Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Bruno M.

tutorial Tutorial: Como atualizar a BIOS básico

Mensagem Recomendada

Bruno M.   

Básico sobre atualização de BIOS

Introdução

Apesar de ser uma operação simples, atualizar a BIOS é algo um tanto arriscado. Tal risco se deve ao fato de que, se algo der errado, a placa-mãe do computador pode ficar inutilizada. Mesmo assim, a atualização de BIOS é feita com grande freqüência. Isso acontece porque a tecnologia de hardware avança muito rápido, principalmente em relação aos HDs e processadores.

A BIOS é um programa que fica armazenado em uma memória especial localizada na placa-mãe. Trata-se de um tipo de memória ROM. O tipo mais usado atualmente é a Flash-ROM (ou Flash-BIOS), que pode sofrer modificações, ou seja, atualizações, por um software especial desenvolvido geralmente pelo fabricante. Um tipo de ROM utilizado em computadores mais antigos é o EPROM (Erasable Programmable ROM), que precisa de equipamentos especiais para apagamento e escrita de dados. Isso deixa claro que este tutorial visa a atualização de BIOS em chips Flash-ROM.

Chip CMOS

cmosaward.jpgEssa memória ROM fica armazenada num chip conhecido como CMOS (figura ao lado), onde também se encontram o SETUP (uma espécie de interface gráfica que permite configuração de hardware) e o POST (teste de componentes do computador quando o mesmo é ligado). A BIOS (Basic Input Output System), como já foi dito, também fica neste chip e consiste num programa responsável pela tradução das instruções do sistema operacional e dos aplicativos em comandos que podem compreendidos pelo hardware da máquina.

Motivos para atualizar a BIOS

Quando atualizamos a BIOS, estamos na verdade atualizando a ROM-BIOS, ou seja, a BIOS, o POST e o SETUP. E esta atualização só é necessária se existir problemas de funcionamento no PC, que podem ser corrigidos com a atualização. Outra razão é que equipamentos de hardwares são lançados constantemente e pode ser necessário atualizar a BIOS para que seu computador suporte o novo hardware. Isso acontece muito com os processadores. Por isso, se seu computador não se situa em nenhum dos casos acima, não há motivos para atualizar a BIOS. Isso deixa claro que esse procedimento só deve ser feito em caso de utilidade. Atualizar simplesmente para manter a versão mais nova é algo extremamente desnecessário.

O porquê dos riscos

A atualização pode falhar e deixar a placa-mãe fora de uso. Isso pode acontecer por exemplo, se durante o processo de atualização a energia elétrica faltar. Além disso, o arquivo de atualização pode estar corrompido ou um engano em relação ao arquivo de atualização ocorrer e o usuário "pegar" uma versão errada para sua placa-mãe. Mesmo se isso ocorrer, há como resolver o problema, mas somente técnicos experientes têm qualificação para isso.

Atualizando a BIOS

A primeira coisa a se fazer para atualizar a BIOS é identificar o fabricante, o modelo e a versão da placa-mãe. Geralmente estas informações se encontram no manual que acompanha a placa. Em seguida, é conveniente anotar os dados existentes no SETUP. Isso porque o processo de atualização costuma apagar toda a configuração existente no mesmo. Dependendo do modelo da placa-mãe, pode ser necessário alterar um jumper, que funciona como uma espécie de dispositivo de segurança contra gravações indevidas. Para certificar-se desta necessidade, é imprescindível consultar o manual da placa-mãe. Antes de prosseguirmos, é necessário citar que o processo de atualização deste tutorial segue um modelo padrão, que pode ter grandes diferenças em relação à determinadas placas-mãe. Por isso mesmo, é necessário consultar o manual da placa ou consultar o site do fabricante para as devidas orientações. Usaremos aqui, um guia baseado em BIOS da Award, muito comum no Brasil.

Estando ciente dos pontos acima, acesse o site do fabricante da placa-mãe e procure a área correspondente à atualização de BIOS. Na página correspondente, siga as instruções fornecidas e faça o download dos arquivos necessários à operação. Pode ser que o arquivo que contenha a nova BIOS esteja em formato ZIP, sendo necessário descompactá-lo. Depois de descompactado, o arquivos com a BIOS geralmente possue a extensão BIN. Um outro arquivo que geralmente é baixado junto, é o programa que faz a gravação da nova BIOS. No caso da Award, este programa recebe o nome de awdflash.exe (nada impede que novas versões utilizem um outro programa). Vale dizer que é expressamente recomendável utilizar o programa que o fabricante indica para o modelo de sua placa-mãe. Alguns fabricantes de placa-mãe, com o objetivo de facilitar o processo de atualização, colocam ainda um arquivo com extensão BAT junto com os outros arquivos. Ele tem a finalidade de automatizar alguns processos da atualização.

Iniciando a atualização

A operação de atualização da BIOS deve ser feita através de um "boot limpo", ou seja, nenhum programa deve ser carregado na memória a não ser o arquivos io.sys, msdos.sys e command.com. Para fazer isso, insira um disquete no drive A e no prompt do DOS digite format a:/s/u e tecle enter. Também, verifique se no SETUP a seqüência de boot tem o disquete como primeira opção. Concluído estes passos, reinicie o computador com o disquete de "boot limpo" que você acabou de criar e aguarde o prompt aparecer.

Outra maneira de dar boot limpo é simplesmente ficar pressionando o botão F8 e no menu que aparecer, escolher "somente prompt de segurança". Mas isso somente funciona com o Windows 95 e 98. Para os demais sistemas é necessário usar o disquete de boot.

Quanto aos arquivos para a atualização da BIOS, você pode colocá-los num disquete ou no HD da máquina, desde que você saiba o local onde deixou.

O passo a ser seguido agora, é o de fazer backup (cópia de segurança) da BIOS existente, caso ocorra algum problema na atualização. Para isso, usá-se o programa awdflash (ou equivalente) através do comando no prompt: awdflash /pn /sy. Após digitar isso, aperte enter. Irá surgir uma tela onde você indicará um nome para o arquivo da BIOS atual. Esse arquivo terá extensão BIN. Após ter realizado este processo, reinicie a máquina, dando um novo "boot limpo". Agora, digite o comando awdflash BIOS.bin (ou equivalente, conforme orientação no site do fabricante) e tecle enter, onde BIOS.bin é nome da nova BIOS. O programa perguntará se você quer mesmo gravar a nova BIOS. Você deverá responder teclando Y (do inglês yes). Neste exato momento, a gravação começará e ao término, aparecerá um opção para sair do programa ou reiniciar o computador. Mas atenção: se alguma mensagem de erro surgir, DE FORMA ALGUMA, REINICIE A MÁQUINA! Execute o processo de gravação novamente. Se o erro persistir, regrave o backup que você fez. Agora, resta somente reiniciar o computador e configurar o Setup com os dados que você anotou. Pronto, a atualização está pronta.

fonte:http://www.wester.hpg.ig.com.br


Crie um atalho para o seu perfil do orkut! www.meuperfil.net

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Bruno,

Primeiro, eu gostaria de lhe parabenizar pelo ótimo tutorial. Foi você mesmo que fez? Se não, seria viável colocar a fonte do artigo/matéria. Mas se foi você, parabéns.

Segundo, não seria mais coerente que as dúvidas pudessem ser postadas aqui?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bruno M.   

Olha eu comecei a fazer um, mas como eu yenho 15 anos e tá no final do ano não tive tempo pois estou em temporada de provas e tá meio corrido então eu achei esse tutorial num site, daqui a pouco eu posto da onde eu tirei, quando as dúvidas é para elas serem postadas sim aqui no fórum aquela mensagem "Dúvidas mande-me um e-mail" faz parte da minha assinatura!

Mesmo assim, muito obrigado!


Crie um atalho para o seu perfil do orkut! www.meuperfil.net

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Daqui há pouco a primeira página do fórum "Hardware em geral e overclock" só vai ter tutoriais ! 16.gif Que venham eles ! Quanto mais e diversificados melhor ! Parabéns Bruno pela iniciativa ! Acho que deve ser fixado também !

4.gif


____________________________________

ABIT KD7-E Via KT333

ATHLON XP 2400+@12x166 AIUCB 1.65V

POWMEN SAMSUNG PC2700 512 Mb 2-3-7-3 2.55V

ANTEC 550W 3.30-4.97-11.86V

VOLCANO 7+ 5.037 rpm

____________________________________

Brasil - SP Capital

ICQ: 162155256

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deveríamos complementá-lo com uma visão geral sobre HardWare.. Quem estiver disposto a ajudar, ou mesmo se o amigo Bruno estiver disposto, podemos colocar essa complementação na lista de prioridades, que temos.. E sem dúvida, é um ótimo inicial, mas como você disse, a primeira página seria só tutoriais.. =/ Então, nada de tão específico. Eu mesmo, quando terminar de escrever a matéria sobre overclock em VGA's, apagarei o atual e generalizarei o mesmo, sendo tanto processadores, como VGA's. Ou talvez, se o Baboo concordar, colocaremos na seção de Tutoriais do Baboo.com.br.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
XES@O   

Bom tutorial!!!

após algumas atualizações na BIOS, fiquei curioso para saber oque significava os parâmetros do awdflash.exe

e pesquisando achei este:

Awdflash 7.72 ©Award Software 2000 All Rights Reserved

Usage: AWDFLASH FileName1 FileName2 /<sw>

FileName1 : New BIOS Name For Flash Programming

FileName2 : BIOS File For Backing-up the Original BIOS

<Swtches>

?: Show Help Messages

py: Program Flash Memory pn: No Flash Programming

sy: Backup Original BIOS To Disk File sn: No Original BIOS Backup

Sb: Skip BootBlock programming sd: Save DMI data to file

cp: Clear PnP(ESCD) Data After Programming

cd: Clear DMI Data After Programming

cc: Clear CMOS Data After Programming

R: RESET System After Programming cks: Show update Binfile checksum

Tiny: Occupy lesser memory

E: Return to DOS When Programming is done

F: Use Flash Routines in Original BIOS For Flash Programming

LD: Destroy CMOS Checksum And No System Halt For First Reboot

After Programming

cksXXXX: Compare Binfile CheckSum with XXXX

Example: AWDFLASH 2a59i000.bin /py/sn/cd/cp/cks2635

Como já faz algum tempo não me lembro da fonte mas se achar eu posto aqui.


By XES@O>

--------------------------------------------------------

|AMD Barton 2600+@2.3GHz|Vcom 21B + A S Ceramique |

|MSI K7N2 Delta-L|MARKVision 2x256Mb DDR400 |

|ATI Radeon 8500 64MB 275/550|Pixelview PlayTVPRO ULTRA |

|Maxtor 40Gb ATA133@7200rpm|MS Digital Media Pro Keyboard|

|LG GCC-4480B|LG Flatron 795FT Plus|Logitech MX 310 |

--------------------------------------------------------

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ZR   

Realmente muito Objetivo. Parabéns.

ZR

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bruno M.   

----------------

On 12/6/2002 8:28:18 PM ZR wrote:

Realmente muito Objetivo. Parabéns.

ZR

----------------

Obrigado! más os créditos não são só meus também são do criador do texto!


Crie um atalho para o seu perfil do orkut! www.meuperfil.net

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
PaLoMiNo   

a pedidos do nosso amigo CLOBBY essa msg foi editada


Participante expulso por ma-comportamento em 03/02/03

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

×