Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Carlos-R

Compartilhar internet por cabo caxial (via rádio)

Mensagem Recomendada

Carlos-R   

Pretendo instalar Internet via rádio aqui em casa, porém possuo 2 computadores e sei que vou precisar de um roteador para compartilhar a internet. Os routers que encontrei são todos com conexões RJ45, porém a conexão da antena até o computador é por cabo coaxial, que é ligado direto a uma placa de rede, e esta, por sua vez, não tem saída para RJ-45. O preço da conexão via rádio está atraente (R$35,00 velocidade 60k), por isso me interessei.

Sei que tem a opção de colocar uma segunda placa de rede RJ45 e ligar no router, mas aí um dos micros ficará como "servidor" e não tenho intenção de deixar uma das máquinas ligado somente para servir a outra. Gostaria que ambas as máquinas ficassem independentes.

O que quero saber é o seguinte:

1) Existe no mercado algum router que possibilite ligação de cabo coaxial? E desee router posso distribuir para outros micros, independente da saída ser coaxial ou RJ45?

2) Existe algum adaptador coaxial para RJ45 ou vice-versa? Ou algum aparelho que faça esta conversão?

3 )Existe a possibilidade de ligar o cabo coaxial direto na antena, através de algum decodificador específico?

Desde já, agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

velinho no seu caso você vai precisar de Access Point com saida Rj ele tem a entrada do cabo coaxial e saidas Rj p você fazer a rede interna e p Internet funcionar basta ele estar ligado eu te aconselho a cobrar o Dlink DWL2100...

VLW

Compartilhar este post

Link para o post
oce711   

cara isto e um chute ma podete darauguma idéia do que fazer ten uma hubs atigos com coaxial joga nate nele e pega uma porta rj45 e joga no asespoint acho que pode fumcionar

Compartilhar este post

Link para o post
Carlos-R   

Gente, obrigado pela ajuda, mas infelizmente nenhum dos casos é a solução, pois...

1) O router D-Link DML2100 só possui entrada RJ-45. Acabei de consultar o site do fabricante em http://www.dlinkla.com/home/productos/producto.jsp?idp=497, onde obtive esta informação.

2) Quanto aos hubs antigos, eles são piores que os hubs atuais pois não fazem o serviço de "switch", e muito menos fazem o serviço de roteamento.

Se tiverem mais opiniões, agradeço. E, se caso eu ache a solução para meu problema, postarei aqui ou em novo tópico nesta seção para ajudar outras pessoas que possam estar passando pelo mesmo problema que eu.

Valeu, gente. E, obrigado por enquanto.

Compartilhar este post

Link para o post
Carlos-R   

Como prometi, se eu achasse a solução do meu problema postaria aqui no Forum.

Em pesquisa em vários locais, descobri como se faz para compartilhar a Internet via rádio através de cabo coaxial.

É necessário um roteador com conexão sem fio (wireless) ou acess-point. Qualquer roteador com acesso sem fio serve. É só destarrachar a antena do roteador e ligar o cabo coaxial (pigtail) nela. A partir daí, distribui-se normalmente o sinal através de cabo RJ-45, ligados do roteador as placas de rede convencionais dos respectivos computadores.

Se desejar que a rede seja sem fio (wireless) é necessário outro roteador com conexão sem fio. Nesse caso, faz-se a conexão entre os dois roteadores através de cabo RJ-45 (ligar o cabo de saída no router com pigtail na entrada do router com a antena original). Desnecessário dizer que as placas de rede dos computadores devem ser sem fio.

A configuração dos roteadores tem que ser individual (conectados um de cada vez), bem como a critografia do sinal tem que ser feita deste modo. Após isso, monta-se a rede conforme o esquema dito acima.

Apesar do site da D-Link não informar se existe entrada pigtail, tal entrada na verdade é a mesma usada para conectar a antena do router. Só fui entender a dica do Daniel_zoinho quando pesquisei o assunto.

Como aqui em casa vou fazer a rede cabeada, vou usar somente um acess-point. Teoricamente dará certo. Espero que esta dica ajude aos usuários com o mesmo problema que o meu.

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que você conseguiu? Pois estou ralando aqui tentando configurar ele e não consegui.. eu comprei um D-link DI-524, fiz o que você tinha falado, liguei o cabo no roteador configurei e nada. Não estou conseguindo atribuir endereço para aquela porta.

Grato,

Flávio

Valeu...

Compartilhar este post

Link para o post
Carlos-R   

Corrigindo a informação: Qualquer roteador com acesso sem fio serve, desde que tenha configuração para modo CLIENTE, e que tenha, no mínimo, 100w de potência.

Peço desculpas a todos pela falha, pois quem me passou a informação também estava errado, e eu não sabia, e agradeço ao Terry_MIPEL por ter me alertado, via e-mail.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui onde eu trablalho utilizamos internet via radio, pois e a unica escolha em materia de banda larga, para isso utilizamos o Access Point D.Link DWL D-900 AP+ ( que faz a conexão coaxial com a antena do provedor )e um Roteador D.Link DI-604 que faz a conexão com a porta RJ -45, do Access Point, e então compartilhamos a conexão com os outros micros

Editado por RAFAEL MANOEL PEREIRA

Compartilhar este post

Link para o post

Fala galeraaaa, me ajudem.

Tenho um net via radio e 2 PC's, tenho a placa de rede integrada(cabo de internet conectado) e uma placa de rede(cabo conectado ao PC 2). No PC 2 eu tenho soh a placa de rede integrada a placa-mãe....não estou conseguindo compartilhar a net, os arquivos eu consigo mas a net tah rox...me ajudem por favor!

Compartilhar este post

Link para o post
Corrigindo a informação: Qualquer roteador com acesso sem fio serve, desde que tenha configuração para modo CLIENTE, e que tenha, no mínimo, 100w de potência.

Peço desculpas a todos pela falha, pois quem me passou a informação também estava errado, e eu não sabia, e agradeço ao Terry_MIPEL por ter me alertado, via e-mail.

Eu tenho um Roteador DI-524 da D-link, entao quer dizer que eu nao posso fazer esse tipo de compartilhamento de internet, porque meu roteador nao aguenta?

Compartilhar este post

Link para o post
cddsouza   
Eu tenho um Roteador DI-524 da D-link, entao quer dizer que eu nao posso fazer esse tipo de compartilhamento de internet, porque meu roteador nao aguenta?

Cara to doido atraz de uma solução, quero pegar uma conexão via radio para acessar no notebook, duvida, o que eu ligo na antena externa do telhado? um acess point? ele vai irradiar sinal dentro de casa pra acessar com o wireless integrado do notebook?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso