Conteúdo: Default Ardósia Uva Barbie Morango Pôr do sol Banana Folha Chocolate Madeira
Fundo: Default Ardósia Uva Barbie Morango Pôr do sol Banana Folha Chocolate Madeira
Desenho: Liso Onda Linha Retalho Madeira Rocha Couro Colméia Vertical Triângulo
Bem-vindo ao Fórum do BABOO!

Desde 2000 o Fórum do BABOO tem ajudado milhões de internautas de Windows a resolverem seus problemas e dúvidas, além de ajudar na remoção de vírus e malwares de seus computadores. Somos o único fórum brasileiro coordenado por um especialista com reconhecimento internacional pela sua competência em Windows, então se você tem uma dúvida ou problema que nenhum outro fórum resolve, poste-a aqui pois o MVP Babooadora desafios!
  

O Fórum do BABOO também conta com a participação exclusiva do administrador da área de Segurança MVP Mr.Million que tem reconhecimento internacional da Microsoft pelo seu incansável trabalho ajudando os internautas a remover vírus e malwares dos seus computadores. Se o seu computador está infectado por algum vírus, ele te ajudará a removê-lo!
  

Nosso time de especialistas também inclui Patropi  Osvaldomp  Caze  Ciro-Mota  XERLOUCO ROUMS  Tatha que responderão suas dúvidas sobre diversos assuntos.
 

Participe da nossa comunidade! 

 

Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Gu1ggol

TUTORIAL

Como formatar e reinstalar o Windows XP

200 posts neste tópico

Resolvi criar este tópico porque vejo muita gente na área de dúvidas do Windows XP perguntando sobre como formatá-lo e talz... este tópico tem como objetivo ajudar todos que não sabem e/ou tem dúvidas de como formatar e instalar o Windows XP. Além de como formatar, vou aproveitar e fornecer links para um maior desempenho. Mas, vamos ao que interessa. =)

1. CONCEITOS BÁSICOS

    Para formatar, é necessário que você tenha em mãos o CD de instalação do Windows XP, os drivers de seus dispositivos (sejam eles on ou off-board) e, se necessário, o backup de seus arquivos. Aqui irei aproveitar e ensinar a particionar o HD, assim os seus documentos ficariam em uma partição e os arquivos do Windows e dos programas ficariam em outra. Você pode optar por fazer isso: se fizer, não será mais necessário fazer/restaurar o backup dos seus arquivos toda vez que for formatar. 2.gif

Enfim, você precisará dos seguintes itens:

- Disco de instalação do Windows XP (juntamente com a serial-key)

- Drivers de seus dispositivos

- Backup dos arquivos (opcional) - visite este link

- Backup das configurações (opcional) - visite este link

Pronto. Já podemos começar a formatação e reinstalação do Windows XP. =)

2. FORMATANDO E INSTALANDO

    Já vou avisando que a instalação dos Windows 9x é bem diferente da do Windows XP: a instalação deste é capaz de formatar o HD, não precisando mais de um disco de inicialização. Dê "bye bye" para o Windows atual, e reinicie. Primeiro, configure a BIOS para o primeiro boot c/ CD. Para isso consulte o manual da sua placa-mãe. Configurou? Antes de salvar as alterações, insira o CD do XP no drive de CD-Rom. Saia da BIOS, salvando as alterações. O computador vai dar o boot, e vai aparecer a seguinte mensagem na tela:

Pressione qualquer tecla para iniciar do CD...

Tecle alguma coisa. A instalação vai fazer alguns testes, mostrar algumas mensagens. Depois de, aproximadamente, 30 segundos, vai aparecer uma tela fornecendo três opções:

- Instalar o Windows XP

- Entrar no console de recuperação

- Sair da instalação

  Adivinha qual vamos escolher? Tecle ENTER, para começar a instalação do Windows XP. A instalação vai procurar por versões anteriores do Windows. Quando terminar o processo (vai aparecer uma lista), tecle ESC. Chegamos no "ponto X": aqui que criamos, excluímos ou formatamos as partições. Navegue com as setinhas até a partição onde está instalado o Windows XP (normalmente C: ) e tecle DELETE. Vão aparecer duas confirmações (uma de cada vez): tecle ENTER e depois L.

  Pronto, a partição foi excluída e temos um HD "vazio". Agora, você pode escolher entre fazer duas partições (como expliquei acima) ou uma só. Recomendo criar duas, assim não precisará fazer/restaurar seu backup toda vez que formatar o Windows. Se quiser criar somente uma, tecle C e depois ENTER direto.

    Caso deseje duas, terá que escolher um tamanho para cada uma: este depende de você e do seu HD; suponha que você tenha um HD de 40GB e muitos programas. Fazemos uma partição com 20GB e outra de mesmo tamanho. Se você tem/terá mais documentos do que programas, faça uma partição de 15GB para programas e outra de 25GB para documentos. Enfim, escolha o que for melhor para você. Hoje, eu tenho 4 partições aqui; mas comecei fazendo 18GB para programas e 22GB para dados, num HD de 40GB. Escolha um tamanho, multiplique este por 1024 (já que a instalação cria em Kbytes). Tecle C, e na opção Tamanho (em KBytes), digite o tamanho calculado. Tecle ENTER, aparecerá a partição C: (recém-criada) e um Espaço alocado. Use as setinhas e "pare" em cima deste Espaço alocado. Tecle C novamente. Não é necessário digitar o tamanho desta partição, já que o programa calcula automaticamente o que sobrou de espaço no HD. Tecle ENTER.

    Pronto, você já tem duas partições. Navegue até a primeira, tecle ENTER. Finalmente, vamos instalar o Windows. Escolha um método de formatação; recomendo FAT , pois pode ser lida no DOS caso aconteça alguma pane no Windows (o que não é difícil de acontecer). Dê ENTER. A instalação vai começar a escrever dados na partição, e vai copiar alguns arquivos. A partir daí, espere terminar que a instalação reiniciará o PC automaticamente.

    É importante mencionar que, a partir de agora, vão aparecer algumas vezes aquela mensagem (Pressione qualquer tecla para iniciar do CD...) no boot. NÃO pressione mais, exceto se aqui for especificado o contrário. Assim, a instalação continuará.

    Você irá chegar na parte gráfica da instalação: o mouse já estará disponível. A partir daí, vão aparecer algumas janelas para perguntar alguns dados (Nome completo, Empresa, Serial-key, Horário e etc.). Aí é tranqüilo, não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. Enfim, depois de algum tempo, o Windows vai reiniciar de novo. Até que vai perguntar se quer registrar o Windows e etc... continue seguindo as instruções.

Até que, hora, vai aparecer a área de trrabalho do Windows. Sucesso!! Fez tudo certinho até agora. 11.gif

3. CONFIGURAÇÃO BÁSICA

    Agora, vá em Meu computador. Aparecerá dois Discos locais, e mais alguma coisa. Duplo-clique no segundo Disco local. Vai aparecer que a partição não está formatada. Calma, isto é normal. Escolha o sistema de arquivos (segunda caixa), marque "Formatação rápida". Enfim, clique em Iniciar. Em poucos segundos, o processo finalizará e a partição estará pronta.

Instale os drivers de seus dispositivos. Agora depende do seu hardware, siga as instruções.

Sim: o Windows está pronto para ser usado. Covém fazer algumas alterações, opcionais, para um melhor desempenho. Visite o link a seguir:

Coletânea de DICAS II - "Atualizado" by Coloradows

OBSERVAÇÕES:

1. Não sei se varia, mas a instalação foi a do Windows XP Professional.

2. Se tiver alguma coisa errada, dá um toque.

3. Agradeço ao amigo _Lucas_ por indicar um tutorial de como fazer backup.

4. Para todos os casos de formatação, o procedimento é praticamente o mesmo.

5. Caso alguém tenha alguma dúvida sobre a instalação do Windows, visite este link - mais informações neste.

6. Tutorial feito por Gu1ggol, exclusivamente para o Fórum do Baboo. Este tutorial é protegido por leis mundiais: a reprodução ilegal deste resultará em severas penas criminais. 11.gif11.gif11.gif

Eh isso aew... valeu! Espero que gostem, e que acabe os tópicos com dúvidas deste tipo. 2.gif

Último EDIT: 15/7 - 10:23


TOU SEM TEMPO PRO FÓRUM, NÃO VOU VOLTAR TÃO CEDO.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom trabalho!!!

Eu só tenho uma dúvida...

Eu etenho o Windows XP e se eu quiser colocar o ME como é o processo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Data: 28/6/2005

Autor: _Luks

Bom trabalho!!!

Eu só tenho uma dúvida...

Eu etenho o Windows XP e se eu quiser colocar o ME como é o processo?

Valeu _Luks!!

Daí você tem que procurar pelo fórum "Como instalar o Windows ME". Na área dele, consegui um ótimo tutorial do _Lucas_. Segue link:

 

 

TOU SEM TEMPO PRO FÓRUM, NÃO VOU VOLTAR TÃO CEDO.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Data: 3/7/2005

Autor: maicontkd

parabéns Gu1ggol pelo belo trabalho, tirou todas as minhas duvidas.

na minha opinião devia ser pinado 4.gif!

 

Pô cara, que que é isso... eu que agradeço, e fico feliz por ter conseguido! Pinado... será? 46.gif

De qualquer jeito, eu que não vou discordar. 3.gif3.gif

TOU SEM TEMPO PRO FÓRUM, NÃO VOU VOLTAR TÃO CEDO.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Post inicial editado - incluído link para um tutorial. 2.gif


TOU SEM TEMPO PRO FÓRUM, NÃO VOU VOLTAR TÃO CEDO.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Data: 3/7/2005

Autor: _Lucas_

Mto bom! 4.gif

Thanks, _Lucas_!!


TOU SEM TEMPO PRO FÓRUM, NÃO VOU VOLTAR TÃO CEDO.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, você está d parabens! mt boa o tuto. mas eu queria saber uma coisa que não esta mencionada ai. eu queria saber como que eu formato o PC c o Windows não esta sendo ligado? é o mesmo procedimento?


O participante escovium foi banido do Fórum. Leia o relatório clicando aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Esse tópico é útil para você?
Então compartilhe e ajude outros internautas!
Entre para seguir isso  
Seguidores 0

  • Posts

    • - Eu costumo orientar sempre as pessoas a fazer o seguinte: - Configure o Modem (Equipamento do NET Vírtua) em Modo: Bridge se o mesmo for com Wireless integrado, pois estes Equipamentos são muito fracos no quesito qualidade de Sinal, procure pelo Manual dele na Internet e Configure em Modo Bridge. - Roteador sempre deve ser Configurado em Modo: Dynamic IP (IP Dinãmico) e efetuado o Clone MAC Address para o NET Vírtua, e a Wireless também deverá ser Configurado no Roteador - Sempre escolha Modo de Modulação: G/N Mixed e ou G/N/AC Mixed - Largua do Canal: Escolha Automático ou 20/40 - Canal , escolha sempre um livre e que não esteja sendo utilizado por Vizinhos - Repetidor sempre deverá ser Configurado com ás Informações idênticas ao Roteador  
    • Olá pessoal, Minha dúvida é bem simples, tenho uma formula com muitas condições na celula (A1).  O que eu gostaria é alterar todas as condições de A1 para B2 com um unico comando ao inves de alterar uma por uma.  A muito tempo eu fazia isso pelo teclado, mas agora não lembro a teclas. Um exemplo, mudar disso:  =SE(A1=C2;1);SE(A1=D2;2);SE(A1=E2;5);SE(A1=F2;6)etc...
      Para isso : =SE(B2=C2;1);SE(B2=D2;2);SE(B2=E2;5);SE(B2=F2;6)etc...
    • Olá pessoal, Minha dúvida é bem simples, tenho uma formula com muitas condições na celula (A1).  O que eu gostaria é alterar todas as condições de A1 para B2 com um unico comando ao inves de alterar uma por uma.  A muito tempo eu fazia isso pelo teclado, mas agora não lembro a teclas. Um exemplo, mudar disso:  =SE(A1=C2;1);SE(A1=D2;2);SE(A1=E2;5);SE(A1=F2;6)etc...
      Para isso : =SE(B2=C2;1);SE(B2=D2;2);SE(B2=E2;5);SE(B2=F2;6)etc...
    • Olá pessoal, Minha dúvida é bem simples, tenho uma formula com muitas condições na celula (A1).  O que eu gostaria é alterar todas as condições de A1 para B2 com um unico comando ao inves de alterar uma por uma.  A muito tempo eu fazia isso pelo teclado, mas agora não lembro a teclas. Um exemplo, mudar disso:  =SE(A1=C2;1);SE(A1=D2;2);SE(A1=E2;5);SE(A1=F2;6)etc...
      Para isso : =SE(B2=C2;1);SE(B2=D2;2);SE(B2=E2;5);SE(B2=F2;6)etc...
    • Instalei o driver de vídeo da AMD mais recente e ele identifica como M260. Fui na página da Dell, informei o número da etiqueta de serviço e vi nas configurações do note, consta AMD M265.

      O driver fornecido pela Dell, realmente instala como M265 de 2014. Já o mais atual da AMD, não. Inclusive baixei de forma manual um driver para o M265 e mesmo assim a AMD instala o M260. Tanto o driver da Dell quanto o mais recente da AMD, estão bem quentes chegando a 92°C até 100°C. Nas configurações de energia quando coloco pra "Otimizar o desempenho" do vídeo, o jogo roda a 60FPS tranquilamente. Porém esquenta demais, até queima embaixo.

      Agora estou usando as configurações que preservam a vida útil da bateria e o jogo está rodando a 40FPS e a 75°C.

      É muito frustrante você ter uma placa de vídeo com potência suficiente para rodar seu jogo favorito em 60FPS e não poder por deficiência no sistema de resfriamento planejado pela Dell.

      Quem tiver mais alguma ideia. Por favor.

         
    • Boa tarde pessoal.   Estou com problemas com a minha conexão WiFi, ela está muito instável atualmente, pelo menos 3 vezes por dia preciso resetar o roteador, acredito que o problema esteja no roteador um WDR 4300 (N750 da TP Link), segue os dados da minha rede: Net Virtua 1 Roteador WDR 4300 (N750 TP Link) 1 Repetidor da WA 850 RE (TP Link) 1 Computador ligado no cabo de rede. 1 Impressora Epson L365 WiFi 4 Celulares 1 Smart TV 2 Chromecast 1 PS4 1 Xbox 360 1 Tablet   Nem sempre todos estão conectados. Será que o roteador está sub dimensionado? Ou está mal configurado? Desde já agradeço a atenção.
    • Valeu, amigo. Obrigado.
    • Uma solução neste caso seria instalar os coolers alternativos de base, já que não há muito o que melhorar na refrigeração interna dele.
    • Não há outra alternativa se não forçar o reset para nova tentativa de instalação.
    • Lamentavelmente o navegador Opera está nas mãos dos chineses desde o ano passado. Eles pagaram US$ 600 milhões por ele e as apps da Opera..
O site BABOO está no ar para informar e ajudar o internauta de Windows. Este site foi publicado em 1999 por Aurélio "Baboo", engenheiro e um dos maiores especialistas brasileiros em Windows, que trabalha profissionalmente com esse sistema operacional desde 1987. Desde 2004 ele é premiado anualmente pela Microsoft como MVP (Most Valuable Professional) pela sua contribuição e ajuda à comunidade de usuários de Windows.

Em 2001 foi criado o
Fórum do BABOO para ajudar o internauta brasileiro a solucionar problemas e dúvidas sobre Windows, Segurança, Office, Hardware e outros temas. Desde 2010 a Microsoft também tem premiado o Mr.Million, administrador da área de Segurança do Fórum do BABOO, pelo seu incansável trabalho ajudando os internautas a remover vírus e malwares dos seus computadores. Atualmente ele é o único MVP brasileiro de Segurança em desktop.

O BABOO é o único site brasileiro coordenado por um especialista com reconhecimento internacional pela sua competência em Windows e que participa diariamente e ativamente nos comentários e discussões do site e fórum BABOO.