Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ivan.Luis

tutorial Aterramento e a correta polarização da tomada do PC

Mensagem Recomendada

Uma sugestão que eu preferi dar aqui. A moderação que faça a "movimentação necessária"

Pessoal. Escutei casos de pessoal que queimaram sons tipo 3x1 e outros

alimentados por correntes AC. E outro caso, real, de uma queima de uma

placa de som de um PC em uma rádio AM em minha cidade.

Vamos reiterar aos colegas o fato do aterramento e da correta

polarização da tomada do PC. Nessa rádio foi ligado a tomada invertida

(fase à esquerda em relação ao terra) e todas as tomadas foram ligadas

assim EXCETO UMA. Eles não possuiam aterramento. A placa de som fedeu,

e por nada a mesa de som.

Até mando figuras e um teste MUITO SIMPLES para aterramento. Mas acho

muito interessante esse alerta. Principalmente para alguns pcs cujos

sensores acusam voltagens estranhas. (12V como -12, 5V como 6,5)

53.gif

Antes de você ligar seu PC no 3x1 que você ganhou do seu pai, ou

naquele módulo de tremer a casa que você comprou/ganhou da sua tia...é

interessante observar:

55.gifVá num comércio de material elétrico, e peça por uma  chave teste. Custa entre 2 e 5 reais. Para quê.  9.gifEssa chave de fenda "chique" vai medir eventuais cargas que sejam capazes de te dar um choque.

10215-Foto001.jpg

Dois exemplos de chaves-teste

10215-Foto002.jpg

Funcionamento:

10215-Foto003.jpg

Agora encoste o seu dedo na parte DE CIMA DA CHAVE. Em alguns casos é

um parafuso, outros é um cabinho, aqueles de pindurar canetas na camisa.

56.gifagora com a ponta da chave teste encoste na carcaça do computador.

A parte traseira, por não ser pintada é mais confiável. A tinta, as vezes é boa, isolando o que queremos ver.

54.gifA chave teste acendeu?  53.gifcuidado 53.gif

Significa que a carcaça está energizada ( 3.gif), o que pode ser problema de polarização da tomada de força do PC  e/ou falta de aterramento.

Agora, faça o seguinte: Na tomada do teu PC vamos testar se ela está com a pinagem certa.

Com a tomada para baixo. Ela deverá acender a chave teste onde está

escrito FASE. Isso é padrao. Não vi ainda algum estabilizador de

energia, ou no-break que não fosse baseado nesse padrão. Na dúvida leia

o manual do seu.

10215-Pinagem.JPG

Agora, para evitar alarmes falsos.

Pegue a chave e teste a outra. (onde deveria ser "neutro") acendeu?

54.gifNão  54.gif-> A polarização está correta

56.gifSim 56.gif-> Se nos dois orifícios a chave teste acendeu, muito provável que você tenha um problema de aterramento apenas.

Sua residencia recebe duas fases, 2x110, podendo ser, 220volts portanto. Porque se fossem dois fases iguais, um em cada "buraco" não funcionaria.

Fiz como você disse, só que, com o terra para baixo como está a figura, quem acendeu foi no orifício da esquerda, e não no da direita.

54.gif O recomendado é pedir a algum técnico elétrico fazer a troca da polarização (trocar os fios na parte interna da tomada) para ficar certo. SÓ FAÇA SE TIVER CERTEZA, E POR TUA CONTA E RISCO.

Nesse ultimo caso pode acontecer de que, num momento qualquer, haja uma inversão de fase no aparelho, ou no computador mesmo, e o excedente poderá descarregar no outro aparelho, ocasionando a queima dele.

53.gif O terra é recomendado também porque ele ajuda a descarregar na terra, e não em outro equipamento. Se o prédio, casa, enfim, for bem aterrado, em caso de um cabo se soltar na parte interna do aparelho (uma torradeira, ou grill, por exemplo, ou um forno elétrico, ou ainda uma geladeira) , fazem com que a chave geral caia, já que o contador de energia está aterrado, sim, na terra. Seria, para o relogio, ou contador como dizem aqui na minha região, o mesmo que um curto, batendo a chave.

A companhia de energia elétrica poderá fazer alguma manutenção na rede. Em caso de eles ligarem diferente a rede, o terra também protege. Vi isso um tempo atrás com meu primo. Acabou a luz, e depois, na casa do meu tio, ao ligar uma serra circular trifásica, ela girou ao contrario. Foi trocado na cidade um transformador, que explodiu (muito show o estouro aliás, e, não tive nada a ver com isso). O meu primo reclamou que nunca levou tanto choque como aquele dia. Depois a companhia alterou, mas o aterramento poderia ter evitado isso

Um teste muito simples de aterramento:

Material:

54.gifMulti-tester

54.gif Um operário capaz de utilizar ele ( 14.gif)

Como disse, se o terra está bom, ao encostar-se, por exemplo, o fase nele, deveria cair a chave, correto?

54.gif Então faça a leitura dos volts entre o fase e o neutro. Quanto deu? digamos 220 volts

54.gif Agora faça a leitura colocando uma das pontas NO FASE e outra NO TERRA. A leitura tem de ser a mesma. Alguns dizem que uma variação de até 3% ( o que daria uns 213 volts) é suportavel. Se for essa a leitura seu terra é bom. Se não, CONVEM ANALISAR UMA TROCA.

Algumas empresas não dão garantia nos equipamentos por falta de aterramento e/ou polarização incorreta. Alguns processadores já ouvi terem queimado por esses problemas. Dizem que os processadores Sempron podem queimar por falta de terra. (eu queria que o meu queimasse, iria pegar um melhorzinho, mas ainda não tenho recur$$o$)

Espero ter contribuido.

10215-Apresenta%C3%A7%C3%A3o1_2.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso