Jump to content

Foto

Como recuperar fotos corrompidas?

Existem 5 respostas neste tópico

#1 Underwen    

Underwen
  • Participante
  • 14 mensagens

Publicado 02 October 2010 - 10:19 PM

Gente,

Eu deletei umas fotos uns meses atrás e consegui recuperá-las com o Recuva.
Fiquei muito feliz e satisfeito com o programa.

Só que quando fui abrir as fotos, estavam corrompidas. :005:
Aparece o X de erro no lugar da imagem.

Será que tem um jeito? Eu sei que por ter deletado há alguns meses, os arquivos já foram
subscritos mas tem que haver uma maneira.

Essas fotos são importantes para mim e recuperá-las seria ótimo.
Impossível não haver um truque ou mesmo alguma técnica.
Pesquisei alguns programas e tem um que promete "descomrromper" as fotos.
Mas é pago, e também não acredito. Eu nem lembro o nome.

E aí pessoal?

Será que é possível?
:010:

#2 ultimate_live    

ultimate_live
  • Participante
  • 2359 mensagens

Publicado 03 October 2010 - 03:01 PM

No Recuva ao fazer a busca, aparecem uma bola vermelha ou verde no arquivo para ser recuperado.
Se for verde, há como, mas se for vermelho, já era.
Acredito que no seu caso, infelizmente já perdeu as fotos.
Ou então tentar conseguir um programa pgo para tentar recuperar as suas fotos.
E acho que vale a pena, se forem muito importantes.
Boa sorte.

#3 Underwen    

Underwen
  • Participante
  • 14 mensagens

Publicado 03 October 2010 - 06:30 PM

É eu pensei mesmo que já não tinha mais jeito.

E será que não existe uma maneira, mexendo no arquivo, dentro do arquivo e tentar recuperá-lo
mudando algum código?
Não tem como eu comprar nenhum programa. A maioria é internacional e não confio.
Gostaria de alguma tentativa que eu pudesse executar aqui mesmo.

#4 litosoft    

litosoft
  • Participante
  • 2 mensagens

Publicado 27 October 2010 - 11:43 PM

Estou com o mesmo problema... e estou estranhando o Recuva.

Quando mando a análise profunda ele encontra os arquivos e indica q o estado da recuperação seria "Excelente" (bolinha verde) mas ao efetuar a recuperação numa unidade da rede, o arquivo está corrompido.
Na verdade ele consegue recuperar "algumas" imagens que não ficam corrompidas. Parecem ser as que foram "deletadas", seja por deleção manual ou por uma limpeza de caché de browser preprogramada na saída do Mozilla, ou pelos utilitários de limpeza de disco.
Então, tenho com que alguns JPG, GIF, BMP, PNG são recuperados, mas outros não.
Agora, o problema de vir corrompido parece afetar imagens recuperadas após uma "formatação" da partição ou da unidade, ainda que sejam marcadas com bolinha verde e excelente. Mas isto pode ser uma afirmação não absoluta. Apenas um parecer.
Estou com uma máquina que foi enviada para um técnico e foi formatada em minha ausência. Tinha muitas imagens minhas que quero recuperar.
Ao rodar o Recuva e tentar recuperar imagens, me aparecem todas as imagens de uma navegação "vadia" q ele fez na internet e provavelmente mandou apagar tudo ao sair. Essas de sacanagem são bem recuperadas e não estão corrompidas.
Contudo, muitas imagens minhas q sei positivamente que existiam antes da formatação são recuperadas com sucesso. Outras, também indicadas como excelentes para recuperar, vem corrompidas.

Qual seria o critério?

Parece ser que imagens que antes da formatação eu abrí no Photoshop ou algum outro aplicativo gráfico e dei um trato e salvei novamente, vem corrompidas. E as imagens q peguei na internet e salvei, mas nunca abrí no Photoshop são recuperadas na boa.
Então, estou imaginando que ou a visualização prévia do Photoshop (q grava um thumbnail junto com a imagem, desde q selecionado nas preferências) ou algum outro parâmetro de perfil de cores, ICC Profile ou RGB Profile q o Photoshop pode vir a incluir no arquivo não estão sendo reconhecidos ou considerados, ou ainda estão sendo corrompidos pelos algoritmos do Recuva, de modo q o arquivo vem com seu tamanho original, com a extensão correta, mas com alguma corrupção no cabeçalho q impede programas como IRFanview, Corel e o próprio Photoshop de entender estas imagens, ao ponto de gerar erros ao tentar abrí-las.

Aí voltei para a análise do Recuva e descobri o seguinte: No modo avançado, aquele que não usa o assistente, e na modalidade de visualização "Em lista" (que é aquela que não é em árvore nem miniatura) eu mando ordenar os arquivos por "estado", ou seja, todos os que estão "excelentes" para recuperação, sem nenhum cluster sobrescrito, ficam todos juntos.... Neste estado de análise, todos os arquivos "excelentes" q conseguem me mostrar um "preview" da imagem na guia de previsualização, a direita, serão recuperados sem problemas... porém, todos os arquivos excelentes que não conseguirem mostrar nada no preview, ao serem recuperados, virão corrompidos. Bati pessoalmente isto com os resultados na máquina da rede usada para a recuperação.

Disto, consigo deduzir q "algo" no Recuva entende que o arquivo pode ser restaurado, as tabelas VTOC (volume table of content) apontam que os clusters ou setores de aquele arquivo não foram sobrescritos, estão intatos e podem ser recuperados 100%, porém, ao tentar enxergar um preview da imagem, nem ele mesmo consegue reconhecer seu conteúdo... e que a mesma "corrupção" em suas rotinas internas que não lhe permitem enxergar o conteúdo do arquivo, tampouco lhe permitem recuperá-lo com sucesso...

Isto é um chute total que ainda não me permite resolver meu problema nem o de ninguém.... mas a intenção é fornecer dados que permitam alguém raciocinar e fornecer pistas ou soluções tanto para meu problema e/ou o dos colegas q também o enfrentam. Se as condições que considero aqui pudessem ser corroboradas de alguma forma por aqueles q também enfrentam esta dificuldade, seria um grande passo, pois significaria que o Recuva 1.38.504 está com algum bug referente a isto e aí poderiamos reivindicar um upgrade relatando objetivamento o problema à Piriform! o que restauraria posteriormente nossa imagens...

Estou pesquisando se existe algum porém do Recuva restaurar os arquivos excelentes via rede, mas ainda não encontrei nada ao respeito... só sei que gravar um CD-R por outras vias sim dá pau!

Perdi muitos gigas de informação e estou aberto para dialogar e trocar ideias q possam chegar a algo, pois nem quero dar boot na máquina formatada para não sobrescrever nenhum cluster! :P

[]s - lito

Editado por litosoft 27 October 2010 - 11:48 PM

#5 Underwen    

Underwen
  • Participante
  • 14 mensagens

Publicado 15 November 2010 - 12:49 PM

Isso é verdade cara.
Todas as fotos que eu restaurei, estavam em estado EXCELENTE e tal (mas sem prévia).

E quando fui abri-lás, estavam corrompidas.

Eu estou confiante que posso restaurar essas fotos pois elas foram deletadas em Junho.
Não faz tanto tempo assim, 5 mêses. E outra, não formatei meu PC. É o mesmo de sempre.
Não sei se isso afeta alguma coisa, mas enfim, dizem que outros softwares pagos ( e caros, tipo ums 500 reais)
dão conta do recado. Óbviamente, não posso pagar por isso, senão já teria tentado.

Pesquisando na web achei a solução do BackUp do Windows. Mas eu nunca usei essa ferramente manualmente.
Ao clicar "VERSÃO ANTERIORES" na pasta que estavam minhas fotos, somente aparece versões de semanas atrás.
No máximo uns 10 dias.

Não tem como voltar à 5 meses?

Isso não deve ser impossível. Não na nossa era. Tem que haver um jeito. Eu espero, pelo menos.

Underwen.

#6 caze    

caze

Multimídia Expert

• Colaborador
  • 4301 mensagens

Publicado 16 November 2010 - 10:17 AM

Já tive este mesmo problema de vocês. Conseguia recuperar os arquivos com esses programas que fazem "undelete" mas as fotos não abriam. O programa informava que o arquivo estava Ok e podia ser recuperado mas eu não conseguia abrir as fotos. Por curiosidade abri um desses arquivos num editor hexadecimal e verifiquei que o arquivo estava todo zerado, ou seja, não tinha nada dentro.
O fato de não ter formatado o disco não impede a perda das informações pois o Windows vai gravando novos dados em cima dos antigos que já foram removidos.