Jump to content

Foto

mito ou verdade? o Modem não pode ser desligado?!

modem fica desconfigurado?

Existem 6 respostas neste tópico

#1 Semalliw    

Semalliw
  • Participante
  • 51 mensagens

Publicado 05 July 2012 - 09:53 PM

Há muito tempo ouço esses rumores do senso comum relacionado a conhecimento sobre informática, é o seguinte em uma conexão Banda Larga, seja ela Oi Velox, Speedy Telefônica, Net Virtua, etc, se fala a respeito de que o modem ao ser roteado para compartilhar internet entre dois ou mais computadores não pode ser desligado, deve permanecer o dia inteiro ligado, pois ao fazê-lo sendo de maneira abrupta desligar o equipamento do tipo Estabilizador de Energia, Filtro de Linha ou No-break, e da maneira convencional desligando o interruptor do modem, causaria a ele a perda de sua configurações de PPOE e o acesso a internet não seria possível?! acontecendo isso o usuário deveria novamente rotear o modem e resetando ele e reconfigurando-o. olhe para mim isso não passa de mais um mito, sempre desliguei o meu e nunca aconteceu nada, bom até agora, se bem que sou usuário recente de internet Banda Larga não tenho nem um ano de uso desse serviço mas queria saber a opinião do pessoal do fórum, as vezes a janela de alerta aparece dizendo para eu me conectar a rede,ignoro pois mesmo aparecendo isso ainda tenho conexão, e simplesmente marco o x e automaticamente ela se fecha, bem e então o que poderiam me responder a respeito?

PUBLICIDADE  

#2 raphael.ws.df    

raphael.ws.df
  • Participante
  • 652 mensagens

Publicado 06 July 2012 - 01:03 PM

se fala a respeito de que o modem ao ser roteado para compartilhar internet entre dois ou mais computadores não pode ser desligado, deve permanecer o dia inteiro ligado,

Os routers, modens, switches, etc.. podem ser desligados. Não existe problema em desliga-los.

pois ao fazê-lo sendo de maneira abrupta desligar o equipamento do tipo Estabilizador de Energia, Filtro de Linha ou No-break, e da maneira convencional desligando o interruptor do modem, causaria a ele a perda de sua configurações de PPOE e o acesso a internet não seria possível?!

O desligamento abrupto pode fazer com que os aparelhos, que estejam configurados, percam a sua configuração ou acabem queimando.
Mas desliga-los convencionalmente não irá fazer com que ele perca a configuração. Mas pode acontecer com qualquer aparelho. Nesse caso, basta configua-los novamente.

Editado por raphael.ws.df 06 July 2012 - 01:03 PM
''

Raphael Santos
Analista de Suporte T.I
Tecnólogo em Redes
@twitter.com/raphael_ws_df
raphael.aovivo@hotmail.com

#3 marcelobrrj    

marcelobrrj
  • Participante
  • 628 mensagens

Publicado 06 July 2012 - 04:47 PM

na verdade ate mais seguro desligá-los para que obtenha um novo ip no caso de ip dinâmico evitando a invasão de hackers e para burlar possíveis restrições a esse ip que foi atribuído anteriormente

Editado por marcelobrrj 06 July 2012 - 04:49 PM
''

#4 Mordillo    

Mordillo
  • Participante
  • 2 mensagens

Publicado 17 July 2012 - 04:46 AM

Claro que pode ser desligado! O modem é seu, você desliga quando quiser. Não se preocupe que não vai perder configuração alguma, mas se isso ocorrer jogue fora e compre um que preste.
Só que para desligar você vai ter que puxar o cabo da tomada, porque até hoje eu não vi um modem de banda larga com botão liga/desliga.
Mas a questão é, porque ou para que você desligaria o modem? Para economizar energia? Para deixar o quarto totalmente escuro, sem leds acesos?
Você desliga o telefone da tomada ou da rede quando não está usando? É a mesma coisa...

#5 marcelobrrj    

marcelobrrj
  • Participante
  • 628 mensagens

Publicado 17 July 2012 - 11:06 AM

alguns modens adsl possuem sim botão para desligá-lo
motivos para desligalo
1 renovar o IP (bom para burlar o limite de downloads dos sites de compartilhamento de arquivos)
2 fazer manutenção

#6 murilocd2009    

murilocd2009
  • Participante
  • 12 mensagens

Publicado 17 July 2012 - 11:22 AM

Tanto pode desligar, como por consciência ambiental "Deve" desligar. Modens consomem uma quantidade considerável de energia, pois debandam potência par transmitir os dados.

Em minha casa, comprei um modem com Wireless integrada. Instalei o aparelho fixado na parede, no centro da casa. Comprei um disjuntor à controle remoto no Deal Extreme (mandam da china à frete grátis). Deixo um controle na edícula no fundo, e outro controle no computador dentro de casa. Ao utilizarmos a rede basta ligar o disjuntos pelo controle, terminando, desligamos. Isso, lembro bem que na época (à 2 anos faço isso) tivemos uma economia de aproximadamente R$ 20,00 na conta de luz. Em 5 meses, paguei o investimento, e até agora sem problema nenhum.

#7 fellipecoser    

fellipecoser
  • Participante
  • 36 mensagens

Publicado 22 July 2012 - 03:32 PM

Modems podem ser desligados sem problema algum.

Atente porém que ao efetuar tal procedimento, é renovado o IP. Para alguns usuários essa manobra é indesejada, principalmente quem usa muito P2P ou hospeda algum tipo de serviço em sua rede.

Obs. as conexões GVT trocam de ip automaticamente a cada 48h, desligando o modem ou não.

Abraços.

PUBLICIDADE