Conteúdo: Default Ardósia Uva Barbie Morango Pôr do sol Banana Folha Chocolate Madeira
Fundo: Default Ardósia Uva Barbie Morango Pôr do sol Banana Folha Chocolate Madeira
Desenho: Liso Onda Linha Retalho Madeira Rocha Couro Colméia Vertical Triângulo
Bem-vindo ao Fórum do BABOO!

Desde 2000 o Fórum do BABOO tem ajudado milhões de internautas de Windows a resolverem seus problemas e dúvidas, além de ajudar na remoção de vírus e malwares de seus computadores. Somos o único fórum brasileiro coordenado por um especialista com reconhecimento internacional pela sua competência em Windows, então se você tem uma dúvida ou problema que nenhum outro fórum resolve, poste-a aqui pois o MVP Babooadora desafios!
  

O Fórum do BABOO também conta com a participação exclusiva do administrador da área de Segurança MVP Mr.Million que tem reconhecimento internacional da Microsoft pelo seu incansável trabalho ajudando os internautas a remover vírus e malwares dos seus computadores. Se o seu computador está infectado por algum vírus, ele te ajudará a removê-lo!
  

Nosso time de especialistas também inclui Patropi  Osvaldomp  Caze  Ciro-Mota  XERLOUCO ROUMS  Tatha que responderão suas dúvidas sobre diversos assuntos.
 

Participe da nossa comunidade! 

Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Diego_na_nett

Ligar Modulo de Som Automotivo em Fonte de PC

8 posts neste tópico

Alguém já conseguiu instalar um modulo de som automotivo na fonte do PC?

 

Como eu faço, vou ligar em uma fonte individual de 280W

 

O modulo é de 500W PMPO

 

Se possível fazer um desenho de um esquema de instalação eu agradeço muito...

O participante Diego_na_nett foi banido do Fórum. Leia o relatório clicando aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo.10.gif

Recentemente baixei um esquema para transformar uma fonte AT Troni de 300 W em uma fonte que entrega 13,8 volts a 20 ampéres para alimentar um transmissor para rádioamador. Isso dá uns 276 watts rms, mais que suficiente para os 500 watts pmpo, que deve dar uns 60 rms no máximo.

Se interessar, posso te enviar via e.mail.

Um abraço.4.gif


"O bom filho a casa torna"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom mas se eu ligar em uma fonte ATX, como eu faço, num te perigo da fonte "da um estouro" ou alguma coisa assim, se o esquema for em imagem posta aqui!


O participante Diego_na_nett foi banido do Fórum. Leia o relatório clicando aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja tentei fazeer isso quebrei a cara so gatei dinheiro

ta sendo dificil acha fonte com L2 dai eles falam para corta a trinha do 5V so dai explode a fonte veio

não faz isso aqui tentei acabei quase botando fogo em casa

127051-Paulo%20somffDDdsfd.JPG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo. 10.gif

 

Espero que esse tutorial possa te ajudar. Baixei no site do CRAM - Clube de Radioamadores de Americana.

Convertendo Fonte de PC em fonte de 13.8V20A


Imagine uma fonte de 13.8V/20A para sua estação pelo mesmo preço de uma fonte de PC! Talvez você já tenha conversado com algum colega que esivesse transmitindo com uma fonte dessas, talvez até conheça quem tem uma. Mas já experimentou perguntar para quem sabe como modificar? Provavelmente a resposta será muito complexa. Não sei por que certos colegas radioamadores gostam de guardar tantos segredos! Temos que compartilhas essas informações, assim todos saem ganhando.

Parte prática

  Bom, primeiro passo é conseguir uma fonte dessas. Ela deve ser de boa qualidade e ser de pelo menos 300W. A que eu mostro nas fotos eu comprei numa das lojinhas da rua Sta Efigênia em São Paulo. Talvez estejamos inflacionando o mercado com tanta procura por essas fontes. Eu mesmo comprei 6! Depois uns amigos compraram mais 10! A marca dessa fonte comprada é Troni. Na realidade, quem fabrica deve ser outra empresa e a Troni apenas coloca o nome, por que eu já vi outra fonte idêntica mas de outra marca. Mas tente achar da Troni, pois essa é garantido que funciona bem.

Foto 1 - Fonte original

Segundo passo, abra a fonte, desolde todos os fios de: +12V, +5V, GND, PG, -5V e -12V. Depois retire o L2. Tem dois indutores na saída da fonte, um grande e um pequeno, o L2 é o pequeno. Na foto 2 você verá a fonte antes da retirada dos fios e do indutor, na foto 3 já sem os fios e o indutor. Se a sua fonte não tiver o indutor L2, retire o jumper que está no lugar dele. E se sua fonte for de outra marca e não tiver nada parecido com o indutor L2, simplesmente corte a trilha de saída dos 5V do transformador. A retirada desse indutor é apenas para tirar a referência de 5V do circuito regulador.

Foto 2 - Antes da retirada dos fios e do indutor

Foto 3 - Após retirar o indutor e os fios

Terceiro passo, solde um diodo zener de 8.2V com o catodo (lista) ligado ao +12V. O anodo do zener você solda no anodo de um diodo retificador qualquer (ex:1N4001, 1N4004,  1N4007...). O catodo (lista) do diodo retificador você liga ao +5V. Ligue também um capacitor de 100uF/16V ou 220uF/16V em paralelo com os diodos, com o negativo ligado ao +5V. Agora é só ligar juntos uns 2 ou 3 daqueles fios que você retirou dos +12V a um borne vermelho, e o mesmo do GND a um borne preto. Está pronta sua fonte chaveada de 13.8V/20A.

Foto 4 - Já com os diodos e o capacitor

Parte teórica

Na realidade o que fizemos foi "enganar" o circuito que regula a tensão de saída da fonte. O circuito regulador recebe +/- 5V da saída do transformador, tendo esse valor como referência, se a tensão de entrada da rede elétrica subir ou descer, o regulador trata de corrigir isso na saída. Então o que fizemos foi tirar essa referência com a retirada do L2. O circuito de regulagem ficou sem referência.  

Colocando o diodo zener de 8.2V mais o retificador comum, tivemos uma diferença de 8.2V + 0.7V, totalizando 8.9V, some os 5V você terá 13.9V, bem próximo dos 13.8V. Se você quiser ter exatamente os 13.8V, consiga uma combinação de zener com diodo retificador, ou mesmo com led (1.7V) até a tensão desejada.

O capacitor em paralelo é para eliminar um zumbido que aparece em algumas fontes, esse zumbido aparece apenas numa certa faixa de consumo de corrente. No meu caso ele apareceu entre 500mA e 3A. Esse capacitor eliminou completamente o zumbido.

Essas fontes chaveadas tem proteção de sobrecorrente, curto e temperatura. Consegui 20A sem que ela se desarme. Se você colocar a saída em curto, ela se desarma. Para rearma-la basta desligar a fonte, esperar uns 5s (a ventoinha dá uma girada), e liga-la novamente. Segue abaixo o esquema da conversã

Esquema da conversão

 Só para terem uma idéia, coloquei essa fonte que alterei na 145.230 e ela aguentou por 7:30h ininterruptamente alimentando todo o repeditor que consome 15A. Depois ela se desarmou por excesso de temperatura. Foi só desliga-la e liga-la novamente que voltou normal. Mas para operação de uma estação normal, ela aguenta sem problemas, já que ninguém transmite por mais de 5 minutos direto.

Outra detalhe, estivemos pensando sobre os possíveis defeitos que poderiam ocorrer com a conversão. Se os diodos entrarem em curto, a fonte desarma, mas se um deles abrir, ela eleva a saída para 28V. Bom, eu nunca peguei um diodo aberto, só em curto, mas como proteção nesse caso, não custa colocar um varistor de 15V ou 20V em paralelo com a saída da fonte (+12V e GND). Se por algum motivo os diodos entrarem em curto, o varistor colocará a saída da fonte em curto e ela desarmará.

Fontes ATX

Hoje em dias as fontes são do tipo ATX, a única diferença que eu percebí, pelo menos na ATX da Troni, é que você terá que aterrar o fio verde para que ela funcione do mesmo jeito que as anteriores.

Responsabilidade

Esse modificação é fornecida apenas a título de experiência, não nos responsabilizamos pelo funcionamento ou não da modificação. Esperamos que a pessoa que vai fazer a modificação tenha algum tipo de experiência com eletrônica. Se você não sabe qual a função de um diodo ou mesmo de um resistor, peça a alguém com conhecimentos em eletrônica para efetuar a modificação para você.

ATENÇÃO

O dissipador de alumínio é ligado diretamente a fase da rede elétrica, não tente toca-lo para verificar se a fonte está esquentando, pois como existe um dobrador de tensão na entrada, poderá levar um choque de mais de 200V! Não manusear a fonte descalço.

 


"O bom filho a casa torna"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

também estou precisando de dicas para ligar um módulo (300 rms ) em casa. Uma fonte de teclado ( 12v 2a ) Resolveria meu problema ?

grato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

também estou precisando de dicas para ligar um módulo (300 rms ) em casa. Uma fonte de teclado ( 12v 2a ) Resolveria meu problema ?

grato

Olá amigo. :D

É só fazer os cálculos. Para uma potência de 300 watts RMS a 12 volts você precisará de, no mínimo, 25 ampéres. Com dois você nem mexe nos falantes. Nem essa aí do tutorial aguentaria, por causa dos picos.

Melhor comprar uma fonte projetada para isso, não uma chaveada.

Não precisava ter ressucitado esse tópico. Mandasse uma MP pra mim.

Um abraço. (Y)


"O bom filho a casa torna"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho duas fontes da marca troni.Por favor enviar para mim via e.mail.Esquema para transformar uma fonte AT Troni de 300 W em uma fonte que entrega 13,8 volts a 20 ampéres

[email protected] - Caro colega, Desde já agradeço pela sua atenção

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Responda via Facebook

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Esse tópico é útil para você?
Então compartilhe e ajude outros internautas!
Entre para seguir isso  
Seguidores 0

O site BABOO está no ar para informar e ajudar o internauta de Windows. Este site foi publicado em 1999 por Aurélio "Baboo", engenheiro e um dos maiores especialistas brasileiros em Windows, que trabalha profissionalmente com esse sistema operacional desde 1987. Desde 2004 ele é premiado anualmente pela Microsoft como MVP (Most Valuable Professional) pela sua contribuição e ajuda à comunidade de usuários de Windows.

Em 2001 foi criado o
Fórum do BABOO para ajudar o internauta brasileiro a solucionar problemas e dúvidas sobre Windows, Segurança, Office, Hardware e outros temas. Desde 2010 a Microsoft também tem premiado o Mr.Million, administrador da área de Segurança do Fórum do BABOO, pelo seu incansável trabalho ajudando os internautas a remover vírus e malwares dos seus computadores. Atualmente ele é o único MVP brasileiro de Segurança em desktop.

O BABOO é o único site brasileiro coordenado por um especialista com reconhecimento internacional pela sua competência em Windows e que participa diariamente e ativamente nos comentários e discussões do site e fórum BABOO.