Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
rodrigocouto

Como montar um sistema de refrigeração eficiente?

Mensagem Recomendada

Eu tenho um gabinete Virgo da Maxxtro com 4 baias, um XP 2400+ com cooler CUD 725 cu da Mtek e um cooler de 80mm na parte traseira localizado na mesma altura do processador e jogando ar para fora, o problema é que a temperatura do processador fica sempre em 50º e a do sistema em 45º, mas é só exigir um pouco mais do processador com algum game desses mais pesados para a temperatura atingir 60º e disparar o alerta da minha K7N2 Delta - L da MSI, estou interessado em investir em refrigeração, não quero empatar muito dinheiro em uma unica peça, quero montar um sistema bom, mas que não seja muito caro, só que tenho uma duvida quanto ao que comprar, cooler para HD, exaustor para gabinete, cooler de 80 ou 120mm, não sei quantos colodar, qual a melhor maneira de liga-los na fonte que é de 450W, e qual a direção do fluxo de ar para cada um deles, se alguém puder me ajudar com essa questão, acho que será útil para muitas outras pessoas.

placa-mãe ASUS M3A78

Processador Phenom II X3 720 2.8GHz

4GB Memória DDR2 800MHz Kingston

VGA ATI Radeon HD4850 512MB GDDR3

HD Seagate 7200.11 Sata II 750GB 32MB

Monitor LCD LG W2353V Full HD

Windows 7 Ultimate x64

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ae Rodrigo!!

Meu PC também está assim! Mais num chega a 60º! 57º no máximo!

É um Athlon 1800+ ... Está com 2 coolers adicionais, mas num está resolvendo muito!

Ontem abri ele e coloquei um ventilador! em 15 minutos, as temperaturas foram as seguintes!

Do processador de 41º caiu para 38º , do Hd, de 34º foi para 29º , e do de 34º foi para 30º!

Eu sei que num é a melhor forma de se resolver! huahua, mais faiz esse teste quando você for jogar alguma coisa! quem sabe ele num trava!!

Vo ficar de olho aqui pois também quero um sistema bom!

Valeu..!!

4.gif4.gif2.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Luchino   

Faca o seguinte: Compre um cooler p/ HD e depois distribua a mesma quantidade de ar na saida e entrada. Pode até sair mais ar um pouco mais do que entrar mas ao contrario nunca. O meu esta assim: 2 coolers na janela lateral jogando para dentro, um cooler na parte traseira jogando para fora e outro no topo jogando para fora também. Todos coolers de 80mm da mesma marca.

Espero ter ajudado...

[]´s

Luchino

PS: Um bom cooler de processador ajuda muito.

Compartilhar este post

Link para o post

É, o lance para baixar as temperaturas é melhorar a circulaçao d ar dentro do case.

A maioria dos cases d 4 baias tem espaço para você colocar um fan d 80mm na frente, deixa ele jogando ar para dentro... Isso já deve ajudar um pouco.

Se isso não resolver o jeito vai ser fazer adaptaçoes no case mesmo, que nem o Luchino disse. Fans jogando ar para dentro na lateral (d preferencia na parte d baixo do case) e 1 fan no teto... esse ajuda muito, porque o ar quente costuma subir, aih esse fan tira ele de dentro do gabinete... 2.gif

AMD Athlon64 3200 | Mobo EpoX 9NDA3+ | 1 Gb (2 x 512mb) MB DDR 400Mhz Corsair | GeForce FX 5500 AGP8X TV-OUT/DVI | Maxtor Diamond Max Plus 8 40 Gb 7200 Rpm ATA 133 | Seagate Barracuda 7200.7 SATA NCQ 120 Gb | DVD-Rom LG GDR8161B | CD-RW LG GCE-8523B (52x24x52) | DVD-RW LG GSA-4163B | Samsung 793DF 17" | Rede Onboard Nvidia Gigabit | Modem 56k UsRobotics | Som Onboard Realtek 7.1 SPDIF | Mouse Optico Dr.Hank + NetScrool | Multimedia Keyboard Dr.Hank | Subwoofer Mtek SPk-1310 | Casemod Dr.Hank Crocodilo 5959 | Fonte Thermaltake Silent Purepower 480W Reais + PFC Ativo | Windows 2003 Server & SuSe Linux 9.3 64 Bits |

Meu Casemod | Digicam: Fuji Finepix S5100 + Filtro Polarizador Kenko + Filtro UV Kenko + XD 512 Mb

Compartilhar este post

Link para o post
Além das dicas dos colegas, sugiro + 1: uma ventoinha na lateral jogando ar bem em cima do processador ajuda muito, pois o processador pega ar diretamente de fora e não o ar quente de dentro do case!

Compartilhar este post

Link para o post
Stalker   

bom....eu fiz um eskema ateh que simples aqui que o meu p4 esfria em media 10-15°C, no lugar que por um fan comum d 12V, eu colokei um fan d 120mm d 110V(220V dependendo da rede) que é + potente...e botei ele jogando vento diretamente em cima da mobo(bem proximo do processador)...soh sei que sai vento d tudo quanto é buraco que tem no PC...a desvantagem é que é meio barulhento....mas é suportavel....nada que façam ligar pro disk-silencio

e tem também um fan traseiro d 80mm d 12V jogando ar para fora do gabinete...

:: Pentium 4 3.0GHz HT Precott

:: Cooler FAN HUNG - FH-P725B

:: Fonte VCOM AP450X 12CM-T

:: GygaByte GA-8IG1000MK Chipset i865G

:: 2x256mb DDR400 em Dual Channel

:: HD Samsung 120GB SP1203N

:: XFX GeForce 6800 XTreme 256MB 256-bits 350/1000

:: Som onboard AC97

Compartilhar este post

Link para o post
gcp_jau   

----------------

Stalker escreveu:

bom....eu fiz um eskema ateh que simples aqui que o meu p4 esfria em media 10-15°C, no lugar que por um fan comum d 12V, eu colokei um fan d 120mm d 110V(220V dependendo da rede) que é + potente...e botei ele jogando vento diretamente em cima da mobo(bem proximo do processador)...soh sei que sai vento d tudo quanto é buraco que tem no
PC
...a desvantagem é que é meio barulhento....mas é suportavel....nada que façam ligar pro disk-silencio

e tem também um fan traseiro d 80mm d 12V jogando ar para fora do gabinete...

----------------

Acho que se você pegar um cooler 120x120mm mas de 12v iria diminuir o barulho. Não irá fazer tanto vento. Mas ia deixar o PC bem.

No meu PC grudei um 120mm embaixo do hd jogando ar para dentro do case.
O processador de 60°C passou para 45, 50°. E o HD ficou fresquinho.

Compartilhar este post

Link para o post

É, os fans d 120 mm são uma ótima pedida mesmo. E concordo com o gcp_jau também, acho que d 12V mesmo já resolve. Uma que o barulho é muito menor... E como esses fans tem uma vazao d ar muito boa, da para você deixar ele rodando mais devagar, mas ainda assim com um fluxo d ar bom. E aih fica bem silencioso... 4.gif4.gif

AMD Athlon64 3200 | Mobo EpoX 9NDA3+ | 1 Gb (2 x 512mb) MB DDR 400Mhz Corsair | GeForce FX 5500 AGP8X TV-OUT/DVI | Maxtor Diamond Max Plus 8 40 Gb 7200 Rpm ATA 133 | Seagate Barracuda 7200.7 SATA NCQ 120 Gb | DVD-Rom LG GDR8161B | CD-RW LG GCE-8523B (52x24x52) | DVD-RW LG GSA-4163B | Samsung 793DF 17" | Rede Onboard Nvidia Gigabit | Modem 56k UsRobotics | Som Onboard Realtek 7.1 SPDIF | Mouse Optico Dr.Hank + NetScrool | Multimedia Keyboard Dr.Hank | Subwoofer Mtek SPk-1310 | Casemod Dr.Hank Crocodilo 5959 | Fonte Thermaltake Silent Purepower 480W Reais + PFC Ativo | Windows 2003 Server & SuSe Linux 9.3 64 Bits |

Meu Casemod | Digicam: Fuji Finepix S5100 + Filtro Polarizador Kenko + Filtro UV Kenko + XD 512 Mb

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha opinião, um sistema de ventilação eficiente é suficiente apenas dois fans girando em torno de 3000 a 3500 rpm sendo um na tampa lateral de seu gabinete jogando ar para dentro e outro na tampa de cima jogando ar para fora e se seu ha tiver 7200rpm ou mais é necessário um sistema de dois fan para ele (no mesmo esquema do gabinete), mais doque isso é exagero e pode afetar o desempenho de seu cpu uma vez que a fonte começa a distribuir energia para muitos outros componentes. Isso é testado por mim, mas como disse é somente minha opinião. Uma maneira fácil e descomplicada de comprovar isso é prestar atenção no barulho que o cooler da cpu faz enquanto instala esses componentes, se o barulho não diminuir esta beleza sua fonte irá aguentar, valeu?2.gif

Compartilhar este post

Link para o post

----------------

ICED EARTH escreveu:

Na minha opinião, um sistema de ventilação eficiente é suficiente apenas dois fans girando em torno de 3000 a 3500 rpm sendo um na tampa lateral de seu gabinete jogando ar para dentro e outro na tampa de cima jogando ar para fora e se seu ha tiver 7200rpm ou mais é necessário um sistema de dois fan para ele (no mesmo esquema do gabinete),
mais doque isso é exagero e pode afetar o desempenho de seu cpu uma vez que a fonte começa a distribuir energia para muitos outros componentes.
Isso é testado por mim, mas como disse é somente minha opinião. Uma maneira fácil e descomplicada de comprovar isso é prestar atenção no barulho que o cooler da cpu faz enquanto instala esses componentes, se o barulho não diminuir esta beleza sua fonte irá aguentar, valeu?
2.gif

----------------

O desempenho não vai afetar, mas simplesmente o PC não irá ligar, ou de vez em quando ira reiniciar, ou algo parecido.. O certo é ter uma fonte boa de 450W reais ou mais.. Aí, sem problemas! 2.gif4.gif  E dependendo da refrigeração dá até para dar um over! 11.gif10.gif3.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Se afetar vai ser pouco, ventoinha não chega a puxar muuuuiita energia também... geralmente é de 0,20 - 0,25 ampers. Concordo com o ICED EARTH, 2 ventoinhas já tem uma refrigeração razoável e não afeta em quase nada da fonte (a não ser que seja genérica de 300w3.gif). O mais importante é posicionar elas nos locais corretos.4.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso