Jump to content

Foto

Erro: CMOS checksum error - Defaults loaded

Existem 4 respostas neste tópico

#1 Silly Girl    

Silly Girl
  • Participante
  • 55 mensagens

Publicado 04 July 2009 - 06:29 PM

Boa noite,

De vez em quando, ao ligar o PC, aparece o seguinte erro no boot: "CMOS checksum error - Defaults loaded". Se aperto F1, o Windows inicia normalmente.
No entanto, não sei porque isso está acontecendo e não sei se é algum problema com o qual deva me preocupar.

Ligo o PC todos os dias e este fica em média 10 horas ligado. Esse erro começou a aparecer há mais ou menos 2 meses e não aparece sempre, só de vez em quando (uma vez por semana, ou às vezes nem isso).

Já experimentei atualizar a BIOS e formatar a máquina, mas o erro continua aparecendo esporadicamente. Tenho este computador há pouco mais de 2 anos e não tenho quaisquer problemas com ele (lentidão, travamento etc). Já li alguns tópicos em vários fóruns onde dizem ser a bateria, mas meu relógio está certo e muita gente disse que trocá-la não resolveu nada.

Minha configuração é a seguinte:
placa-mãe: Asus M2NPV-MX
Processador: AMD Athlon 64 X2 4200+ 2.21 GHz
Memória: 2 Gb ram
S.O.: Windows XP Service Pack 3
Placa de vídeo: Geforce 7900 GS
Fonte: Huntkey 450 watts reais

Qual é o problema? Como resolvê-lo?

Grata desde já!
~*Médico acha que é Deus... Jornalista tem certeza!*~ o/

#2 Sanchez    

Sanchez
  • Participante
  • 7534 mensagens

Publicado 04 July 2009 - 06:35 PM

Foi trocada a bateria? Troque e reconfigure a BIOS. Se não resolver, pode ser erro no CHIP da BIOS ou na BOARD. Poste dúvidas.

#3 Silly Girl    

Silly Girl
  • Participante
  • 55 mensagens

Publicado 04 July 2009 - 06:38 PM

Foi trocada a bateria? Troque e reconfigure a BIOS. Se não resolver, pode ser erro no CHIP da BIOS ou na BOARD. Poste dúvidas.

Como falei, não troquei a bateria pois acho que não é isso, já que "meu relógio está certo e muita gente disse que trocá-la não resolveu nada".

Como assim, "trocar" a BIOS? Eu a atualizei há menos de uma semana. Não entendo nada de configuração dela, nunca mexi nisso.

#4 Sanchez    

Sanchez
  • Participante
  • 7534 mensagens

Publicado 04 July 2009 - 06:40 PM

:cry: Como eu disse, "tente" a troca da bateria, e "pode" ser um problema na placa-mãe ou no chip da BIOS. Faça o teste, abraço. :D

#5 Silly Girl    

Silly Girl
  • Participante
  • 55 mensagens

Publicado 06 July 2009 - 04:01 PM

Agora este erro está aparecendo toda vez que ligo o computador... será mesmo a bateria?