Jump to content

Foto

Computador desligando: Fonte ou Aquecimento?

Existem 24 respostas neste tópico

#1 jonathanyoshikawa    

jonathanyoshikawa
  • Participante
  • 13 mensagens

Publicado 05 February 2010 - 04:13 AM

Olá pessoal,

Recentemente fiz um upgrade no meu computador. Coloquei um processador Intel Quad Core Q8200, 2 memórias de 2GB Markvision e placa de vídeo Radeon HD4890. O problema é que quando eu executo algum jogo pesado o computador desliga sozinho e só consigo ligar depois de um bom tempo. Minha principal suspeita é a fonte, 500w reais de uma marca desconhecida (na lateral da fonte tem escrito NZXT PP500). Teve um dia que começou a sair cheiro de queimado da fonte, não passou muitos dias e o meu estabilizador queimou. Liguei o PC direto num filtro de linha e a fonte não está mais cheirando a queimado.
Estava pensando em comprar um fonte Zalman de 600w mas antes de gastar dinheiro eu resolvi testar as temperaturas. O computador executando programas leves apresenta temperatura de 50º na placa-mãe e 55º no processador. São temperaturas bem altas, mesmo pra mim que moro no Rio e está fazendo um calor constante de 40º. Jogando, a temperatura do processador ultrapassa os 80º. Abri a lateral do gabinete e a temperatura caiu um pouco, uns 5º só, porém o PC não está mais desligando sozinho.

Enfim, será que resolvo o problema da temperatura trocando a fonte?

Vale lembrar que todo o sistema está com temperatura alta, mesmo com o gabinete aberto.

PUBLICIDADE  

#2 3MK    

3MK
  • Participante
  • 8303 mensagens

Publicado 05 February 2010 - 06:00 AM

Tudo leva a crer que seja a fonte, pois fontes sem PFC ativo , tende a perder energia em forma de calor e nesse caso pode estar levando mais voltagem do que devia nos componentes e consequentemente causando aquecimento. Mas não custa verificar se o encaixe do cooler do processador, não estaria com pouco ou muita pasta termica ou mesmo ligeiramente desemcaixado.
Posted Image
Posted Image

#3 Sargento Garcia    

Sargento Garcia
  • Participante
  • 3643 mensagens

Publicado 05 February 2010 - 05:39 PM

Olá pessoal,

Recentemente fiz um upgrade no meu computador. Coloquei um processador Intel Quad Core Q8200, 2 memórias de 2GB Markvision e placa de vídeo Radeon HD4890. O problema é que quando eu executo algum jogo pesado o computador desliga sozinho e só consigo ligar depois de um bom tempo. Minha principal suspeita é a fonte, 500w reais de uma marca desconhecida (na lateral da fonte tem escrito NZXT PP500). Teve um dia que começou a sair cheiro de queimado da fonte, não passou muitos dias e o meu estabilizador queimou. Liguei o PC direto num filtro de linha e a fonte não está mais cheirando a queimado.
Estava pensando em comprar um fonte Zalman de 600w mas antes de gastar dinheiro eu resolvi testar as temperaturas. O computador executando programas leves apresenta temperatura de 50º na placa-mãe e 55º no processador. São temperaturas bem altas, mesmo pra mim que moro no Rio e está fazendo um calor constante de 40º. Jogando, a temperatura do processador ultrapassa os 80º. Abri a lateral do gabinete e a temperatura caiu um pouco, uns 5º só, porém o PC não está mais desligando sozinho.

Enfim, será que resolvo o problema da temperatura trocando a fonte?

Vale lembrar que todo o sistema está com temperatura alta, mesmo com o gabinete aberto.

Creio que seja a fonte, procure uma com PFC ativo e Watts Reais, fuja das genéricas ok. ^o)
Não respondo a perguntas sobre Hardware por MP. Por gentileza, poste a dúvida no Forum.

#4 bunnyboy    

bunnyboy
  • Participante
  • 23 mensagens

Publicado 05 February 2010 - 06:14 PM

Só corrigindo PFC ativo não corresponde a perda de energia em forma de calor, isso chama-se rendimento, procure por fontes com a certificação 80Plus, isto garante que a fonte terá uma eficiencia minima de 80%, fontes genericas tem rendimento de +- 65% dai pra menos, existe 3 divisões dentro da certificação 80Plus (gold, silver e bronze) pela ordem de eficiencia do maior para o menor, quanto mais eficiente sua fonte for menos energia desperdiçará na forma de calor resultando numa conta d luz menor, se você usa muito tempo o PC compensa gastar um pouco mais e comprar uma fonte boa, você sentirá diferença no bolso ao longo do tempo.

quanto ao seu problema de temperatura, eu aconselharia você a colocar coolers no seu gabinete, simplesmente deixar ele aberto resolve em partes o problema, se você colocar coolers você pode criar um fluxo de ar dentro do gabinete de forma que mantenha sempre o ar frio (de fora do gabinete) adentrando o mesmo e também mandando o ar quente para fora, pois assim você uma temperatura constante dentro dele.
acredito q ele esteja desligando por excesso de temperatura, não sei ao certo qual a temp maxima deste seu processador, mas eu já tive um problema semelhante com um pentiun d que desligava com 75ºC, resolvi com a adição de 2 coolers.

você pode fazer um teste usando o speedfan (para monitorar a temp), CPUstability (criar um estresse de CPU) e rightmark cpu clock utility (para saber se seu processador esta tendo throttling) use os 3 ao mesmo tempo e veja a quanto vai a temp do processador.

no speedfan também ele mostra as tensões da fonte, verifique os valores da linha de 12V eles não podem estar maiores que 12.6V e menores que 11.4V, se estiverem recomendo trocar urgente sua fonte

espero ter ajudado
Phenon II x4 940 3.0 GHz, 6GB de RAM Dual Channel (2x 2GB + 2x 1GB), ASUS M3N78-VM, RAID 0 2x HD 160GB Seagate, HD Samsung 500GB SATA II, Geforce 8200 onboard 512MB, Samsung T240M (1920 x 1200), Windows Vista Ultimate x64

#5 jonathanyoshikawa    

jonathanyoshikawa
  • Participante
  • 13 mensagens

Publicado 05 February 2010 - 10:21 PM

Fiz um teste com o speed fan e o CPU Stability e o processador passou de 55º para 93º mesmo com a lateral do gabinete aberta. A placa-mãe manteve a temperatura de 50º. O meu gabinete tem 2 coolers é bem espaçoso, o cooler do processador é box e está bem encaixado. A linha de 12V da fonte está com valor de 11,77. Será que o culpado pelas temperaturas altas é mesmo a fonte? Estou pensando em comprar a Zalman ZM600-ST, mas estou com medo de gastar uma grana boa e não adiantar nada. Obrigado pela ajuda.

Editado por jonathanyoshikawa 05 February 2010 - 10:49 PM

#6 Pedrão    

Pedrão
  • Participante
  • 4319 mensagens

Publicado 05 February 2010 - 10:54 PM

Pelo que entendi só pode ser super aquecimento. Se quando a lateral do gabinete está aberta ele não desliga é porquê fica mais frio. Ruim é a poeira que entra, fora a estética. A solução para esse caso é colocar um cooler na frente jogando ar pra dentro, outro atrás de preferência de 120mm jogando o ar pra fora e se der um lateral tb de 120mm jogando o ar pra dentro(O meu é assim). O cooler da fonte e o cooler traseiro devem jogar o ar para fora(atrás). Claro que uma fonte melhor não faria mal a ninguém, mas o motivo do desligamento com certeza é a temperatura.
boa sorte!
"Ama sempre, fazendo pelos outros o melhor que possas realizar. Age auxiliando. Serve sem apego. E assim vencerás."

#7 3MK    

3MK
  • Participante
  • 8303 mensagens

Publicado 06 February 2010 - 08:39 AM

Só corrigindo PFC ativo não corresponde a perda de energia em forma de calor, isso chama-se rendimento, procure por fontes com a certificação 80Plus, isto garante que a fonte terá uma eficiencia minima de 80%, fontes genericas tem rendimento de +- 65% dai pra menos, existe 3 divisões dentro da certificação 80Plus (gold, silver e bronze) pela ordem de eficiencia do maior para o menor, quanto mais eficiente sua fonte for menos energia desperdiçará na forma de calor resultando numa conta d luz menor, se você usa muito tempo o PC compensa gastar um pouco mais e comprar uma fonte boa, você sentirá diferença no bolso ao longo do tempo.

quanto ao seu problema de temperatura, eu aconselharia você a colocar coolers no seu gabinete, simplesmente deixar ele aberto resolve em partes o problema, se você colocar coolers você pode criar um fluxo de ar dentro do gabinete de forma que mantenha sempre o ar frio (de fora do gabinete) adentrando o mesmo e também mandando o ar quente para fora, pois assim você uma temperatura constante dentro dele.
acredito q ele esteja desligando por excesso de temperatura, não sei ao certo qual a temp maxima deste seu processador, mas eu já tive um problema semelhante com um pentiun d que desligava com 75ºC, resolvi com a adição de 2 coolers.

você pode fazer um teste usando o speedfan (para monitorar a temp), CPUstability (criar um estresse de CPU) e rightmark cpu clock utility (para saber se seu processador esta tendo throttling) use os 3 ao mesmo tempo e veja a quanto vai a temp do processador.

no speedfan também ele mostra as tensões da fonte, verifique os valores da linha de 12V eles não podem estar maiores que 12.6V e menores que 11.4V, se estiverem recomendo trocar urgente sua fonte

espero ter ajudado

Corrigindo a sua boa intenção de corrigir. O PFC é um método extensamente reconhecido de reduzir as perdas de energia nas fontes. Ao reduzir as perdas, aumentando a eficiência da fonte, reduz-se também a geração de calor e a necessidade de refrigeração.
O resultado são fontes mais silenciosas, mais eficientes e uma redução na conta de eletricidade.

Por exemplo.

Uma fonte de 300W com 50% de eficiência no limite da carga vai consumir 450W, 150W serão desperdiçados na forma de calor.
Uma fonte de 300W com 70% de eficiência no limite da carga vai consumir 390W, 90W serão desperdiçados na forma de calor.
Uma fonte de 300W com 95% de eficiência no limite da carga vai consumir 315W, 15W serão desperdiçados na forma de calor.

O PFC pode ser ativo ou passivo e a eficiência varia de um tipo para outro.

Para maiores duvidas. http://www.boadica.c...337/o-que-e-pfc
Posted Image
Posted Image

#8 PUNK77    

PUNK77
  • Participante
  • 369 mensagens

Publicado 06 February 2010 - 09:24 AM

Ai pessoal, desculpa invadir o tópico!

Ontem a noite aconteceu um problema parecido comigo...
Tava jogando Call of Duty Modern Warfare 2, fazia mais ou menos 1 Hr, e de repente o monitor desligou do nada...
O PC continuava ligado, mas não fazia nada, nem desligava...
Então desliguei ele pelo botão da fonte, esperei 1 mim. e ele ligou normalmente.

Será que é super aquecimento???

Meu PC
ASUS P5B-DELUXE
INTEL E6600
GEFORCE 8800GT
ZALMAN 460W
2GB CORSAIR

O meu gabinete só possui um cooler de 80mm atrás, to pensando em trocar pelo de 120 e colocar um na lateral também.

É a primeira vez que isso me acontece desde que eu montei esse PC(isso ja faz um boooom tempo...).
Na hora pensei que tinha queimado a placa de video, mas como ele ligou de novo normalmente...
Hj ta tudo normal, não rodei nada pesado nele ainda, to meio cabrero...

Se puderem me ajudar !!!

Abraço!

#9 jonathanyoshikawa    

jonathanyoshikawa
  • Participante
  • 13 mensagens

Publicado 06 February 2010 - 12:13 PM

Usa CPU Stability para gerar um stress na CPU e utlize o Speed Fan para monitorar as temperaturas. O meu processador com 100% de uso chegou a mais de 93º eu abri o PC e apertei melhor o cooler, agora não passa dos 70º. Consegui jogar a maioria dos jogos sem problemas de desligamento, somente quando rodei Fallout3 com gráficos todos no máximo é que o computador desligou. Não sei porque aconteceu isso, mas ainda desconfio da minha fonte, que já chegou até a sair cheiro de queimado uma época.

#10 bunnyboy    

bunnyboy
  • Participante
  • 23 mensagens

Publicado 06 February 2010 - 01:32 PM

Corrigindo a sua boa intenção de corrigir. O PFC é um método extensamente reconhecido de reduzir as perdas de energia nas fontes. Ao reduzir as perdas, aumentando a eficiência da fonte, reduz-se também a geração de calor e a necessidade de refrigeração.
O resultado são fontes mais silenciosas, mais eficientes e uma redução na conta de eletricidade.

Por exemplo.

Uma fonte de 300W com 50% de eficiência no limite da carga vai consumir 450W, 150W serão desperdiçados na forma de calor.
Uma fonte de 300W com 70% de eficiência no limite da carga vai consumir 390W, 90W serão desperdiçados na forma de calor.
Uma fonte de 300W com 95% de eficiência no limite da carga vai consumir 315W, 15W serão desperdiçados na forma de calor.

O PFC pode ser ativo ou passivo e a eficiência varia de um tipo para outro.

Para maiores duvidas. http://www.boadica.c...337/o-que-e-pfc

muita gente confunde o pfc com rendimento, PFC é a sigla de Power Factor Correction (correção do fator de potencia). Esse fator de potência é a relação entre energia ativa e a energia aparente de um circuito. Fontes são equipamentos que consomem 2 tipos de energia, Energia Reativa (medida em kVArh) e Energia Ativa (medida em kWh). Energia Ativa é a e aquela que produz trabalho, ou seja foi usada com algum proposito, energia reativa é aquela que é necessaria para produzir um fluxo magnetico no transformador necessario para seu funcionamento.
O rendimento é aplicado à energia ativa, quanto dessa energia foi disperdiçada para que pudesse ser gerada energia suficiente para o circuito.

O problema é que a energia reativa, apesar de necessária para transformadores, ela "ocupa espaço" no sistema que poderia ser usado por mais energia ativa. Por isso varios paises adotaram um percentual de energia reativa máximo que pode ser consumido. No Brasil empresas metalugicas são obrigadas a terem um banco de capacitores que fazem essa correção, se ultrapassarem o valor máximo paga-se multa, para residencias não se aplica essa regra, por enquanto, mas na europa aplica-se, com o intuito de continuar no mercado europeu os fabricantes aplicam esta tecnologia em suas fontes.

posso indicar uma materia do clube do hardware que explica muito bem sobre rendimento e pfc, não sei se as regras do forum aqui permitem isso
Phenon II x4 940 3.0 GHz, 6GB de RAM Dual Channel (2x 2GB + 2x 1GB), ASUS M3N78-VM, RAID 0 2x HD 160GB Seagate, HD Samsung 500GB SATA II, Geforce 8200 onboard 512MB, Samsung T240M (1920 x 1200), Windows Vista Ultimate x64

PUBLICIDADE