Jump to content

Foto

Bloqueio de pendrive no 2008

Existem 15 respostas neste tópico

#1 numberbolado    

numberbolado
  • Participante
  • 143 mensagens

Publicado 24 October 2010 - 11:37 PM

Caros amigos estou aqui mas uma vez para pedir ajuda para resolver um problema que venho enfrentando na empresa que é o bloqueio de pendrive, sei que o win2008 tem esta função nativa nas suas GPOs, porém elas não funcionam com XP, já tentei resolver isto seguindo um tutoreal que informa com criar uma GPO especifica para bloqueio de leitura, escrita etc... mas também não funcinou com Win2008 para XP. Então resolvi fazer o bloqueio individual em cada máquina, alterando a chave de registro usbstor, pensei que tinha solucionado o problema, mas então percebi que quando coloco um pendrive que nunca foi inserido naquela maquina o registro é alterado e a máquina volta a aceitar todos os pendrives. Preciso da ajuda de vcs para resolver este problema de forma definitiva. Desde já agradeço!

#2 rgm    

rgm
  • Participante
  • 91 mensagens

Publicado 30 October 2010 - 10:56 AM

numberbolado...

- Tente o seguinte: nos XP, entre no Painel de controle > Sistema > geren. dispositivos e desative os USB (botão direito > Desativar).
- Depois entre em executar > gpedit.msc > Config. do usuário > Modelos administrativos > Painel de controle > Proibir acesso ao Painel de Controle > daí você ativa essa propriedade.

Assim as portas USB ficam desativadas em cada XP e não tem como ativar sem acesso ao Painel de Controle.

Acho que vai funcionar, mas não sei bem se é isso que você precisa.

Fui.

#3 numberbolado    

numberbolado
  • Participante
  • 143 mensagens

Publicado 01 November 2010 - 02:41 PM

Com certeza isto vai funcionar, porém terei problemas com máquinas que tem impressoras USB conectadas ao micro. Será que tem mais alguma sugestão pra este caso?

#4 rgm    

rgm
  • Participante
  • 91 mensagens

Publicado 01 November 2010 - 04:06 PM

numberbolado

Deixa eu entender melhor... você quer impedir que alguém consiga ´levar´ informação da empresa pelo pendrive?
Se você deixar somente a USB da impressora ativada, ainda assim você acha que o usuário vai tirar o cabo da impressora e plugar o pendrive?
Tem um programinha (bem pequeno mesmo) que chama USBWriteProtect que você pode instalar nas máquinas e bloquear a gravação de arquivos no pendrive. Dê uma procurada neste programa.

Até.

#5 renatorix    

renatorix
  • Participante
  • 186 mensagens

Publicado 03 November 2010 - 02:34 PM

Do que entendi, você tem problemas com GPO`s no XP?

Para que todas as GPO do 2008 funcionem no XP é necessário o client side update (update do Windows XP)

Segue:
http://support.Microsoft.com/kb/943729

#6 numberbolado    

numberbolado
  • Participante
  • 143 mensagens

Publicado 05 November 2010 - 08:58 AM

É isso mesmo, tem GPO´s do 2008 que não funcionam no XP, na própria GPO do 2008 na configuração diz que aquela GPO só funciona com Windows Vista ou superior, vou fazer o teste com estas atualizações que você me passou, se isto funcionar vai resolver muitos problemas que eu tenho, vou poder fazer configurações como somente leitura para pendrives etc, vai ser muito útil. Baixei do site dois arquivos, o cliente da preferência da Diretiva de Grupo e o XmlLite, assim que fizer os teste eu coloco o resultado aqui.

#7 renatorix    

renatorix
  • Participante
  • 186 mensagens

Publicado 05 November 2010 - 09:06 AM

Blz, instalando o Client Side Update isso estará resolvido para o Windows XP. Para quem tem Windows 2000 na rede nem adianta tentar, o mesmo esta descontinuado e não tem atualização.

#8 numberbolado    

numberbolado
  • Participante
  • 143 mensagens

Publicado 17 November 2010 - 12:06 AM

Caro amigo, instalei as atualizações mas infelizmente não funcionou, usei uma maquina XP SP2,configurei no servidor a GPO para proibir leitura e gravação mas mesmo assim o pendrive está passando, não sei se fiz alguma coisa errada, instalei normalmente os arquivos na maquina XP, não deu erro algum e mesmo assim não funcionou, cheguei a pensar que tivesse baixado o arquivo errado, mas pelo link que você enviou não tem o que errar, acessei o link http://support.Microsoft.com/kb/943729 e escolhi as opções de XP 32 bits, será que tem algum detalhe que esqueci?
OBS: Fiz gpupdate /force, reiniciei o servidor e a estação e mesmo assim nada.

#9 gilmarsilva1975    

gilmarsilva1975
  • Participante
  • 70 mensagens

Publicado 17 November 2010 - 08:10 AM

Tente a seguinte GPO

Configurações do Usuário | Modelos Administrativos | Sistema | Acesso de armazenamento removível

Exitem 3 opções que você pode ativar para atender sua necessidade
- Discos removíveis: Negar acesso de leitura
- Discos removíveis: Negar aceso de gravação
- Todas as classes de armazenamento removível

Essas opções bloqueiam a entrada de pendrives, discos externos pela porta USB, mouse e teclado continuam funcionando.

Pode aplicar a regra por Unidade Organizacional assim você deixaria a OU da TI ou Informática fora da regra.

Outra sugestão: a TI Software um tempo atrás disponibilizou em seu site um client bloqueador de usb de graça, não sei se ainda esse client continua disponível no site deles ou teria que comprar algum produto.
Na epoca era de graça, então eu baixei e tenho aqui comigo, caso precise passe o seu e-mail que envio para você embora acredite que a GPO descrita acima resolva o seu problema.

#10 renatorix    

renatorix
  • Participante
  • 186 mensagens

Publicado 17 November 2010 - 08:21 AM

Isso resolveria localmente mas para uma empresa com muitos equipamentos seria inviavel.
Verifique os grupos, tenha certeza que este usuário que faz log on esta dentro do grupo que bloqueia o USB, teste em outra versão de Windows para filtrarmos mais o problema.