Jump to content

Foto

Win8 lento ao ligar

reinicio win8 lento

Existem 18 respostas neste tópico

#1 celio_f    

celio_f
  • Participante
  • 54 mensagens

Publicado 09 February 2013 - 11:32 PM

Tenho um I5 com 6GB de memória, hd de 500 com duas partições e Windows 8 64 instalado no finalzinho de janeiro, por cima do w7 64.

Dito isto e corrigido alguns problemas de drives (VIA Audio Deck, Samsung Drive Manager) percebi que o reinicio do SO é bem mais lento que religar. Não entendi o por que. Demora a entrar a tela metro e mais ainda para liberar a área de trabalho.

Também percebi que ao iniciar o uso do processador fica em 2%, a memória em 25% e o hd em 100%, talvez isto esteja produzindo tanta demora em liberar a área de trabalho.

Pesquisando aqui mesmo no fórum, há um tópico especifico sobre esta atividade do hd, mas fiquei com receio de inibir a memória virtual.

Gostaria de saber se alguém também está passando por isso e qual a solução encontrada.

#2 _Lucas_    

_Lucas_
  • Participante
  • 7223 mensagens

Publicado 10 February 2013 - 03:55 AM

Celio,

A diferença de tempo entre inicializar e reiniciar o computador é devida a um novo recurso do Windows 8, chamado "Inicialização rápida", que vem ativado por padrão.  Dessa forma, ao desligar o computador, é feito o logoff do usuário, e o sistema entra em hibernação. Na próxima inicialização, ao invés de recarregar todo o sistema, o Windows apenas retorna da hibernação e efetua novamente o logon do usuário, o que agiliza bastante o processo. Esse recurso não é utilizado ao reiniciar o computador. Ao reiniciar é efetuar um desligamento completo e uma inicialização completa, o que explica por que o reinício do sistema é mais demorado em comparação com a inicialização.

Você disse que a inicialização está lenta de forma geral. Você poderia medir o tempo que o computador leva para iniciar, apenas para termos uma noção do quando demora? Se possível, cronometre por etapas, por exemplo, por quanto tempo a tela com o logotipo do Windows é exibida, quanto tempo leva entre o momento que essa tela desaparece para dar lugar a tela Iniciar, quanto tempo leva para a área de trabalho ser liberada... Dessa forma poderemos identificar qual etapa estaria demorando mais do que o normal.

De acordo com o seu relato, é provável que o HD esteja mesmo atrasando a inicialização. No Windows 8 isso é normal até certo ponto. Se demora demais pode ser um indício de problemas no HD, mas isso é só um palpite. Eu cheguei a passar por esse problema, mas no meu caso tinha muito a ver com o fato do meu HD já ser bem velho, logo não dei muita importância, embora fosse bastante incômodo.

#3 celio_f    

celio_f
  • Participante
  • 54 mensagens

Publicado 11 February 2013 - 12:30 AM

A explicação foi excelente.

No momento não posso medir o tempo de espera devido aos travamentos no Windows Live Mail, estou há dois dias brigando com esse aplicativo e, ontem, como não desinstalava nem abria, resolvi eliminar na "unha" e acabei de instalar o Outlook 2010 - não gostei do app Mail.

Meu computador ainda está na garantia, o hd não é antigo - ST3500413AS por isso aproveitei para pesquisar, em outros fóruns, sobre a atividade "anormal" do HD e descobri que muita, mas muita gente está com o mesmíssimo problema. A explicação mais aceita é a forma de como o Win8 trabalha com a memória, despejando no hd, alguns inibiram até a memória virtual.

Assim que tiver resolvido a maioria dos abacaxis, quantifico a relação entre desligar e reiniciar.

#4 misson    

misson
  • Participante
  • 3070 mensagens

Publicado 11 February 2013 - 11:52 AM

pelo que sei o windows 8 joga no hd (memória virtual) os aplicativos (APPS) que estão sem uso e abertos há muito tempo, liberando assim memória ram e jogando os dados na memória virtual, esse processo eles estão chamando de gerenciamento eficiente de memória ram, tem lógica, porque quando você estiver usando aplicativos da area de trabalho, os apps ficarão só tomando espaço desnecessariamente na memória ram, deixando o sistema lento, por isso eles optaram por jogar na memória virtual os dados desses aplicativos.

#5 celio_f    

celio_f
  • Participante
  • 54 mensagens

Publicado 14 February 2013 - 09:33 AM

Misson
Concordo plenamente com, tem lógica e seria (ou é) eficiente desde que o processo acontecesse após algum uso, mas com o computador ligando, sem aplicativos abertos... só não vale dizer que o Win8 é vidente e já sabe quais os programas vamos usar e assim prepara a memória virtual. Pelo menos o meu problema maior é na inicialização.
Depois posso abrir o Corel, Photoshop sem problemas, o acesso ao hd é muito rápido. Meus travamentos são iniciais e ai não adianta continuar, tem de desligar (reiniciar não funciona, dá loop).
Já travou com o WLMail, Microsoft Outlook, Word, só programas da Microsoft, vá entender...
Desculpe se estou falando bobagens.

_Lucas_

Tentei quantificar alguns passos no meu computador - tudo muito simples.

A liberação da área de trabalho foi baseada até que o hd zerasse quando, no meu caso, ele carrega o gerenciador de disco externo. Tentei plotar 4 pontos
O Reinicio do computador foi limpo, sem carga de qualquer app ou programa.

1) LIGAR= 00 LOGO= 12s TELA BLOQUEIO= 22s INICIAR= 23s ÁREA DE TRABALHO= 1min 2s
1.a) Ligar=>Logo = 12s; Logo=>TBloqueio = 10s; TBloqueio=>Iniciar = 1s e Iniciar=>ÁreaTrab = 39s

2) TECLA= 00 LOGO= 27s TELA BLOQUEIO= 58s INICIAR= 1min 18s ÁREA TRABALHO= 2min 50s
2.A) Tecla=>Logo= 27s; Logo=>TBloqueio= 31s TBloqueio=>Iniciar = 20s e Iniciar=>ÁreaTrab = 1min 32s

Tentei quantificar o tempo corrido e o tempo entre cada processo.

#6 _Lucas_    

_Lucas_
  • Participante
  • 7223 mensagens

Publicado 14 February 2013 - 02:34 PM

1) LIGAR= 00 LOGO= 12s TELA BLOQUEIO= 22s INICIAR= 23s ÁREA DE TRABALHO= 1min 2s
1.a) Ligar=>Logo = 12s; Logo=>TBloqueio = 10s; TBloqueio=>Iniciar = 1s e Iniciar=>ÁreaTrab = 39s

2) TECLA= 00 LOGO= 27s TELA BLOQUEIO= 58s INICIAR= 1min 18s ÁREA TRABALHO= 2min 50s
2.A) Tecla=>Logo= 27s; Logo=>TBloqueio= 31s TBloqueio=>Iniciar = 20s e Iniciar=>ÁreaTrab = 1min 32s

Tentei quantificar o tempo corrido e o tempo entre cada processo.

Bom trabalho, Célio. (Y)

Só uma dúvida: pelo que eu entendi, os tempos do cenário 1 são de quando você liga o computador e os do cenário 2 são de quando você reinicia. É isso? Pois a diferença entre ambos é bastante expressiva.

OBS: Para facilitar a interpretação, coloquei os tempos em um gráfico, onde fica bem clara a diferença:

graficos-boot.png

.

#7 celio_f    

celio_f
  • Participante
  • 54 mensagens

Publicado 14 February 2013 - 08:21 PM

Obrigado. É isso aí. O cenário 1 começa quando pressiono o power da máquina; o cenário 2 quando clico em reiniciar. Minha tela de bloqueio não precisa de senha.

A diferença é considerável, dá pra tomar um cafezinho.

Nos dois cenários não abri nenhum programa. O sistema carregou os drives necessário e os processos necessários. Considerando o que o Misson publicou -é o que tenho lido também, devemos entender que o SO carrega na memória virtual não os drives mas prepara os apps que poderiam ser chamados para que carreguem tão rápido.

Claro, tudo isso imaginando que o SO não "discuta" com algum processo pelo caminho até liberar a área de trabalho.

Ontem o Update me presenteou com uma atualização, não deu para perceber do que se tratava...

Bom, é isso aí...

#8 E-ponto    

E-ponto

Windows Expert Consumer MVP

• Administrador
  • 15723 mensagens

Publicado 14 February 2013 - 08:36 PM

De uma examinada no processo de boot com o Soluto: https://www.soluto.com/

Na Loja do Windows 8 tem as duas versões, interface metro e desktop.

e_ponto.jpg

#9 _Lucas_    

_Lucas_
  • Participante
  • 7223 mensagens

Publicado 15 February 2013 - 06:22 AM

Obrigado. É isso aí. O cenário 1 começa quando pressiono o power da máquina; o cenário 2 quando clico em reiniciar. Minha tela de bloqueio não precisa de senha.

A diferença é considerável, dá pra tomar um cafezinho.

OK, Célio.

Faça conforme sugerido pelo E-ponto, para descobrirmos o que está atrasando o boot, pois essa diferença de tempo, definitivamente, não está sendo causada pelo recurso "Inicialização Rápida".

Apenas para você ter uma ideia, observando no gráfico que eu postei acima, a "Inicialização rápida", utilizada quando você inicializa o computador a partir do "Power", deveria afetar apenas as fases representadas pelas cores azul, laranja e verde no gráfico. Mas a parte em amarelo, que representa o momento que você faz logon no Windows - que no seu caso é automático - não deveria ser afetada. A diferença de tempo entre os dois cenários nessa fase deveria ser mínima.

Se possível, faça mais um teste: abra a tela Iniciar, clique no seu nome de usuário no canto superior direito e clique em Sair. Em seguida volte para o Windows e veja quanto tempo leva para liberar a área de trabalho.

Boa sorte! (Y)

#10 celio_f    

celio_f
  • Participante
  • 54 mensagens

Publicado 17 February 2013 - 02:53 PM

Da tela de bloqueio até liberação da área de trabalho (carga do gerenciador drive externo) foram apenas 19 segundos e em nenhum momento o acesso ao hd foi a 100%!

Contudo, eu já havia desabilitado alguns aplicativos que ao meu ver estavam dando problemas, principalmente o de áudio "VIA HD Audio".

Mas o que me incomoda mais são os travamentos, e não é acesso ao hd, é como se o sistema executasse alguma função ilegal, pois do nada ele trava determinado aplicativo e ai só finalizando a tarefa pelo Gerenciador. Exemplo: o Microsoft Outlook que às vezes ao abrir ao sincronizar pastas simplesmente trava, não responde - é um aplicativo que posso finalizar sem prejuízo, mas se acontece com o Corel, com certeza perderei horas de trabalho.

Tópicos com palavra-chave: reinicio, win8, lento