Jump to content

Foto

HD SATA com HD IDE

Existem 8 respostas neste tópico

#1 daihabarcellos    

daihabarcellos
  • Participante
  • 24 mensagens

Publicado 24 July 2006 - 09:11 AM

Pessoal,

Utilizo uma placa-mãe PC Chips 871 e nela 2 HDs, um SATA e um IDE. No SATA instalei Windows XP e no IDE Windows 98.
Como eu utilizava o IDE antes de ter o sata, ele está jumpeado de forma a ser master, e o sata também está jumpeado de forma a ser master.
Quando inicio o computador, ele entra direto no sata, no Windows xp, e daí quando entro em "meu computador" consigo ver meu HD ide "D:" mas não consigo acessá-lo.
Queria saber como faço para conseguir acessar o ide. Será que é porque ele não está jumpeado para ser slave ou há algum outro impedimento que não me deixa usar um ide junto de um sata???

Pra piorar a situação, a unidade de CD não funciona mais (esta no mesmo cabo ide que o hd) e nem aparece no gerenciador de dispositivos (nunca reparei se antes aparecia, mas antes do sata ser instalado, funcionava!!)

/idealbb/files/214441-imagem.jpg

#2 caze    

caze

Multimídia Expert

• Colaborador
  • 4306 mensagens

Publicado 24 July 2006 - 11:00 AM

Não conheço essa sua placa mas na minha, uma ASUS, pode-se usar perfeitamente o Sata junto com o IDE. Por que você não coloca o drive de CD na IDE2 como master em vez de ficar junto com o HD ?

Outra coisa, tenho um SATA Sansung que não possui nenhum jumper para ser master ou slave, ele apenas tem um jumper para poder ser usado em placas que só aceitam SATA 2. Tem certeza que seu HD Sata tem jumper master/slave ?

#3 daihabarcellos    

daihabarcellos
  • Participante
  • 24 mensagens

Publicado 24 July 2006 - 12:53 PM

Eu andei futricando aqui na máquina

De fato meu HD sata não tem jumper

Tirei o CD do mesmo cabo do hd, agora o CD está funcinando, mas continuo sem conseguir acessar o HD ide quando dou boot pelo sata e vice-versa.

Já tentei em todas posições possíveis (colocar o HD na primeira e na segunda ide, como master, como slave...)
A mesma coisa com o cd... e em todos os casos o CD funcionou mas continuei sem comunicação entre os dois HDs...

Olha só, quando eu instalei o Windows XP no sata, tive que fazer um disquete com os drivers da placa e dar f6... será que tenho que instalar esses drivers sata da placa no HD ide também???? é a única explicação que encontro... pois o resto tudo já tentei

Vai aí uma foto da PC chips 871

#4 Raziel_cg    

Raziel_cg
  • Participante
  • 9 mensagens

Publicado 24 July 2006 - 02:26 PM

Pessoal... HD SATA não possui jumper master/slave. Ele funciona normalmente como um HD IDE em Cable Select.. Ou seja, ele seleciona automáticamente Master/Slave. Tenta colocar seu IDE como slave.. já tentou?

#5 daihabarcellos    

daihabarcellos
  • Participante
  • 24 mensagens

Publicado 24 July 2006 - 04:06 PM

Siiiiimmmmm

Como eu disse antes, já percebi que hds sata não tem jumper

Já tentei sim colocar o ide como slave, não funcionou!

PS.: meu ide está com win98

#6 caze    

caze

Multimídia Expert

• Colaborador
  • 4306 mensagens

Publicado 24 July 2006 - 04:45 PM

Você já foi no site da PCChips verificar se tem alguma versão mais nova da bios de sua placa ?

#7 daihabarcellos    

daihabarcellos
  • Participante
  • 24 mensagens

Publicado 26 July 2006 - 09:59 AM

Data: 7/24/2006 4:45:09 PM
Autor: caze

Você já foi no site da PCChips verificar se tem alguma versão mais nova da BIOS de sua placa ?

Já fui até o site da PCChips e tem uma versão mais nova, mas não vou atualizar a BIOS porque nunca fiz isso e sei que se alguma coisa errada ocorrer posso detonar o boot da placa.

Acho que já sei o que é... Encostei um outro HD IDE junto com o sata e eles se reconheceram, pois têm a mesma formatação (NTFS) e o HD ide que eu estava tentando encostar antes está formatado em FAT32.

E agora? Como faço para eles se comunicarem?

#8 Raziel_cg    

Raziel_cg
  • Participante
  • 9 mensagens

Publicado 26 July 2006 - 02:05 PM

Amigo, está complicado... você não pode mudar o sistema do IDE porque Windows 98 não aceita NTFS. O ideal era você instalar outro Windows no HD IDE (2000 ou XP) mudando o sistema de arquivos para NTFS. ou formatar o SATA mudando para FAT32... Mas agora fiquei com uma dúvida: você não disse que quando inicia o boot ele procura o HD sata? pelo que eu sei, o Windows XP reconheçe os 2 sistemas de arquivo.. não entendo porque ele não consegue ler o FAT 32 do seu IDE. Mas se você diz que é por isso, faz uma instalação de Windows no IDE sem formatar e depois muda o sistema para NTFS. Mas na teoria, o Windows XP tem que se comunicar com o IDE. Vou pesquisar um pouco e respondo... senão, muda o sistema de um dos 2

#9 daihabarcellos    

daihabarcellos
  • Participante
  • 24 mensagens

Publicado 26 July 2006 - 03:02 PM

Sei que o win98 não aceita NTFS, por isso fiz o que você falou.

Peguei outro HD IDE, formatei em FAT32 e instalei o Windows XP.
Coloquei ele na máquina junto com o outro HD IDE que tem 98
Quando dou boot pelo XP ele reconhece o outro HD, mas acontece o que acontecia quando eu dava boot pelo SATA, quando eu clico para abrir o volume aparece que a unidade não está formatada e me pergunta se quero formatar.
Pelo menos agora quando dou boot pelo 98 ele acha o HD novo que eu criei, e eu consigo acessá-lo.

O que pretendo agora é copiar as informações para o HD com XP, converter para NTFS e aí copiar para o SATA, que é o HD que quero usar na máquina. De qualquer forma, antes de converter vou tentar comunicação entre esse HD novo e o SATA, para ver se consigo acessá-lo..

Muito estranho né, repassando o que aconteceu com os 3 hds:
* O SATA Western Digital 160Gb NTFS "enxerga" o HD ide seagate 120Gb FAT32 win98, mas quando tento abrir aparece "a unidade não está formatada..."
* O ide com win98, por sua vez, não "vê" o SATA
* O Ide Western Digital 80Gb FAT32 encontra o ide Seagate FAT32 win98, mas também aparece a mensagem "a unidade não está formatada..."
* O Ide com win98, por sua vez, não só vê como acessa tranquilamente o ide fat32 citado acima

E uma última observação: colocando um outro HD formatado em NTFS junto com o sata, que também está formatado em NTFS, ambos western digital, um com XP e outro com 2003 server, os dois se comunicam perfeitamente.

Alguém pode explicar isso?