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rogeriomcj

Como criar um programa simples em C++ de uma biblioteca

4 posts neste tópico

Meu professor passou um trabalho e estou completamente atrapalhado !

Seria bem simples ... um programa de uma biblioteca no qual teria:

 

Estantes ... e dentro delas teria Livros e Revistas

 

O usuário final so iria pesquisar livros e revistas ... o programa já teria que cadastrados os mesmo.

 

 

 

POR FAVOR ... AJUDA 15.gif

 

 

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eu já não te respondi, antes ?

Bueno, eu não sei como te ajudar, se você não disser o que precisa.

vou supor que você não sabe C ou C++. Eu sei "bem" C, portanto posso te ajudar ai.

O que você precisa é:

1) Um Documento (de preferencia um txt puro) que diga exatamente o que o seu programa precisa fazer

2) Um modelo (txt de novo) com as estruturas de dados que você vai utilizar, bem como a forma que você pretente acessa-las

3) Um modelo (da-lhe txt) da interface com o usuario.

Ta e ai, como isso te ajuda ? Simples:

Se você sabe exatamente o que o programa DEVE fazer, sabe as estruturas de dados e sabe a interface com o usuario, fica facil descrever um quarto documento onde você descreve as etapas do programa. você pode ainda socar tudo isso no programa como forma de comentarios !

O que diabos o seu programa tem que fazer ? você quer simular uma biblioteca com uns 10 livrinhos ou é algo que tem 150000 livros e revistas ?

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Data: 23/11/2005

Autor: peczenyj

eu já não te respondi, antes ?

Bueno, eu não sei como te ajudar, se você não disser o que precisa.

vou supor que você não sabe C ou C++. Eu sei ''bem'' C, portanto posso te ajudar ai.

O que você precisa é:

1) Um Documento (de preferencia um txt puro) que diga exatamente o que o seu programa precisa fazer

2) Um modelo (txt de novo) com as estruturas de dados que você vai utilizar, bem como a forma que você pretente acessa-las

3) Um modelo (da-lhe txt) da interface com o usuario.

Ta e ai, como isso te ajuda ? Simples:

Se você sabe exatamente o que o programa DEVE fazer, sabe as estruturas de dados e sabe a interface com o usuario, fica facil descrever um quarto documento onde você descreve as etapas do programa. você pode ainda socar tudo isso no programa como forma de comentarios !

O que diabos o seu programa tem que fazer ? você quer simular uma biblioteca com uns 10 livrinhos ou é algo que tem 150000 livros e revistas ?

Respondeu sim amigo !!

1) Programa simples: o usuário so vai consultar o livro ou revista e o sistema ira dizer em que estante esta o livro

2) tem que ser feito com classes: foi o que o professor pediu

  PROJETO_BIBLIOTECA

  ESTANTE

  LIVRO

  REVISTA

  so isso.

 

3) A interface é basica, tela preta mesmo. O usuário digita o nome do livro .. o sistema informa em que estante ele esta ... e informa o nomelivro e autor por exemplo ... para revista informa em que estante ... nomedarevista, mes por exemplo

 

 

 

Pra finalizar ... vou simular uma biblioteca com 5 livros e 5 revistas por aí ... simples. mas eu não estou intendendo muito C ... e preciso dessa nota 15.gif

 

 

Agradeço a ajuda. !!!

 

 

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Humm agora eu entendi.

bueno, você já tem o que deve ser feito escrito, falta escrever o modelo de dados.

Se você não sabe C ou C++, mas tem que usar classes, você está tratando do paradigma da programação "orientada a objetos" (OO). Logo você não apenas tem que entender a linguagem mas entender OO.

Aqui tem um bom tutorial:

http://www.cprogramming.com/tutorial.html#c++tutorial

Em particular, esta sessão:

http://www.cprogramming.com/tutorial/lesson12.html

Bom, milagre eu não posso fazer, o que posso te dizer é: isto é simples, então não tente complicar, ok ?

PROJETO_BIBLIOTECA pode ser a classe que vai englobar tudo isso. Por enquanto o único método que vejo necessário é algum método de busca.

ESTANTE, LIVRO e REVISTA podem ser classes sem nenhum método, apenas para carregar dados.

Traduzindo: uma classe é uma extrutura basica em OO, ela possui atributos e métodos. você tem que abstrair agora, e bastante, relaxe e pense. Na programação estruturada você tem DADOS e FUNÇÕES. Uma classe engloba estes conceitos. A grande sacada da OO é o seguinte: você pode criar um objeto, uma biblioteca por exemplo, que pertence a CLASSE biblioteca.

Uma biblioteca possui atributos (outros objetos, como livros, revistas e estantes) e métodos (funções de busca, por exemplo).

você faria algo como

int main(void){

Biblioteca b; //b é um objeto que herda a classe Biblioteca

b.procura(); // procura() é um método da classe biblioteca

return (0); // fim

}

Bom, como você define a Biblioteca ? Olha o link acima, ué.

Depois eu dou mais dicas


/* ah... te vira para entender os emoticons bizonhos que este site enfia no meio do codigo... */

#include <iostream>

#include <string>

using namespace std;

//definimos os atributos da classe estante

class Estante

{

public: // publico é tudo que pode ser acessado diretamente

Estante();

~Estante();

void setId(int i); // eu não posso setar o id diretamente,

int getId(); // nem pegar, eu uso estes 2 metodos publicos

protected: // coisas protected so coisas internas

int id;

};

Estante::Estante() // este é o construtor da classe

{ // quando a classe é instanciada, ele é executado

id = -1;

}

Estante::~Estante() // este é o destrutor

{ // ignoreo por enquanto

}

void Estante:14.gifetId(int i)

{

id = i; // entendeu este cara ?

}

int Estante::getId()

{

return id; // sacou ?

}

class Livro // mesma coisa...

{

public:

Livro();

~Livro(); //isto é o til '~' + Livro

string getNome(void);

void setNome(int i);

int getIdEstante();

void setIdEstante(int i);

protected:

string name;

int id_estante;

};

Livro::Livro()

{

name="";

id_estante=-1;

}

Livro::~Livro()

{

}

string Livro::getNome()

{

return name;

}

void Livro:14.gifetNome(int i)

{

switch9.gif {

// este é a coisa mais tosca que eu já fiz, mas to sem saco de fazer algo melhor

case 0:

name ="o magico de oz";

break;

case 1:

name ="operacao trovao";

break;

case 2:

name = "aleluia bar";

break;

case 3:

name = "coloradooo";

break;

case 4:

name = "so jesus salva";

break;

case 5:

name = "so jesus salva 2";

break;

case 6:

name = "jesus continua salvando";

break;

case 7:

name = "jesus descobre o autosave";

break;

case 8:

name = "jesus se alia a Microsoft";

break;

default:

name ="jesus descobre o linux";

break;

}

}

int Livro::getIdEstante()

{

return id_estante;

}

void Livro:14.gifetIdEstante(int i)

{

id_estante = i;

}

class Biblioteca

{

public:

Biblioteca();

~Biblioteca(); // isto é o til '~' + Biblioteca

void procura();

protected:

Livro l[10]; // viu so ! estamos usando um vetor de livros - 10 neste caso

Estante e[5]; // e 5 estantes !!!

};

Biblioteca::Biblioteca() // quanto biblioteca for instanciada ela faz isso tudo

{

int i;

for(i=0;i<5;i++) e.setId9.gif;

for(i=0;i<10;i++) {

l.setNome9.gif; // sacou ?

l.setIdEstante(e[i/2].getId()); // entendeu ?

}

}

Biblioteca::~Biblioteca()

{

}

void Biblioteca:3.gifrocura() // aqui entra o lance

{

int i;

for(i=0;i<10;i++){

cout << "livro "" << l.getNome() ;

cout << "" estante " <

}

/* Acima é so um teste

você tem que procurar livros e revistas em estantes, qual a logica que eu usei ?

simples, estantes tem um id, um numero, so isso.

Um livro esta em uma estante especifica, então você tem que dar o id de uma estante para um livro (ou revista)

Isto é a minha forma de fazer, deve ter trocentos jeitos...

agora você precisa pesquisar onde tao esses livros !!!

veja esta referencia

http://www.cppreference.com/cppstring/find.html

brinque a vontade e acrescente o que quiser...

*/

}

int main(void)

{

Biblioteca B;

B.procura();

return (0);

}

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