Jump to content

Foto

13° salario se calcula no bruto ou no liquido?

• Tópico fechado Tópico fechado
Existem 2 respostas neste tópico

#1 mfrzeus    

mfrzeus
  • Participante
  • 38 mensagens

Publicado 19 December 2009 - 12:08 PM

Olá, estou com uma duvida quanto ao pagamento do 13° sálario. O meu sálario e de R$1,069,68 bruto e R$896,11 liquido. Agora eu pergunto, eu devo calcular o valor do meu 13° referente ao salario bruto ou do salario liquido?

#2 edol    

edol
  • Participante
  • 983 mensagens

Publicado 19 December 2009 - 09:34 PM

Olá, estou com uma duvida quanto ao pagamento do 13° sálario. O meu sálario e de R$1,069,68 bruto e R$896,11 liquido. Agora eu pergunto, eu devo calcular o valor do meu 13° referente ao salario bruto ou do salario liquido?

Calcula-se pelo valor Bruto.

É claro que para ter direito ao 13° salário integral, é preciso ter trabalhado o ano inteiro na mesma empresa, caso contrário, ele será proporcional a cada mês trabalhado (ou fração de 15 dias), na proporção de 1/12 avos para cada mês ou 15 dias.

Se for comissionado, é pelo Bruto Fixo, mais a média de comissões.

E na 2ª parcela do 13º tem desconto do INSS e I. Renda, sendo que este usa-se o valor integral do 13º para cálculo, conforme as faixas de renda e alíquotas. . .

Velhos tempos . . . . (Y)

Editado por edol 19 December 2009 - 09:38 PM

#3 Sargento Garcia    

Sargento Garcia
  • Participante
  • 3643 mensagens

Publicado 20 December 2009 - 10:51 AM

Bom, não sei se o meu caso aplica-se a você. Eu sou funcionário público estadual (Polícia Militar), recebemos o 13º e uma parcela só no mês de dezembro e é calculado sobre o vencimento bruto, tendo como referência o salário de novembro para confecção da folha de pagamento. O nosso 13º é isento de quaisquer descontos (associações, parcelas de empréstimos consignados e outros). Estando na Ativa ele é integral (30/30 avos), se for da reserva ou reformado e tendo passado a esta situação com vencimentos proporcionais, também receberá o 13º proporcional, tendo como base também o salário de novembro ok. resumindo, até onde eu saiba, o 13º é calculado sobre o vencimento bruto e não o líquido ok. espero ter ajudado. (Y)

Editado por FULCRUM2001 20 December 2009 - 10:55 AM

Não respondo a perguntas sobre Hardware por MP. Por gentileza, poste a dúvida no Forum.