Conteúdo: Default Ardósia Uva Barbie Morango Pôr do sol Banana Folha Chocolate Madeira
Fundo: Default Ardósia Uva Barbie Morango Pôr do sol Banana Folha Chocolate Madeira
Desenho: Liso Onda Linha Retalho Madeira Rocha Couro Colméia Vertical Triângulo
Bem-vindo ao Fórum do BABOO!

Desde 2000 o Fórum do BABOO tem ajudado milhões de internautas de Windows a resolverem seus problemas e dúvidas, além de ajudar na remoção de vírus e malwares de seus computadores. Somos o único fórum brasileiro coordenado por um especialista com reconhecimento internacional pela sua competência em Windows, então se você tem uma dúvida ou problema que nenhum outro fórum resolve, poste-a aqui pois o MVP Babooadora desafios!
  

O Fórum do BABOO também conta com a participação exclusiva do administrador da área de Segurança MVP Mr.Million que tem reconhecimento internacional da Microsoft pelo seu incansável trabalho ajudando os internautas a remover vírus e malwares dos seus computadores. Se o seu computador está infectado por algum vírus, ele te ajudará a removê-lo!
  

Nosso time de especialistas também inclui Patropi  Osvaldomp  Caze  Ciro-Mota  XERLOUCO ROUMS  Tatha que responderão suas dúvidas sobre diversos assuntos.
 

Participe da nossa comunidade! 

Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Beackman

tutorial

Tutorial Recuperando BIOS Mal Atualizada.

9 posts neste tópico

Introdução:

Esse artigo é para atender a alguns amigos que tiveram problemas logo após terem atualizado o BIOS, mas que não queriam, ou tinham dificuldade, de seguir um guia que geralmente era em inglês.

Mas atenção, a solução apresentada aqui não funciona quando a BIOS estiver queimada. Como todos devem saber, o BIOS (Basic Input/Output System) é o coração do computador pois é ela quem controla todos os sistemas e operações assim como todos os seus subsistemas.

Hoje em dia, os fabricantes, principalmente os de placas-mãe, disponibilizam updates de BIOS freqüentemente para corrigir bugs, aumentar a performance e a estabilidade ou por questões de compatibilidade com periféricos.

Apesar dessa freqüência e dos riscos que a atualização pode acarretar, os sites apenas nos dão informações de como atualizar o BIOS, mas não de como recuperar de uma operação mal sucedida. >3.gif>

A atualização :

Basicamente o processo que o programa que atualiza BIOS segue é o seguinte:>3.gif>

carrega o modo protegido do DOS4G; >3.gif>

identifica o BIOS; >3.gif>

identifica o chipset da placa-mãe; >3.gif>

verifica o CHEKSUM da BIOS (para ver se não está corrompida); >3.gif>

apaga a área do SYSTEM BLOCK; >3.gif>

regrava a área do SYSTEM BLOCK com o novo BIOS;>3.gif>

Se por acaso ocorrer algum problema (que pode ser por várias razões como falta de energia ou um erro qualquer durante o processo) até o 4o. passo, será mostrada uma mensagem de erro e o processo pára, mas se ocorrer logo após o 5o. passo, o computador não irá dar o reboot e ficará inoperante. Nesse caso não nos resta nada a fazer a não ser tentar comprar uma nova BIOS.

Correto? Não!

Atenção: muitos programas de atualização tem a opção de reescrever o BOOT BLOCK. Caso aconteça alguma pane quando estiver gravando nessa área, fica praticamente impossível recuperar o BIOS. >3.gif>

As novas BIOS:

Hoje em dia, as novas BIOS, seja ela da Award ou da AMI, são chamadas de BOOT BLOCK BIOS e diferem das antigas por serem divididas em duas partes: >3.gif>

BOOT BLOCK: contém informações necessárias para inicializar somente os dispositivos críticos como o processador, a memória, o teclado, a placa gráfica padrão ISA e o drive de disquete. É uma área protegida contra gravação e não pode ser reescrita pelo programa de atualização da BIOS (ou programa de flash); >3.gif>

SYSTEM BLOCK: contém informações necessárias para inicializar todos os outros dispositivos como placas gráficas PCI ou AGP, dispositivos de entrada, de armazenamento, de comunicação, controle de periféricos, o POST (Power On Self Test) e outras funções. É essa área que é atualizada pelo programa com a nova BIOS.>3.gif>

Se esse for o tipo de BIOS usada em seu computador, fica fácil recuperá-la.>3.gif>

As alternativas:

Existem hoje dois fabricantes de BIOS mais usadas que são a Award (Award Software) e AMI (American Megatrends International) e os métodos usados na recuperação podem ser diferentes para cada uma delas.>3.gif>

Com slot e placa de vídeo ISA:

Caso você disponha de um slot e uma placa de vídeo padrão ISA, basta conectá-la à placa-mãe e fazer um disco de boot (que pode ser feito através do Painel de Controle do W9x ou dando um download em www.bootdisk.com) sem autoexec.bat e config.sys e com todos os arquivos necessários: o programa de atualização e a nova BIOS. O procedimento nesse caso é o mesmo que seria adotado normalmente: após remover qualquer outro periférico (com exceção da placa de vídeo ISA, do drive e teclado), dar boot no computador com o disco preparado e seguir os passos do programa de flash.

>3.gif>

Sem slot ou placa de vídeo ISA:

Caso não tenha ou o slot ISA ou a placa de vídeo, basta fazer o mesmo disco de boot mas com uma alteração: teremos que editar o autoexec.bat para que o programa de flash seja carregado automaticamente na inicialização da máquina. Para isso, precisamos saber quais comandos que o programa de flash deverá usar (você pode saber os comandos digitando /? após o nome: flash /?).

No caso das BIOS Award o comando ficaria assim:

a:flash novabios.bin /py

Lembre-se que deverá mudar os nomes do programa e o do BIOS para os que você vai usar.

Muitas vezes, o programa de atualização não tem opção de linha de comandos, aí a única saída é treinar o seu uso em outra máquina e fazer a atualização "no escuro".

>3.gif>

BIOS da AMI:

Caso você tenha a sorte de ter uma das novas versões da BIOS da AMI, o processo de recuperação é ainda mais fácil pois ela tem uma rotina no BOOT BLOCK que é carregada no caso de falha ou corrupção no SYSTEM BLOCK.

Quando o BIOS detecta qualquer anomalia com o SYSTEM BLOCK, a rotina entra em ação procurando no disco de boot um arquivo de BIOS chamado AMIBOOT.ROM, caso exista esse arquivo, ele é carregado para o SYSTEM BLOCK, recompondo assim as informações danificadas.

Ou seja, basta copiar um arquivo de BIOS para um disquete qualquer (não precisa ter nenhum outro arquivo nele e nem ser de boot) e renomeá-lo para AMIBOOT.ROM, dar boot no computador com esse disco no drive (mantenha as teclas Ctrl e Home pressionadas para forçar a atualização), esperar alguns minutos e se tudo der certo, você ouvirá 4 beeps indicando que tudo ocorreu bem. Então, basta retirar o disco do drive e dar novo boot na máquina.

>3.gif>

Método Kamikaze alternativo:

Caso você tenha uma versão antiga de BIOS ou que ela não forneça esses meios de recuperação, existe ainda um outro método que poderíamos chamar de Kamikase (porque pode queimar a BIOS, o computador ou ambos).

Você vai precisar de um outro computador que tenha a mesma placa-mãe.

Retire levemente o chip da BIOS (com o computador desligado é claro, e sem retirá-lo totalmente) com alguma ferramenta não condutiva.

Na BIOS, altere a opção de BIOS SHADOW para Enable (isso fará com que todo o conteúdo da BIOS seja carregado para a memória principal), salve as alterações e dê um novo boot normalmente.

Quando o sistema operacional acabar de ser carregado (dê preferência para DOS puro, pode ser o disco de boot criado pelas instruções acima), tire cuidadosamente o chip da BIOS, tomando cuidado para não tocar em nada na placa-mãe, e o substitua pela BIOS danificada (preste atenção na posição do chip), agora basta seguir às instruções normais de atualização da BIOS e cruzar os dedos.

Se tudo der certo, quando ligar novamente o computador, ele irá funcionar novamente.>3.gif>

 >3.gif>

OBS: eu Beackman não me responsabilizo por nenhum dano ocorrido em seu computador durante qualquer um dos processos. Outra coisa as chances de um dos métodos dar certo são poucas eu postei este tutorial apenas para ajudar pessoas que tem computador um pouco mais antigos e que não tem o sistema de auto correção do BIOS.>3.gif>

 >3.gif>

 

Fonte Site http://www.ocbrasil.com.br/artigos/errobios.htm


70707-Assinatura273 copy.jpg

[email protected][email protected]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dá próxima vez coloque a fonte, ok? 44.gif

http://www.ocbrasil.com.br/artigos/errobios.htm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok Perdão pelo erro achei este site as 00:00 Hs e acabei esquecendo da fonte me desculpem.


70707-Assinatura273 copy.jpg

[email protected][email protected]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei do tutorial.. pode vir a ser útil para mim.

Mas é O BIOS, pois é O Sistema Básico de Entrada e Saida. x]

E Kamikaze se escreve com z.


legal, destrui minha assinatura.. depois arrumo.

 

You haven't lived until you've killed someone with a teddy bear. - Fallout 4

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pela força KGF e as correções já forma feitas. 2.gif

70707-Assinatura273 copy.jpg

[email protected][email protected]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seja esquecendo a fonte ou com erro de grafia... Sua iniciativa está de parabéns.4.gif16.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom mesmo!!! Excelente!!!

4.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Data: 21/1/2005 10:13:00 PM

Autor: Beackman

OBS: eu Beackman não me responsabilizo por nenhum dano ocorrido em seu computador durante qualquer um dos processos. Outra coisa as chances de um dos métodos dar certo são poucas eu postei este tutorial apenas para ajudar pessoas que tem computador um pouco mais antigos e que não tem o sistema de auto correção do BIOS.>3.gif>

 >3.gif>

 

Fonte Site http://www.ocbrasil.com.br/artigos/errobios.htm

Caro Beackam,

fique tranqüilo, pois aqui NINGUÉM se responsabiliza por nada. Nem o proprietário do Forum. E está escrito nas regras, por isso sossegue.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

valeu mesmo pessaol brigadão pela força e quemel valeu pelo toque. 2.gif

70707-Assinatura273 copy.jpg

[email protected][email protected]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Responda via Facebook

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Esse tópico é útil para você?
Então compartilhe e ajude outros internautas!
Entre para seguir isso  
Seguidores 0

O site BABOO está no ar para informar e ajudar o internauta de Windows. Este site foi publicado em 1999 por Aurélio "Baboo", engenheiro e um dos maiores especialistas brasileiros em Windows, que trabalha profissionalmente com esse sistema operacional desde 1987. Desde 2004 ele é premiado anualmente pela Microsoft como MVP (Most Valuable Professional) pela sua contribuição e ajuda à comunidade de usuários de Windows.

Em 2001 foi criado o
Fórum do BABOO para ajudar o internauta brasileiro a solucionar problemas e dúvidas sobre Windows, Segurança, Office, Hardware e outros temas. Desde 2010 a Microsoft também tem premiado o Mr.Million, administrador da área de Segurança do Fórum do BABOO, pelo seu incansável trabalho ajudando os internautas a remover vírus e malwares dos seus computadores. Atualmente ele é o único MVP brasileiro de Segurança em desktop.

O BABOO é o único site brasileiro coordenado por um especialista com reconhecimento internacional pela sua competência em Windows e que participa diariamente e ativamente nos comentários e discussões do site e fórum BABOO.