Jump to content

Foto

Conectar Java com MySQL

Este tópico ainda não tem respostas. Seja o primeiro a responder!

#1 Hua    

Hua
  • Participante
  • 1050 mensagens

Publicado 12 November 2007 - 11:22 PM

Tenho um trabalho em equipe pare ser feito e o trabalho consiste um uma aplicação desktop que rode na máquina do professor (sem precisar configurar nada) e essa aplicação deve se conectar ao SGBD MySQL. A minha equipe resolveu por fazer o programa em Java, a interface está quase pronta mas na hora que fomos conectar o Java com o MySQL tivemos problemas com o conector, pois para conectar devemos usar o conector do MySQL, só que como o conetor não é uma classe solta (está em um arquivo .jar) temos de fazer o seguinte:

...Class.forName(“com.mysql.jdbc.Driver”);...

O problema é que o java não encontra o conector, pesquisando na internet vimos que tinhamos de alterar o classpath, mas nunca tinhamos mechido nisso, foi feito então a criação da variável de ambiente "CLASSPATH" e colocamos o caminho até o conetor "C:\conector.jar", mas mesmo assim o java não conseguiu encontrar o conector. Pesquisando mais um pouco vimos que a IDE que estavamos utilizando (JCreator) tinha a opção de incluir bibliotecas extenas, mas somente em projetos, criado um projeto e adicionado o conector ele funciona, mas se tentamos levar a pasta toda do projeto para outra máquina a conexão não funciona (lembrando que o professor que rodar o programa em sua máquina sem ter que configurar nada). Resolvemos então passar o código para o IDE Eclipse, mas o Eclipse está achando um erro no seguinte código:

Object[][] valores;......valores[0][i] = (int) 1;

Sendo que isso é perfeitamente possível no JCreator e funciona, pois essa array servirá para criar o modelo da JTable.
Por fim pensei em uma solução e gostaria de saber se daria certo: criar o projeto no JCreator e fazer tudo funcionar e depois colocar tudo em um arquivo .jar que é como se fosse um "executável". Vou pesquisar mais a respeito para ver se fazendo isso dá certo, mas prevendo o pior eu pergunto : "existe uma maneira de integrar o conector do MySQL de forma que ao transportar o código para outra máquina o programa funcione normalmente ?". Uma outra pergunta, gostaria de saber quais são os arquivos mínimos para rodar programas em java, tipo se eu fosse publicar na internet um programa em java eu deixaria como instruções: baixar a JVM nesse link e a pessoa poderia baixar e executar sem problema, ao invés de mandar ela baixar todo o JDK que possui 67 MB.