Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pisperling

Identificação dos dispositivos de hardware.

Mensagem Recomendada

Identificando dispositivos de hardware

Não postem neste tópico pedidos de drivers. Ele é apenas um guia para a identificação.

Postarei 2 métodos para a identificação:

54.gif Método 1

Identificação via software Everest.

http://www.lavalys.com/products/download.p...d=3〈=en

Identificação dos dispositivos PCIs (mesmo sem drivers instalados).

33185-Everest01.jpg

Obs.: Em algums modelos o everest reporta incorretamente o dispositivo.

Identificação do modelo da placa-mãe.

33185-Everest02.JPG

54.gif Método 2

Identificação via Device ID.

Cada dispositivo possui sua marca e modelo. O Sistema Operacional identifica-os com base em informações contidas no seu chip. Elas são basicamente dividida em 3 partes:

• VENDOR ID: Identificação do Fornecedor;
  • DEVICE ID: Identificação do Dispositivo;
  • CLASS ID: Classe do Dispositivo.

Estas informações são recolhidas e guardadas pelo BIOS durante o POST (Power On Self Test) que posteriormente serão usadas pelo Sistema operacional. Esta tabela é atualizada a cada "boot". Estes dados estão descritos no arquivo de driver do dispositivo e é desta maneira que o Windows localiza e instala o driver comparando com a informação do PCI ID obtida durante o POST. Com isto em mãos, basta pesquisar nesta página para descobrir a marca (VENDOR ID) e modelo (DEVIDE ID) do dispositivo em questão. Esta página é um projeto comunitário que visa listar todos os dispositivos conhecidos num arquivo de texto, relacionando VENDOR e DEVICE ID com nomes compreensíveis para nós. Este arquivo não é completo porém está sendo atualizado constantemente.

http://pciids.sourceforge.net/

Utilizem de base o arquivo pci.ids

Para obter os dados sobre DEVICE e VENDOR ID o usuário poderá, durante o POST, pressionar a tecla PAUSE do teclado quando for listado os dispositivos (algumas placas mãe não informam estes dados), anotar as informações da tabela que irá aparecer.

33185-drivers_id.JPG

Analizando a imagem temos (ignorem o class id):

1106 - 0571 = VIA Technologies, Inc. - VT82C586A/B/VT82C686/A/B/VT823x/A/C PIPC Bus Master IDE

1106 - 3038 = VIA Technologies, Inc. - VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller

1106 - 3058 = VIA Technologies, Inc. - VT82C686 AC97 Audio Controller

10EC - 8139 = Realtek Semiconductor Co., Ltd. - RTL-8139/8139C/8139C+

1039 - 0300 = Silicon Integrated Systems [siS] - 300/305 PCI/AGP VGA Display Adapter.

É possível também obter os IDs via Windows. Em Win9x, abra o editor de registro e use a chave:

HKEY_LOCAL_MACHINEEnumPCI

e em NT/2000/XP, vá em: HKEY_LOCAL_MACHINESystemCurrentControlSetEnumPCI.

Nota: Caso um dispositivo tenha sido removido do sistema, o Windows ainda manterá a chave de registro referente a ele, portanto cuidado para não haver confusões. Se o usuário utilizar Windows XP a identificação poderá ser feita de outra forma, vá no gerenciador de dispositivos, clique em propriedades do item em questão e acione a aba detalhes, veja a imagem abaixo:

33185-drivers_id02.jpg

Sendo o VENDOR ID = 10DE e o DEVICE ID = 0163 temos:

10de nVidia Corporation

0163 NV44 [GeForce 6200 LE]

Editado em 31/08/2007

Editado por pisperling

...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu só postei para ficar anotado lá minha lista de posts para eu sempre vir nesse tópico, desculpe-me, mas eu não posso favoritar e nem colocar em um arquivo aqui no PC, pois estou no trabalho.

um abraço e até mais!

91134-logooooooooooooo.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Data: 21/1/2006

Autor: marioleandro

Eu só postei para ficar anotado lá minha lista de posts para eu sempre vir nesse tópico, desculpe-me, mas eu não posso favoritar e nem colocar em um arquivo aqui no PC, pois estou no trabalho.

um abraço e até mais!

??? 46.gif

...

Compartilhar este post

Link para o post

estou com um problema de som aqui no meu PC e queria saber se ao inves de instalar novamente o driver, não poderia fazer volta-lo a um estado anterior quando ainda tinha som no PC???

outra coisa também, eu queria saber como é que faz para saber se minha placa é onboard ou offboard...

Compartilhar este post

Link para o post
Data: 6/7/2006

Autor: sambufalo

estou com um problema de som aqui no meu PC e queria saber se ao inves de instalar novamente o driver, não poderia fazer volta-lo a um estado anterior quando ainda tinha som no PC???

outra coisa também, eu queria saber como é que faz para saber se minha placa é onboard ou offboard...

Dificilmente... se for XP você pode usar o system restore mas terá de saber o ponto em que seu audio estava funcional. Para saber se sua placa é on ou off o melhor método é abrir o micro e verificar.

...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu prefiro o Aida 32, tem os mesmo recursos do Everest e os recursos que são pagos ele tem é e gratis

Compartilhar este post

Link para o post

eu identifiquei a placa mas não sei o que fazer.

o PC da minhã irmã foi formatado e desde então, nenhum jogo roda, dizendo que não foi achado a placa aceleradora 3d.

a placa de vídeo é onboard, e no gerenciador de dispositivos ela está em <outros dispositivos> com o seguinte nome <controlador de vídeo (Compatível com VGA)>.

li varios fóruns e aq achei uma forma de identificar.

ele está assim... <PCIVEN_1039&DEV_6330>

gostaria de uma solução pro meu problema, sou leigo em hardware e vi aq uma solução, espero que me ajudem...

agradeço

Compartilhar este post

Link para o post

me ajude a instalar a minha webcam bakpix 480k, ela veio com o ce mas ele não instala o que preciso fazer...

Compartilhar este post

Link para o post

desculpa se eu postei no lugar errado , mas meu problema é o seguinte:

estou preciando instalar um drver num PC velhinho aqui de casa ,é um driver de vídeo -  Controlador de Video(Compatível com VGA) , mas não achei em lugar algum .... eu segui seu tutorial para identificar e tenho esses numeros :

http://img125.imageshack.us/img125/4958/imagem1he5.jpg

ou seja apareceram esses numeros , mas como vou saber qual é o fabricante e o modelo?

/

VEN_102C

DEV_00E5

eu tentei pesquisar por aqui mas não encontrei também

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Zucov   

Galera, achei esse tópico fantastico, tenho certeza que ajudará muitas pessoas que tem dificuldade para descobrir quais são seus dispositivos, entretanto possuo uma webcam que não possui nunhuma marca ou modelo na parte externa da webcam, já procurei na net fotos de webcams mas nenhuma delas se parece com a minha e eu acabei perdendo o CD de instalação da mesma, gostaria de uma ajuda pois seguindo este tutorial não consegui descobrí que marca e que modelo seriam, aí vai um print da tela de configuração do dispositivo e uma foto da webcam:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso