Jump to content

Foto

Sysprep e o Windows 7...

Existem 9 respostas neste tópico

#1 LFCSSP    

LFCSSP
  • Participante
  • 581 mensagens

Publicado 28 February 2011 - 04:16 PM

Olá,

eu preciso criar uma imagem de instalação personalizada do Windows 7, porém não consigo rodar o Sysprep! Infelizmente ele não retorna nenhum erro específico, apenas um erro fatal.

Agora eu pergunto: estou rodando Windows Home Premium 64bit em uma máquina virtual, com virtualbox, sem adicionais de convidado, já que o VirtualPC não suporta 64bit. Será isso a razão do problema?

#2 Anderson T    

Anderson T

Windows Server Expert

• Colaborador
  • 9103 mensagens

Publicado 28 February 2011 - 10:23 PM

Meu caro LFCSSP,

Primeiro troubleshooting a ser feito neste tipo de caso:

• Verifique o conteúdo dos diretório C:\WINDOWS\Panther e C:\WINDOWS\System32\Sysprep\Panther.
Se houverem arquivos . LOG, abra-os e verifique seus conteúdos. Normalmente o Sysprep armazena os erros encontrados no processo de preparação nestes dois locais.

Possui uma dúvida? Iniciou um tópico? Encontrou o que desejava? Então seja educado e marque o tópico como resolvido se sua questão foi esclarecida!

Facilite a vida de todos que aqui passam para procurar/esclarecer suas dúvidas.

#3 LFCSSP    

LFCSSP
  • Participante
  • 581 mensagens

Publicado 01 March 2011 - 01:18 PM

Olá Anderson,

Antes de checar sua resposta, eu resolvi desativar todas as opções avançadas do vbox, como aceleração 2d e 3d, gravação em cache de disco, e portas USB, situação essa que fez com que o sysprep funcionasse adequadamente. Não sei qual dessas foi a que efetivamente resolveu mas enfim, é isso!

Muito obrigado de qualquer maneira.

Sds

#4 LFCSSP    

LFCSSP
  • Participante
  • 581 mensagens

Publicado 01 March 2011 - 08:41 PM

Eu não entendo.

Depois de capturar a imagem com o ImageX, foi gerado um install.wim de 5.79 GB. Então o que eu fiz foi substituir o até então padrão da mídia de instalação do Windows, ./sources/install.wim por este, para poder então com o OSCDIMG.exe gerar um disco inicializável. Só que o install.wim dentro do ISO gerado, não chega a 2GB ou seja, fatalmente irá dar erro na instalação informando install.wim corrompido. E olha que eu fiz esse processo com o OSCDIMG três vezes, inclusive uma delas foi na máquina física.

O que é que está dando errado?

Sds

#5 Anderson T    

Anderson T

Windows Server Expert

• Colaborador
  • 9103 mensagens

Publicado 01 March 2011 - 10:34 PM

Meu caro LFCSSP,

Vamos tentar organizar as idéias aqui para assim podermos visualizar uma solução.

• Você capturou uma imagem de uma máquina virtual.
  • Obteve um arquivo .WIM de 5.8GB de tamanho.
  • Substituiu o arquivo install.wim nativo de uma imagem de instalação do Windows 7 pelo arquivo que obteve na captura com 5.8GB.
  • Gerou uma nova imagem com o utilitário OSCDIMG.
Onde recebeu o erro de arquivo install.wim corrompido? No momento de criar a imagem com o OSCDIMG? Utilizou o parametro -yo para informar a sequencia correta dos arquivos a serem inicializados pela nova imagem?
Arquivos .WIM superiores a 4.5GB precisam desta informação no momento de se construir a imagem via OSCDIMG.
O comando que deve utilizar é o seguinte: oscdimg -m -n -yoC:\Bootorder.txt -bC:\Windows7\boot\etfsboot.com C:\Windows7 C:\Temp\Windows7Custom.iso
O arquivo Bootorder.txt deve conter o seguinte conteúdo:

bootmgr
boot\bcd
boot\boot.sdi
boot\bootfix.bin
boot\bootsect.exe
boot\etfsboot.com
boot\memtest.efi
boot\memtest.exe
boot\en-us\bootsect.exe.mui
boot\fonts\chs_boot.ttf
boot\fonts\cht_boot.ttf
boot\fonts\jpn_boot.ttf
boot\fonts\kor_boot.ttf
boot\fonts\wgl4_boot.ttf
sources\boot.wim

Possui uma dúvida? Iniciou um tópico? Encontrou o que desejava? Então seja educado e marque o tópico como resolvido se sua questão foi esclarecida!

#6 LFCSSP    

LFCSSP
  • Participante
  • 581 mensagens

Publicado 02 March 2011 - 12:16 AM

Sim, especifiquei a ordem, mas o problema foi durante o teste com a mídia depois de pronta, ou seja, após reiniciar a máquina com o dvd no drive, aguardar o carregamento e iniciar a instalação, o instalador reporta que o arquivo install.wim não pode ser aberto, logo depois de clicar em "Instalar agora". Inclusive foi logo depois disso que fui checar os tamanhos... Fato: o OSCDIMG.exe reportou que o processo foi concluido sem reportar problemas. Tá difícil imaginar porque antes do OSCDIMG o arquivo é de um tamanho, e após já é outro bem menor...

Sds

#7 Anderson T    

Anderson T

Windows Server Expert

• Colaborador
  • 9103 mensagens

Publicado 02 March 2011 - 12:41 AM

Meu caro LFCSSP,

Há uma outra questão também referente ao tamanho do arquivo inicial. Por default, DVDs gravados no padrão ISO9660 são limitados a arquivos com tamanho de 4GB. Infelizmente você precisará aplicar um SPLIT nesta imagem superior a 4.5GB com o ImageX.
ImageX /Split C:\Windows7\install.wim C:\Windows7\install.swm 3072

O comando anterior quebra o arquivo install.wim, caso o mesmo tenha 6GB, em dois arquivos de 3GB cada, chamados install.swm e install1.swm. Após validar que possui os dois arquivos, crie dois diretórios , por exemplo, C:\DVD1 e C:\DVD2.
Copie o conteúdo do DVD de instalação do Windows 7 para cada um dos dois diretórios criados anteriormente. Remova o arquivo C:\DVD1\sources\install.wim e C:\DVD2\sources\install.wim. Copie para o diretório C:\DVD1\sources\ o arquivo install.swm e para C:\DVD2\sources\ o arquivo install1.swm.
Utilize agora o OSCDIMG para criar uma imagem ISO de ambos os diretórios C:\DVD1 e C:\DVD2. Grave as imagens em dois DVDs e utilize o DVD 1 para iniciar o processo de instalação. Na medida em que o Windows Setup for efetuando o processo de instalação e ele irá solicitar o DVD 2 para dar continuidade.

#8 LFCSSP    

LFCSSP
  • Participante
  • 581 mensagens

Publicado 02 March 2011 - 12:59 AM

Irei fazer este procedimento.

Só uma dúvida: se eu tentasse criar o disco em UDF ao inves de iso (-u2), posteriormente seria possivel que esse cd fosse inicializável?

sds

#9 Anderson T    

Anderson T

Windows Server Expert

• Colaborador
  • 9103 mensagens

Publicado 02 March 2011 - 10:17 AM

Meu caro LFCSSP,

Você pode utilizar sim o parametro -u2 para gerar uma imagem no padráo UDF. Agora, com relação a funcionar ou não, infelizmente não tenho a resposta definitiva sobre isto. Terá que efetuar o processo e verificar se o problema ocorre ou não.
Em tempo, verifiquei em discussões estrangeiras que mesmo usando este tipo de padrão ainda ocorreram problemas. Conselho, teste e veja se realmente resolve o problema.

#10 LFCSSP    

LFCSSP
  • Participante
  • 581 mensagens

Publicado 02 March 2011 - 05:06 PM

Meu caro LFCSSP,

Você pode utilizar sim o parametro -u2 para gerar uma imagem no padráo UDF. Agora, com relação a funcionar ou não, infelizmente não tenho a resposta definitiva sobre isto. Terá que efetuar o processo e verificar se o problema ocorre ou não.
Em tempo, verifiquei em discussões estrangeiras que mesmo usando este tipo de padrão ainda ocorreram problemas. Conselho, teste e veja se realmente resolve o problema.

Dividindo o install.wim em duas instalações funcionou perfeitamente na VM.

Posteriormente vou testar o uso do UDF, se der certo basta gravar a imagem em um DVD+R DL desde que seja inicializável.

Muito obrigado pelos esclarecimentos. Em tempo, lendo sua assinatura percebi que foi o artigo que encontrei no seu blog que me tirou várias dúvidas deste processo, portanto, obrigado novamente.

sds

Editado por LFCSSP 02 March 2011 - 05:08 PM