Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

André Tobo

Visualizar pastas do site - sem index

16 posts neste tópico

Opa galera, blz?

Alguém poderia me dar uma ajuda? seguinte: estamos fazendo um site que possui um index.htm(l) - procedimento padrão para acessar o site, contudo no gerenciamento do site não está ativado o recurso de INDEXES - indexação de pastas. Assim é possível que o cliente possa acessar as pastas do servidor ao indicar um link e as subpastas.

Contudo, como ele possui um index.htm, se acessar o link do site sempre cairá no index. Como acessar todas as pastas desde a raiz, onde está o index, sem carregar o site? (carregar o index.htm).

Tem como fazer isso?

Valeu galera.

0

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual o servidor ?

0

Compartilhar este post

Link para o post

Opa,

Servidor Apache.

Mas dependendo de cada servidor tem um jeito específico?

0

Compartilhar este post

Link para o post
Servidor Apache.

Mas dependendo de cada servidor tem um jeito específico?

Quando eu li a primeira vez tive a impressão que você queria carregar/listar no navegador as pastas que estão na raiz da página. Li certo ?!

Quando eu li agora pela segunda vez, bagunçou tudo. :D .... tenta reformular a pergunta.

0

Compartilhar este post

Link para o post
Quando eu li a primeira vez tive a impressão que você queria carregar/listar no navegador as pastas que estão na raiz da página. Li certo ?!

Sim , é isso mesmo.

Mas como você perguntou qual era o servidor, a pergunta que eu lhe fiz é se o tipo de servidor influência no modo de listar as pastas.

Como posso listar as pastas da raiz?

obrigado

0

Compartilhar este post

Link para o post
Como posso listar as pastas da raiz?

Por padrão o Apache lista os diretórios.

Retire ou renomeie o index da pasta, depois acesse o localhost (agora sem o index) e veja se as pastas são listadas. Deu certo? O que apareceu?

0

Compartilhar este post

Link para o post
Por padrão o Apache lista os diretórios.

Retire ou renomeie o index da pasta, depois acesse o localhost (agora sem o index) e veja se as pastas são listadas. Deu certo? O que apareceu?

Esse é o lance, eu quero acessar a estrutura de pastas mesmo tendo um index.

Se tirar o index funciona blz.

0

Compartilhar este post

Link para o post

Abre o arquivo httpd.config, localize a palavra "index.php" e edite ela. Dessa forma ele não interpreta o arquivo index.php como uma página inicial e, sendo assim, abrirá o diretório em vez da página.

0

Compartilhar este post

Link para o post

Opa! Desculpem eu estar aqui de intruso na questão de vocês.

Tipo acho que ele quer manter o diretório com a página (documento) index, e mesmo assim visualizar os conteúdos dá pasta (diretório).

Você pode criar uma outra página (documento) que seja para visualizar (listar) o diretório.

Tipo, você cria neste diretório -- p.ex: administrar.php -- e neste administrar.php tem um script de listar o diretório e ver todo o seu conteúdo, acho que dá pra fazer isso com o scandir(); do php.

Tendo feito isso, faz também um tipo de login que só você pode acessar ou quem você desejar.

Vamos supor que o diretorio que você quer acessar é o diretório de imagens e lá contém a documento : index.php ou .html seja qual for...

Diretório: http://www.site.com.br/images

Acessando desta forma você verá o documento index, mas como você criou o administrar.php tudo certinho, basta acrescentar ao final do link:

http://www.site.com.br/images/administrar.php

Irá aparecer o documento pedindo um login para que qualquer um não possa acessar a área, daí você digita o login correto e logo após o script irá listar e mostar o conteúdo do diretório pra você. Apenas coloque o script pra mostrar uma área de login, não precisa dizer na página pra quê é preciso o login. E faça um script seguro com a função scandir(); ou uma outra que agora não me vem a cabeça, tem uma outra função que listas o diretório e mostra as pasta, agora eu não sei se o scandir(); é só pra arquivos ou lista também pastas (outros diretório), mas qualquer coisa dá uma olhada no manual do php.

Já que você não quer excluir o documento index, eu acho que esta idéia possa ser uma alternativa: criar um documento com login e que lista os diretórios logo após.

Qualquer coisa dá uma olhada neste local => [ http://www.htmlstaff.org/ver.php?id=4043 ]

Mas lembre-se de fazer um script seguro!

Abraços!

Desculpa alguma coisa...

:D

................................................................

Dinheiro não traz felicidade?

Então me de todo o seu dinheiro e seja feliz!

0

Compartilhar este post

Link para o post

Ae Luxther,

Isso ae era por ae a idéia, valeu.

Mas o lance é o seguinte que gostaria de saber se é possível: acessar sem ter que usar um script e ou fazer um para deixar na raiz.

Hoje ele acessa a pasta: www.site.com.br/documentos e lá tem as subpastas e arquivos para uso geral.

Contudo, se ele quiser acessar alguma pasta 'acima' da --documentos--, ele vai cair na RAIZ e consequentemente no index.htm (não listando as pastas e sim carregando o index).

Tem como 'pular' o index.htm e listar as pastas através do browser mesmo?

(www.site.com.br/*.* - www.site.com.br/# - www.site.com.br/...)-> chutando exemplo...

Valeu!

0

Compartilhar este post

Link para o post
Mas o lance é o seguinte que gostaria de saber se é possível: acessar sem ter que usar um script e ou fazer um para deixar na raiz.

Hoje ele acessa a pasta: www.site.com.br/documentos e lá tem as subpastas e arquivos para uso geral.

Contudo, se ele quiser acessar alguma pasta 'acima' da --documentos--, ele vai cair na RAIZ e consequentemente no index.htm (não listando as pastas e sim carregando o index).

Sim, da forma que eu te falei. Ele vai ignorar a index e exibir as pastas.

Ou você pode usar o que o Luxther Defaul disse, que é através de um script e dentro do index você coloca um redirecionador. Ou dentro do próprio index você coloca o script.

0

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, mais ou menos, pelo o que eu pude perceber (porém não sei se realmente é isso), acho que você está montando um servidor e configurando para hospedar um site. É isso?

Tipo, você está querendo colocar um sistema de administração para este site?

Um tipo de administração onde o cliente ou você entra e modifica os arquivos do site? É isso?

Bom, se for isso, posso lhe indicar duas alternativas.

A primeira alternativa seria criar um sistema de FTP, já que o sistema de ftp permite entrar em vários diretórios e modificar os arquivos, permite você criar FTP em modo administrador com login, e também permite à você criar um sistema em modo anônimo, onde qualquer pessoa possa visualizar todos os diretórios do site, porém você pode alterar as permissões para que os visitantes anônimos não tenham previlégios, como excluir, criar e editar arquivos, e sim, apenas visualizar os diretórios e seus respectivos conteúdos. Também pode oferecer previlégios aos visitantes anônimos, mas isso realmente não é uma boa opção, já que qualquer um que visite e tenha acesso completo ao ftp do seu site possa excluir e até mesmo colocar arquivos maliciosos. O mais sensato é colocar ftp anônimo sem previlégios.

Aqui eu fiz uma coleta rápida de locais que possam auxiliá-lo na implantação do sistema FTP:

http://www.babooforum.com.br/forum/index.p...howtopic=232337

http://www.baboo.com.br/absolutenm/templat...d=4&resumo=

Essa foi uma pesquisa rápida, mas você poderá acessar o Google e digitar no campo de pesquisa : criar ftp apache

A segunda alternativa é instalar e configurar um sistema FTP e para se ter uma administração mais completa, você poderá instalar o CPANEL que lhe oferece recursos de administrar o sistema do servidor de maneira gráfica e com algumas vantagens e opções à mais desde que, você tenha instalado mais programa no servidor de hospedagem. O CPANEL é um Painel de Controle para o servidor ao qual ele está instalado e configurado pra acessar.

Vamos supor que você tenha:

Um sistema de FTP

Um sistema de criptografia e sistema de assinatura digital.

Um sistema de verificação de vírus . Clamav

Entre outros instalados...

O CPANEL irá lhe mostrar todos os serviços disponíveis em sua interface do que você tem instalado no servidor, porém você deverá configurá-lo para que ele mostre estes recursos em seu painel de controle. Para acessar o painel de controle do site é só digitar:

http://www-nome-do-site.com.br/cpanel

E assim, um sistema de login irá aparecer, daí você digita os seus dados de acesso e logo em seguida entra no Painel de Controle para administrar todo o site.

O CPANEL oferece uma maneira agradável e mais amigável de se administrar o seus conteúdos no servidor. Caso você escolha uma maneira mais simples e rápida instale e configure um sistema de ftp. Pois realmente se você for criar scripts para cada área do site com php, pode ser um pouco desconfortável administrar tudo isso e pelo ftp você acessa tudo de uma vez só alternando entre os diretórios, incluíndo e modificando os arquivos. Ou então crie um sistema de administração em php onde possa lhe oferecer o acesso completo aos diretórios e arquivos do servidor.

Bom, pelo que eu entendi é isso que você está querendo, um sistema de administração para visualizar os conteúdos do servidor e administrá-los. Então uma maneira mais rápida e confortável pra você é instalar e configura um sistema de ftp. Caso você já tenha um sistema de FTP, então crie uma conta no ftp, que possa ser: administrativa, que permita previlégios e/ou anônima, onde só possa visualizar os conteúdos e fazer o download dos mesmos.

Você cria um link em uma área do seu site para acessar o sistema do ftp, se a pessoa for um administrador ela digita seus dados de acesso para administrar os conteúdos, ou a pessoa simplesmente acessa como usuário anônimo e apenas visualiza e possa baixar os arquivos.

Já que você quer visualizar os diretórios do site sem acessar a página indexada pra tal, então use o ftp.

Caso se interesse pelo Painel de Controle CPANEL segue uns links para auxiliá-lo.

Local oficial: http://cpanel.net/

E ajuda em português: http://forumcpanel.com.br/

Abraços!

Dinheiro não traz felicidade?

Então me de todo o seu dinheiro e seja feliz!

0

Compartilhar este post

Link para o post
    • 2 Mensagens
    • 41 Visualizações
    • 5 Mensagens
    • 314 Visualizações
    • 5 Mensagens
    • 250 Visualizações
    • 1 Mensagens
    • 199 Visualizações