Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
H4RD50FT.N0625

Instalação do Windows: requisitos mínimos de cada versão

Mensagem Recomendada

Fala, galera!!

Vou citar aqui os requisitos de todas as versões 32 bits do Windows me baseando em experiências pessoais com a instalação de cada versão e também de muita leitura.

Os requisitos mínimos de todas as versões do Windows 32 bits:

WINDOWS 95:

Processador Intel 386, 8MB de RAM e mínimo 100MB de disco.

WINDOWS 98:

Processador 486DX2-66, 16MB de RAM (24MB no caso do 98SE) e 300MB de disco.

WINDOWS ME:

Processador Pentium 150MHz, 32MB RAM e 500MB de disco. O Windows ME possui uma rotina de detecção que não permite a instalação em PCs com processadores de menor potência que a exigida. Esta exigência pode ser burlada para permitir a instalação em PCs com chips de potência menores de 150MHz através da chave INSTALAR /NM ou SETUP /NM, este último no caso do WinME em inglês.

WINDOWS NT4:

Processador 486DX2-66, 16MB de memória e 120MB de disco.

WINDOWS 2000:

Processador Pentium 133MHz, 32MB RAM e 650MB de disco.

WINDOWS XP:

Processador 233MHz, 64MB RAM (WinXP HOME) e 1,0 GB de disco.

Requisitos mínimos recomendáveis de todas as versões Windows 32 bits:

WINDOWS 95:

Processador 486DX2-66 ou Pentium 100, 16MB de memória e 150MB de disco.

WINDOWS 98:

Processador Pentium 133MHz, 32MB RAM e 500MB de disco.

WINDOWS ME:

Processador Pentium 200 ou 233MHz, 64MB RAM e 700MB de disco.

WINDOWS NT4:

Processador Pentium 100 ou 133, 32MB RAM e 200MB de disco.

WINDOWS 2000:

Processador Pentium II 300MHz ou K6-2 300MHz, 64 a 128MB RAM e 1GB de disco.

WINDOWS XP:

Processador Pentium II 400MHz ou K6-2 500MHz, 128MB RAM (no caso do WINXP HOME) e 2 GB de disco.

Requisitos confortáveis e recomendados para as versões de Windows 32 bits, levando-se em conta os recursos que cada um dispõe, como incrementos de interface, ferramentas para gerenciamento otimizado de memória e restauração do sistema (WinMe e XP).

WINDOWS 95:

Processador Intel Pentium 166 ou melhor, 32 a 64MB RAM e 250MB de disco.

WINDOWS 98:

Processador Pentium II ou K6-2 350MHz, mínimo 64MB RAM (128MB recomendados) e espaço em disco a partir de 500MB.

WINDOWS ME:

Processador Pentium II 350MHz ou K6-2 500MHz, 128MB RAM e espaço em disco começando por 1GB.

WINDOWS NT:

Processador Pentium 200MHz, 64MB RAM (128MB são bem-vindos) e 500MB de disco.

WINDOWS 2000:

Processador Pentium II ou III ou K6-2 500MHz ou melhor, memória RAM disponível a partir de 128MB (no caso do 2000, qualquer quantidade acima de 128MB é excelente) e 1,5GB de disco ou mais.

WINDOWS XP:

Processador Pentium III a partir de 733MHz, Duron ou Athlon a partir de 700MHz; versões mais novas destes processadores, como o P4, Duron ou Athlon a partir de 1,2GHz são recomendados para um ótimo desempenho. As versões XP do Athlon são bem otimizadas para operação com o Windows XP. Memória RAM começando em 256MB e espaço em disco a partir de generosos 3GB.

Edit.:

WINDOWS SERVER 2003

Existe 4 versões do Windows Server 2003: Web Edition, Standard Edition, Enterprise Edition, DataCenter Edition.

Requisitos mínimos de cada versão do 2003 Server

Web Edition: processador 133MHz e 128MB de RAM.

Standard Edition : processador 133MHz e 128MB de RAM.

Enterprise Edition : processador 133MHz e 512MB de RAM.

DataCenter Edition : processador 400MHz e 512MB de RAM.

Para todas as versões é necessário 1,5GB de espaço em disco.

Requisitos recomendados de cada versão

Web Edition : processador 550MHz e 256MB de RAM.

Standard Edition : processador 550MHz e 256MB de RAM.

Enterprise Edition : processador 733MHz e 1GB de RAM.

DataCenter Edition : processador 733MHz e 1GB de RAM.

Para todas as versões é necessário 1,5GB de espaço em disco.

Claro que valores maiores que os recomendados são sempre bem-vindos.

Observações em relação ao espaço em disco disponível.

Com relação ao WinMe, 2000 e XP, quanto mais espaço em disco, melhor para o desempenho, pois estas versões contam com recursos que demandam espaço em disco, como a Restauração do sistema (WinMe e XP) e gerenciamento de memória virtual (2000 e XP). O Win2000 e XP calcula o tamanho do arquivo de paginação de acordo com a quantidade de RAM disponível, multiplicando por 1,5 este valor. Se um PC está equipado com 256MB de RAM, o Win2000/XP reservará 384MB de espaço em disco para o arquivo PAGEFILE.SYS, responsável pela paginação da memória virtual no disco rígido. Caso deseje alterar o comportamento deste mecanismo de gerenciamento de memória do Win2000/XP, basta acessar as Propriedades do sistema > guia Avançado > botão Configurações da caixa Desempenho.

O Windows 98/Me tem um bug que não utiliza toda a memória RAM física disponível, acionando o disco rígido para armazenar informações. Isto significa perda de rendimento, pois o acesso ao disco é bem mais moroso que o acesso à RAM do sistema. ALtere a forma do Win98/Me lidar com o gerenciamento da memória virtual acrescentando a linha ConservativeSwapfileUsage=1 no final da seção [386Enh] do arquivo C:WINDOWSSystem.ini. Esta alteração fará que o win98/Me só utilize o disco como memória virtual quando a RAM física se esgotar. No Windows 95 esta linha já está ativada por padrão.

Pode-se definir um tamanho fixo para o arquivo WIN386.SWP (arquivo que gerencia a memória virtual do Windows 9x/Me), evitando uma fragmentação do sistema de arquivos em decorrência do aumento de tamanho deste arquivo em momentos de falta de memória RAM física. Acesse as Propriedades do sistema > guia Desempenho > Botão Sistema de arquivos e defina um tamanho fixo para a memória virtual. Uma dica: multiplique a quantidade de RAM que seu sistema dispõe por 1,5. O resultado será um valor adeqaudo para a definiçãao do tamanho do arquivo WIN386.SWP.

Editando:

HOTFIX 1 (KB200502131626.CDC) 3.gif

Última dica: está com problemas de espaço livre? Já tentou remover programas não utilizados, limpar cache de Internet, pasta TEMP e lixeira mas ainda não dspõe de muito espaço livre? Pode-se tentar uma última alternativa: se você não usa o recurso de hibernação (Painel de controle > Opções de energia > Hibernação), pode-se ganhar espaço desativando esta função. O Windows Me (nunca vi esta função de hibernação em nenhum sistema Win98, embora a Ajuda do mesmo afirme que exista esta função no Win98) reserva um espaço em disco de tamanho igual à metade da quantidade de RAM disponível no sistema para guardar as informações da memória e assim salvando o último estado operacional do sistema antes de desligar o PC. Assim, ao ligá-lo este estado é totalmente restaurado. O Windows 2000/XP já é mais "guloso", reservando um arquivo chamado HIBERFIL.SYS de tamanho igual à quantidade de RAM disponível. Imaginem um PC com 512MB RAM? Desativando este recuros, ganha-se este espaço ocupado pelo HIBERFIL.SYS, ou seja, mais espaço livre em disco!

PCCARIOCADC

Mais conhecido agora como H4RD50FT.RSD, H4RD50FT ou N0625.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Data: 13/2/2005 11:37:03 PM

Autor: misson

eu já consegui instalar o win95 primeira edição em um 386sx 33mhz com 4 Mb de RAM e HD de 200 mb, isso em um notebook toshiba satellite.

Rs... você me lembrou. Eu fiz a maluquice de remover o Win3.11 e  instalar o Win95OSR2 num 486 DX2 80 com 4MB RAM. Nossa!!! Tava difícil. No dia seguinte arrumei mais 8MB. Nessa época era meu único PC.

Mais conhecido agora como H4RD50FT.RSD, H4RD50FT ou N0625.

Compartilhar este post

Link para o post

WINDOWS 2003 – Processador 133MHz ou 400MHz (versão Datacenter) ou 733MHz para computadores baseados em Itanium, 128MB de RAM (512MB para Datacenter) e 1,5 a 2,0GB de espaço no disco rígido.

Recomendado: Processador 550MHz, 1GB de RAM e 3GB de espaço em disco.

Ideal: Processador acima de 1GHz, 4GB de RAM e 6GB de espaço em disco.

A família de produtos do Microsoft Windows Server 2003 inclui quatro versões:

Windows Server 2003 Web Edition

Funciona como host e servidor Web, fornecendo uma plataforma para agilizar o desenvolvimento e a implantação de aplicativos e serviços da Web.

Windows Server 2003 Standard Edition

Atende às necessidades diárias de empresas de todos os portes, fornecendo uma solução para o compartilhamento de arquivos e impressoras, conectividade segura com a Internet, implantação centralizada de aplicativos da área de trabalho e colaboração entre funcionários, parceiros e clientes.

Windows Server 2003 Enterprise Edition

Destina-se a empresas de médio a grande porte, ativando a infra-estrutura da empresa, aplicativos de linha de negócios e transações de comércio eletrônico.

Windows Server 2003 Datacenter Edition

Permite o desenvolvimento de soluções comerciais críticas que exigem os bancos de dados mais escalonáveis e o processamento de um grande volume de transações. Além disso, é uma plataforma ideal para a consolidação de servidores.

Fernando Nishimura de Aragão

Blog - http://mediugorie.wordpress.com/

Twitter - http://twitter.com/mediugorie

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz o quevc falo pro PC usar toda a memória fisica antes de usar a memória virtual, espero que funcione.....

O participante Lord Ryuma foi banido do Fórum. Leia o relatório clicando aqui.

Compartilhar este post

Link para o post
Data: 25/3/2005

Autor: Sergio V8

XP roda em um PC 233?

roda sim, mas você vai sofrer muito com o desempenho dele, principalmente se tiver pouca memória(128 é poko pro XP). Jah usei no meu PII 266 e não fikou muito bom.

Sempron 2600+ 64 @ 1.8Ghz | 256Mb DDR400 | HD 40Gb |

Running Windows Server 2003 SP1...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...