Ir para conteúdo

A partir do dia 19/11/2018, o foco do Fórum do BABOO é apenas Windows e Segurança Digital conforme informado no início de 2018.
As áreas que não têm relação com esses dois assuntos foram arquivadas e seus tópicos estão disponíveis para consulta na área Tópicos Antigos.

Paultx

  • Postagens

    1.919
  • Desde

  • Última visita

  • Days Won

    2

Paultx venceu no dia Dezembro 24 2015

Seu conteúdo teve mais votos "Gostei" neste dia!

Sobre Paultx

  • Data de Nascimento 24/07/1959

Perfil

  • Estado
    Amazonas
  • Sexo
    masculino
  • Escolaridade
    Superior completo
  • Área Profissional
    Comunicação / Marketing
  • Nível Profissional
    Profissional curso superior

Últimos Visitantes

8.082 visualizações
  1. Após uma série de sérios problemas que relatei aqui no fórum, descobri esse software que me ajudou muito na recuperação de arquivos em um HD secundário, do qual o Windows 10 simplesmente não reconhecia sequer a existência. TestDisk - Partition Recovery and File Undelete O site dele tem uma formatação tipo wiki (MediaWiki), incluindo uma seção mostrando o passo a passo de uso do programa. Também em português, mas de Portugal.
  2. Meu notebook é um velho Dell Inspiron N5010, comprado em 2011. Ele veio com o Windows 7 Home Premium, que atualizei para Windows 8 e depois para Windows 10 Pro. Também veio com aqueles softwares nativos da Dell, incluindo o que servia para restaurar para o original de fábrica, em caso de problemas. Ocorre que esse modelo não tem suporte (leia-se softwares e drivers) compatível com o Windows 10 no site da Dell, embora funcione normalmente. O caso é que as partições do HD hoje mostram um espaço reservado para essa volta ao padrão de fábrica, chamado Recovery, e outra partição chamada Disco 0 partição 1, identificada como Partição OEM. Sou meio pé-duro em partições, por isso vim pedir ajuda aqui. Acho que elas vieram originalmente assim com esse propósito de guardar os dados necessários para a restauração ao padrão de fábrica, mas não tenho certeza. Com essa incompatibilidade do Windows 10, e sendo que desinstalei praticamente todos os softwares originais da Dell, pergunto se posso limar essas partições extras, deixando tudo em uma única partição. Caso precise de restauração – do Windows, não do Dell de fábrica – posso e sei como usar um DVD ou drive USB. O que vocês podem me aconselhar neste caso? Grato agora.
  3. Paultx

    Mouse USB, problema antigo

    Pessoal, de novo tive problemas sérios no PC desktop (no qual ocorre o caso relatado aqui) e estou tentando resolver. Assim que tudo voltar ao normal, venho atualizar este tópico
  4. O post foi criado em 1/8/18 mas, com menos de três meses, está agora bloqueado para receber novos posts. Será bug?
  5. Paultx

    Windows 10: boot e início muito lentos

    Passei por uma verdadeira odisseia pra resolver. Todas as soluções que pude encontrar falharam. Fui obrigado a desconectar dois HDs e deixar apenas o de 7200 RPM para instalar nele o Windows 10 do zero. E isto só com DVD, após trocentas tentativas com pendrive, usando o tal do Windows Media Creator e alternativas como o Rufus. Tudo certo, Windows 10 instalado, ativado via licença digital e tal. Até que apareceu ausência do BOOTMGR ao instalar o driver da placa NVIDIA, indicado pelo próprio Windows. Tive de reinstalar o W10 do DVD de novo do zero. Estou agora com o W10 no HD mais rápido. Mas quase perdi todo o conteúdo de um outro HD, conforme relato aqui. Conclusão: "o melhor Windows" continua não sendo confiável.
  6. O disco não aparece no Explorer, mas no Gerenciamento de disco ele está assim: Como fazer a partir daí? PS: esqueci de mencionar que tive o problema de ausência do BOOTMGR, o que me obrigou a instalar o W10 de novo. E aí a "cara" da partição do C: ficou como está agora, diferente da instalação anterior (v. postagem acima). Resolvido! Excluí a partição maior, ficou uma única partição. Formatei com o assistente do Windows e agora tenho o HD visível também no Explorer. Obrigado a todos.
  7. Paultx

    Problema ao boot no Windows 10 pendriver

    Tive problemas sérios com o Windows 10, tentei usar essa ferramenta via pendrive e não funcionou. Não tenho certeza e não sei por que razão, mas parece que o W10 atualmente não está se "comunicando" bem com esse tipo de dispositivo. Só resolvi usando DVD. Tenta essa alternativa, pode ser que dê certo. Boa sorte!
  8. Recuperei todos os arquivos do HD em questão com o TestDisk. No entanto, para o Windows esse disco até agora não existe. Como leigo, mas experiente com problemas do Windows, de primeira suspeitei que o HD não precisaria ser formatado, conforme aviso do próprio sistema. E então um programa de terceiros provou que o disco não estava inacessível. Pergunto: agora que recuperei os arquivos e sabendo que o HD ainda funciona, o que fazer para que o Windows 10 o reconheça como disco presente? Grato agora.
  9. Caso 1 Devido a um problema relatado aqui no fórum, para o qual tentei várias soluções sem sucesso, fui obrigado a desconectar dois HDs, deixando só o de 500 GB com 7200 RPM para instalar o Windows 10 do zero. Após a instalação e ajustes iniciais, fui ao Gerenciamento de disco e descobri que o HD do sistema (C:) está com uma "cara diferente", pois nunca vi algo assim (sei bem pouco sobre partições). Digo "cara diferente" porque me lembro que antes era apenas uma partição (C:), sem essa divisão mostrada na imagem. Também nunca tinha visto isso de "Reservado pelo sistema". Isso está normal? Ou preciso e/ou posso fazer algo para mudar e deixar uma só partição como antes (talvez estender)? Caso 2 Como o W10 operante, reconectei o HD de 1 TB (contendo milhares de músicas, dezenas de vídeos, imagens etc.), que antes disso tudo funcionava normalmente. Para minha surpresa e tristeza, o Windows reconheceu este HD como não formatado! No Gerenciamento de disco, ele aparece como RAW: Como não creio que um simples desconectar e reconectar de um cabo tenha afetado tanto esse HD, pergunto o que posso fazer para não perder todo o conteúdo dele. Que soluções de software e hardware posso usar para tentar checar e, se possível, recuperar esse HD? Nota 1: após uma checagem dos cabos e reinício do sistema, o Windows mostrou logo no início uma mensagem com algo sobre verificar e recuperar esse disco, mas ficou tudo igual. Nota 2: com esse HD "problemático" conectado, o Windows 10, que sem ele rodava rápido, agora mostra lentidão em alguns casos, como ao abrir a Lixeira, que leva alguns segundos mostrando a frase "Trabalhando nisso..." e a barra de progresso verde. Isto nunca aconteceu antes. Grato agora pela atenção e ajuda.
  10. Paultx

    Windows 10: boot e início muito lentos

    Ainda não testei em modo seguro, mas acho que provavelmente será mais rápido, já que o modo seguro roda menos coisas que o modo normal. Se eu fizer isso, vou ter algum jeito de obter informação sobre a lentidão do modo normal? Estou tentando primeiro soluções via software. Inclusive me ocorreu mudar o sistema do HD de 5400 RPM para o de 7200 RPM. Já fiz isso antes: o HD original do PC era o de 1 TB, comprei um de 500 GB e transferi para ele todo o conteúdo do anterior usando um certo software. O problema é que não me lembro mais qual foi o programa... 😥 Mas vou caçar nos e-mails. Em tempo: desativei todos os serviços da NVIDIA, menos o NVIDIA Display Driver Service. Não mudou nada no tempo do boot/início.
  11. Paultx

    Windows 10: boot e início muito lentos

    Rodei primeiro a ferramenta de verificação de erros do próprio Windows, e ela informou que não seria preciso verificar o disco, mas fiz mesmo assim, e aí reportou que havia erros a serem corrigidos. Cancelei e rodei o CheckDiskGUI, para ver se teria alguma informação mais detalhada. Nada. Então rodei de novo a ferramenta do Windows e aceitei fazer a correção dos erros, reiniciei o PC conforme indicado no aviso e chequei tudo de novo. De novo foram reportados erros na unidade. Aí então instalei o HD Tune, que indicou zero de erros: Só um item foi destacado na aba Health: ▲ Alguma ideia sobre isso? Para ter uma "segunda opinião", instalei o AOMEI Partition Assistant Standard Edition 7.1, cujo teste de superfície também não relatou problema desse tipo com o disco. Como a ferramenta do Windows demora muito mais na análise do disco, e eu já estava meio sem tempo, rodei de novo o CheckDiskGUI e escolhi a opção Corrigir (esse programa é só uma interface gráfica para os comandos CHKDSK do Windows, portanto ele lança da UI dele os recursos nativos do sistema). Após o reinício exigido, nova análise mostrou ainda haver erros. Desta vez resolvi usar o opção Corrigir e recuperar. Para quê?!!! Acabei caindo no problema do CHKDSK travado... 😂 Mas resolvi com soluções encontradas na Web. Vou inicialmente desabilitar alguns serviços da NVIDIA, mas só vou postar os resultados amanhã. Me ocorreu uma ideia: vocês acham que seria o caso de eu usar aquelas opções mais poderosas do SFC /SCANNOW e DISM?
  12. Paultx

    Windows 10: boot e início muito lentos

    Estão todos nesta captura:
  13. Me lembro vagamente que as primeiras notícias sobre o Wndows 10 falavam em melhorias de performance, especialmente boot e desligamento rápidos. Tive problema com este último e consegui resolver (até postei algo aqui no fórum). Mas o meu drama é com boot e o início, e hoje resolvi fazer algo a respeito. Conto com a ajuda dos amigos de fórum. Vamos lá. Liguei hoje o PC desktop e cronometrei o tempo que levou para "entregar o sistema", entendendo-se isto como o estado em que tudo foi carregado e está pronto para uso, sem travamento ou ícone de ampulheta indicando atividades "por baixo dos panos". Até aparecerem todos os ícones da Área de trabalho (em minutos e segundos) foram 6:10. Até que fossem carregados todos os ícones da Barra de ferramentas (Taskbar e área de notificação, que só aparecem depois) foram 7:55. Quando eu senti que já podia iniciar algo, fiz o que sempre faço após ligar esse PC: acionei a tecla Windows para abrir o Menu Iniciar e daí abrir o Windows Update. Faço isto porque, embora configurado para receber atualizações automáticas, demora muito para isso acontecer. Às vezes, o WU ainda registra a última busca por atualizações do dia anterior ou de outros dias anteriores (dependendo de meu acesso ao PC). Então é mais ou menos como uma busca forçada que eu faço. Aberto o Windows Update, a tela com o ícone da engrenagem só foi substituída pela tela mostrando a busca, e depois esta completada, aos 8:20. Para ter a coisa toda ativa, isto é, já com a atualização do Windows Defender, o tempo arredondou para 9 minutos! Embora seja antigo (foi comprado em 2010), penso que meu PC desktop é razoável para uso doméstico: Windows 10 Pro - 1803/17134.228 (autêntico, ativado e atualizado) CPU: Intel Core I7 930 2.80 GHz Quad-Core LGA 1366 Box Placa-mãe: Intel Core I7 (LGA 1366) | DX58SO Memória RAM: Kingston 12 GB DDR3 1333 MHz HD 0: Samsung HDD 500 GB SATA2 EcoGreen 5400 RPM HD 1: Samsung HDD 1 TB SATA2 EcoGreen 5400 RPM HD 2: Seagate HDD 500 GB SATA2 Barracuda 7200 RPM Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTS 250 1GB DDR3 256-bit Drive óptico: LG Gravador Blu-ray LightScribe 10x SATA Preto WH10LS30 Fonte de alimentação: 3R System 500W | IceAge IA500HP80 Gabinete: Thermaltake V3 Black Edition Reconheço que a velocidade do HD do sistema deixa a desejar, mas com essa quantidade de memória e espaço, creio que o Windows poderia "render mais" em termos de velocidade para tudo, inclusive boot. Aliás, o desempenho dele no geral é de bom a muito bom no uso normal, quando quase sempre mantenho abertos dois browsers com dezenas de abas abertas, processador de texto, player de música e às vezes até o CorelDRAW 2017, tudo rodando simultaneamente sem qualquer engasgo perceptível. Quanto a boot/início em si, tenho só Akamai NetSession Client e Windows Defender notification icon habilitados no Gerenciador de Tarefas > Inicializar: E o Autoruns mostra bem pouco além disso: Assim, até onde posso ver, não há nesse cenário o que possa explicar tanta demora. A não ser que o carregamento do ambiente desktop mais os apps y otras cosas do W10 tenham a ver com tudo isso. E aqui peço ajuda dos que sabem mais sobre isto. Qualquer sugestão que possa contornar esse problema é bem-vinda. Ah, só lembrando: quando esse PC tinha Windows 7, o boot e tudo o mais citado acima eram bem rápidos. O drama é com o W10.
  14. Paultx

    Mouse USB, problema antigo

    Meu mouse é da Microsoft e parece associado a algum software nativo básico dessa empresa. Ele veio no Kit teclado e mouse Microsoft Desktop 600 USB. Creio que as configurações estão como sempre, desde o início do uso desse periférico. Eu usei por um tempo o software Central de Mouse e Teclado, mas desinstalei. O problema não me parece de configuração ou sofware, mas deve ter algo a ver com a conexão USB, pois lembro que nas portas antigas de mouse (nem me lembro mais do nome...) esse comportamento não acontecia.
  15. Paultx

    Windows 10 Demora para desligar

    Tinha esse problema e resolvi com as dicas desta página: How to Make Windows Shut Down Faster Chequei os itens referidos e quase todos estavam nos conformes. Infelizmente não me lembro exatamente qual deles solucionou o problema... É mais provável que tenha sido a limpeza do arquivo de paginação, por isso, vou traduzir livremente o trecho que fala disso: O Wndows usa um arquivo de paginação como memória adicional virtual. O sistema tem uma opção oculta – desabilitada por padrão – para limpar o arquivo de paginação no desligamento do computador. Isto apaga tudo no arquivo de paginação, assegurando que nenhuma informação delicada esteja armazenada caso alguém possa acessar o disco rígido removendo-o do computador e examinando o arquivo de paginação. Seu computador pode demorar vários minutos para desligar enquanto o Windows apaga o arquivo de paginação, se esta opção estiver habilitada. Quanto tempo isso demora depende do tamanho do arquivo de paginação e da velocidade do seu disco rígido. A solução nesse caso acima envolve editar o Registro e dá alertas sobre segurança, portanto, cuidado. O fato é que desse artigo veio a solução, e meu PC agora desliga rápido, quando antes demorava muitos minutos. Espero ter ajudado. Boa sorte! PS: também desativei a inicialização rápida.
×