Este fórum foi descontinuado. LEIA AQUI e participe da Comunidade BABOO :)

A área de Remoção de Malwares está aberta na Comunidade BABOO. LEIA AQUI

Ir para conteúdo
danf

Equação da reta

Mensagem Recomendada

Amigos,

Quando incluímos alguns pontos num gráfico e pedimos para o Excel traçar uma reta, ele dos dá a opção de escrever a equação da reta. Gostaria de saber se é possível linkar uma célula a essa equação.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só para explicar melhor melhor:

Trata-se de um gráfico de dispersão. Clico nos pontos e mando adicionar linha de tendência. Posteriormente, vou em opções e mando exibir a equação da reta. O problema é que a equação vem no formato texto e não estou conseguindo utilizá-la para fazer previsões, que é objetivo do trabalho.

A solução que venho adotando é reescrever a equação na célula e fazer os cálculos, mas essa solução é insatisfatória, pois a planilha é dinâmica e os pontos sempre mudam, alterando a equação da reta. Com isso, tenho que atualizar a fórmula da célula na mão.

O que eu gostaria de fazer é atualizar essa fórmula automaticamente, refletindo a alteração na equação da reta.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Danf

Testei e funcionou......Acho que você deseja é isto

Em A1 digite a equação desejada entre duas aspas duplas

"=((A2*B2)/C2*1,25)+100"   por exemplo

Sub teste_evaluate()
  Application.Volatile
  Dim formula As String

'Em A1 por exemplo a formula abaixo ou outra qualquer
  '=((a2*b2)/c2*1.25)+100 conteudo texto so uma aspa dupla
  'no meu caso as decimais estão separadas por ponto
  'e não virgula

formula = Range("A1")

'função evaluate executa a formula gravada em A1
Range("B1").formula = Evaluate(formula)

End Sub

" A maior Riqueza do Homem e o seu Conhecimento e sua Sabedoria e isto ninguém tira ,mas podemos dividi-la" - " A cada dia que passa descobri que Só sei que nada Sei"

Compartilhar este post

Link para o post

Spielmann,

Obrigado. A idéia é essa mesma, mas o problema é que a função não fica em uma célula, e sim, em um "rótulo de dados" do gráfico. Como eu uso esse raciocínio no rótulo? Ou ainda, como eu linco uma célula ao rótulo para poder usar os comandos sugeridos?

Compartilhar este post

Link para o post

A sua pergunta é difícil responder ,por não ter acesso a sua planilha,mas tente um ctrl c  sobre o rótulo e ctrl v sobre a célula  A1 e acresça as aspas e tente rodar.

" A maior Riqueza do Homem e o seu Conhecimento e sua Sabedoria e isto ninguém tira ,mas podemos dividi-la" - " A cada dia que passa descobri que Só sei que nada Sei"

Compartilhar este post

Link para o post

Não fiz nada em VBA.....apenas verifiquei clicando sobre a linha da equação que estava limitado em A1:B4........por isso não atualizava.

você deve sempre deixar o range do grafico maior......para a medida que os dados surjam você possa completar com os valores previamente esperados.

http://www.sendspace.com/file/w06wp5

Boa Sorte

ampliei para até A1:B10

Compartilhar este post

Link para o post

Spielmann,

Acho que não fui claro. Na verdade, as células B1:B4 estão lincadas a um provedor de dados externos. São elas que determinam a equação do gráfico, e não o oposto, como você colocou na sua planilha. Vou dar um exemplo para ficar mais fácil de entender:

Suponhamos que você se ofereça para me emprestar dinheiro por um ano cobrando 20% e por 2anos, 50%. Essas informações são dadas e delas eu tiro um gráfico. Mas eu quero um empréstimo por um ano e meio. Então, de posse da equação do gráfico, eu descubro a taxa a ser cobrada por esse período. Na minha planilha, essa informação está na célula B6, que é a única vinculada a equação do gráfico, pois as células B1:B4 são variáveis.

Espero ter sido mais claro. Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi perfeitamente........mas depois da equaçao da reta você pode utilizar o meu programa e simular os pontos.............que é isso que você quer.

Pode usar a equação =Tendência() que serve perfeitamente para você também

Compartilhar este post

Link para o post

Então acho que não estou entendendo. Na planilha que você fez, todas as células contêm fórmulas. Eu quero que apenas uma das células contenha a fórmula (x = 3,25). As outras serão base para o gráfico e estarão sempre mudando, o que afetará a equação da reta e, consequentemente, o valor de y para x = 3,25. Também não consegui usar o SÉRIE(;Plan1!$A$112.gifA$10;Plan1!$B$112.gifB$10;1) na macro que você havia sugerido...

A fórmula TENDENCIA é muito boa (obrigado pois eu não conhecia), mas não se aplica no meu caso pois, eventualmente, terei que trabalhar com equações polinomiais e só terei duas colunas.

Muito obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Prezado Danf

Estou pesquisando  se tem como buscar a expressão que surge no gráfico e transforma-la em texto de forma que se aplique a equação. Mas é difícil ,achar isto em livros. Mas o caminho é próximo a programação VBA que lhe dei. O difícil é transformar a "imagem da equação" em uma equação texto. Esta aí uma charada difícil de resolver

Compartilhar este post

Link para o post

• Criar Novo...