Ir para conteúdo

BABOO e KTS 2018 no YouTube Loja online do BABOO

Entre para seguir isso  
Clédio

RAID 1na P4S800D-X no w2K3

Mensagem Recomendada

Tenho uma P4S800D-X com suporte a SATA e RAID 0 e RAID 1 e dois HDs Seagate 160GB SATA.

Ativei o RAID 1 pela placa e gostaria de fazer uns testes, por exemplo, desligar um HD para ver se realmente vai funcionar o outro.

Se eu tirar um HD, o outro vai funcionar normalmente, ou tenho que mudar algo?

Vou instalar o Windows 2003 server. Precisa configurar algo no Windows ou na inicialização?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, mas para isso você deve ter feito o Raid 1, que e o espelhamento dos discos. E sim, se estiver tudo correto ele deve iniciar o sistema memso sem um hd, mas deve avisar antes de subir o sistema que a matriz raid esta com problemas, pois afinal é como se um HD tivesse tido problemas, mas isso depende da controladora, dessa sua placa nunca vi rolando não !

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, minha situação é igual a sua, a diferença e que minha MB é uma Gigabyte e tenho 02 HDs 80 SATA em RAID 1 ( Via controladora) no meu caso uma Adaptec Off Board. Instalei o Server 2003 Standard Edition mas segundo o gerenciador de discos o disco 02 esta com 100% de espaço disponível, ou seja, acho que não esta espelhando nada lá.  Na ajuda do Windows tem informação sobre com criar um volume espelhado (Raid1), só não sei se devo usar ou i se a configuração via hardware é o suficiente. Outra dúvida cruel é se por acaso a configuração via hardware estiver errada será que é possível reconfigurar a placa sem perder a instalação do servidor?

Amigo, vou acompanhar este post afinal nosso problema é parecido. Tenho pesquisado sobre o assunto, que sabe podemos nos ajudar. Espero que outros contribuam!

Um abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo lauro.jamarruste pode me dar uma ajuda quanto as duvidas que postei?

Compartilhar este post

Link para o post

Ok.

Acabei de criar o RAID 1 pela placa. Demorou mais ou menos uma hora. Instalei o 2003 server e apareceu apenas um HD, creio então qu eespelhou. No Windows só apareceu um também. Vou fazer uns testes agora. Vou desligar um HD para ver o comprotamento da máquina.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de fazer o teste. Desliguei  o HD 2 e deu uma mensagem que não lembro agora, mas iniciou normalmente. Depois voltei a ligar o HD 2 e pediu se eu queria sincronizar o Raid 1 com o Hd 2. Aceitei e está voltando a trabalhar em RAID. O problema maior que achei foi a demora na sincronização, mas está td certo. Qualquer novidade posto aqui para vcs.

Compartilhar este post

Link para o post

vou fazer o teste tirando o HD mas é normal no Windows informar que o outro HD esta com 100% de espaço livre?

se eu mexer na configuração da placa ferro o windows?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite,

Você deve configurar esta RAID-1 antes de instalar o Windows 2003 Server.

No Setup da placa-mãe ou da controladora você deve criar o mirror.

Ao instalar o Windows, provavelmente não vai reconhecer esse disco em raid. Então você deve ter o disquete / CD com o driver da controladora. Quando iniciar a instalação do Win03 você deve clicar em F6 para identificar o disco.

Já fiz raid com SATA e desta maneira funciona sem problema.

VAleu,

Bruno Carlos Silva.

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas respondendo a uma pergunta que ficou lá em cima.

Se você fizer raid por hardware, não ha a necessidade de fazer por software (na verdade você nem deve). E como já foi dito pelo nosso amigo, a matriz deve ser configurada antes da instalação do 2003, e o HD espelhado nem sera mostrado pelo windows.

E na hora da instalação tecle f6 quando requisitado para instalar drivers adicionais para sua controladora, assim ele ira reconhecer o HD normalmente e é so mandar bala !

Compartilhar este post

Link para o post

mas me esclareçam o seguinte: Se a raid (via hardware)estiver certa, apo´s a instalação do Windows em meu computador o HD não aparece, porém se vou no gerenciador de discos ele aparece porém como se estivesse desativado...é assim mesmo que tem que ficar?

O fato é que acho que fiz bobagem, porque acabei clicando com o botão direito do mouse e criei um novo volume só não formatei...pelo que vocês falaram não devia ter mexido via software, certo?

Se o caso for de reinstalar, como faço para salvar as configurações que fiz em outra máquina e depois recuperar de volta para não ter que fazer tudo de novo, tipo, usuários criados e suas respectivas permissões de acesso, scripts etc

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, pelo que você falou você mexeu no HD que esta fazendo o espelho. Isso não pode ser feito.

Mas até aí não tem tanto problema, não vai ser preciso reinstalar tudo de novo. Por que o HD que você utiliza esta normal, então é como se o seu HD que faz o mirror tivesse quiemado, então faça como se tal tivesse ocorrido. formate ele totalmente e depois ligue de novo o computador, se a matriz raid estiver funcinando ele vai automaticamente reconstruir a imagem no HD "novo" que você esta colocando  !

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso