Jump to content

Foto

Melhor processador: Pentium Dual Core E2160 ou Pentium D 830?

processador melhor pentium

Melhor Resposta _Lucas_, 13 December 2012 - 01:55 AM

clock faz sim enorme diferença!

Sim, é claro que clock faz diferença - senão overclock não teria utilidade alguma -, mas apenas se compararmos processadores da mesma arquitetura/geração. Em processadores de arquiteturas diferentes há outras características além do clock que fazem diferença e devem ser levadas em consideração.

Por exemplo, um Pentium 4 de 3.8GHz sempre será mais rápido que um Pentium 4 de 2.6GHz, pois estamos comparando processadores de mesma arquitetura onde somente o clock é diferente entre eles. Mas em processadores de arquiteturas diferentes não é assim que funciona.

Se fosse assim, o Celeron D 346 do meu antigo PC, o qual tinha 3.06GHz, seria mais rápido que um Pentium 4 de 2.4GHz, o que, na prática, não acontece. Da mesma forma que um processador Atom de 2.13 GHz, jamais será mais rápido que um Core 2 Duo de 1.80 GHz. Se voltarmos ainda mais no tempo, não é difícil encontrar relatos de que um Pentium de 75 MHz era mais rápido que um 486 de 100MHz. Tudo isso devido à diferenças de arquitetura.

Entre os processadores em pauta neste tópico, estou usando como base um site que testou ambos os processadores em que a melhor pontuação ficou com o Pentium Dual Core E2160. Logo, confiando que os testes do referido site estejam corretos, o Pentium Dual Core E2160 é a melhor opção.

No fórum do Tom's Hardware surgiu uma dúvida muito similar a esta - Core 2 Duo 1.8 GHz X Pentium D 2.8 GHz - e lá as recomendações também penderam para o processador de clock menor e arquitetura mais nova, pois o desempenho é superior.

Enfim, clocks diferentes em arquiteturas diferentes podem induzir o usuário ao erro. A melhor maneira de tirar a dúvida ainda é pesquisar por benchmarks e ver qual processador se sai melhor nos testes. (Y)
LER A RESPOSTA COMPLETA

Existem 9 respostas neste tópico

#1 BetoCT    

BetoCT
  • Participante
  • 9 mensagens

Publicado 11 December 2012 - 11:29 AM

Caros amigos, gostaria de saber ql desses processadores é o melhor:

Intel Pentium E2160 1,80Ghz x Intel Pentium D830 3,00Ghz

Agradeço a atenção!

PUBLICIDADE  

#2 alexmq    

alexmq
  • Participante
  • 663 mensagens

Publicado 12 December 2012 - 09:50 AM

acho que visivelmente o D830, por ter quase o dobro da frequência do E2160!

#3 _Lucas_    

_Lucas_
  • Participante
  • 7223 mensagens

Publicado 12 December 2012 - 11:26 AM

Bem-vindo, BetoCT.

Nos testes realizados pelo site CPU Benchmark.net, o Pentium E2160 - também chamado de "Pentium Dual Core" - foi cerca de 58% mais rápido que o Pentium D 830 - veja os resultados aqui e aqui.

Essa diferença pode ser atribuída ao fato do Pentium Dual Core utilizar uma arquitetura mais nova - a mesma do Core 2 Duo - a qual traz várias melhorias em relação à arquitetura utilizada pelo Pentium D - que é a mesma do Pentium 4.

Dessa forma foi possível fazer com que o processador, mesmo com uma frequência mais baixa - o que ajuda a economizar energia e diminuir problemas com temperatura - fosse mais rápido que um processador de maior frequência de uma geração anterior.

#4 BetoCT    

BetoCT
  • Participante
  • 9 mensagens

Publicado 12 December 2012 - 12:15 PM

Valeu, colega!

Aproveitando o ensejo, com um colega do trabalho, troquei esse "Intel Pentium D830 3,00Ghz" por esse "Intel Pentium D945 3,40Ghz". Sinceramente, não vi diferença. Ñ q ficasse perceptível. Agora, reformulo a minha pergunta:

Esse processador q citei acima, o "Pentium E2160 1,80Ghz", tb consegue ser melhor do q esse atual, "Pentium D945 3,40Ghz"?

É q estou p pegar esse E2160 tb. Preciso saber se vale a pena ou se mantenho o atual.

Editado por BetoCT 12 December 2012 - 12:17 PM
''

#5 misson    

misson
  • Participante
  • 3092 mensagens

Publicado 12 December 2012 - 12:53 PM

eu pessoalmente pegaria o D830 por ter clock maior, no windows 7 isso faz enorme diferença, mesmo sendo um único núcleo.

#6 _Lucas_    

_Lucas_
  • Participante
  • 7223 mensagens

Publicado 12 December 2012 - 01:12 PM

Valeu, colega!

Aproveitando o ensejo, com um colega do trabalho, troquei esse "Intel Pentium D830 3,00Ghz" por esse "Intel Pentium D945 3,40Ghz". Sinceramente, não vi diferença. Ñ q ficasse perceptível. Agora, reformulo a minha pergunta:

Esse processador q citei acima, o "Pentium E2160 1,80Ghz", tb consegue ser melhor do q esse atual, "Pentium D945 3,40Ghz"?

É q estou p pegar esse E2160 tb. Preciso saber se vale a pena ou se mantenho o atual.

Sim. De acordo com o mesmo site citado acima, o Pentium E2160 consegue ser aproximadamente 22% melhor que o Pentium D 945.

eu pessoalmente pegaria o D830 por ter clock maior, no windows 7 isso faz enorme diferença, mesmo sendo um único núcleo.

Clock não é tudo quando se compara arquiteturas/gerações diferentes.

Na época do Pentium 4, por exemplo, a Intel apostava em clock, enquanto a AMD postava em arquitetura. O resultado era que alguns modelos do AMD Athlon XP, mesmo com clocks mais baixos, conseguiam ter um desempenho superior ao Pentium 4. Mesmo assim a Intel continuou investindo em clocks altos até lançar o famigerado Pentium 4 Prescott, que tinha clocks elevados e consumo de energia e temperatura também elevados, o que lhe rendeu o apelido de "Pres-hot".

Quando a Intel resolveu seguir os passos da AMD, com clocks mais baixos e arquitetura mais refinada, ela conseguiu voltar a oferecer produtos de ótima qualidade. O Core 2 Duo, por exemplo, chegou a ter modelos de menos de 2 GHz e mesmo assim eles tinham um desempenho aceitável com menor consumo de energia e menor temperatura.

Isso explica também o porquê de ter se passado tantos anos e os processadores ainda não quebraram a barreira dos 4 GHz em stock (me parece que só os processadores mais recentes da AMD o fizeram): porque não precisa.

#7 alexmq    

alexmq
  • Participante
  • 663 mensagens

Publicado 12 December 2012 - 11:04 PM

Concordo com o misson, por isso citei o D830 como opção, clock faz sim enorme diferença!

#8 _Lucas_    

_Lucas_
  • Participante
  • 7223 mensagens

Publicado 13 December 2012 - 01:55 AM   Melhor Resposta

clock faz sim enorme diferença!

Sim, é claro que clock faz diferença - senão overclock não teria utilidade alguma -, mas apenas se compararmos processadores da mesma arquitetura/geração. Em processadores de arquiteturas diferentes há outras características além do clock que fazem diferença e devem ser levadas em consideração.

Por exemplo, um Pentium 4 de 3.8GHz sempre será mais rápido que um Pentium 4 de 2.6GHz, pois estamos comparando processadores de mesma arquitetura onde somente o clock é diferente entre eles. Mas em processadores de arquiteturas diferentes não é assim que funciona.

Se fosse assim, o Celeron D 346 do meu antigo PC, o qual tinha 3.06GHz, seria mais rápido que um Pentium 4 de 2.4GHz, o que, na prática, não acontece. Da mesma forma que um processador Atom de 2.13 GHz, jamais será mais rápido que um Core 2 Duo de 1.80 GHz. Se voltarmos ainda mais no tempo, não é difícil encontrar relatos de que um Pentium de 75 MHz era mais rápido que um 486 de 100MHz. Tudo isso devido à diferenças de arquitetura.

Entre os processadores em pauta neste tópico, estou usando como base um site que testou ambos os processadores em que a melhor pontuação ficou com o Pentium Dual Core E2160. Logo, confiando que os testes do referido site estejam corretos, o Pentium Dual Core E2160 é a melhor opção.

No fórum do Tom's Hardware surgiu uma dúvida muito similar a esta - Core 2 Duo 1.8 GHz X Pentium D 2.8 GHz - e lá as recomendações também penderam para o processador de clock menor e arquitetura mais nova, pois o desempenho é superior.

Enfim, clocks diferentes em arquiteturas diferentes podem induzir o usuário ao erro. A melhor maneira de tirar a dúvida ainda é pesquisar por benchmarks e ver qual processador se sai melhor nos testes. (Y)

#9 BetoCT    

BetoCT
  • Participante
  • 9 mensagens

Publicado 14 December 2012 - 02:00 AM

Parceiro, dei uma olhada no site e fiquei até com vergonha em ver q os processadores em qstão estão lá p as milésimas tantas posições... Nossa, como to ultrapassado! Fazer o q? É o q cabe em meu bolso...
Qnto à explicação, agradeço! Vou ver então o E2160. Qm sabe um dia eu não chego no "I" alguma coisa... Daq p lá, não demora já estarmos no Z... :D
Valeu!

#10 BetoCT    

BetoCT
  • Participante
  • 9 mensagens

Publicado 01 January 2013 - 08:00 PM

Caros colegas,

Agradeço a atenção de todos e venho aq postar os resultados:

Conforme a explicação do Lucas, o E2160 é, de fato, melhor q o Pentium D830, mesmo tendo o seu clock inferior.

Só p constar, o D830 q eu estava usando, além de ter ficado mais lento, não conseguia ficar abaixo de 52°, chegando, inclusive, a 70°, em alguns momentos. O E2160, nem chega a 50°.

Logo, conclui-se q arquitetura conta muito.

Mas, como não me dei por satisfeito ainda, já estou providenciando mudar minha máquia p DDR3 e pegar um Core i3.

Abs!

PUBLICIDADE  

Tópicos com palavra-chave: processador melhor, pentium