Conteúdo: Default Ardósia Uva Barbie Morango Pôr do sol Banana Folha Chocolate Madeira
Fundo: Default Ardósia Uva Barbie Morango Pôr do sol Banana Folha Chocolate Madeira
Desenho: Liso Onda Linha Retalho Madeira Rocha Couro Colméia Vertical Triângulo
Bem-vindo ao Fórum do BABOO!

Desde 2000 o Fórum do BABOO tem ajudado milhões de internautas de Windows a resolverem seus problemas e dúvidas, além de ajudar na remoção de vírus e malwares de seus computadores. Somos o único fórum brasileiro coordenado por um especialista com reconhecimento internacional pela sua competência em Windows, então se você tem uma dúvida ou problema que nenhum outro fórum resolve, poste-a aqui pois o MVP Babooadora desafios!
  

O Fórum do BABOO também conta com a participação exclusiva do administrador da área de Segurança MVP Mr.Million que tem reconhecimento internacional da Microsoft pelo seu incansável trabalho ajudando os internautas a remover vírus e malwares dos seus computadores. Se o seu computador está infectado por algum vírus, ele te ajudará a removê-lo!
  

Nosso time de especialistas também inclui Patropi  Osvaldomp  Caze  Ciro-Mota  XERLOUCO ROUMS  Tatha que responderão suas dúvidas sobre diversos assuntos.
 

Participe da nossa comunidade! 

 

Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Kael Arthas

TUTORIAL

Tutorial: RAID 5 no Windows XP Professional

25 posts neste tópico

38766-WinXPRAID5.jpg

Como sabemos o Windows XP Professional só oferece suporte nativo ao RAID 0, mas com algumas modificações é possível aumentar este suporte para RAID 1 e RAID 5, igualando-o neste ponto às versões Server da Microsoft.

 

 

 

52.gif  Como Criar um RAID?

A ferramenta RAID pode ser implementada por duas maneiras: Por software ou por Hardware. Sendo que, antes de avaliarmos esta questão, vamos lembrar sem muito detalhes o funcionamento e as características dos principais níveis RAID existentes.

RAID é um acrônimo para Redundant Array of Independent Disks. Isto é, o objetivo da tecnologia é usar discos independentes a fim de criar uma matriz (array) redundante para armazenar os dados. Os níveis (0, 1, 5, etc) correspondem ao modo como esta matriz é implementada.

18893-pasta_i.gifRAID e seus diversos Niveis

O RAID 0 não é uma técnica que prevê tolerância a falhas, pois nenhuma informação de paridade ou copia de dados é feita entre os discos que compõem a matriz. Seu ponto positivo é a performance, pois como os dados de cada arquivo são armazenados de forma distribuída entre os discos, o tempo é drasticamente reduzido devido ao paralelismo no acesso físico. Contudo, se você tiver um RAID 0 com 5 HD’s (mínimo é 2) e um disco parar, todos os dados serão perdidos.

38766-WinXPRAID51.jpg

O RAID 1 é conhecido como mirroing (espelhamento) e tem como ponto positivo a tolerância à falhas. Quando dois discos são espelhados, a cada gravação de dados duas operações de escritas são feitas. Se o disco principal parar, o “espelho” assume seu lugar de forma totalmente transparente ao usuário. Como ponto negativo, o usuário sempre perderá 50% da capacidade de armazenamento instalada na CPU.

38766-WinXPRAID52.jpg

O RAID 5 une o melhor das duas técnicas anteriores. Os dados de cada arquivo são distribuídos entre os HD’s e uma informação de paridade é calculada e também armazenada de forma distribuída entre os discos. Com isso se ganha no paralelismo do acesso e, se um disco falhar, a informação perdida é reconstruída a partir dos dados gravados nos outros discos e da operação lógica XOR (Exclusive OR, OU Exclusivo). É evidente que neste caso o sistema terá sua performance diminuída devido à latência adicional para o processamento da operação XOR.

18893-pasta_i.gifVeja mais sobre a operação XOR

38766-WinXPRAID53.jpg

Uma matriz RAID pode ser criada por hardware ou por software. A implementação por Hardware é feita através de uma placa de expansão normalmente instalada em slot’s PCI, PCI-E, PCI-X, bem como a partir da integração de um circuito integrado na placa-mãe, como vem ocorrendo há algum tempo mesmo entre as “MOBOS” para Desktops.

18893-pasta_i.gifVejam mais sobre Hardware para RAID nesta excelente TM do Ipatinga

38766-WinXPRAID54.jpg

A implementação por Software é o que estaremos implementando neste tutorial, onde toda a configuração é feita depois que o S.O. é instalado e o processador da máquina é que fica responsável pelas operações lógicas relacionadas.

Assim como ocorre em toda analise entre interfaces on-board e off-board, é claro que o RAID por hardware é melhor, pois além de aliviar o processador também nos permite criar uma matriz RAID bootável, uma vez que a configuração da controladora RAID está disponível durante o POST da maquina.

É devido a essas razões que o RAID por software só se justifica basicamente em duas situações: Quando a MOBO não possuir uma controladora RAID integrada, ou quando você tiver pelo menos 3 HD’s (além do HD do sistema) para compor um RAID 5 e seu sistema não for formado por uma MOBO que suporte RAID 5. Se este não for seu caso, vamos ao passo-a-passo para dotar o Windows XP do suporte ao RAID 5.

18893-pasta_i.gifMais informações sobre RAID

38766-WinXPRAID55.jpg

 icon_win.jpg  Windows XP PRO com RAID 5

o Windows XP pode reconhecer os HD’s instalados como discos básicos ou discos dinâmicos. No primeiro caso, eles podem ser divididos em partições primarias, estendidas e unidades lógicas. Quando um HD é dinâmico só podemos criar volumes, não mais partições.

Na pratica, a diferença entre as implementações está nas tarefas que são suportadas. RAID, por exemplo, só pode ser criado sobre volumes, e é por isso que nossa primeira tarefa será converter os 3 HD’s SCSI para discos dinâmicos. Para isso, vá até o Gerenciamento do Computador (Iniciar > Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Gerenciamento do Computador) e clique em Gerenciamento de discos:

38766-WinXPRAID56.jpg

Selecione qualquer disco básico, clique com o botão direito e vá em Converter em disco dinâmico, em seguida selecione os discos que deseja converter e clique em OK.

38766-WinXPRAID57.jpg

Agora clique com o botão direito sobre algum dos discos dinâmicos e selecione a opção Novo Volume. O assistente será iniciado, clique em avançar até a tela abaixo, onde você verá que o Windows XP só suporta nativamente Volume Simples (criado sobre um único HD), estendido (um ou mais HD’s são usados; o espaço do primeiro é usado, depois o do segundo e assim por diante; se um disco falhar, todos os dados serão perdidos) e Distribuído (este é o RAID 0).

38766-WinXPRAID58.jpg

Vejamos agora o procedimento necessário para adaptar o Windows XP PRO ao RAID 5. Primeiramente, localize e copie os arquivos para qualquer pasta:

seta_azul_mini.gif dmboot.sys (c:Windowssystem32drivers)

seta_azul_mini.gif dmconfig.dll (c:Windowssystem32)

seta_azul_mini.gif dmadmin.exe (c:Windowssystem32)

Agora precisamos de um editor hexadecimal, para este tutorial utilizarei o UltraEdit-32.

18893-pasta_i.gifVeja uma lista destes Softwares

Após a instalação, com o programa aberto abra o arquivo dmboot.sys, em seguida vá até: Search > Find > selecione a caixa “Find ASSCII” e em Find what digite WINNT e clique em Find Next:

38766-WinXPRAID59.jpg

seta_azul_mini.gif Modifique os arquivos conforme mostrado nas figuras:

38766-WinXPRAID510.jpg

seta_azul_mini.gif Faça o mesmo procedimento com o arquivo dmconfig.dll buscando por LANMANNT:

38766-WinXPRAID511.jpg

seta_azul_mini.gif E por ultimo com arquivo dmadmin.exe procurando por SERVERNT:

38766-WinXPRAID512.jpg

Feita as alterações substitua os arquivos em questão em suas pastas já especificadas:

38766-WinXPRAID513.jpg

A cada arquivo substituído, como são arquivos do sistema o Windows tentará restaurar os arquivos originais através do CD de instalação do Windows. Mais, como fizemos estas mudanças para que o Windows suporte o RAID 5, devemos manter a substituição, para isso clique em “cancelar” e em seguida em “sim”. Como mostrado abaix

38766-WinXPRAID514.jpg

Agora voltamos ao Gerenciador do Computador nas Ferramentas Administrativas e em Gerenciamento de Discos, clicamos novamente em “Novo Volume...” e temos agora as opções de RAID 1 (Espelhamento) e RAID 5:

38766-WinXPRAID515.jpg

Como nosso tutorial é sobre RAID 5, vamos criá-lo. Clique sobre RAID 5 e em avançar. Adicione os discos que farão parte desta matriz e clique em avançar:

38766-WinXPRAID516.jpg

Especifique uma letra para o novo volume, na tela seguinte o Sistema de arquivos:

38766-WinXPRAID517.jpg

Agora é só concluir o assistente e esperar a criação do RAID 5:

38766-WinXPRAID518.jpg

Agora é aproveitar o beneficio conquistado com Windows XP Professional, agora com RAID 5:

38766-WinXPRAID519.jpg

Fonte: Toms Hardware

 


38766-titled15.jpg

Autor e Direitos autorais: § Kael Arthas §

38766-Untid21.jpgNenhuma parte deste tutorial poderá ser reproduzida sem a previa autorizarão do Autor

38766-Until3.jpgAtualizado em: 01/04/2006



t_closed.pngKael Networks -->Artigos, Soluções, Dicas e novas Tecnologias<--

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Apenas complementando...

Para o RAID-5 ou Stripe Set com paridade (paridade = analise das informações quando estão sendo gravadas em ambos os discos, obtidas por calculos matemáticos, o que o torna tolerante a falhas) ser possível, são necessários no mínimo 3 discos e, caso dois falhem (oque não é comum, mas pode vir a ocorrer) ao mesmo tempo, não é possível recuperar as informações pela paridade.

 

Agora, ficou SHOW de bola Kael, já tinha lido sobre esta informação mas nunca tinha feito a implementação real 2.gif 4.gif

Possui uma dúvida? Iniciou um tópico? Encontrou o que desejava? Então seja educado e marque o tópico como resolvido se sua questão foi esclarecida!

Facilite a vida de todos que aqui passam para procurar/esclarecer suas dúvidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Data: 15/4/2006

Autor: Anderson T

Apenas complementando...

Para o RAID-5 ou Stripe Set com paridade (paridade = analise das informações quando estão sendo gravadas em ambos os discos, obtidas por calculos matemáticos, o que o torna tolerante a falhas) ser possível, são necessários no mínimo 3 discos e, caso dois falhem (oque não é comum, mas pode vir a ocorrer) ao mesmo tempo, não é possível recuperar as informações pela paridade.

Agora, ficou SHOW de bola Kael, já tinha lido sobre esta informação mas nunca tinha feito a implementação real2.gif4.gif

Anderson, não me aprofundei muito na explicação sobre RAID porque a intenção do Tutorial era mostrar passa a passo o processo do Windows XP, por isso que indiquei varios link''s completando o assunto.

Obrigado pelo Pino e pela Força. 4.gif

[]''s

Kael Arthas


t_closed.pngKael Networks -->Artigos, Soluções, Dicas e novas Tecnologias<--

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente dica, pino totalmente merecido!

Agora as dúvidas:

- Notou algum ganho REAL de performance?

- No tutorial você montou o RAID com HDs IDE ou SATA (Vi no original o uso de HDs SATA)?

Grato, e novamente parabéns!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Com relação ao desempenho é bem semelhante ao RAID 4 (paridade separada em apenas um dos discos), e é reduzida um pouco devido a paridade ser distribuída entre os discos causando esta redução de desempenho na leitura dos dados não na gravação que é o oposto salvo em casos de arquivos grandes.

Possui uma dúvida? Iniciou um tópico? Encontrou o que desejava? Então seja educado e marque o tópico como resolvido se sua questão foi esclarecida!

Facilite a vida de todos que aqui passam para procurar/esclarecer suas dúvidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Uma vez escolhido as uma opção EX: Espelhamento, tudo que for feito no disco principal pelo que entendi o "Integro" sera gravado no outro disco tranformado para dinãmico e seta com volume espelho?

<< Eu por todos e todos por mim >>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Ambos os discos a serem utilizados no RAID necessitam ser "dinâmicos".

Possui uma dúvida? Iniciou um tópico? Encontrou o que desejava? Então seja educado e marque o tópico como resolvido se sua questão foi esclarecida!

Facilite a vida de todos que aqui passam para procurar/esclarecer suas dúvidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então sigo os mesmos procedimentos do tutorial para Transformar meu Disco1 (windows) em dinâmico e crio um Volume Espelhado? Oque estou precisando saber, é aonde dizer que o disco1 sera a matriz e dusco2 o espelho.


<< Eu por todos e todos por mim >>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Amigo tenho dois hds sata de 80gb e um terceiro aonde realizo backups a minha pergunta é :

 

Posso fazer o raid 5 apenas nos hds sata e manter o IDE a parte desta alteração, existe um ganho de performance nesta operação em quantos % que justifiquem esta  operação.

 

Pelo que entendi o total dos dois discos e somado e mostrado um único total, mas não existe a dobra da copia do sitema operacional, e dos softwares instalados não ocorre o mesmo caso ?

 

 

Grato

E.B.M. Old School

EBM Never Dies !!

www.wumpscut.de

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Para qual finalidade pretender aplicar o RAID?

Com relação ao desempenho depende de qual é à aplicação e necessidade do RAID.

 

register.icon.gif

Possui uma dúvida? Iniciou um tópico? Encontrou o que desejava? Então seja educado e marque o tópico como resolvido se sua questão foi esclarecida!

Facilite a vida de todos que aqui passam para procurar/esclarecer suas dúvidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a minha intenção e performance, estabilidade e segurança !


E.B.M. Old School

EBM Never Dies !!

www.wumpscut.de

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico é muito antigo e está impedido de receber novos posts. Se você quiser ajuda ou suporte, crie um novo tópico.
Esse tópico é útil para você?
Então compartilhe e ajude outros internautas!
Entre para seguir isso  
Seguidores 0

  • NOVIDADES DO SITE BABOO

  • Posts

    • Funcionou. Obrigado a todos pelo empenho e dedicação em ajudar.
    • Ola...Eu estou com um video e ele tem um logo ou tarja em fim ele tem um site escrito na tela do video de tal forma que quando cliko em play essa escrita(tarja ou logo ou marca de agua) se movimente de baixo para cima ...ou seja no inicio do video ela começa em baixo e com o video rodando ela vai subindo até chegar na parte superior juntamente com o final d video.Eu sei como remover as marcas de agua (tarja ou logos) fixo mas em moviemento assim ainda nao vi nada igual. Então...? Como remover essa escrita(tarja ou logo ou marca de agua) em moviemnto  da tela do video?
    • Osvaldo, era exatamente isso! Muito preciso. Muito Obrigado pela ajuda!
    • Boa Noite , e obrigado Ciro   Instalei e executei os comandos usando o cmd via adminstrador, a primeira execução apresentou erro e segunda não apresentou erro, fiz o teste com o programa em questão e ainda assim apresenta o mesmo erro. Somente um detalhe fiz a chamado diretamente no diretorio de instalação do programa, pois em outro diretorio ele não "enxergava"  o programa , veja abaixo os detalhes da execução, e mais uma vez obrigado C:\Windows\system32>cd C:\Program Files (x86)\Windows Resource Kits\Tools C:\Program Files (x86)\Windows Resource Kits\Tools>subinacl /subdirectories %SystemDrive% /grant=administrators=f
      LookupAccountName : C:\Program Files (x86)\Windows Resource Kits\Tools:administrators 1337 A estrutura da identificação de segurança é inválida. Current object C:\Program Files (x86)\Windows Resource Kits\Tools will not be processed
      Elapsed Time: 00 00:00:00
      Done:        0, Modified        0, Failed        0, Syntax errors        1
      Last Syntax Error:WARNING : /grant=administrators=f : Error when checking arguments - C:\Program Files (x86)\Windows Resource Kits\Tools C:\Program Files (x86)\Windows Resource Kits\Tools>subinacl /subdirectories %SystemDrive% /grant=system=f
      C:\Program Files (x86)\Windows Resource Kits\Tools : delete Perm. ACE 3 autoridade nt\system
      C:\Program Files (x86)\Windows Resource Kits\Tools : delete Perm. ACE 2 autoridade nt\system
      C:\Program Files (x86)\Windows Resource Kits\Tools : new ace for autoridade nt\system
      C:\Program Files (x86)\Windows Resource Kits\Tools : new ace for autoridade nt\system
      C:\Program Files (x86)\Windows Resource Kits\Tools : 4 change(s)
      Elapsed Time: 00 00:00:00
      Done:        1, Modified        1, Failed        0, Syntax errors        0
      Last Done  : C:\Program Files (x86)\Windows Resource Kits\Tools      
    • Olá! Pode dizer qual o modelo do seu teclado e se ele usa algum driver de fabricante?
    • Atualmente eu tou fugindo de Seagate, no passado foi minha favorita mas estou tendo muita dor de cabeça atualmente. Eu comprei um HD com bom c/b recentemente da WD, que já foi um lixo mas hoje em dia está incrível, estou muito satisfeita com ele, é esse modelo: http://www.kabum.com.br/produto/63735/hd-wd-sata-35-blue-pc-1tb-7200rpm-64mb-cache-sata-6-0gb-s-wd10ezex
    • Olá galera, estou querendo montar um PC bom e comecei pelo processador, achei esse, que segundo oque eu pesquisei, é o mais top da intel, me corrijam se eu tiver errado:  http://www.kabum.com.br/produto/84404/processador-intel-core-i7-7700k-kaby-lake-7a-geracao-cache-8mb-4-2ghz-4-5ghz-max-turbo-lga-1151-intel-hd-graphics-630-bx80677i77700k/?tag=i7 Quero sugestões para compra dessas peças paraq aproveitar o máximo do processador: placa-mãe Memória Ssd gabinete Obs( JÁ TENHO OS SEGUINTES COMPONENTES): hd samsumg 160gb (mas quero trocar porque ouvir dizer que o ssd é muito mais rápido que o hd), já tenho uma fonte real cosair 430w, driver de dvd e uma gt 520( não é grande coisa mas é melhor que o chip onboard)  
    • Ok Muito agradecida!
    • muito bom obrigado.
    • Como está o PC ?
O site BABOO está no ar para informar e ajudar o internauta de Windows. Este site foi publicado em 1999 por Aurélio "Baboo", engenheiro e um dos maiores especialistas brasileiros em Windows, que trabalha profissionalmente com esse sistema operacional desde 1987. Desde 2004 ele é premiado anualmente pela Microsoft como MVP (Most Valuable Professional) pela sua contribuição e ajuda à comunidade de usuários de Windows.

Em 2001 foi criado o
Fórum do BABOO para ajudar o internauta brasileiro a solucionar problemas e dúvidas sobre Windows, Segurança, Office, Hardware e outros temas. Desde 2010 a Microsoft também tem premiado o Mr.Million, administrador da área de Segurança do Fórum do BABOO, pelo seu incansável trabalho ajudando os internautas a remover vírus e malwares dos seus computadores. Atualmente ele é o único MVP brasileiro de Segurança em desktop.

O BABOO é o único site brasileiro coordenado por um especialista com reconhecimento internacional pela sua competência em Windows e que participa diariamente e ativamente nos comentários e discussões do site e fórum BABOO.