Jump to content

Foto

Reparar conexão de rede via Prompt de comando

Existem 10 respostas neste tópico

#1 _Lucas_    

_Lucas_
  • Participante
  • 7223 mensagens

Publicado 09 May 2008 - 12:48 AM

Olá pessoal.

Com um certa freqüência, ao ligar os dois computadores que possuo, a rede fica indisponível em um dos computadores. Quando isso ocorre, o ícone da conexão de rede exibido na área de notificação fica exibindo a mensagem "Obtendo endereço de rede" sem sair desse estado. Com isso o computador em questão fica sem endereço IP, o que o torna inacessível na rede. A rede é ponto-a-ponto com IP fixo.

A fim de reparar o problema, clico com o botão direito do mouse sobre o ícone da conexão de rede e então na opção Reparar. O problema é corrigido instantaneamente e o computador volta a ficar acessível na rede.

Porém, ao logar com uma conta de usuário limitado não é possível realizar tal procedimento caso o problema ocorra nesse momento, pois a opção Reparar está disponível apenas para administradores do sistema. Com isso, se faz necessário efetuar a troca de usuários e logar-se como administrador a fim de sanar o problema e então retornar para a conta de usuário limitado.

O que fazer para que seja possível reparar a conexão de rede sem que seja necessária a troca de usuários? É possível utilizar o Prompt de comando - com privilégios administrativos através da opção Executar como - para substituir a opção Reparar por alguma linha de comando que cumpra o mesmo papel?

Obrigado pela atenção.

Editado por _Lucas_ 09 May 2008 - 12:53 AM

#2 EdinhoSPC    

EdinhoSPC
  • Participante
  • 14 mensagens

Publicado 17 May 2008 - 08:20 PM

Olá pessoal.

Ainda não encontrei a solução para essa dúvida.

Se alguém souber e puder ajudar, fique à vontade para responder. :)

Obrigado pela atenção. ^o)

fala ae tudo bem com você????? Vamos la a sua perguta,

você pode dar poderes administrativos a essa conta ou criar no mmc um controle de segurança que permita que o usuário possa ter acesso as peopriedades de conexão!!!!!
você sabe fazer isso???????
Se não souber me avize que eu te mando o passo-a-passo!!!!
Abraço e espero ter te ajudado!!!!!!

#3 _Lucas_    

_Lucas_
  • Participante
  • 7223 mensagens

Publicado 18 May 2008 - 10:40 PM

fala ae tudo bem com você????? Vamos la a sua perguta,

você pode dar poderes administrativos a essa conta ou criar no mmc um controle de segurança que permita que o usuário possa ter acesso as peopriedades de conexão!!!!!
você sabe fazer isso???????
Se não souber me avize que eu te mando o passo-a-passo!!!!
Abraço e espero ter te ajudado!!!!!!

Olá EdinhoSPC, tudo bem. Obrigado por responder ao tópico. :)

Por questão de segurança, não posso dar poderes administrativos à conta, porém posso criar sim o controle de segurança no mmc, para permitir apenas isso.

Que passos devem ser seguidos para conceder essa permissão ao usuário?

Obrigado pela atenção. ^o)

#4 neivaldoNS    

neivaldoNS
  • Participante
  • 373 mensagens

Publicado 28 May 2008 - 10:48 AM

Olá pessoal.

Ainda não encontrei a solução para essa dúvida.

Se alguém mais souber e puder ajudar, fique à vontade.

Obrigado pela atenção.

Olá _Lucas_

Você já tentou usar o comando runas com a conta do administrador nesse seu usuário limitado ?

runas /usuario:administrador ipconfig /release
runas /usuario:administrador ipconfig /renew

Abraços (Y)

#5 _Lucas_    

_Lucas_
  • Participante
  • 7223 mensagens

Publicado 30 May 2008 - 12:16 AM

Olá _Lucas_

Você já tentou usar o comando runas com a conta do administrador nesse seu usuário limitado ?

runas /usuario:administrador ipconfig /release
runas /usuario:administrador ipconfig /renew

Abraços (Y)

Olá neivaldoNS.

Obrigado por responder.

Tentarei fazer isso na próxima vez em que ocorrer o problema e postarei o resultado.

Grato pela atenção. :)

#6 _Lucas_    

_Lucas_
  • Participante
  • 7223 mensagens

Publicado 31 May 2008 - 12:34 AM

Olá neivaldoNS.

Obrigado por responder.

Tentarei fazer isso na próxima vez em que ocorrer o problema e postarei o resultado.

Grato pela atenção. (Y)

Olá neivaldoNS.

O problema ocorreu novamente e pude testar a sua sugestão, porém não surtiu efeito.

Ao executar os comandos que você indicou apareceu uma nova janela do Prompt de comando (devido ao RUNAS) que se fechou imediatamente e a conexão não foi reparada.

Para tentar entender o que ocorreu, me loguei com uma conta com poderes administrativos e digitei os comandos sugeridos sem usar o RUNAS. O Prompt de comando retornou a seguinte mensagem:

"Configuração de IP do Windows. A operação falhou porque nenhum adaptador está em estado que permita esta operação."

Com isso, só foi possível reparar a conexão da maneira que eu sempre faço - me logando como administrador e reparando manualmente a conexão.

Mais alguma sugestão?

Obrigado. :)

Miniaturas Anexadas

• ipconfig.gif

Editado por _Lucas_ 31 May 2008 - 12:36 AM

#7 neivaldoNS    

neivaldoNS
  • Participante
  • 373 mensagens

Publicado 02 June 2008 - 09:34 AM

Olá neivaldoNS.

O problema ocorreu novamente e pude testar a sua sugestão, porém não surtiu efeito.

Ao executar os comandos que você indicou apareceu uma nova janela do Prompt de comando (devido ao RUNAS) que se fechou imediatamente e a conexão não foi reparada.

Para tentar entender o que ocorreu, me loguei com uma conta com poderes administrativos e digitei os comandos sugeridos sem usar o RUNAS. O Prompt de comando retornou a seguinte mensagem:

"Configuração de IP do Windows. A operação falhou porque nenhum adaptador está em estado que permita esta operação."

Com isso, só foi possível reparar a conexão da maneira que eu sempre faço - me logando como administrador e reparando manualmente a conexão.

Mais alguma sugestão?

Obrigado. (Y)

Olá Lucas,

Fiz o teste com um usuário comum e funcionou. Esqueci de incluir a opção /savecred. Teste conforme abaixo e veja se funciona pra você também.

runas /usuario:administrador /savecred "ipconfig /release"
runas /usuario:administrador /savecred "ipconfig /renew"

Abraços :)

#8 _Lucas_    

_Lucas_
  • Participante
  • 7223 mensagens

Publicado 04 June 2008 - 12:42 AM

Olá Lucas,

Fiz o teste com um usuário comum e funcionou. Esqueci de incluir a opção /savecred. Teste conforme abaixo e veja se funciona pra você também.

runas /usuario:administrador /savecred "ipconfig /release"
runas /usuario:administrador /savecred "ipconfig /renew"

Abraços (Y)

Olá neivaldoNS.

Fiz conforme você sugeriu e o resultado foi o mesmo.

Pude notar que o problema não está necessariamente nas credenciais do usuário, mas sim no fato dos comandos ipconfig /release e ipconfig /renew não estarem sendo capazes de reparar a minha conexão, uma vez que nem mesmo logado como administrador eles funcionam como deveriam retornando o erro que eu citei anteriormente.

Existe mais algum comando além desses dois que eu possa utilizar para fazer esse reparo?

Obrigado pela atenção. :)

#9 neivaldoNS    

neivaldoNS
  • Participante
  • 373 mensagens

Publicado 04 June 2008 - 11:50 AM

Olá neivaldoNS.

Fiz conforme você sugeriu e o resultado foi o mesmo.

Pude notar que o problema não está necessariamente nas credenciais do usuário, mas sim no fato dos comandos ipconfig /release e ipconfig /renew não estarem sendo capazes de reparar a minha conexão, uma vez que nem mesmo logado como administrador eles funcionam como deveriam retornando o erro que eu citei anteriormente.

Existe mais algum comando além desses dois que eu possa utilizar para fazer esse reparo?

Obrigado pela atenção. (Y)

Olá Lucas,

Você tentou em outra máquina ?

Abraços :)

#10 _Lucas_    

_Lucas_
  • Participante
  • 7223 mensagens

Publicado 05 June 2008 - 12:20 AM

Olá Lucas,

Você tentou em outra máquina ?

Abraços (Y)