Jump to content

Foto

Paginação

Existem 24 respostas neste tópico

#1 Vagabondis    

Vagabondis
  • Participante
  • 629 mensagens

Publicado 24 May 2003 - 06:47 PM

Gostaria de saber as vantagens e desvantagens de se usar a paginação no Xp.
Eu atualmente tenho pouco espaço no meu HD aí deixo ela desativada.
De acordo com minha configuração de hardware, onde tenho 512MB DDR, AMD Athlon Xp 1600+, é coneviente deixar ela ativada ou não????

#2 tatha    

tatha

Windows Expert

• Participante
  • 11443 mensagens

Publicado 24 May 2003 - 07:16 PM

O pagefile é o arquivo de memória virtual do windows.Quanto mais memória você tiver no comxxxxdor,menor pode ser o tamanho da memória virtual.Você deve descobrir o tamanho ideal para você e configurar.Uma dica seria ficar atento quando usa um jogo ou um programa mais pesado e ver como o sistema se comporta,se houver necessidade aumente ou diminua o tamanho do arquivo de paginação até encontrar o mais adequado para seu sistema.

#3 flanilson    

flanilson
  • Participante
  • 373 mensagens

Publicado 24 May 2003 - 11:35 PM

----------------
tatha escreveu:

O pagefile é o arquivo de memória virtual do windows.Quanto mais memória você tiver no comxxxxdor,menor pode ser o tamanho da memória virtual.Você deve descobrir o tamanho ideal para você e configurar.Uma dica seria ficar atento quando usa um jogo ou um programa mais pesado e ver como o sistema se comporta,se houver necessidade aumente ou diminua o tamanho do arquivo de paginação até encontrar o mais adequado para seu sistema.

----------------

Eu tenho 256 MB Dimm. Qual seria o tamanho ideal do arquivo de paginação?

#4 Monosselha®    

Monosselha®
  • Participante
  • 2216 mensagens

Publicado 24 May 2003 - 11:55 PM

Eu tenho 256 MB Dimm. Qual seria o tamanho ideal do arquivo de paginação?

----------------

Se você tiver espaço em disco, deixe que a memória seja administrada pelo XP. Se tiver pouco espaço, deixe um tamanho fixo (mínimo=máximo), de uns 256MB está bom.

Espero ter ajudado

#5 Rafael Vida    

Rafael Vida
  • Participante
  • 13637 mensagens

Publicado 25 May 2003 - 12:00 AM

O tamanho do arquivo de paginação deve ser de 2 ou 3 vezes maior que a memória RAM, portanto, no seu caso, ficaria em apenas 1,5 GB! http://200.189.193.8.../post.icon.gif System File Defragmenter.

#6 Monosselha®    

Monosselha®
  • Participante
  • 2216 mensagens

Publicado 25 May 2003 - 12:04 AM

----------------
Rafael Vida escreveu:

O tamanho do arquivo de paginação deve ser de 2 ou 3 vezes maior que a memória RAM, portanto, no seu caso, ficaria em apenas 1,5 GB! http://200.189.193.8...System File Defragmenter.

----------------

Tá bem... se eu tiver 1GB de RAM? Eu coloco 3GB?! Tá maluco!?!? Frase de um comercial atual: "Está na hora de rever seus conceitos..."

Tá bem que o ideal é esse valor, mas amigo, a realidade é outra. É muito mais prático deixar que o Windows XP gerencie a memória virtual (e física também).

Essa regra é válida para os Windows 9x, para o Windows XP, dispense ela, é disperdício de espaço.

Espero ter ajudado

#7 youngk    

youngk
  • Participante
  • 2329 mensagens

Publicado 25 May 2003 - 12:29 AM

Normalmente um arquivo de paginação suficiente é algo em torno de 1,5 o tamanho da sua memória física:
Exemplo: se você tem 256Mb --> Pagefile = 384Mb

Além disso, geralmente, em máquinas com mais de 512 Mb de RAM, pode-se desativar o pagefile sem maiores problemas.

#8 Rafael Vida    

Rafael Vida
  • Participante
  • 13637 mensagens

Publicado 25 May 2003 - 12:48 AM

----------------
Monosselha® escreveu:

----------------
Rafael Vida escreveu:

O tamanho do arquivo de paginação deve ser de 2 ou 3 vezes maior que a memória RAM, portanto, no seu caso, ficaria em apenas 1,5 GB! http://www.baboo.com...k.gifOBSERVAÇÃO 2: Você pode verificar se o tamanho do arquivo de pagefile está aceitável verificando o valor em Peak no Task Manager (tecle CTRL+SHIFT+ESC para abrir o Task Manager). Se o valor do Peak se aproximar do valor do Limit, isso significa que você deve aumentar o tamanho do arquivo pagefile.sys pois ele está atingindo o tamanho máximo (memória RAM + arquivo temporário) alocado pelo WinNT...

OBSERVAÇÃO 3: Na instalação do Win2000, este calcula o valor default do pagefile como 1,5xRAM, mas você pode calcular o valor ótimo para o pagefile.sys baseado no seu comxxxxdor e no trabalho realizado nele - basta seguir os passos abaixo:

1. Abra o System Monitor (Start > Programs > Administrative Tools > Performance)
2. Clique em Performance Logs & Alerts > Counter Logs
3. Clique como botão da direita do mouse na janela da direita e escolha New Log Settings
4. Digite Teste de Performance e clique em OK
5. Clique no botão Add e em Performance Object selecione Paging File.
6. Selecione nas janelas % Usage Peak e _Total e clique em OK
7. Clique na tab Log Files e escolha em Log file type a opção Text File - CSV e clique em OK

Com isso, o Win2000 registrará a cada 15 segundos o status do page file, gerando o resultado no arquivo texto c:PerfLogsTeste_de_Performance_000001.csv. Essas informações serão úteis para calcular o valor efetivamente utilizado pelo arquivo pagefile.sys. Você deve utilizar o seu comxxxxdor por um período de testes (2 dias no máximo) para que o arquivo gerado reflita o uso do pagefile nas suas tarefas cotidianas. Após a finalização do período de testes:

8. Abra o arquivo c:PerfLogsTeste_de_Performance_000001.csv
http://www.baboo.com.br/special/otimiza/log.gif
9. Veja qual foi o valor mais alto da última coluna à direita (neste caso: 26.09283734)
10. Faça a seguinte conta: pagefile x (valor mais alto da tabela) /100. Neste caso, em que o pagefile do comxxxxdor é de 512 Mb: 512 x 26,09 /100 = 133,58. Isso significa que dos 512 Mb disponíveis pelo pagefile, ele não usou mais do que 133,58 Mb.

No exemplo utilizado, deve-se criar um pagefile com no mínimo 134 Mb e no máximo o dobro desse valor (268 Mb - apenas por precaução). Se o teste que você fez atingiu realmente o máximo possível de performance do seu micro, você pode diminuir o valor final (268 Mb) pois o pagefile jamais se aproximará dele... 

Assim ele saberá o tamanho ideal do arquivo de paginação.

#9 EXPL0RER    

EXPL0RER
  • Participante
  • 358 mensagens

Publicado 25 May 2003 - 02:16 AM

mesmo que você desabilite a memória virtual, o windows criará um arkivo temporario a cada boot, com o tamanho de 2 MB (tamanho minimo permitido)...

como você tem bastante memória, não ha nenhuma vantagem nem desvantagem em habilitar ou desabilitar a memória virtual (salvo o espaço em disco)...

se for conveniente, deixe-a desabilitada, e o windows criara apenas um arkivo de 2 MB temporario...

FALOW AE

#10 Monosselha®    

Monosselha®
  • Participante
  • 2216 mensagens

Publicado 25 May 2003 - 02:20 AM

----------------
Rafael Vida escreveu:

----------------
Monosselha® escreveu:

----------------
Rafael Vida escreveu:

O tamanho do arquivo de paginação deve ser de 2 ou 3 vezes maior que a memória RAM, portanto, no seu caso, ficaria em apenas 1,5 GB! "http://200.189.193.8.../post.icon.gif" http://www.sysintern.../pagedfrg.zip"'>System File Defragmenter.

----------------

Tá bem... se eu tiver 1GB de RAM? Eu coloco 3GB?! Tá maluco!?!? Frase de um comercial atual: "Está na hora de rever seus conceitos..."

Tá bem que o ideal é esse valor, mas amigo, a realidade é outra. É muito mais prático deixar que o Windows XP gerencie a memória virtual (e física também).

Essa regra é válida para os Windows 9x, para o Windows XP, dispense ela, é disperdício de espaço.

Espero ter ajudadohttp://200.189.193.8.../smilies/4.gif">

----------------

Hehe.

Mas deixar o Windows gerenciar deixará o arquivo fragmentado. Vamos seguir a dica do BABOO então:

Para resolver esse problema da fragmentação, basta criar uma partição a parte para o pagefile, em FAT16 de preferência, do tamanho máximo (um pouco mais, uns 10MB a mais) que o Windows recomendou.

OBS.: a fragmentação do arquivo de paginação é mínima, principalmente se for um usuário caseiro ou se você tiver muita memória. Raramente você irá encontrar um usuário que faça edições "pesadas" de vídeos e/ou que usem pouco memória física, que vá necessitar de um grande pagefile. A configuração do Windows, para um usuário caseiro (mesmo que jogue muito), é suficiente.

Espero ter ajudado