Jump to content

Foto

Quais as vantanges e desvantagens do JAVA e o DELPHI

Existem 2 respostas neste tópico

#1 wellingthon.g.o    

wellingthon.g.o
  • Participante
  • 4 mensagens

Publicado 19 May 2008 - 04:15 PM

bom eu fiz uma pergunta a vccs na ultima vez e obtive sucesso com a resposta agradeço a todos que contribuiram..

agora eu peçoa a vcs que me ajudem nessa perggunta

Quais as vantanges e desvantagens do JAVA e o DELPHI?

e se poderem colocar quais a suas utilização eu agradeço

obrigado a todos

#2 wprokot    

wprokot
  • Participante
  • 22 mensagens

Publicado 19 May 2008 - 04:47 PM

Bem, sou programador Delphi e estou começando a aprender Java.

O Delphi te fornece uma forma de programar mais intuitiva, e tem vários fóruns para te ajudar. Consequentemente você acaba desenvolvendo a aplicação mais rapidamente que em Java.

Não entendo muito de Java por enquanto, mas pelo pouco que sei, o desenvolvimento é um pouco mais trabalhoso, mas você tem um melhor controle do código do projeto, pois o Delphi é meio "escravo" dos componentes de terceiros.

Talvez quando estiver programando em Java, com orientação a objetos, tenha uma outra opnião, sei la ^o).

#3 Hua    

Hua
  • Participante
  • 1050 mensagens

Publicado 19 May 2008 - 05:24 PM

bom eu fiz uma pergunta a vccs na ultima vez e obtive sucesso com a resposta agradeço a todos que contribuiram..

agora eu peçoa a vcs que me ajudem nessa perggunta

Quais as vantanges e desvantagens do JAVA e o DELPHI?

e se poderem colocar quais a suas utilização eu agradeço

obrigado a todos

A principal vantagem do Delphi é a facilidade com que o programador tem em criar programas, pois a sua linguagem é o Object Pascal (Pascal orientado a Objeto, lembrando que Delphi é o ambiente de desenvolvimento não a linguagem), que em suma é muito parecida com o Pascal que é geralmente a primeira linguagem de programação que os programadores aprendem (não foi o meu caso, aprendi primeiro C), além dsso a IDE já vem com muitos recursos prontos para você apenas ajustar os valores e pronto. A desvantagem do Delphi é que como o colega wprokot disse você fica muito preso a aplicações de terceiros, pois por exemplo para se conectar com um banco de dados MySQL você tem de baixar um plugin pago (caso ele não venha no Delphi), sem falar no fato de que o ambiente Delphi é pago, você tem de comprar linceças dele. O uso do Delphi é mais restrito a aplicações desktop (com e sem conexão com banco de dados).

A principal vantagem do Java é que você pode construir um programa inteiro sem pagar um centavo de licenças, pois existem diversos IDEs free como o JCreator, o Eclipse e o NetBeans, lembrando que alguns deles como o Eclipse e o NetBeans oferecem plugins para que você possa trabalhar em Java como trabalha em Delphi ,pegando os objetos como botões, checkboxes e outros e colocando aonde quiser com o mouse sem ter de programar efetivamente, além de também oferecerem compilação em tempo real e complementador de código (outras características também presentes no Delphi), outra vantagem de Java é que a menos que você faça um código que explicitamente referência pastas do Windows ou Linux, você terá um programa multiplataforma, ou seja o mesmo código que você produziu roda no Window e no Linux sem problemas. A principal desvantagem do Java é que por ser "multiplataforma" ele é mais pesado de rodar que o Delphi pois cada máquina tem de ter um interpretador próprio (um para Windows, outro para o Linux) pois o que você gera são os .class que serão interpretados pela Java Virtual Machine (interpretador) e ai sim serão executados. Java pode fazer tanto programas desktop (com e sem conexão com banco de dados), como páginas web dinâmicas (JSP - JavaServer Pages).