Jump to content

Foto

Dúvida na formatação

problema formatação

Existem 14 respostas neste tópico

#1 Paulo Vitor Neto    

Paulo Vitor Neto
  • Participante
  • 4 mensagens

Publicado 03 January 2013 - 06:46 PM

Olá pessoal.

Eu to com um probleminha. To tentando formatar um PC com placa mae ASUS K8V-X SE. O HD que tinha nele era Samsung de 80 GB IDE, ele ta com um arquivo corrompido e eu tenho que restaurar OU instalar o windows novamente. Só que ele para na tela "Procurando por versões anteriores do Microsoft Windows". Eu já li o tópico sobre isso aqui

-> http://www.babooforu...utadores-novos/

Só que o meu HD é IDE e não SATA, daí nao sei se posso repetir o mesmo processo. Alguém pode me responder?

Minha outra dúvida é que tenho um outro HD aqui, Samsung SATA 80 GB, tá com windows novinho (formatei no meu outro PC), Sem nenhum programa instalado ainda. Formatei no meu outro computador e tentei rodar nesse PC com placa mae asus, mas ele nao reconhece e dá um problema la numa tela parecida com a da BIOS, dizendo "NOTICE! The number of disks is not adequate to create a raid". Bom, pelo que eu sei, pra esse negócio de raid aí precisa de 2 HD's, mas eu coloquei só o SATA, o IDE eu tirei, daí fui procurar na BIOS como desativar essa opção e colocar Non-RAID mas não achei, alguém poderia me ajudar? Os settings da minha BIOS é igual ao do exemplo do tópico no link ali em cima. No comentário #14 o _Lucas_, membro da Equibe BABOO, disse que essas opções podem ter nomes diferentes variando de placa pra placa, e eu nao consigo achar na minha :(

Preciso formatar esse PC o quanto antes, alguém me ajude por favor :D

O sistema que to tentando instalar é o Windows XP (é SP2 ou SP3, não sei qual dos dois :S).

#2 jjlipe    

jjlipe
  • Participante
  • 772 mensagens

Publicado 04 January 2013 - 08:55 AM

DUVIDA 1: Aquele tutorial é para a instalação do XP em Hd's Sata... o windows XP não vinha com os drivers apropriados para os HD's SATA... O seu HD sendo IDE, você pode instalar sem problema... o Windows XP tem todos os suportes apropriados.

DUVIDA 2: Esse negocio de instalar windows em uma maquina e depois trocar o HD de maquina, (pelo menos comigo), nunca funcionou... sempre tive problemas com drivers... isso quando o windows consegue iniciar. Meu conselho é que você instale o windows na maquina que pretende usar o HD. É bem mais rápido e muito mais seguro.

Para resolver o problema do RAID você vai precisar do drive raid da sua placa-mãe gravado em um disquete...altere o boot para ler antes o CD\DVD...quando você iniciar a instalação do windows nas primeiras janelas você terá que apertar o F6 para que o drive seja enxergado pelo windows... depois disso instale normalmente..você vai precisar do drive raid da sua placa-mãe gravado em um disquete...altere o boot para ler antas o CD\DVD...quando você iniciar a instalação do windows nas primeiras janelas você terá que apertar o F6 para que o drive seja enxergado pelo windows... depois disso instale normalmente..

LEIA AS REGRAS DO FORUM
DIGA SE FUNCIONOU!!!

#3 Paulo Vitor Neto    

Paulo Vitor Neto
  • Participante
  • 4 mensagens

Publicado 04 January 2013 - 01:01 PM

Vou tentar o que você falou na segunda parte. Mas o problema do meu HD IDE é que para uma tela "Procurando por versões anteriores do Microsoft Windows". Já limpei tudo, tirei as memórias e limpei e tal, limpei o PC todinho, e continua travando naquela parte :S. Vo tentar e mais tarde posto aqui. Obrigado.

#4 edol    

edol
  • Participante
  • 982 mensagens

Publicado 04 January 2013 - 01:40 PM

Vou tentar o que você falou na segunda parte. Mas o problema do meu HD IDE é que para uma tela "Procurando por versões anteriores do Microsoft Windows". Já limpei tudo, tirei as memórias e limpei e tal, limpei o PC todinho, e continua travando naquela parte :S. Vo tentar e mais tarde posto aqui. Obrigado.

Coloque o CD do Windows XP e inicie uma instalação limpa no HD IDE, ao iniciar o processo, escolha eliminar a partição "C".

Saia da instalação, reinicie novamente com o CD do XP do drive e comece uma nova instalação, criando partições, formatando e instalando.

Editado por edol 04 January 2013 - 01:41 PM
''

#5 _Lucas_    

_Lucas_
  • Participante
  • 7223 mensagens

Publicado 04 January 2013 - 04:10 PM

Olá pessoal.
Eu to com um probleminha. To tentando formatar um PC com placa mae ASUS K8V-X SE. O HD que tinha nele era Samsung de 80 GB IDE, ele ta com um arquivo corrompido e eu tenho que restaurar OU instalar o windows novamente. Só que ele para na tela "Procurando por versões anteriores do Microsoft Windows". Eu já li o tópico sobre isso aqui
-> http://www.babooforu...utadores-novos/
Só que o meu HD é IDE e não SATA, daí nao sei se posso repetir o mesmo processo. Alguém pode me responder?

Bem-vindo, Paulo.

O procedimento descrito no tópico não se aplica ao seu caso, pois o problema que ele se propõe a resolver não ocorre com HDs IDE.

O sintoma descrito por você é típico de problemas no HD. Faça uma verificação através do CHKDSK e observe se algum erro é relatado durante o processo.

Minha outra dúvida é que tenho um outro HD aqui, Samsung SATA 80 GB, tá com windows novinho (formatei no meu outro PC), Sem nenhum programa instalado ainda. Formatei no meu outro computador e tentei rodar nesse PC com placa mae asus, mas ele nao reconhece e dá um problema la numa tela parecida com a da BIOS, dizendo "NOTICE! The number of disks is not adequate to create a raid". Bom, pelo que eu sei, pra esse negócio de raid aí precisa de 2 HD's, mas eu coloquei só o SATA, o IDE eu tirei, daí fui procurar na BIOS como desativar essa opção e colocar Non-RAID mas não achei, alguém poderia me ajudar? Os settings da minha BIOS é igual ao do exemplo do tópico no link ali em cima. No comentário #14 o _Lucas_, membro da Equipe BABOO, disse que essas opções podem ter nomes diferentes variando de placa pra placa, e eu nao consigo achar na minha :(
Preciso formatar esse PC o quanto antes, alguém me ajude por favor :D
O sistema que to tentando instalar é o Windows XP (é SP2 ou SP3, não sei qual dos dois :S).

A mensagem de erro citada é proveniente da placa-mãe (BIOS) e não do Windows. Parece que alguma configuração do BIOS está definida incorretamente. Acesse as configurações do BIOS, vá até a aba "Exit" selecione a opção "Load Defaults Setups". Isto carregará as configurações de fábrica da placa-mãe e poderá corrigir alguma configuração que possa estar errada.

No entanto, instalar o Windows XP em um computador e inicializá-lo em outro costuma realmente gerar problemas por conta de incompatibilidade de drivers. Nesse caso, você pode tentar seguir o procedimento descrito aqui a fim de sanar o problema.

Boa sorte! (Y)

#6 Paulo Vitor Neto    

Paulo Vitor Neto
  • Participante
  • 4 mensagens

Publicado 04 January 2013 - 04:25 PM

_Lucas_, ja fiz isso que voce disse, carreguei as opções originais (Default), tentei e não dá. Ao tentar instalar o SATA, eu usei um pendrive, desabilitei a opçao "Legacy Diskette A" pra poder ler o pendrive. Baixei o driver RAID da placa mae e descompactei no pendrive, dái o PC nao encontrava o arguivo txtsetup.oem. Entao eu movi o arquivo pra fora da pasta "Disk" (a pasta onde o arquivo txtsetup.oem é colocado quando descompacto o driver RAID). E o PC localizou e tal, ai selecionei a opção "Controlador SATA/RAID Windows XP" (não lembro bem se era esse o nome da opção), e tinha outras opções la pra windows 2003 server algo assim. Ai comecei a formatar o HD normal, e quando terminou a primeira faze, a formatação parou e disse q tava faltando o arquivo viamraid.sys, cliquei em ignorar e continou a instalação, ai o PC reiniciou e ia continuar a instalação do windows, mas de novo o PC deu akela tela "NOTICE: the number of disks is not adequate to create a RAID!", ai quando tentou iniciar o windows, deu tela azul com o erro 

***STOP: 0x0000007B (0xF78D2524,0xC0000034,0x00000000,0x00000000).

Já nem sei mais o que fazer ...

Na minha BIOS não tem opção pra desativar RAID, a nao ser que esteja com nome diferente (placa mae ASUS K8V-X SE) .. :(

Editado por Paulo Vitor Neto 04 January 2013 - 04:25 PM
''

#7 _Lucas_    

_Lucas_
  • Participante
  • 7223 mensagens

Publicado 04 January 2013 - 04:46 PM

Ai comecei a formatar o HD normal, e quando terminou a primeira faze, a formatação parou e disse q tava faltando o arquivo viamraid.sys, cliquei em ignorar e continou a instalação, ai o PC reiniciou e ia continuar a instalação do windows, mas de novo o PC deu akela tela "NOTICE: the number of disks is not adequate to create a RAID!", ai quando tentou iniciar o windows, deu tela azul com o erro 
***STOP: 0x0000007B (0xF78D2524,0xC0000034,0x00000000,0x00000000).

Isso está ocorrendo porque o driver da controladora SATA não foi instalado corretamente - uma vez que o arquivo "viamraid.sys" é um dos drivers e está ausente. Tente repetir o procedimento, pois pode ter dado algo errado. Se o problema persistir, tente integrar o driver no CD de instalação conforme explicado no tutorial.

Na minha BIOS não tem opção pra desativar RAID, a nao ser que esteja com nome diferente (placa mae ASUS K8V-X SE) .. :(

A princípio eu também não tinha encontrado essa opção no manual da sua placa-mãe. Só agora lembrei que as configurações de RAID das placas ASUS ficam em uma tela separada das configurações do BIOS.

Inicialize o computador, espere passar aquela tela de abertura e pressione TAB para entrar nas configurações de RAID. Verifique se não há alguma opção por lá que possa estar causando esse erro relacionado ao número de discos para criar um RAID.

Boa sorte! (Y)

#8 Paulo Vitor Neto    

Paulo Vitor Neto
  • Participante
  • 4 mensagens

Publicado 04 January 2013 - 05:35 PM

A cara, o negócio continua dando erro. To tentando formatar desde ontem...

Quando eu aperto TAB nao acontece nada, inicializa normal... 

Tipo, quando o sistema nao achou o arquivo txtsetup.oem, eu encontrei esse arquivo na pasta do driver e movi ele pra fora da pasta, daí o sistema reconheceu. Também achei esse arquivo viamraid só que ta sem a extensão .sys (porém nas propriedades é possivel ver q é um arquivo .sys), será q se eu mover ele pra fora da pasta da certo ?

#9 cracco    

cracco
  • Participante
  • 40 mensagens

Publicado 04 January 2013 - 06:08 PM

Acredito que a mensagem que diz quantidade insuficiente de disco para RAID se deve ao fato de no seu BIOS seu HD Sata está configurado como RAID. A mensagem "number of disks not adequate" se refere ao fato que precisas de 2 ou mais HDs para criar um disco RAID. Lembre que para criar um RAID todos os HDs tem que ter o mesmo barramento, ou seja, todos SATA ou todos IDE. Procure no BIOS por "Configure sata as", geralmente tem as opções IDE, AHCI e RAID. Caso esteja selecionado RAID mude para IDE, confirme as alterações e saio do BIOS. Quanto ao driver SATA/RAID, o Windows XP não traz ele nativo e não significa que tem que configurar seus HDs em RAID. Tem um aplicativo que pode adiciona-lo na sua imagem do XP. Ele vai "abrir sua ISO" e durante o processo irá perguntar se deseja anexar drivers à imagem. Basta selecionar o driver em questão que o aplicativo irá adicioná-lo e criar a nova ISO, assim não precisará mais de disquetes ou pendrives. O nome do aplicativo acredito ser nVLite.

Editado por cracco 04 January 2013 - 06:23 PM
''

#10 _Lucas_    

_Lucas_
  • Participante
  • 7223 mensagens

Publicado 05 January 2013 - 10:19 AM

Quando eu aperto TAB nao acontece nada, inicializa normal... 

Paulo,

Veja se consegue acessar as configurações da controladora RAID pressionando TAB logo ao ligar o computador.

Como eu disse anteriormente, algumas controladoras RAID possuem o seu próprio BIOS. Na placa ASUS P5RD1-VM que eu tinha aqui, por exemplo, aparecia a tela a seguir, na qual era necessário pressionar CTRL-A para entrar nas configurações de RAID:

uli_raid_bios.png

Mas isso era na minha placa. De acordo com o capítulo 3.4.2, do manual da sua placa-mãe, a tecla TAB deve dar acesso às configurações de RAID. No entanto, ao contrário do que eu afirmei anteriormente, essa tecla desse ser pressionada logo no que o computador é inicializado.

Não fui capaz de encontrar informações sobre o que aparece ao entrar nas configurações da controladora RAID da sua placa, mas, se você conseguir acessá-las, verifique se há alguma maneira de desativar o RAID.

Tipo, quando o sistema nao achou o arquivo txtsetup.oem, eu encontrei esse arquivo na pasta do driver e movi ele pra fora da pasta, daí o sistema reconheceu. Também achei esse arquivo viamraid só que ta sem a extensão .sys (porém nas propriedades é possivel ver q é um arquivo .sys), será q se eu mover ele pra fora da pasta da certo ?

Vai ser necessário testar para ver o que acontece. Mas acredito que ele encontre sim. Nesse caso, sugiro que deixe este e qualquer outro arquivo fora da pasta Disk.

Boa sorte! (Y)