Jump to content

Foto

EPSON - Inventei uma técnica nova para limpar as cabeças de impressão

Este tópico ainda não tem respostas. Seja o primeiro a responder!

#1 fsm1982    

fsm1982
  • Participante
  • 1 mensagens

Publicado 23 January 2008 - 06:49 PM

Olá pessoal!

Inscrevi-me no forum apenas para isso, estava em dúvida se postava ou não, entretanto irá ajudar muita gente então lá vai:

Hoje as 18:00 estava indignado com minha EPSON STYLUS C45. Ela imprimia tudo falhado, e mesmo após tentar fazer a limpeza das cabeças da impressora com o SSC Service Utility e com software da EPSON não melhorava nada.

Resolvi abrir a tampa e remover os cartuchos, fiquei observando aquelas pontas onde é encaixado o cartucho (agulhas) e imaginei a limpeza que muitos fazem com líquidos, entretanto eu não tinha os produtos e até um pouco de aversão a utilizá-los.
Pensei numa seringa, mas a agulha dela não encaixa nos furos da agulha da impressora que são minúsculos... Pensei em aspirar então... Mas com um aspirador não daria (Y)
Então neste cinco minutos pensando (e ao mesmo tempo sofrendo com as impressões ruins que estavam gastando muita tinta para saírem "melhores") tive uma idéia

MEU SUGADOR DE SOLDA!!

Quando peguei ele e encaixei nas agulhas vi que ele cedia só um pouco, mas ficava perfeito ali. Então aspirei e ele pareceu encaixar, creio que por causa da pressão que o ar faz atraindo ele para cima da agulha. Removi ele e apertei o botão, que sujeira!
Repeti todo o procedimento em todas as agulhas e imprimi minha folha com desenhos e letras, resultado: SUCESSO TOTAL 100%!!

Tutorial:

Use:
- Sugador de Solda em forma de tubo (de preferência um velho que sirva só para isso)

- Papel higiênico ou um pano que possa ser sujo

- Uma luva plástica (é sempre bom evitar tocar em produtos químicos, inclusive em tintas)

Procedimento:

Antes de tudo, encaixe um cartucho e tente usar ou fazer uma limpeza automática pelo software, para ela umedece as cabeças.

1. Abra a tampa da impressora.

2. Ative o programa dela para troca de cartuchos.

3. Espere o carro com os cartuchos estacionarem na primeira posição de troca.

4. Remova o cartucho e pegue o sugador de solda.

5. Certifique-se que seu sugador está limpo por dentro (só rosquear ele para abrir e remover os resíduos de estanho).

6. Monte-o e pressione a alavanca para fazer pressão como antes de sugar a solda.

7. Encaixe o sugador na agulha (sem forçar) que fura os cartuchos no primeiro uso e ficam dentro deles sempre.

8. Estando ele firme aperte o botão do sugador, que irá encaixar mais na cabeça e "sugar" ela para dentro. A alavanca irá começar a subir bem devagar em determinado ponto, deixe-a subir tudo.

9. Retire o sugador de solda e encima de um pano ou papel higiênico aperte o botão, irá espirrar tinta.

10. Faça isso até sair toda a tinta dele e limpe a ponta.

11. Repita até não sair mais tinta de dentro da agulha.

12. Faça isso em todas, e não esqueça de limpar a ponta do sugador quando trocar de uma agulha para outra para não misturar as cores nas suas primeiras impressões.

13. Feche as tampas dos cartuchos (NÃO ESQUEÇA DE FECHAR AS TAMPAS, POIS ELAS BATEM POR FORA DA IMPRESSORA QUANDO O CARRO DE IMPRESSORA TENTA VOLTAR PARA O LUGAR).
De avançar no software da impressora para eles retornarem a posição normal. Então execute a mesma operação de troca de cartuchos pelo software e ponha os cartuchos (novos ou que estavam sendo usados) nos seus lugares e avance no software como se tivesse trocado os cartuchos.

14. Imprima algo e verifique! Se quiser faça mais uma limpeza pelo próprio programa, entretanto creio que não será necessário.

15. Lave o sugador com água e sabão e a ponta dele também (não tire as luvas para não se sujar). Seque ele muito bem com papel higiênico ou um pano e lubrifique a mola e o eixo dele com algum óleo (azeite pode ser).

Conclusão:

Creio que o entupimento era parcial, pois havia muita tinta liquida dentro dela.
Mas a impressão estava péssima.
Com o sugador consegui remover a tinta e junto as partículas coaguladas da tinta no seu interior ( um AVC ).
A impressão apresentou uma pequena mistura de uma cor, isso porque não limpei com cuidado o bico do sugador. Mas logo ela sumiu, pois a tinta começou a circular corretamente.
Não tive quase nenhum gasto, não corri risco manuseando químicos e demorei 5 minutos fazendo tudo com calma. O meu sugador custou R$5,00 reais e é de aço inox, alta qualidade e bico de silicone.

Ficou nota 10 gente!

Fabiano Machado

Orkut: http://www.orkut.com...102144359016336

PS: Peço que citem meu nome se quiserem distribuir esta técnica por aí, pois fui eu que inventei. Usem a vontade (Y) . E depois me digam o que acharam dela e os seus resultados.