Jump to content

Foto

Como proteger rede wireless

Existem 6 respostas neste tópico

#1 wesleyneves    

wesleyneves
  • Participante
  • 99 mensagens

Publicado 13 November 2011 - 11:05 PM

Amigos ...

A algum tempo configurei uma rede com um roteador tp link , a partir de um PC , e passei a usar somente o notebook .
E apos alguns meses parado o PC parou de funcionar e me desfiz dele.

A minha duvida é se consigo acessar o roteador pelo note , ja que o PC ja se foi , pois preciso colocar uma senha , pois a rede esta desprotegida, e como moro em apartamento creio que estou fornecendo banda larga de graça através da minha rede.

Se alguém puder me ajudar ficarei muito grato , e se possível com um passo-a-passo de como fazer isso .

obrigado
wesley

#2 sylar07    

sylar07
  • Participante
  • 156 mensagens

Publicado 14 November 2011 - 02:10 AM

Olá amigo td bem?

Isso é super simples de se fazer, o notebook como você deve saber é a mesma coisa que o desktop, mas é claro que tem suas vantagens e desvantagens...
Temos 2 formas de acessar a sua rede, que é através de um cabo RJ45 imagem abaixo, ou via wireless.
Posted Image
1- Conectando através do cabo de rede:
Vou lhe ensinar das duas formas... com o cabo, basta conecta-lo na entrada WAN do notebook e conectar no setup do roteador, através do IP de rede inserido no navegador, vou lhe ensinar como idenficar o IP da rede mais abaixo.

2- Conectando através da rede wireless:
Para este método não é necessário o cabo de rede, a única coisa que você precisa é o IP da rede sem fio que você está conectado, para acessar o setup do roteador no navegador.

3- Descobrindo IP da rede wireless (Sem Fio / Wi-Fi):
Segure a tecla windows(imagem abaixo) + R, e será aberto o Executar, então digite "cmd" sem aspas e aperte Enter, no CMD (Prompt de comandos) digite o seguinte > "ipconfig" sem aspas e aperte enter, procure por "Gateway padrão" e neste elemento estará o IP que normalmente começa das seguintes forma: "192.168.0...", "192.168.1....", "10.0.0....", normalmente o gateway padrão sempre termina com 1 no final, eu postei uma imagem para exclarecer melhor.

Após pegar o IP do roteador, basta digita esse ip no navegador (Internet Explorer, mozilla firefox, google chrome ...) e apertar enter, normalmente os roteadores pedem usuário e senha, as senhas de conexões padrões normalmente são:

Usuário: admin
senha:

senha: admin

senha: password

Espero que te ajude, qualquer coisa posta aqui no tópico.

Posted Image
Tecla Windows

Posted Image
Imagem do prompt de comandos exibindo o IP local (Ip da rede conetada).

Editado por sylar07 14 November 2011 - 02:12 AM

#3 wesleyneves    

wesleyneves
  • Participante
  • 99 mensagens

Publicado 15 November 2011 - 06:32 PM

Valeu pela dica SYLAR07 ...

Segui suas orientaçoes e deu tudo certo... mas...

fui seguir um tutorial pra colocar uma senha de acesso pra minha rede e ferrou tudo , nao consigo mais entrar na internet pela rede wireless. abaixo vou colar o tuto e indicar onde comecou a dar tudo errado.

voce precisa configurar segurança do seu roteador...
Vou explicar um tipo de segurança pra voce simples... o WEP.. ok?

1. Acesse seu roteador TP-LINK, TL-WRS541G
- Abra o Internet Explorer, digite, 192.168.1.1

2. Informe a senha e o usuario (senhas padrão ou a sua senha mesmo)
- usuario: admin
- senha: admin
3. Ao entrar nas configurações do seu roteador acesse o menu do lado esquerdo
- "Wireless\Wireless Settings"

--> Em "Wireless\Wireless Settings"

SSID: MINHAcnnWireless
Region: Brazil
Channel: 6 (qualquer uma diferente das dos vizinhos)
Mode: 54Mbps(802.11g)
(x) Enable Wireless Router Radio
(x) Enable SSID Broadcast
( ) Enable Bridges

(x) Enable Wireless Security
Security Type: WEP
Security Option: Shared Key
WEP Key Format: Hexadecimal

Key Selected: (aqui vai sua senha, numeros de 0 a 9 e A a F, tem que ser 10 digitos no total)
Ex.

Key Selected:
Key 2: 012345B123 (poe na 2 pra voce entender o que é isso)
Key Type: 64bit (escolha essa, se alterar, muda o numero total de digitos de 10 para outro numero, o que é desnecessario ter que digitar uma senha com 32 caracteres por exemplo)

Clique no botão "Salvar"

A configuração do roteador está pronta, após salvar, pode fechar...

Agora vai em "Iniciar - Conectar-se a uma rede", no windows.

vai aparecer a seguinte tela...

=======================
Conectar-se a uma rede
=======================
Desconectar da rede ou conectar a uma outra

Mostrar: Sem fio ( selecione a opção sem fio)

( a sua rede wireless deve aparecer listada... o nome que voce deu se seguiu as configurações foi "MINHAcnnWireless")

Clique com o botão direito sobre "MINHAcnnWireless", va em propriedades.

Vão aparecer duas abas, "Conexão", e "Segurança".
Clique em Segurança.

Tipo de Segurança: Compartilhada (isso é equivalente ao Shared Key que tinah no roteador)

Tipo de Criptografia: WEP (selecione WEP)
Chave de Segurança: 012345B123 (aqui vai sua senha wep)
Indice de Chaves: 2 ( aqui vai o 2 que atribuiu a chave wep no roteador, se digitasse a chave em Key 1 a chave WEP, seria 1 etc, isso do Key Selected)

Confirme as informações no botão Ok.

Devolta a tela de Conectar-se a uma rede, selecione a "MINHAcnnWireless" Clique no botão Conectar... e pronto... está configurada sua segurança WEP.

Quando fui entrar no menu iniciar e continuar seguindo as orientacoes do tuto nao consegui mais , pois nao encontrei a guia segurança pra confirmar as alteracoes feita no router , e a partir dai nao consigo mais acessar a rede, pois agora nao abre nenhum campo pra eu colocar a senha hexadecimal que criei.

Voce teria uma solucao pra isso agora , amigo ...

obrigado
wesley

#4 sylar07    

sylar07
  • Participante
  • 156 mensagens

Publicado 15 November 2011 - 08:22 PM

Olá,

Então amigo, eu não entendi qual a sua dúvida, vou tentar explicar o que eu acho que você não entendeu.

Depois me responda qual o seu sistema operaciona (WinXP, Windows 7,Windows Vista) pelo que parece é o windows xp, eu uso o windows7 .
então terei que te explicar mais ou menos como deve ser no xp ok? (se for caso).

No tutorial que você seguiu ele pediu para entrar no setup da rede e configurar a segurança, o nome, etc.
Pelo que eu entendi, você não soube configurar a senha da rede no computador, e agora está sem conexão não é isso?

Se for isso, temos duas opções:
1º- Re-fazer a configuração corretamente no (Computador)
2º- usar o cabo de rede, vamos então para o primeiro ítem.

Primeiro método:

- Primeiramente faremos a re-configuração no "computador",verifique se existe um desenho de rede sem-fio (Imagem 01 abaixo) se tiver, dê um clique para abrir a lista de redes (imagem 02) logo após clique com o botão direito
na sua rede e selecione propriedades (imagem 03):

imagem 01:
Posted Image

imagem 02:
Posted Image

imagem 03:
Posted Image

(Obs: Não é necessário estar conectado na rede para realizar esse procedimento)

- Depois de clicar em propriedades, selecione a aba/menu segurança (Imagem01) e em 'Tipo de segurança' selecione Compartilhada (Imagem02) em 'Tipo de criptografia' deixe WEP, logo após preencha o campo 'Chave de segurança da rede' Coloque a senha/chave que você criou na configuração do roteador. (Imagem 04) na parte "Índice de chave" selecione a ordem em que a senha/chave que você digitou está, logo após clique em ok e você poderá acessar sua rede normalmente!.

imagem01:
Posted Image

imagem02:
Posted Image

imagem03:
Posted Image

Segundo método:

- Primeiramente conecte o cabo de rede, espere uns 15 segundos para reconhecer e depois entre no navegador e digite o IP '192.168.1.1' (sem aspas) em seguida o usuário e a senha: admin/admin.

Vá para o menu 'Wireless -> Wireless Settings' , Mude o nome da sua rede em 'SSID' (SE O NOME DE SUA ESTAVA 'CASA' PODE COLOCAR 'CASA1')e em 'Security Type' selecione WPA-PSK, digite uma senha qualquer e clique em 'salvar.

Depois localize a rede no menu wireless (img 01), clique em conectar , logo após digite a senha (quando pedir) e pronto! está conectado, e sua rede está protegida.
Posted Image

Atenção!!
Outra coisa super importante é a parte "channel" que fica em " wireless -> wireless settings" deixe sempre em 11, muitos aparelhos como "Telefone sem fio, rádio, microondas.." usam frequencias parecidas, outra coisa é a proteção da rede, a proteção WEP é fácilmente de ser quebrada por hacker.

Pode pesquisar no google 'Como invadir rede WEP' virá milhões de resultados, agora a chave WPA-PSK não existem métodos garantidos de quebrar.

Espero que seja isso, e você sabe qualquer coisa é só postar aqui no tópico, até mais.

Editado por sylar07 15 November 2011 - 08:41 PM

#5 wesleyneves    

wesleyneves
  • Participante
  • 99 mensagens

Publicado 15 November 2011 - 08:44 PM

Sylar07, meu caro...

È exatamente isso que você deduziu , o problema se deu exatamente neste ponto da configuracao no computador.E uso o Windows XP mesmo.
O problema é que ao clicar com o botao direito em cima da conexao , nao abre opcao nenhuma , apenas uma aba escrito
( O que é isto ), e ao clicar sobre esta aba, nao abre nada.Será que é alguma configuraçao dos botoes ....

To amarrado nisso...

Valeu

No momento estou sem o cabo RJ, mas caso eu nao consiga pelo notebook vou providenciar e seguir o passo a passo com o cabo

Editado por wesleyneves 15 November 2011 - 09:13 PM

wesley

#6 sylar07    

sylar07
  • Participante
  • 156 mensagens

Publicado 15 November 2011 - 11:37 PM

haha Computadores e seus problemas...

Pois bem, seu sistema operacional é o Windows XP, existe outro método para entrar em uma rede wireless, eu não uso esse sistema então não tenho como ilustrar o tutorial ok?
Vamos ao que interessa...

1º Clique no menu iniciar, > Painel de controle, > Conexões de rede e internet ,
2º Clique duas vezes em Conexões de rede.
3º Clique com o botão direito do mouse no icone Conexão de rede sem fio e depois selecione Propriedades
4º Clique na guia Redes sem fio.
5º Na guia Redes sem fio vai aparecer as redes disponíveis, clique no nome da sua rede e depois clique no botão Configurar.

Se você seguir os passos corretamente, vai exibir aquela tela de configuração, e então é só terminar o processo, tenta ai depois posta aqui.

#7 wesleyneves    

wesleyneves
  • Participante
  • 99 mensagens

Publicado 20 November 2011 - 12:48 AM

Meu caro SYLAR07...

To apanhando disso aqui cara, ate agora nao tive exito mesmo seguindo seu passo a passo ...

Com o cabo sem chance ,pois a porta wan esta danificada .

Eu consegui entrar na janela de configuracao , consegui seguir de onde tinha parado , mas ao escolher as opcoes que você destacou e colocar a senha que tinha criado nao acontece nada , clico em ok e a rede continua fechada , e quando clico na rede pra conectar , nao abre opcao pra se digitar a senha , e sim uma mensagem de erro do windows dizendo que nao pode se conectar , e dizendo que a rede nao esta mais ao alcance .

Sera que não tem como resetar o router , e comecar do zero ...

Obrigado pela ajuda

wesley
wesley