Ir para conteúdo
[A]mazo[N]

Atenuação e SNR - Está bom aqui??

Mensagem Recomendada

Acabei de rotear e instalar um 3Com 812R, ante estava com um ZyXEL Parks 642

Estou com 31.5dB de atenuação e 23dB de SNR.

Está bom isso?

E só para guardar como fonte de pesquisa aqui, quais são os limites máximos e recomendados??

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha AMAZON, sua atenuacao esta boa sim... Acho que você consegue atingir uma velocidade (se existisse em ADSL) de 3 a 4mbps sem problema... Digo fazendo uma estimativa de cabeca bem basica, dado que aqui minha atenuacao é de 15/16, SNR de 35,5dB e conseguiria um link de quase 8mbps...

4.gif

Sem Mais,

Pedro.

Compartilhar este post

Link para o post

Tabela baixo de atenuação e SNR pra referência. Poderiam fixar um tópico com esses dados e tb a questão de kbps x KBps porque são duvidas frequentes, o que acham? Se quiser tenho tudo preparado aqui para criar um tópico desse:

Signal to Noise (SNR):

5db or mais baixo = ruim, sem sincronia/ sincronias intermitentes.

8db-13db = médio - sem problemas com sincronia

14db-22db = muito bom

23db-28db = excelente

29db-35db = raro, pode jogar uma rocha em cima da central/armário remoto

Line attenuation

0 a 10 = raro, linhas de cobre excelentes, próximo da Central Telefonica / Central remota

20-30 = excelente

30-40 = muito bom

40-60 = médio

60-65 = ruim

65 e acima = terá problemas

DSL de diversas formas é muito flexível e oferece um serviço bom através de uma variedade de condições.

<<--- Na super estrada (de terra) da informação --> "56K". :-(

<<--- On the "56K" information (dirt) road. :-(

Compartilhar este post

Link para o post

Data: 12/12/2004 2:28:17 PM

Autor: Judas Priest

Olha AMAZON, sua atenuacao esta boa sim... Acho que você consegue atingir uma velocidade (se existisse em ADSL) de 3 a 4mbps sem problema... Digo fazendo uma estimativa de cabeca bem basica, dado que aqui minha atenuacao é de 15/16, SNR de 35,5dB e conseguiria um link de quase 8mbps...

4.gif

Com SNR e Atenuação em mãos dá para se estimar com algum grau de precisão a velocidade máxima possível em uma linha com ADSL, mas não dá para definir com 100% de certeza. 3, 4 mbps existe em ADSL!! ADSL vai até 8!! Só basta as operadoras liberatem, mas acima de 1,5mbps você precisa de um splitter em casa caso queria usar essa linha com voz também. Com SNR em 35,5 e Atenuação em 16, provavelmente você consegue 8mbps down / 768 up. Em média é possível atingir 8mbps a até 2km da Central, depenendo da bitola do cabo. 

Compartilhar este post

Link para o post

Aether

Sempre acompanho seus posts, vejo que entende mesmo do assunto.

A título de curiosidade, meu primo e meu pai trabalham com telefonia, e sempre me explicam algumas coisas.

Você disse que precisa de splitter se quiser usar voz em uma linha acima de 1,5mbps. Existe pessoas que não têm splitter então? Eu tenho aqui.

E cria o tópico sim, com certeza vai ser de grande ajuda! 4.gif

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

As primeiras instalações ADSL, quando estava começando, todas recebiam um splitter, a Telefonica se não me engano sempre instalava um Splitter. Mas você não está confundindo splitter com microfiltro nao?

Splitter é um divisor que recebe o fio que vem da rua e separa em 2 pares no outro lado, 1 pares que você vai ligar nos telefones, voz, e outro na tomada ADSL, dados. Os microfiltros são ligados em cada extesão.

O padrão G.lite ou splitterless foi  criado para operar em velocidade maxima de 1.5mbps de download e sem uso de splitter. Instalações acima de 1,5mbps requer um splitter. Há alguns documentos que dizem que o padrão g.lite atualmente suporta ate 3mbps sem uso de splitter. O uso do splitter é obrigatorio nesses casos se você vai usar voz também na linha, claro.

Sobre postar um tópico assim, eu já fiz varias vezes, pedi para fixar, mas não é fixado. Eu tenho que entrar em contato direto com o moderador do fórum pedindo? Sera que não tem ninguem aqui vendo meus pedidos? Acho que so fixam se varias pessoas pedirem para fixar, é isso?

Compartilhar este post

Link para o post

É splitter sim.

O da esquerda é o que eu uso, e o da direita meu pai trouxe junto com esse 3Com, mas vai ficar guardado.

Tenho Speedy desde 28/11/2002

Sobre o tópico, geralmente quando o tópico é muito bom algum moderador/administrador vê e deixa pinado.

Sugiro que você crie o tópico, e mande MP para algum moderador, ou reporte pedindo para que seja fixado.

Compartilhar este post

Link para o post