmente é um dos conversores mais rápidos.



#10
Link desta mensagem
InsaneJulio

InsaneJulio
  • Participante
  • 10 mensagens

Publicado 04/dez/05 01:22 h

Edrich , qual programa eu uso para mudar a resolução de meus animes , para rodar com o tamanho certo na tv sem cortar nda , seria esse msm?

Senão qual você me recomendaria e onde eu poderia encontrar um tutorial?

Desculpe , sou completamente leigo no assunto T__T



  Publicidade  
Publicidade



Tópicos com palavra-chave: TUTORIAL