Jump to content

Foto

como ligar um cd player automotivo em uma fonte atx?

Existem 6 respostas neste tópico

#1 dandews    

dandews
  • Participante
  • 4 mensagens

Publicado 08 September 2007 - 03:17 AM

ola! não entendo muito de eletronica...

Tenho uma fonte atx 250W e gostaria de saber como faço para ligar um cd player automotivo nela...

se eu ligar diretamente na saida 12v a fonte irá desarmar?

gostaria de saber qual a modificação q eu preciso fazer na fonte para q ela aguente o cd player sem desarmar...

outro problema seria o ruído...
quando eu for ligar no som ele vai aparecer um ruido?

quanto mais potente for o som mais o cd player vai puxar da fonte?

eu sei que se fosse para ligar um modulo nessa fonte seria provavel (dependendo do modulo) q a fonte não aguentasse...

mas no caso do cd player a amperagem é bem menor...

Valeu!

#2 creolio    

creolio
  • Participante
  • 444 mensagens

Publicado 14 September 2007 - 01:58 PM

Ola,

Para ligar o CD player automotivo voce precisa primeiro identificar as entradas de 12V do equipamento, os fios que vao ligados a bateria do carro. No manual tem as cores desses dois fios (positivo e negativo), e essas cores variam de acordo com o fabricante. Identificado isso, voce deve pegar uma das saidas de 12V de sua fonte e ligar no aparelho. A saida de 12V sao os fios amarelos (positivo) e preto (negativo).

Quanto a desarmar, depende da fonte. Como normalmente as fontes genericas tem somente um barramento de 12V, tanto faz você ligar na saida de 12V 1 ou 2 ou 3...

você nao precisa fazer nenhuma modificacao se a fonte for generica e tiver somente um barramento de 12V. Para identificar isso, abra a fonte, e veja se todos os fios saem do mesmo lugar na placa de circuito impresso, mas pelo lado de baixo. Se todos eles estiverem interligados por solda, ela possui somente um barramento de 12V, e consequentemente voce pode ligar em qualquer lugar que ela vai funcionar.

Lembrando que a potencia combinada da sua fonte eh 250W (e creio que nao sejam reais). Eles chamam de potencia combinada porque sao somadas as potencias que a fonte fornece em 5V, 3V, -5V, -12V, etc. Sendo assim, veja na sua fonte quanto ela fornece de corrente para a linha de 12V.

Uma dica no seu caso (que eh ligar somente o aparelho automotivo) e remover todos os fios de 12V (amarelos) da fonte e colocar um mais robusto (mais grosso) para o CD, diminuindo perdas eletricas com efeito joule, mas nao acredito que isso vah ter um impacto muito grande. Outra forma eh "juntar" dois ou mais fios para ligar seu aparelho automotivo (nao recomendo, fica feio e parece gambiarra eletrica).

Ainda com relacao a desarmar, nao mude nada, pois as fontes desarmam porque estao em sobrecarga. Se voce fizer alguma modificacao para tirar o desarme, pode queimar o equipamento que ligou na fonte.

Sobre ruidos, se a fonte for muito ruim, o ripple vai ser alto e pode gerar ruidos, porem normalmente cd-players automotivos tem filtros na entrada de tensao pois a vela também pode gerar ripple. Nesse caso soh testando para saber, mas a grande probabilidade eh que nao ocorra. O a tensao de ripple - ripple - aumenta de acordo com a potencia, logo quanto maior a potencia maior a chance de ter ruido.

Respondendo a sua outra duvida, sim, quanto mais potente o som mais ele puxa da fonte, pois ele precisa tirar essa potencia de algum lugar, no caso da fonte.

Depois de ligar, poste como ficou.

Falow.
1 - Procure pela solucao antes de postar uma duvida
2 - Poste se a dica funcionou
3 - Overclock pode queimar seu computador, faca com cuidado
4 - Mexer com o regedit pode danificar seu sistema operacional, faca com cuidado

#3 dandews    

dandews
  • Participante
  • 4 mensagens

Publicado 15 September 2007 - 10:45 PM

Obrigado pela ajuda,

eu ja tinha aberto a fonte e realmente ela tem um barramento só para cada tensão...
1 para 12v
1 para 5v
1 para 3,3v
1 para o terra

eu soltei os fios e deixei três fios pretos e 1 fio de cada cor para cada tensão. E deixei também o fio cinza e o verde para colocar um interruptor para ligar a fonte...

mas vou fazer como você me deu a idéia de colocar um fio mais grosso e deixar apenas o fio amarelo(12v), um preto(terra) e o cinza e verde para ligar...

eu estava pensando também em eliminar o exaustor da fonte porque eu fiz um teste com uma lâmpada dessas de carro, e quando a lâmpada ascendeu eu percebi uma diminuição na rotação do exaustor...

será q se eu retirar esse exaustor a fonte vai aquecer e queimar?

quando estiver pronto eu posto como ficou e coloco uma foto pra ver se ficou legal...

eu irei usar esse cd player ligado em um amplificador de 1200wrms puxando dois auto falantes de 15" e 600wrms cada e dois drives titanium de 70wrms cada

minha preocupação é com relação a o ruído também... mas é como você disse só testando para ver se fica o ruido ou não...
quando eu fizer o teste postarei como ficou...

mais uma vez agradeço pela ajuda!

#4 creolio    

creolio
  • Participante
  • 444 mensagens

Publicado 18 September 2007 - 02:57 AM

Ola.

Eu nao tiraria o ventilador, pois essas fontes jah nao dao conta do recado sendo refrigeradas, imagine nao sendo... Creio que o melhor seja deixar ele. Se a fonte tiver um circuito de protecao (dificil em fontes genericas) ela desarma a saida a para de funcionar. Mas as genericas normalmente queimam...

O estranho e ele ter diminuido a rotacao com uma carga (ainda mais uma lampada). Ele deveria aumentar a rotacao (se ele tem controle de tensao no ventilador) e nao diminuir.

Vamos ficar aguardando seus proximos posts.

Falow.
1 - Procure pela solucao antes de postar uma duvida
2 - Poste se a dica funcionou
3 - Overclock pode queimar seu computador, faca com cuidado
4 - Mexer com o regedit pode danificar seu sistema operacional, faca com cuidado

#5 dandews    

dandews
  • Participante
  • 4 mensagens

Publicado 07 October 2007 - 12:46 AM

Funcionou...

Eu liguei na fonte apenas o cd player...

O ventilador da fonte eu liguei separado em um transformador que eu tenho aqui e estava sem usar...

Retirei os fios e coloquei outros dois mais robustos...

A unica coisa q eu vou ligar na fonte depois é um led em 5v ou em 3,3v, apenas para indicar quando a fonte estiver ligada e funcionando...

Desculpe por não responder logo...

+ uma vez obrigado pela ajuda!

As imagens eu não sei como colocar...

flw

#6 dandews    

dandews
  • Participante
  • 4 mensagens

Publicado 07 October 2007 - 01:03 AM

Fotos da fonte:

DSC01475.JPG

DSC01487.JPG

DSC01488.JPG

Valeu!

flw

#7 infoeafs    

infoeafs
  • Participante
  • 1 mensagens

Publicado 16 November 2008 - 08:48 PM

Olá, vcs podem me ajudar a transformar uma fonte ATX para ser usada com som Automotivo??? eu li os posts de vcs no fórum e fiquei muito interessado.... como eu faço isso, tem que modificar muita coisa.... ele também serve como carregador de bateria???

Espero resposta.... e desde já agradeço a atenção de todos...