Jump to content


Foto
DICA

Tutorial: RAID 5 no Windows XP Professional

dica



  • Tópico fechado Tópico fechado
Existem 24 respostas neste tópico

#1 Kael Arthas    

Kael Arthas
  • Participante
  • 4938 mensagens

Publicado 01 April 2006 - 10:26 PM

Posted Image

Como sabemos o Windows XP Professional só oferece suporte nativo ao RAID 0, mas com algumas modificações é possível aumentar este suporte para RAID 1 e RAID 5, igualando-o neste ponto às versões Server da Microsoft.

 

 

 

http://www.babooforum.com.br/idealbb/images/smilies/52.gif  Como Criar um RAID?


A ferramenta RAID pode ser implementada por duas maneiras: Por software ou por Hardware. Sendo que, antes de avaliarmos esta questão, vamos lembrar sem muito detalhes o funcionamento e as características dos principais níveis RAID existentes.

RAID é um acrônimo para Redundant Array of Independent Disks. Isto é, o objetivo da tecnologia é usar discos independentes a fim de criar uma matriz (array) redundante para armazenar os dados. Os níveis (0, 1, 5, etc) correspondem ao modo como esta matriz é implementada.

http://www.baboo.com...893-pasta_i.gifRAID e seus diversos Niveis

O RAID 0 não é uma técnica que prevê tolerância a falhas, pois nenhuma informação de paridade ou copia de dados é feita entre os discos que compõem a matriz. Seu ponto positivo é a performance, pois como os dados de cada arquivo são armazenados de forma distribuída entre os discos, o tempo é drasticamente reduzido devido ao paralelismo no acesso físico. Contudo, se você tiver um RAID 0 com 5 HD’s (mínimo é 2) e um disco parar, todos os dados serão perdidos.


Posted Image


O RAID 1 é conhecido como mirroing (espelhamento) e tem como ponto positivo a tolerância à falhas. Quando dois discos são espelhados, a cada gravação de dados duas operações de escritas são feitas. Se o disco principal parar, o “espelho” assume seu lugar de forma totalmente transparente ao usuário. Como ponto negativo, o usuário sempre perderá 50% da capacidade de armazenamento instalada na CPU.


Posted Image


O RAID 5 une o melhor das duas técnicas anteriores. Os dados de cada arquivo são distribuídos entre os HD’s e uma informação de paridade é calculada e também armazenada de forma distribuída entre os discos. Com isso se ganha no paralelismo do acesso e, se um disco falhar, a informação perdida é reconstruída a partir dos dados gravados nos outros discos e da operação lógica XOR (Exclusive OR, OU Exclusivo). É evidente que neste caso o sistema terá sua performance diminuída devido à latência adicional para o processamento da operação XOR.

http://www.baboo.com...893-pasta_i.gifVeja mais sobre a operação XOR


Posted Image


Uma matriz RAID pode ser criada por hardware ou por software. A implementação por Hardware é feita através de uma placa de expansão normalmente instalada em slot’s PCI, PCI-E, PCI-X, bem como a partir da integração de um circuito integrado na placa-mãe, como vem ocorrendo há algum tempo mesmo entre as “MOBOS” para Desktops.

http://www.baboo.com...893-pasta_i.gifVejam mais sobre Hardware para RAID nesta excelente TM do Ipatinga

Posted Image

A implementação por Software é o que estaremos implementando neste tutorial, onde toda a configuração é feita depois que o S.O. é instalado e o processador da máquina é que fica responsável pelas operações lógicas relacionadas.

Assim como ocorre em toda analise entre interfaces on-board e off-board, é claro que o RAID por hardware é melhor, pois além de aliviar o processador também nos permite criar uma matriz RAID bootável, uma vez que a configuração da controladora RAID está disponível durante o POST da maquina.
É devido a essas razões que o RAID por software só se justifica basicamente em duas situações: Quando a MOBO não possuir uma controladora RAID integrada, ou quando você tiver pelo menos 3 HD’s (além do HD do sistema) para compor um RAID 5 e seu sistema não for formado por uma MOBO que suporte RAID 5. Se este não for seu caso, vamos ao passo-a-passo para dotar o Windows XP do suporte ao RAID 5.

http://www.baboo.com...893-pasta_i.gifMais informações sobre RAID



Posted Image




 Posted Image 
Windows XP PRO com RAID 5

o Windows XP pode reconhecer os HD’s instalados como discos básicos ou discos dinâmicos. No primeiro caso, eles podem ser divididos em partições primarias, estendidas e unidades lógicas. Quando um HD é dinâmico só podemos criar volumes, não mais partições.

Na pratica, a diferença entre as implementações está nas tarefas que são suportadas. RAID, por exemplo, só pode ser criado sobre volumes, e é por isso que nossa primeira tarefa será converter os 3 HD’s SCSI para discos dinâmicos. Para isso, vá até o Gerenciamento do Computador (Iniciar > Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Gerenciamento do Computador) e clique em Gerenciamento de discos:

Posted Image


Selecione qualquer disco básico, clique com o botão direito e vá em Converter em disco dinâmico, em seguida selecione os discos que deseja converter e clique em OK.


Posted Image


Agora clique com o botão direito sobre algum dos discos dinâmicos e selecione a opção Novo Volume. O assistente será iniciado, clique em avançar até a tela abaixo, onde você verá que o Windows XP só suporta nativamente Volume Simples (criado sobre um único HD), estendido (um ou mais HD’s são usados; o espaço do primeiro é usado, depois o do segundo e assim por diante; se um disco falhar, todos os dados serão perdidos) e Distribuído (este é o RAID 0).


Posted Image


Vejamos agora o procedimento necessário para adaptar o Windows XP PRO ao RAID 5. Primeiramente, localize e copie os arquivos para qualquer pasta:

http://www.baboo.com..._azul_mini.gif 
dmboot.sys (c:Windowssystem32drivers)
http://www.baboo.com..._azul_mini.gif dmconfig.dll (c:Windowssystem32)
http://www.baboo.com..._azul_mini.gif dmadmin.exe (c:Windowssystem32)

Agora precisamos de um editor hexadecimal, para este tutorial utilizarei o UltraEdit-32.

http://www.baboo.com...893-pasta_i.gif
Veja uma lista destes Softwares


Após a instalação, com o programa aberto abra o arquivo dmboot.sys, em seguida vá até: Search > Find > selecione a caixa “Find ASSCII” e em Find what digite WINNT e clique em Find Next:


Posted Image


http://www.baboo.com...i.gif Modifique os arquivos conforme mostrado nas figuras:
Posted Image


http://www.baboo.com...l_mini.gif Faça o mesmo procedimento com o arquivo dmconfig.dll buscando por LANMANNT:
Posted Image


http://www.baboo.com...azul_mini.gif E por ultimo com arquivo dmadmin.exe procurando por SERVERNT:
Posted Image


Feita as alterações substitua os arquivos em questão em suas pastas já especificadas:


Posted Image


A cada arquivo substituído, como são arquivos do sistema o Windows tentará restaurar os arquivos originais através do CD de instalação do Windows. Mais, como fizemos estas mudanças para que o Windows suporte o RAID 5, devemos manter a substituição, para isso clique em “cancelar” e em seguida em “sim”. Como mostrado abaix


Posted Image


Agora voltamos ao Gerenciador do Computador nas Ferramentas Administrativas e em Gerenciamento de Discos, clicamos novamente em “Novo Volume...” e temos agora as opções de RAID 1 (Espelhamento) e RAID 5:


Posted Image


Como nosso tutorial é sobre RAID 5, vamos criá-lo. Clique sobre RAID 5 e em avançar. Adicione os discos que farão parte desta matriz e clique em avançar:


Posted Image


Especifique uma letra para o novo volume, na tela seguinte o Sistema de arquivos:


Posted Image


Agora é só concluir o assistente e esperar a criação do RAID 5:


Posted Image


Agora é aproveitar o beneficio conquistado com Windows XP Professional, agora com RAID 5:

Posted Image




Fonte:
Toms Hardware



 




Posted Image
Autor e Direitos autorais: § Kael Arthas §
Posted ImageNenhuma parte deste tutorial poderá ser reproduzida sem a previa autorizarão do Autor
Posted ImageAtualizado em: 01/04/2006





PUBLICIDADE  
 

#2 gordom    

gordom
  • Participante
  • 575 mensagens

Publicado 14 April 2006 - 09:21 AM

muito boa Kael Arthas

#3 Anderson T    

Anderson T

    Windows Server Expert

  • Colaborador
  • 9117 mensagens

Publicado 15 April 2006 - 06:04 PM

 

Apenas complementando...

Para o RAID-5 ou Stripe Set com paridade (paridade = analise das informações quando estão sendo gravadas em ambos os discos, obtidas por calculos matemáticos, o que o torna tolerante a falhas) ser possível, são necessários no mínimo 3 discos e, caso dois falhem (oque não é comum, mas pode vir a ocorrer) ao mesmo tempo, não é possível recuperar as informações pela paridade.

 

Agora, ficou SHOW de bola Kael, já tinha lido sobre esta informação mas nunca tinha feito a implementação real http://www.babooforu...s/smilies/4.gif


#4 Kael Arthas    

Kael Arthas
  • Participante
  • 4938 mensagens

Publicado 16 April 2006 - 05:42 PM

Data: 15/4/2006
Autor: Anderson T

Apenas complementando...

Para o RAID-5 ou Stripe Set com paridade (paridade = analise das informações quando estão sendo gravadas em ambos os discos, obtidas por calculos matemáticos, o que o torna tolerante a falhas) ser possível, são necessários no mínimo 3 discos e, caso dois falhem (oque não é comum, mas pode vir a ocorrer) ao mesmo tempo, não é possível recuperar as informações pela paridade.

Agora, ficou SHOW de bola Kael, já tinha lido sobre esta informação mas nunca tinha feito a implementação realhttp://www.babooforum.com.br/idealbb/images/smilies/2.gifhttp://www.babooforum.com.br/idealbb/images/smilies/4.gif



Anderson, não me aprofundei muito na explicação sobre RAID porque a intenção do Tutorial era mostrar passa a passo o processo do Windows XP, por isso que indiquei varios link''s completando o assunto.
Obrigado pelo Pino e pela Força. http://www.babooforu...s/smilies/4.gif








[]''s
Kael Arthas


#5 Trovalds    

Trovalds
  • Participante
  • 889 mensagens

Publicado 29 April 2006 - 12:13 PM

Excelente dica, pino totalmente merecido!

Agora as dúvidas:

- Notou algum ganho REAL de performance?

- No tutorial você montou o RAID com HDs IDE ou SATA (Vi no original o uso de HDs SATA)?

Grato, e novamente parabéns!

#6 Anderson T    

Anderson T

    Windows Server Expert

  • Colaborador
  • 9117 mensagens

Publicado 01 May 2006 - 03:53 PM

 

Com relação ao desempenho é bem semelhante ao RAID 4 (paridade separada em apenas um dos discos), e é reduzida um pouco devido a paridade ser distribuída entre os discos causando esta redução de desempenho na leitura dos dados não na gravação que é o oposto salvo em casos de arquivos grandes.


#7 biano_cba    

biano_cba
  • Participante
  • 86 mensagens

Publicado 15 May 2006 - 11:13 PM

Pessoal,


 

Uma vez escolhido as uma opção EX: Espelhamento, tudo que for feito no disco principal pelo que entendi o "Integro" sera gravado no outro disco tranformado para dinãmico e seta com volume espelho?


#8 Anderson T    

Anderson T

    Windows Server Expert

  • Colaborador
  • 9117 mensagens

Publicado 15 May 2006 - 11:15 PM

 

Ambos os discos a serem utilizados no RAID necessitam ser "dinâmicos".


#9 biano_cba    

biano_cba
  • Participante
  • 86 mensagens

Publicado 16 May 2006 - 12:05 AM

Então sigo os mesmos procedimentos do tutorial para Transformar meu Disco1 (windows) em dinâmico e crio um Volume Espelhado? Oque estou precisando saber, é aonde dizer que o disco1 sera a matriz e dusco2 o espelho.

#10 substage    

substage
  • Participante
  • 18 mensagens

Publicado 24 May 2006 - 09:35 AM

 
Amigo tenho dois hds sata de 80gb e um terceiro aonde realizo backups a minha pergunta é :

 

Posso fazer o raid 5 apenas nos hds sata e manter o IDE a parte desta alteração, existe um ganho de performance nesta operação em quantos % que justifiquem esta  operação.

 

Pelo que entendi o total dos dois discos e somado e mostrado um único total, mas não existe a dobra da copia do sitema operacional, e dos softwares instalados não ocorre o mesmo caso ?

 

 

Grato



PUBLICIDADE