Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Endeavour

TUTORIAL Windows XP: como trocar placa-mãe sem formatar!

Mensagem Recomendada

Quem é que não se irrita quando faz um upgrade de placa-mãe e tem que formatar seu sistema operacional por causa disto? Pensando em como contornar este inconveniente, resolvi pesquisar na net caminhos alternativos a este e descobri que existem 2 métodos diferentes para que seja possível o não-format em caso de troca de mobo. Os métodos são:

56.gif Reparo do sistema

56.gif Utilização da ferramenta Sysprep

O primeiro método todos conhecem: consiste em rodar o CD do XP e executar um reparo na instalação do sistema operacional, o que muitas vezes gera resultados indesejados, como instabilidade, lentidão, perda das configurações do sistema, perda de dados e perda das atualizações que já haviam sido instaladas.

O segundo método é o mais indicado, pois mantém as configurações/atualizações e tudo mais que você possa ter personalizado em seu sistema operacional. O Sysprep é uma ferramenta criada para que seja possível fazer uma espécie de imagem no HD e assim facilitar a vida dos colegas desenvolvedores. Devido à natureza deste tipo de trabalho, o hardware pode variar bastante de máquina para máquina, portanto é necessária uma configuração maleável (a nível de hardware) por parte do sistema operacional, para que ele possa ser testado em diferentes máquinas e configurações.

A idéia aqui é: instale seu SO, faça as devidas configurações/atualizações do mesmo, instale seus programas desejados e rode o Sysprep: ele removerá somente a parte de instalação de hardware do sistema operacional, mantendo programas, atualizações e demais configurações personalizadas para que você possa efetuar apenas as instalações do novo hardware que está substituindo. Show de bola isso né?

Depois que você rodar o Sysprep, o sistema será automaticamente desligado. Instale então a nova mobo. Quando o sistema for ligado pela primeira vez, já com a nova placa-mãe, detectará e pedirá drivers para os novos hardwares da mesma forma que é feito quando você instala o Windows do zero. Basta então instalar os drivers corretos, e pronto. O Windows é o mesmo, as configurações estão lá, atualizações, tudinho intacto.

9.gif Para facilitar, um passo-a-passo extremamente simples: 9.gif

1 – Tenha à mão o CD da nova placa-mãe (se preferir, pode baixar os drivers mais atuais e deixá-los em uma pasta no HD ou ainda queimar um CD) para que você possa instalar tudo sem problemas quando o sistema iniciar pela primeira vez com a mobo nova.

2 – Crie uma pasta C:sysprep (se a unidade em que está o SO for outra, substitua a letra da unidade pela correta). Extraia os arquivos do Sysprep 2.0 do CD do XP (supporttoolsdeploy.cab) para esta pasta que você criou no diretório raiz. Para extrair tais arquivos, utilize o WinZip ou WinRar. Se você não possui o CD do XP, o arquivo deploy.cab pode ser baixado:

Windows XP SP1 Deployment Tools (PT-BR).

Windows XP SP2 Deployment Tools (PT-BR).

3 – Depois disto feito, rode o Sysprep.exe que estará na pasta C:sysprep.

4 – Selecione:

56.gif Usar microinstalação (normalmente esta opção já está marcada por padrão)

56.gif Detectar hardware não-plug and play

56.gif Clique em Lacrar novamente.

56.gif O sistema será automaticamente desligado quando a preparação for concluída.

5 – Substitua a placa-mãe.

6 – No primeiro boot após o processo, o sistema exibirá as telas de instalação de hardware de forma idêntica ao que ocorre em novas instalações do XP. Este é o setup da microinstalação.

7 – Durante a instalação dos novos hardwares, utilize-se do CD de sua nova placa-mãe ou drivers que você tenha baixado e que estejam em uma pasta do HD. O Windows vai pedir que você forneça o driver sempre que ele próprio não encontrar em seu banco de dados um driver adequado para o dispositivo em instalação.

8 – Uma vez instalados todos os drivers, está pronto! 16.gif Nenhum procedimento extra é necessário...

53.gifPossíveis problemas com o Sysprep: 53.gif

- Situações não suportadas pelo utilitário Sysprep (em inglês) :

- http://support.Microsoft.com/default.aspx?...lor]

- STOP 0x0000007B or INACCESSABLE_BOOT_DEVICE

OBS:

54.gifO Sysprep exige SP1 no mínimo, caso contrário a senha do console de recuperação deixará de funcionar. Mais informações: The Password Is Not Valid error in recovery console.

54.gif Funciona no Windows 2000 se utilizada a versão 1.1 do Sysprep.

54.gif Funciona no Windows Server 2003 da mesma forma como descrito aqui.

Este passo-a-passo é dedicado ao meu amigo Ivens//, que deve trocar a mobo em breve...16.gif Mano: está aí para você se divertir um pouco! 17.gif

10.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Data: 4/11/2004 12:23:38 PM

Autor: Maikson

Grande tópico 4.gif Mas eu formataria, é costume 10.gif

Que ótimo para voce2.gif vai de cada um né?

 4.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Data: 4/11/2004 12:42:59 PM

Autor: Ivens//

Grande Endeavour, como sempre me trazendo gratas surpresas. Obrigadão mesmo. Vale levar um pino, se ainda estiverem pinando algo. 10.gif

Pinado ou não, penso que este passo a passo seja útil para aqueles que não possuem o CD do XP ou que têm seu sistema operacional funcionando com perfeição, pois dá condição de trocar a mobo sem ter obrigatoriamente que fazer um desagradável (e desnecessário) format... 2.gif

 4.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabou o conceito de que Trocar de mobo = Formatção de HD 16.gif16.gif16.gif16.gif16.gif16.gif16.gif

 

Parabéns, xará...... está ótimo!!

 

Ô, Ivens, vê se cria vergonha na cara e faz o que está aqui, hein!!!

 

Até 2.gif

i5 4690K -> 16GB 1600MHz -> ASRock Z87 Extreme4 -> 2x Barracuda ST3320620AS (RAID 0) (+ SSD mSata 30GB cache) -> Seagate 3TB -> BD-player Lite-On iHES-106 + DVD RW AD-7280S (Sony) -> Gigabyte Geforce GTX770 2GB Windforce 3X -> LG 23MP65HQ-P --> All powered by Thermaltake TR2 RX 750w PSU

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Data: 4/11/2004 3:36:30 PM

Autor: Maurivillas

Acabou o conceito de que Trocar de mobo = Formatção de HD 16.gif16.gif16.gif16.gif16.gif16.gif16.gif

Parabéns, xará...... está ótimo!!

Ô, Ivens, vê se cria vergonha na cara e faz o que está aqui, hein!!!

Até 2.gif

Exatamente! 16.gif e o melhor que dá para utilizar esta ferramenta que já vem no sistema operacional, sem necessidade de aquisição de nenhum software adicional...

Format sUx...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Data: 4/11/2004 3:40:43 PM

Autor: The Best

Caro Endena,

O sysprep é uma funcionabilidade que se bem utilizada vem para acabar com as imagens .....

e ainda traz facilidades.... EXCELENTE Tópico..

Merece ser pinado com certeza.....

Valeu The Best! 4.gif Pinado já está 10.gif Coyote r0x! 16.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

×