Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A partir do dia 19/11/2018, o foco do Fórum do BABOO é apenas Windows e Segurança Digital conforme informado no início de 2018.
As áreas que não têm relação com esses dois assuntos foram arquivadas e seus tópicos estão disponíveis para consulta na área Tópicos Antigos.

Conheça as novidades de 2019 para o BABOO e Fórum do BABOO

pisperling

tutorial MEMTEST86 conheça este software.

Mensagem Recomendada

<p align=center><font size=5>MEMTEST86+</font> </p>

<p align=center>memt_210.jpg</p>

<p> </p>

<p>"Baseado no memtest86 original escrito por Chris Brady, memtest86+ é suportado por alguns sócios do time x86-secret . Nossa meta é prover um em dia uma versão completa e segura desta ferramenta de software que aponta erros de memória.

Memtest86+ é, como o original, lançado sob a condição da Licença de Público de Gnu (GPL). Nenhuma restrição para uso, privado ou comercial existe diferente de uns que mencionaram na Licença de Público de Gnu (GPL). Foram levados textos sobre a versão original do site da Web original e escritos por Chris Brady." </p>

<p> </p>

<p>O MEMTEST86 é uma software para a detecção de erros na memória. São muito comuns os erros na memória e, em alguns casos, difíceis de diagnosticar. Os erros, em muitas das vezes, são confundidos com problemas do sistema operacional e o usuário acaba por conviver com eles. A eletricidade estática é a grande responsável pela maioria dos problemas com os pentes de memória, os danos causados por ela geralmente não imediatos, as descargas geralmente não destroem os filamentos dos circuitos, mas apenas causam o aparecimento de falhas microscópicas, que vão aumentando com o tempo até finalmente romper e inutilizar o componente. Este processo pode demorar meses ou até anos, mas de qualquer forma abrevia sua vida útil.

O memtest pode ser adquirido em: </p>

<p>

<a href="http://www.memtest86.com/" target="_blank"><a href="http://www.memtest86.com/" target="_blank">http://www.memtest86.com/</a></a>

<a href="http://www.memtest.org/" target="_blank"><a href="http://www.memtest.org/" target="_blank">http://www.memtest.org/</a></a>

 

A diferença entre eles é que o 2º é baseado no 1º e com várias atualizações para o reconhecimento dos processadores e chipsets.

Para usá-los você tem duas opções:

 - ISO para gravação em um cd,

 - Executável que gera um disquete bootável;</p>

<p>

O memtest possui um total de 11 testes (dependendo da versão poderá variar entre 10 e 11). Segue abaixo a descrição deles: </p>

<p>"Teste 0 [Address test, walking ones, no cache]: Simplesmente testa o acesso a todos os endereços da memória, algo semelhante com o que o BIOS faz na contagem de memória durante o boot. Serve mais para checar a quantidade de memória disponível.

Teste 1 [Moving Inv, ones&zeros, cached]: Escreve bits 1 e depois bits 0 em todos os endereços da memória. Este algoritmo também utiliza os caches L1 e L2 do processador. É um teste rápido que serve apenas para verificar erros mais grosseiros.

Teste 2 [Address test, own address, no cache]: Este teste é semelhante ao 1, mas adota uma estratégia diferente, ele checa os endereços e não apenas os dados. Isso permite detectar problemas de endereçamento no módulo. Outra diferença é que este teste é feito sem utilizar os caches do processador.

Teste 3 [Moving inv, 8 bit pat, cached]: É aqui que os testes para detectar erros mais complexos começam. O terceiro teste escreve seqüências de dados de 8 bits, repetindo o teste 20 vezes com seqüências diferentes.

Teste 4 [Moving inv, 32 bit pat, cached]: Os dados gravados em cada bit de memória são lidos e movidos para o endereço adjacente. É mais ou menos uma combinação dos tres testes anteriores, pois testa o endereçamento, leitura e escrita de dados. A operação é repetida 32 vezes no total, para testar todas as combinações possíveis.

Este teste detecta um tipo de erro muito comum que é a "contaminação" de endereços. Isto ocorre quando por um defeito de fabricação o isolamento elétrico entre duas ou mais células de memória fica muito fino, permitindo que os elétrons saltem de um para o outro. Isso faz com que ao gravar um dos bits o outro também seja gravado com o mesmo valor. Esse tipo de problema pode ser bastante intermitente, acontecendo apenas quando o segundo bit estiver com um valor zero, ou apenas exporadicamente.

Teste 5 [block move, 64 moves, cached]: É um pouco mais rigoroso que o teste 4. Continua movendo dados de um endereço para outro da memória, mas agora são movidos blocos de 4 megabits de cada vez. Este teste é repetido 64 vezes.

Teste 6 [Modulo 20, ones&zeros, cached]: Este teste usa um algoritmo diferente, chamado Modulo-X para descobrir defeitos que podem ter sidos marcarados pelos caches ou registradores do processador nos testes anteriores.

Teste 7 [Moving inv, ones&zeros, no cache]: Refaz o teste 6, mas agora desativando completamente os caches. Ele é capaz de detectar mais alguns erros, mas é um pouco mais demorado.</p>

<p>

Isto conclui a etapa "básica" do testes, onde os mais demorados são o 4, 6 ou 7. sta primeira etapa é relativamente rápidadentro do que se espera de um teste completo de memória. Mesmo num micro com 512 MB o teste não deve demorar mais que uma hora. Esta primeira bateria de testes é suficiente para detectar mais de 90% dos erros, os mais graves que realmente seriam percebidos no dia a dia. </p>

<p>Teste 8 [block move, 512 moves, cached]: Faz a mesma coisa que o teste 5, mas é bem mais longo, repetindo todas as operações 512 vezes ao invés de 64. Demora proporcionalmente mais... :-)

Teste 9 [Moving inv, 8 bit pat, no cache]: Este é semelhante ao teste 3, mas agora realizado com todos os caches desativados e repetido mais vezes, por isso é muito mais demorado.

Teste 10 [Modulo 20, 8 bit, cached]: É uma evolução do teste 6. Ele utiliza o Módulo-X, mas ao invés de simplesmente gravar valores aleatórios nos endereços faz um teste bem mais completo, movendo os dados de várias maneiras de forma a detectar erros mais incomuns.

Teste 11 [Moving inv, 32 bit pat, no cache]: O teste final é semelhante ao teste 4, envolvendo inúmeras operações de leitura e escrita, mas desta vez sem o uso do cache, de forma a eliminar qualquer sombra de dúvida."

 

O tempo para 1 loop do teste varia muito por isto é difícil estipular, depende diretamente destes parâmetros (em vermelho):</p>

<p></p>

<p>que são a quantidade de memória e sua taxa de transferência (bandwidth).

 

O MEMTEST possui ainda algumas opções para configuração, mas não são obrigatórias, ao pressionar a tecla C surge a tela com as opções:

1- TEST SELECTION = Opções para cancelar o teste atual ou pular para um outro;

2- ADRESS RANGE = Opção para testar certa quantidade da memória;

3- MEMORY SIZING = Caso a quantidade total não seja reconhecida corretamente pelo BIOS existe a opção para ignorar os parâmetros do BIOS.

4- ERROR SUMMARY = Mostra os erros, caso existam, em forma de resumo e em que teste ocorreram;

5- ERROR REPORT MODE = Configura o modo que os erros serão reportados;

6- ECC MODE = Ativa o modo ECC para o teste;

7- RESTART = Recomeça o teste;

8- REFRESH SCREEN = Atualiza a tela;

9- ADV. OPTIONS = Depende do chipset para ser habilitado;

0- CONTINUE = Continua o teste e finaliza as configurações.

 

Ao detectar um erro,o ideal e trocar o módulo de memória e refazer o teste. Em alguns casos o problema pode não ser no módulo, mas sim na placa-mãe (certamente no controlador de memória). Em alguns casos mais raros pode ser até mesmo que tanto o módulo quanto a placa estejam bons, e o problema seja apenas algum tipo de incompatibilidade entre eles. </p>

<p>

MEMTEST reportando inúmeros erros na memória: </p>

<p>33185-memtesterr.jpg</p>

<p>Neste caso existem até o momento 144235 erros encontrados!!!

 

Link para dowload: (Gera disquetes via windows)

<a href="http://www.memtest86.com/memt32.zip" target="_blank"><a href="http://www.memtest86.com/memt32.zip" target="_blank">http://www.memtest86.com/memt32.zip</a></a>

<a href="http://www.memtest.org/download/1.65/memtest86+-1.65.floppy.zip" target="_blank"><a href="http://www.memtest.org/download/1.65/memte...1.65.floppy.zip" target="_blank">http://www.memtest.org/download/1.65/memte...1.65.floppy.zip</a></a>

Descompactar em uma pasta e executar o arquivo Install.bat que irá solicitar qual a unidade de disquetes a ser utilizada (a ou B) além de 1 disquete já formatado.

 

Fonte: Baseado em um artigo de Carlos E. Morimoto do guiadohardware.net

Atualizado em 19/09/2006

 </p>


...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, beleza!!!

Parabéns mesmo!!! 4.gif


Athlon64 3200+ | Asus A8N-E | GF6600 GT | 1GB Kingston dual | 80GB Seagate Sata | SevenTeam 420-BKV

HP Pavilion dv6230BR - Windows Vista Home Basic

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele repara os erros encontrados??Automaticamente???Senão como proceder???DEpois do teste ele inicia normalmente o windows????Quanto tempo demora mais ou menos os testes???

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara ele não repara erros, somente mostra-os para você. Erros na memória não tem como ser reparados caso algum seja encontrado é aconselhável a troca do módulo de memória. O teste não tem fim ele fica em um looping direto, é recomendado uns 7 loops para se ter certeza mesmo e o tempo depende muito da velocidade que ele indica aqui:

  MEMORY : [QUANTIDADE]   256MB/S

quanto maior, mais rápido será.


...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e aí pessoal blz

rodei esse programa e apareceu 3 erros com 2:30 hs...meu PC é o da assinatura e tenho 2x512 mushkin value com o PC em 200x11 com vcore = 1,575 vmem =2,6 chipset=1,7 e timings de 2.5-3-3-11

OS erros:

 

test pass failing Addres   Good Bad   EM-Bites Count  Chan

6   0 000271edb9c - 625,8M 10000000  10000800 000008 10 1

4   3  00020079cbc - 512,5M 9cecde97 9cec5e97 0000800   - 1

3   4 000271edb9c - 625,8M  01010101 01010901 000008 5 1

 

O que isso significa? vocês podem me ajudar? será que é por isso que não consigo estabilidade acima de FSB 210 mesmo com vmem = 1,7 e timings 3-3-3-11??

Espero que possam que ajudar...

 

valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara na verdade são 15 erros. Tente o seguinte, desfaça os overs (caso existam) e refaça o teste. Se voltar a aparecer os erros, troque os módulos de memória e caso tenha 2 de preferencia o segundo.


...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×