Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pisperling

Sobre a divulgação e alteração de ESN e IMEI.

Mensagem Recomendada

Sobre a divulgação e alteração de ESN e IMEI

 

ESN

 

  Electronic Serial Number - Número Serial Eletrônico, é um número atribuído a cada estação móvel no momento de sua fabricação. Geralmente, o fabricante o escreve na parte posterior do aparelho, onde é colocada a bateria. Pode vir escrito na forma decimal (11 dígitos numéricos) ou hexadecimal ( 8 dígitos alfanuméricos). Os três primeiros algarismos no número em decimal ou os dois primeiros em hexadecimal indicam o fabricante.

 

 

IMEI

  International Mobile Equipment Identity (IMEI), um número de identificação do aparelho com 15 algarismos, que é programado na fábrica. O IMEI, ao contrário do ESN dos demais sistemas celulares digitais, não tem participação ativa no cadastro do usuário. Um SIM chip (ou usuário) pode utilizar diversos aparelhos ou IMEI diferentes.

  Como o SIM chip pode ser utilizado por diversos aparelhos, um usuário mal intencionado pode fazer uso de aparelhos roubados mais facilmente. Ao contrário dos sistemas atuais o GSM permite ao usuário trocar de modelo sem necessitar realizar novamente a habilitação. Para reduzir os transtornos causados pelo furto de celulares, várias operadoras vêm tentando impedir o uso de celulares roubados em suas redes.

Funcionamento do IMEI

  Cada vez em que é ligado, o celular executa um procedimento conhecido como registro. Durante este processo, o IMEI do celular é checado em um banco de dados chamado EIR - Equipment ID Register que fica na operadora. Nesta base de dados o aparelho pode ser caracterizado como verde, cinza ou preto.

Verde representa que o celular encontra-se regularizado.

Cinza que o celular é suspeito de roubo ou fraude. 

Preto que o celular é roubado e não pode ser utilizado.

O EIR é hoje o principal mecanismo de combate ao roubo de celulares. Já começam a surgir no mundo grandes bases de dados que alimentam os bancos de dados das operadoras com o IMEI de aparelhos roubados; algo como um SPC dos celulares roubados.

  Teoricamente esse sistema funcionaria, não fosse um detalhe quase desapercebido, o IMEI de um aparelho pode ser trocado. Ao trocar o IMEI do celular roubado, o ladrão seria capaz de limpar o celular. Isso acaba alimentando a indústria de roubo de aparelhos de Celular GSM.

  Além da fraude acima onde IMEIS "LIMPOS" são utilizados para esquentar celulares roubados outra forma de fraude é a clonagem do celular. Procurando minimizar o problema, foram criados vários sistemas capazes de traçar perfis do usuário. Através desse tipo de sistema, um usuário que fizesse uso de muitos aparelhos (IMEI) diferentes seria facilmente identificado e poderia ter seu comportamento questionado pelas operadoras ou monitorado pela polícia. Trata-se de uma solução semelhante aos sistemas de combate à fraude, já utilizados. No entanto, os sistemas podem não funcionar tão bem quanto se imagina. Considerando que o IMEI pode ser alterado basta mudar o IMEI do celular roubado para um IMEI já mapeado como legítimo para o sistema não ser capaz de identificar a fraude.

Texto retirado de http://www.cfsec.com.br/artigos/ysp_0003.pdf

 53.gif Portanto é proibida a divulgação e métodos de alteração de números IMEI e ESN de celulares aqui no fórum para a segurança de todos que o utilizam.

Os tópicos para desbloqueio estarão abertos somente para dúvidas e não mais para pedidos de desbloqueios, portanto não postem o nº IMEI de seu celular, apenas solicitem auxílio para efetuar o processo.

Alteração de ESN e IMEI são para fins de reparo no ATC (celular) e somente efetuadas em oficinas/lojas autorizadas e de forma "legal". Qualquer alteração que não seja para fins corretivos é "ilegal" e portanto crime perante a lei vigente. Este fato é abrangido pela regra 1.1 do fórum.

Grato pela atenção e compreensão.

...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

×